sexta-feira, 27 de julho de 2018

Beneficiários do Projeto Piloto de Combate à Desertificação da Comunidade Rajada participaram de intercâmbio na Cidade de Campina Grande/PB.

Com o intuito de conhecer experiências desenvolvidas pelo Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC) no âmbito do enfrentamento a desertificação, é que cerca de 15 famílias beneficiarias do Projeto Piloto de Combate à Desertificação da comunidade Rajada município de Carnaúba dos Dantas/RN, participaram de um intercâmbio no instituto nesta terça-feira (24/07) na Cidade de Campina Grande/PB.

O Projeto Piloto de Combate à Desertificação que atua em nove Associações dos municípios potiguares de Parelhas, Carnaúba dos Dantas e Equador, propõe ações voltadas para proteção e recuperação de áreas degradadas e ambientes frágeis localizados em áreas suscetíveis a desertificação. Promovendo a partir da implantação de unidades demonstrativas de tecnologias de convivência sustentável a segurança alimentar, hídrica, e conservando as paisagens e os serviços ecossistêmicos na região do Seridó do Rio Grande do Norte.

Durante a visita os participantes trocaram experiências sobre restauração áreas degradadas através de Unidades em tratamento Intensivo (UTI); Implantação de Sistemas agroflorestais com Pitaia em áreas já desmatadas para sua restauração produtiva; Barragem meia-lua para domar riachos, reter água e solo em condições semiáridas; Bancos de proteínas com leguminosas arbóreas; Uso de água residuária em comunidades e bancos de sementes e produção de essências florestais da Caatinga.

Confira todas as fotos abaixo:









Fotos: Maria Edvirgem Medeiros Dantas e texto Fábio Locutor.