Com investimentos de R$ 10,6 milhões, o Governo do Rio Grande do Norte está concluindo a restauração dos 38 quilômetros do trecho da RN-086 que vai do município de Parelhas a Equador, se estendendo até a divisa com a Paraíba. Em visita a Parelhas no final de semana, a governadora Fátima Bezerra vistoriou as obras da estrada, uma reivindicação antiga dos municípios.
Rota de escoamento da produção da indústria cerâmica e da exploração mineral e de acesso à cidade de Campina Grande/PB, a RN-086 está inserida no Programa de Restauração de Rodovias Estaduais, Lote 2, que foi licitado em março do ano passado, pela importância que tem para o desenvolvimento econômico e social da região.
Antecipando-se à restauração do trecho, o governo do Estado realizou, em 2022, o serviço de alargamento e de reforço da estrutura da Ponte do Rio Caldeirão, uma reivindicação de décadas da população. Inaugurada em 1932, a ponte era estreita, 4,6 metros de largura, em desconformidade com à da pista, que é de seis metros, permitindo apenas a passagem de um veículo por vez. Com as obras, no valor de R$ 1,6 milhão, a capacidade foi redimensionada para suportar o tráfego pesado de cargas conforme as condições atuais.
“A restauração desta estrada, assim como o alargamento da ponte para permitir a passagem simultânea de dois veículos, carecia há muito tempo de uma intervenção para valer, de uma intervenção como esta que nosso governo está concluindo agora. Ela é muito importante para a economia do Seridó, para a integração com a Paraíba”, disse a governadora, destacando o investimento que está sendo feito na melhoria da infraestrutura rodoviária do Estado.
Além da RN-086, estão no programa de restauração outros quatro trechos no Seridó: RN-087, Florânia/Tenente Laurentino Cruz; RN-118, Caicó/Ipueira/Divisa PB; RN-288, Acari/Caicó; RN-288, Jardim de Piranhas/Entrocamento com a BR-427. No total são 169,5 quilômetros no Seridó; 301,5 no Lote 2, e 800 km em todo o Rio Grande do Norte.
De acordo com a diretora geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/RN), Natécia Nunes, as obras de reconstrução dos trechos críticos e de pavimentação da RN-086 já foram concluídos e iniciada a sinalização horizontal. “Fizemos a sinalização de eixo [a parte que fica no meio da pista], faltando as laterais e a sinalização vertical”, explicou Natécia.
PUBLICIDADE