quinta-feira, 14 de maio de 2020

Prefeitura de Cruzeta através da Secretaria Municipal de Saúde com apoio da Guarda Municipal iniciou trabalho de orientação de barreiras sanitárias.







A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância em Saúde com apoio da Guarda Municipal iniciou o trabalho de orientação através das barreiras sanitárias, visando prevenir possíveis irregularidades e aglomeração em transportes coletivos que possam comprometer a saúde de nossa população.

O principal objetivo das barreiras inicialmente é informar, fiscalizar e cobrar o uso de máscaras e álcool em trasportes coletivos, além da orientação para a quantidade de passageiros a serem transportados, seguindo sempre as recomendações da OMS e Ministério da Saúde. 

Saúde em ação, prevenção enfrentamento.

Fonte: Facebook Prefeitura de Cruzeta.


Sobe para 105 o número de mortos por Covid no RN

Há ainda 7.814 casos suspeitos, 6.283 descartados, além de 47 óbitos em investigação. São 804 pacientes recuperados.

O número de infecções confirmadas pelo novo coronavírus no Rio Grande do Norte soma agora 2.367, de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesap) nesta quarta (13). E as mortes, até agora, totalizam 105 casos.

Há ainda 7.814 casos suspeitos, 6.283 descartados, além de 47 óbitos em investigação. São 804 pacientes recuperados. Clique AQUI e acesse o boletim completo.

Mortes

As mortes ocorridas no RN até o momento foram registradas nas seguintes cidades:

Mossoró: 23 óbitos

Natal: 22 óbitos

Areia Branca: 6 óbitos

Canguaretama: 6 óbitos

Parnamirim: 6 óbitos

Assu: 4 óbitos

Macaíba: 3 óbitos

São Gonçalo do Amarante: 3 óbitos

Ipanguaçu: 3 óbitos

Serra Negra do Norte: 2 óbitos

Apodi: 2 óbitos

Ceará-Mirim: 2 óbitos

Encanto: 2 óbitos

Tenente Ananias: 2 óbitos

Grossos: 1 óbito

Alexandria: 1 óbito

Alto do Rodrigues: 1 óbito

Baraúna: 1 óbito

Carnaúba dos Dantas: 1 óbito

Cerro Corá: 1 óbito

Lagoa de Pedras: 1 óbito

Nísia Floresta: 1 óbito

São Rafael: 1 óbito

São Tomé: 1 óbito

Taipu: 1 óbito

Taboleiro Grande: 1 óbito

Touros: 1 óbito

Montanhas: 1 óbito

Pendências: 1 óbito

São José de Mipibu: 1 óbito

Outras localidades: 3 óbitos

Total: 105 óbitos.

Fonte: Blog Ismael Medeiros.





CORONAVÍRUS: Apodi é uma das cidades que mais realiza testes no Estado.


"O teste é o primeiro passo para conter o vírus. Temos que saber a real dimensão da pandemia no município, para que possamos tomar as medidas na proporção exata”. A ideia é fazer um grande monitoramento da população que contraiu o vírus

Proporcionalmente o município de Apodi, no Oeste do estado do Rio Grande do Norte, é o município que mais realiza testes da COVID-19. A ideia é fazer um grande monitoramento da população que contraiu o vírus. Além das pessoas contaminadas, a prefeitura está fazendo uma catalogação por gênero, idade, além de um mapeamento dos locais em que houve uma maior contaminação por parte da COVID-19.

No âmbito das ações estratégicas para o enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus, a Prefeitura de Apodi, em parceria com a IMT-RN/UFRN, vem realizando 20 testes (swab) diários de COVID-19, uma média de 100 exames por semana. Além destes a prefeitura adquiriu ainda quase 800 testes sorológicos, também chamados de rápidos.

A Organização Mundial de Saúde - OMS recomenda testar toda pessoa suspeita de ter se infectado, mas em muitas cidades faltam materiais para testes e demanda supera capacidade dos laboratórios. Em Apodi a situação é diferente. A prefeitura conseguiu, graças a uma parceria.

O prefeito de Apodi Alan Silveira (MDB) comenta sobre a importância da realização dos testes. “Aumentar testagem é fundamental para saber o tamanho real da pandemia e elaborar estratégias de combate ao vírus. Com esse número significativo de testes que estamos realizando podemos fazer uma espécie de raio-X da situação da contaminação no âmbito municipal”, disse.

O gestor acrescentou ainda que "o teste é o primeiro passo para conter o vírus. Temos que saber a real dimensão da pandemia no município, para que possamos tomar as medidas na proporção exata”, complementou Alan.

Devido ao aumento da quantidade de testes na população, é natural que o número de infectados aumente também, uma vez que mais pessoas têm acesso ao diagnóstico. Em proporção, o município de Apodi tem realizado mais testes que a capital do estado, Natal. Com isso da para ter um panorama da real situação de contaminação no município oestano.

Através da realização desses exames em larga escala, é possível, além de ter a real porcentagem de cidadãos que contraíram o vírus, exercer um trabalho mais preciso no enfrentamento ao novo Coronavírus, possibilitando mais diagnósticos, um melhor tratamento e monitoramento dos pacientes.

Cabe-nos ainda esclarecer que a Prefeitura de Apodi tem elaborado, de forma pioneira, um plano de ações no combate ao novo Coronavírus de acordo com o Decreto Estadual de n° 29.583.

Seguimos todos juntos no combate à pandemia.

Fonte: Blog ApoDiário.


Secretaria Municipal de Saúde de Carnaúba dos Dantas-RN confirma o segundo caso confirmado do COVID-19 nesta quarta-feira (13)


15º BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO .
A Secretaria Municipal de Saúde informa por meio da Vigilância Epidemiológica o presente boletim com as atualizações dos casos suspeitos para COVID-19 no  município nesta quarta-feira (13/05). Confira a baixo:

Pessoas monitoradas (12)

Casos suspeitos (06)

Casos confirmados (02)

Descartados (11)

Óbito (01).

Continuamos acompanhando as pessoas em monitoramento seguindo as recomendações das notas técnicas do Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP/RN) e Laboratório Central/RN (LACEN).

Fonte: Facebook prefeitura de Carnaúba dos Dantas.