quinta-feira, 2 de maio de 2024

Secretário de Turismo Kleyton Dantas e Gianluca Victor Coordenador de Turismo participaram do estande do Geoparque Seridó da Unesco da 10ª Feira dos Municípios


Fotos: reprodução

No dia 26 de abril, Kleyton Dantas, Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico e Gianluca Victor Coordenador de Turismo participaram junto ao estande do Geoparque SERIDÓ da UNESCO da 10ª Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN, no Centro de Convenções em Natal/RN.




PUBLICIDADE 

Abertura solene do XVI Congresso de Prefeituras e Secretarias Municipais de Saúde do RN conta com participação de diversos atores políticos e do SUS do RN

Teve início, nesta quarta-feira (1º), o XVI Congresso de Prefeituras e Secretarias Municipais de Saúde do RN. O evento, que tem como tema: “35 anos do Cosems-RN: Ressignificando o SUS nos Recantos Potiguares”, tem programação até esta sexta-feira (3) e está sendo realizado em Natal, no Praiamar Natal Hotel & Convention.

O XVI Congresso de Prefeituras e Secretarias Municipais de Saúde do RN é o maior e mais importante evento, na área da saúde pública, realizado em território potiguar, no ano de 2024 e conta com a participação de 920 inscritos. No evento, se fazem presentes diversos atores – locais e nacionais – do Sistema Único de Saúde (SUS), que realizarão, ao longo de três dias, reflexões, trocas de experiências e encaminhamentos que busquem diálogo, resolutividade e comunicação entre os 167 municípios norte-rio-grandenses.

“Nosso evento, em sua décima sexta edição, tem o compromisso de intensificar a qualificação do exercício das funções gestoras em saúde com objetivo de proporcionar aos gestores municipais e demais participantes, a oportunidade de discussão, capacitação e fortalecimento das políticas públicas que viabilizem estruturas organizacionais resolutivas”, destacou Maria Eliza Garcia, secretária municipal de saúde de Doutor Severiano e presidente do Cosems-RN.

PROGRAMAÇÃO

Os grandes destaques do primeiro dia de atividades, foram: realização das etapas estaduais da II Oficina Nacional do ImunizaSUS e da 19ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS”; bem como a realização da “Oficina de Monitoramento, Microplanejamento e Imunização”; “Oficina Saúde Digital”; “Seminário: Gestão da Atenção Especializada”; “Seminário: Municípios de Pequeno Porte”; “Seminário: Instrumentos de planejamento do SUS/DigiSUS Gestor”; “Seminário: Desafios e perspectivas dos programas de provimento de profissionais no RN”; e “11ª Oficina Temática ImunizaSUS”.

Além dos congressistas e membros do Cosems, a solenidade de abertura contou com a participação do prefeito de Natal, Álvaro Dias, do secretário nacional da Atenção Primária à Saúde (Ministério da Saúde), Felipe Proença, da coordenadora do Programa Integral de Imunização da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), Lely Stella Gusmán, do presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Hisham Hamida, do deputado federal Benes Leocádio, do presidente da Federação dos Municípios do RN (FEMURN) e prefeito de Lagoa Nova, Luciano Santos, da secretária de Estado da Saúde Pública, Lyane Ramalho, do superintendente do Ministério da Saúde no RN, Jalmir Simões, da promotora de justiça Rosane Moreno, do presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), Francisco Canindé dos Santos e do diretor do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN), Ricardo Valentim.

Na solenidade, que também contou com as presenças das ex-presidentes do Cosems-RN, Solane Costa, Ana Tânia Lopes Sampaio e Neuman Azevedo; bem como de diversos presidentes de Cosems brasileiros, houve homenagens direcionadas ao ex-secretário de saúde do Estado e professor universitário, Cipriano Maia, ao presidente do CES, Francisco Canindé dos Santos e a Terezinha Rego, funcionária aposentada da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e que há décadas milita no Sistema Único de Saúde.

Nesta quinta-feira (2), os debates do Congresso acontecerão em torno da “Oficina de Planejamento e Ação Regional dos Cosems da Região Nordeste”, além de painéis com discussões voltadas para “O agir municipal: avanços e desafios da vigilância em saúde na atual conjuntura” e para a “Política de Atenção Especializada em Saúde: acesso em tempo oportuno”.

CONTEÚDO RELACIONADO

Saiba mais: https://www.cosemsrn.org.br/noticia/xvi-congresso-de-prefeituras-e-secretarias-municipais-de-saude-mostra-de-experiencias-oficinas-e-seminarios-serao-destaques-no-primeiro-dia-de-evento/

Fonte: Blog do Pássaro

PUBLICIDADE



Iara Cabral anuncia pré-candidatura a vereadora na cidade de Acari

Iara é irmã do ex-prefeito Isaías Cabral

Iara Cabral anunciou sua pré-candidatura a vereadora na cidade de Acari. Iara é irmã do ex-prefeito Isaías Cabral, e tem serviços prestados na educação da cidade de Acari.

Bem relacionada, tem muitas amizades e surge como uma pré-candidatura que movimenta o bastidor político da cidade.

Fonte: Blog Ismael Medeiros

PUBLICIDADE 



 

Chuvas acima da média têm um impacto significativo na redução das áreas afetadas pelo fenômeno da seca no RN

Foto: Antônio Dantas/Caern

As chuvas acima da média ao longo do ano de 2023 e nos primeiros meses de 2024 tiveram um impacto significativo na redução das áreas afetadas pelo fenômeno da seca no Rio Grande do Norte. É o que apontam os dados recentes do Monitor de Secas, coordenado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e referentes ao mês de março de 2024, que mostram que apenas 8 dos 167 municípios do estado estão classificados na categoria de seca fraca.

No ano de 2023, as chuvas ficaram 9,2% acima da média esperada, enquanto os primeiros dois meses de 2024, janeiro e fevereiro, registraram volumes acima da média em 29,4% e 48,1%, respectivamente.

“Analisando o mês de março em anos anteriores, observou-se que pela primeira vez em seis anos, o Rio Grande do Norte está praticamente sem seca graças à melhoria nos indicadores de precipitação, o que resultou no recuo da seca fraca em praticamente todo o estado”, comentou Josemir Neves, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte, responsável pela coordenação da validação do monitor no âmbito do estado.

O Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn) monitora 63 reservatórios em todo o RN, dos quais 22 estão com capacidade máxima.

Destaque nacional para a barragem Marechal Dutra (Gargalheiras), que atingiu sua capacidade máxima após 13 anos. A sangria do reservatório, juntamente com o açude Dourado, também com 100% de sua capacidade, assegura o abastecimento de Currais Novos e Acari pelos próximos quatro anos.

Os municípios que ainda enfrentam seca são Paraná, Major Sales, Luís Gomes, Riacho de Santana, Coronel João Pessoa, Venha-Ver e São Miguel, todos localizados na região do Alto Oeste Potiguar.

Fonte: Blog de Ismael Medeiros

PUBLICIDADE