segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Famílias de Tenente Ananias inauguram sistema de abastecimento de água



As 80 famílias do Sítio Tanquinho, em Tenente Ananias, estão literalmente em festa. Neste sábado (29), após longos anos sem acesso digno à água, eles comemoraram a chegada de um projeto que já é realidade e mudou suas vidas. A água potável na torneira está presente em todas as casas após investimentos do Governo do Estado em uma adutora com eletrobomba, estação de tratamento de água e rede de distribuição com hidrômetros em todas as ligações. 

"Nossa vida era muito difícil. Dependíamos de um açude distante 6km, até que um dia ele secou e ficamos sem alternativa. Esse projeto veio mudar nossas vidas, porque é a primeira vez que temos água na torneira em casa. Foi uma luta muito grande, mas hoje estamos colhendo o que plantamos", conta Moisés Ferreira, presidente da associação comunitária.

A inauguração do sistema de abastecimento aconteceu neste sábado e contou com a presença da gerente executiva do projeto Governo Cidadão, Ana Guedes, prefeita de Tenente Ananias, Larissa Cunha, e demais autoridades do município.

"Água é o maior bem que possuímos e dentro dessa lógica, o Governo do Estado tem proporcionado acesso à água em 160 projetos ao redor do Rio Grande do Norte, beneficiando milhares de famílias como essas de Tanquinho. Que vocês possam cuidar e valorizar essa água para que ela dure", disse Ana Guedes. 

Os investimentos aplicados em Tanquinho são oriundos do acordo de empréstimo com o Banco Mundial e somam R$ 214 mil, incluindo um novo sistema de abastecimento de água com uma eletrobomba para puxar água do açude mais próximo, estação de tratamento simplificado coletivo, adutora e canais de distribuição para todas as casas com hidrômetros. A gestão do sistema será feita através de uma taxa acordada para a manutenção dos custos.

A dona de casa Filomena Maniçoba, que há 20 anos mora na comunidade, diz que antes só podia lavar roupa uma vez por semana. "Agora no dia que tiver roupa suja, a gente pode lavar. Estamos muito contentes porque isso é uma benção nas nossas vidas", comemora. Como contrapartida ambiental do projeto, os moradores plantaram árvores frutíferas.

A Banda Filarmônica Francisco Lopes de Tenente Ananias, também financiada pelo projeto Governo Cidadão, se apresentou durante a festa de inauguração, que contou com a participação de todos os moradores da comunidade.









Fonte de Informações: Comunicação Governo Cidadão