sexta-feira, 4 de abril de 2025

Vereador Luciano de Chico Bae solicita redutores de velocidade na Rua Antônio Cândido de Medeiros e faixa de pedestres na Rua Juvenal Lamartine na altura dos quiosques

O vereador Luciano de Chico Bae (Republicano) reivindicou através indicação nº 065/2025, na última Sessão Ordinária realizada nesta quarta-feira dia, 02 de abril ao Prefeito Kleyton Medeiros Dantas, e à Secretária Municipal de Obras, Serviços Urbanos e Transportes Públicos Thalia de Cássia Dantas de Araújo que seja construído 02 (dois) redutores de velocidade (lombadas) na Rua Antônio Cândido de Medeiros, mas precisamente em frente a residência do Senhor Goiabinha e outra na residência do Senhor Juquinha em Carnaúba dos Dantas/RN.

Luciano em sua justificativa ressaltou que tal pleito está sustentado na necessidade de evitarmos possíveis acidentes automobilísticos, motos e veículos de tração humana, tendo em vista que alguns motoristas trafegam em alta velocidade nessa artéria, colocando em risco principalmente os pedestres, que muitas vezes são submetidos ao medo de caminharem livremente, exatamente em função do fluxo acentuado de veículos.

O edil Luciano também reivindicou através da indicação nº 064/2025 que seja implantada uma faixa de pedestres na Rua Juvenal Lamartine, na altura dos quiosques, próximo ao beco, em direção à Igreja Matriz de São José, visando melhorar a segurança dos pedestres que transitam pelo local.

A presente solicitação tem como objetivo reforçar a segurança viária na Rua Juvenal Lamartine, especialmente no trecho próximo aos quiosques, onde há um fluxo significativo de pedestres. O local indicado apresenta movimento constante de transeuntes que atravessam a via, muitos deles idosos e crianças, o que exige uma travessia segura e bem sinalizada.

A implantação da faixa de pedestres garantirá maior segurança, organização do tráfego e proteção aos cidadãos, reduzindo o risco de acidentes e contribuindo para a mobilidade urbana da cidade, relatou o vereador Luciano.

PUBLICIDADE



Vereador Marfran solicita a presença do Secretário Municipal de Saúde Luís Eduardo a fim de prestar esclarecimentos sobre os critérios e diretrizes para a administração da vacina contra o HPV no município

O vereador e presidente da Câmara Municipal de carnaúba dos Dantas Marfran de Medeiros Santos (MDB) apresentou uma solicitação ao Excelentíssimo Senhor Luis Eduardo Dantas, Secretário Municipal de Saúde, para que compareça ao Plenário da Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas a fim de prestar esclarecimentos sobre os critérios e diretrizes para a administração da vacina contra o HPV no município.

Caso o Secretário não possa comparecer, solicita-se que designe um representante qualificado da área da saúde para fornecer as informações necessárias.

Em sua justificativa o edil enfatizou que a vacinação contra o HPV é uma medida essencial para a saúde pública, sendo importante esclarecer à população e aos vereadores quais são os critérios adotados pelo município para a sua aplicação.

Tal informação é fundamental para garantir a transparência na gestão da saúde pública e assegurar que todos os munícipes que tenham direito ao imunizante possam acessá-lo, ressaltou Marfran.

O vereador Marfran Medeiros protocolou requerimento nº. 007/2025 na última Sessão Ordinária realizada nesta quarta-feira dia, 02 de abril 

PUBLICIDADE



Primeiro lote de ingressos para o Show de Humor “Pega Fogo Cabaré 2.0” em Carnaúba dos Dantas já está disponível!

Foto: Reprodução

O primeiro lote de ingressos para o Show de Humor “Pega Fogo Cabaré 2.0” já está disponível para você comprar. O evento acontecerá no dia 1º de junho de 2025 em Carnaúba dos Dantas.

O evento contará com apresentações de grandes humoristas, como Zé Fabiano, Renan da Resenha e Mução.

Local: Cenar

Inicio: 16:00hs

Os ingressos podem ser adquiridos na loja Arsenal, localizada no centro de Carnaúba dos Dantas. Estão disponíveis as opções de Área VIP e Pista. Além disso, há a possibilidade de compra pelo aplicativo. https://www.outgo.com.br/cabare-2-0-carnauba-dos-dantas.

Primeiro Lote:

 PISTA 45,00 reais

ÁREA VIP 55,00 reais

Portanto, garanta o seu o quanto antes para não ficar de fora desse espetáculo de humor!

A iniciativa é do empresário carnaubense Araíson Simões.

Realização: Aradja produções 

Assista o vídeo abaixo:


PUBLICIDADE



Festa de emancipação política de Acari será realizada próxima sexta-feira (11)

Prepare-se para uma grande celebração!

Dia 11 de abril é a data de aniversário, mas a festa será sábado, 12 de abril.

Acari terá completado 192 anos de Emancipação Política, e queremos festejar esse momento especial ao seu lado! Convidamos toda a população e visitantes para uma noite inesquecível na Praça Cipriano Pereira (Coreto), com shows imperdíveis da banda CDC e da incrível banda Feras, a melhor banda de baile do Brasil!

Venha viver essa festa histórica com a gente!

PUBLICIDADE 



 

Saúde acrescenta ao SUS novo medicamento para tratar doença falciforme


O Ministério da Saúde vai incorporar o medicamento deferiprona para o tratamento da sobrecarga de ferro em pacientes com doença falciforme no Sistema Único de Saúde (SUS) . Com a decisão, pessoas que necessitam de tratamento para o acúmulo excessivo de ferro no organismo, independentemente da causa, terão acesso a todas a alternativas terapêuticas disponíveis na rede pública.

O excesso de ferro é comum em pessoas portadoras da doença falciforme devido à necessidade de transfusões sanguíneas frequentes, realizadas para controlar crises de dor e outras complicações.

O acúmulo de ferro no organismo, se não tratado, pode causar danos graves a órgãos vitais como coração, fígado e glândulas endócrinas.

Sobre o medicamento

A deferiprona é um quelante de ferro, ou seja, uma substância que se liga ao ferro em excesso no corpo e facilita sua eliminação pela urina. Além de reduzir os riscos por conta do acúmulo de ferro, o medicamento tem melhor posologia em relação a outras opções, facilitando na adesão ao tratamento.

Até então, o uso da deferiprona no SUS era restrito a pacientes com talassemia maior (tipo de anemia) que não podiam utilizar a desferroxamina devido a contraindicações, intolerância ou dificuldades de administração. A decisão do Ministério da Saúde representa um avanço significativo para esses pacientes, ampliando as possibilidades terapêuticas.

Doença falciforme

A doença falciforme é uma doença genética e hereditária que afeta a forma dos glóbulos vermelhos, colocando-os em formato de foice. Essa alteração prejudica a circulação sanguínea, causando dor intensa, anemias, infecções e complicações em diversos órgãos.

No Brasil, estima-se que cerca de 60 mil pessoas vivam com a doença, que tem maior prevalência em pessoas negras, segundo o Boletim Epidemiológico Saúde da População Negra . O tratamento inclui o controle de sintomas, prevenção de complicações e, em muitos casos, transfusões sanguíneas regulares.
PUBLICIDADE


Governo antecipa 13º de aposentados do INSS para abril e maio


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto de antecipação do 13º de aposentados e pensionista do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como feito em outros anos. A primeira parcela será paga em abril e a segunda, em maio.

Lula ainda firmou o decreto que regulamenta as mudanças no Fundo Social, que destina R$ 18 bilhões para o programa Minha Casa, Minha Vida.

O presidente também voltou a prometer a ampliação do Minha Casa, Minha Vida para a classe média e anunciou a implementação da TV 3.0, sistema integrado de televisão aberta e internet.

Lula participou do evento intitulado O Brasil dando a volta por cima, que, segundo ele, foi “um breve balanço daquilo que fomos capazes de realizar em apenas dois anos”. A solenidade ocorreu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, com a presença de ministros, parlamentares e representantes de movimentos sociais.

Balanço

“Ao longo de 2023 e 2024, o governo federal se dedicou à reconstrução de políticas que, além de recuperar a economia, alcançaram resultados importantes na redução da fome e da pobreza, no acesso ao trabalho e em áreas como educação, saúde, infraestrutura e relações exteriores”, destacou a Presidência.

Entre os números apresentados estão:

Economia – O Brasil voltou para o ranking das dez economias do mundo. Nos últimos dois anos, o país cresceu duas vezes mais que a média registrada entre 2019 e 2022. O Produto Interno Bruto (PIB – soma dos bens e serviços produzidos) foi de 3,2% em 2023 e de 3,4% em 2024.

Empregabilidade – O Brasil registrou em 2024 a menor taxa de desemprego dos últimos 12 anos, de 6,6%, “situação de quase pleno emprego”, disse a Presidência. Em 2021, o indicador havia chegado a 14,9%, o maior da série histórica. Desde 2023, mais de 3,2 milhões de empregos formais foram gerados. O salário mínimo também foi reajustado acima da inflação.

Comércio internacional – Nos últimos dois anos, o presidente manteve reuniões com líderes de 67 países. Mais de 340 mercados foram abertos para produtos do agronegócio e a inserção comercial brasileira foi ampliada, em acordos com China, União Europeia e Oriente Médio. Em 2025, o país sedia a Cúpula do Brics, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) e assume a presidência do Mercosul.

Combate à fome – “O Brasil retomou múltiplas políticas para nutrição e combate à fome e tornou-se uma das nações que mais reduziram a insegurança alimentar no período”, diz. Relatório das Nações Unidas apontou que a insegurança alimentar severa caiu 85% no Brasil em 2023. Em números absolutos, 14,7 milhões deixaram de passar fome no país. A insegurança alimentar severa, que afligia 17,2 milhões de brasileiros em 2022, caiu para 2,5 milhões. Nesse sentido, o programa Bolsa Família protege mais de 20 milhões de famílias todo mês, com repasse mínimo de R$ 600.

Mais Médicos – Para ampliar o acesso ao atendimento em saúde, o Mais Médicos dobrou o número de vagas. São mais de 26 mil profissionais atuando, após o programa ter sido reduzido a 13 mil. Hoje, eles chegam a 4,5 mil municípios e cobrem uma região com 64 milhões de brasileiros. 

Farmácia Popular – O Farmácia Popular, hoje, oferece 41 medicamentos de forma gratuita, incluindo fraldas geriátricas. 

Cirurgias no SUS – Houve recorde de cirurgias eletivas no SUS, com mais de 14 milhões de procedimentos em 2024, alta de 37% em relação a 2022. 

Ambulâncias – O Ministério da Saúde aumentou em cinco vezes a entrega de ambulâncias do Samu. Entre 2019 e 2022, 366 foram distribuídas. Nos últimos dois anos, o número subiu para 2.067.

Vacinação – “Após superar um período de negacionismo, o Brasil saiu da lista de países com mais crianças não vacinadas no mundo, segundo o Unicef”, diz o governo. A cobertura vacinal aumentou consideravelmente para 15 das 16 vacinas infantis.

Pé-de-meia – O programa Pé-de-Meia é um dos destaques no estímulo à educação. Criado para garantir a permanência de estudantes do ensino médio em sala, o incentivo financeiro já chega a 4 milhões de jovens. O programa transfere até R$ 9,2 mil por alunos durante os três anos do ensino médio.

Escola integral – “Mais tempo na escola, atividades esportivas, culturais e científicas, além de tranquilidade para os pais trabalharem”. É essa a perspectiva do governo para o ensino em tempo integral, que chegou a mais de 1 milhão de estudantes, o equivalente a 33 mil salas de aula. 

Ensino superior – O governo federal anunciou 10 novos campi de universidades, 400 obras em universidades e hospitais universitários pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e 102 novos institutos federais de educação. As bolsas de estudo da pós-graduação também foram reajustadas depois de 10 anos. 

Nova indústria – Criado para fomentar o desenvolvimento produtivo, o programa Nova Indústria Brasil estimula o setor. A indústria cresceu 3,3% em 2024 e foi um dos destaques para puxar o PIB de 3,4% do Brasil. O setor sozinho gerou quase 200 mil empregos formais no ano. 

Novo PAC — Desenvolvido pelo governo federal a partir de prioridades de estados e municípios, o Novo PAC envolve mais de 20 mil obras e ações. Os investimentos superam R$ 1,8 trilhão para acelerar o crescimento do Brasil. 

Habitação – O Minha Casa, Minha Vida foi modernizado e ampliado, com a contratação de mais de 1,2 milhão de moradias em dois anos. 

Agronegócio — O Brasil tem o maior volume de investimentos da história do agronegócio, superando R$ 765 bilhões de crédito para a produção agropecuária pelo Plano Safra. 

Servidores – O Concurso Público Nacional Unificado atraiu mais de 2 milhões de candidatos para 6.640 vagas na administração pública. O formato inclusivo, com provas em todas as unidades da federação, será adotado novamente em 2025.

Imposto de renda – O governo federal isentou do Imposto de Renda (IR) 10 milhões de pessoas com renda de até dois salários mínimos. Além disso, já foi enviado ao Congresso o projeto que concede isenção para quem ganha até R$ 5 mil por mês e desconto progressivo até R$ 7 mil, o que deve tirar outros 10 milhões de brasileiros do IR a partir de 2026. 

Turismo – O Brasil teve recorde de 6,7 milhões de turistas estrangeiros em 2024. O número é maior do que os registrados em 2014, ano de Copa do Mundo no país, e 2016, quando foram realizados os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.

Queda no desmatamento – A Amazônia atingiu a menor taxa de desmatamento da década em 2024, com a maior redução em 10 anos: 46% de queda em relação a 2022. No Cerrado, a redução de 25,7% em 2024 foi a primeira em cinco anos. 

Cultura – A Lei Paulo Gustavo e a Política Nacional Aldir Blanc garantiram R$ 6,86 bilhões em investimentos para o setor cultural. Na Lei Rouanet, houve a nacionalização dos investimentos, com novas linhas especiais alcançando territórios e comunidades que, historicamente, não eram beneficiados. Só em 2024, foram R$ 3 bilhões de recursos, mais de 14 mil projetos aprovados e mais de 5,6 mil empresas patrocinadoras.

PUBLIICDADE