terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Vereadora Albervânia Medeiros (PSD) agradece a todos os Ciclistas e colaboradores pelo apoio ao VI Pedal Ciclista neste domingo (01/12) em Acari.


A vereadora Albervânia Medeiros (PSD) da cidade de Acari em contato com o Blog do Fábio Locutor disse que está muita feliz de poder ter participado do VI Pedal neste domingo, dia 01 de Dezembro, em Alusão ao Dia do Ciclista” no município de Acari. Foram vários Ciclistas da cidade mais limpa do Brasil Acari e de outras cidades circunvizinhas.

O dia em Alusão ao Dia do Ciclista no município de Acari se tornou lei municipal, projeto esse de autoria da edil Albervânia Medeiros (PSD). Por fim a edil agradece a todos os colaboradores pelo apoio que foram; Prefeitura municipal, Secretária Zezinha, Secretário Rodrigues, Zé Neto, Peba Bike, Vânia Bezerra, Erivan, Vera, Silvano Medeiros, Mopa Show, Coronel Azevedo, Menel da Uniplan, Monaliza e especial a todos os Ciclistas que participaram do evento.

Confira as fotos abaixo:





















Conselho Municipal de Saúde de Carnaúba dos Dantas/RN participou de Audiência Pública nesta segunda-feira (02/12/19) na Assembleia Legislativa/RN, com o tema: “A Regionalização da Saúde e a Institucionalização dos Consórcios Interfederativos”.


O Conselheiro Municipal de Saúde do Município de Carnaúba dos Dantas/RN José Fábio Dantas de Medeiros representou o Conselho Municipal de Saúde na Audiência Pública realizada na manhã desta segunda-feira (02/12/19) no auditório Cortez Pereira na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, com o tema: “A Regionalização da Saúde e a Institucionalização dos Consórcios Interfederativos”.

O conselheiro iniciou sua fala agradecendo ao deputado Francisco Medeiros do (PT), pela iniciativa de realizar essa importante audiência pública, seria importante que o deputado visse a possibilidade juntos com os demais colegas deputados de solicitar do Governo do Estado a possibilidade de reabrir o Hospital Regional de Acari. Esse Hospital estando funcionando irá atender pacientes dos município de Acari e Carnaúba dos Dantas. Por fim, José Fábio enfatizou da possibilidade do deputado junto com o secretário estadual de saúde pública ver a possibilidade do governo do estado transferir os pacientes que faz tratamentos de consultas na Liga contra o Câncer em Natal serem realizadas em Caicó.


Hoje saiu um transporte com alguns pacientes de Carnaúba dos Dantas para realizarem consultas na Liga contra o Câncer em Natal, por volta das 02:45 minutos da manhã, “a hora de chegada em casa só a noite, isso é muito cansados para esses pacientes”, finalizou o conselheiro José Fábio.
Conselheiro José Fábio na Tribuna.
O deputado estadual Francisco Medeiros do (PT) a qual foi o propositor da Audiência Pública enfatizou a importância dos Consórcios Intermunicipais de Saúde, que surgem como uma alternativa de organização regional e Cooperação Federativa para melhoria do processo de gestão e de organização dos serviços de saúde. “Embora se tenha avançado na formulação de estratégias e marcos regulatório, na perspectiva de fortalecer a reorganização e descentralização do Sistema de Saúde”.

 Por fim, o parlamentar se comprometeu em lutar, junto aos outros deputados, para que o projeto que institucionaliza os consórcios interfederativos tenha celeridade na Casa Legislativa. “Nos comprometemos em buscar, respeitando os trâmites desta Casa Legislativa, para que esse Projeto de Lei possa ter celeridade e possa ser aprovado pelos colegas. Além disso, lutaremos para que se construa a melhor alternativa possível para dar resolutividade aos problemas encontrados na área de saúde do Rio Grande do Norte”, finalizou Francisco.
Deputado estadual Francisco Medeiros do (PT).

A presidente do Conselho Estadual de Saúde, Geolípia Jacinto, iniciou seu discurso agradecendo a iniciativa do deputado Francisco Medeiros segundo ela, uma solicitação do Conselho, e destacou a importância do chamamento para a discussão proposta. Ela fez um balanço da situação da Saúde Pública no Rio Grande do Norte. “Vamos todos juntos Conselho estadual de Saúde e dos municípios lutar pela melhoria das Políticas Públicas na área é lutar pela vida.”, disse Geolípia. Lutar pela melhoria das políticas públicas nesta área é lutar pela vida.”, disse Geolípia.
Presidenta do Conselho Estadual de Saúde, Geolípia.

Já o secretário estadual de saúde, Cipriano Maia de Vasconcelos, fez uma exposição do atual quadro da saúde pública do Estado e destacou a necessidade de se avançar na discussão sobre os temas propostos na audiência. “Esses são temas que muito importam a todos que fazem a saúde pública do RN e discutir esses desafios é essencial, porque a regionalização e a institucionalização dos consórcios interfederativos podem ser as soluções para que possamos ter uma saúde pública mais digna e mais eficaz em nosso Estado”, ressaltou Cipriano.
 Secretário Estadual de Saúde, Cipriano Maia.

Já conselheira do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (Cosems) Solane Maria Costa, destacou a importância da regionalização da saúde e da implantação dos consórcios. Ela ressaltou a importância de todos se unirem em busca de soluções para os problemas da saúde do Estado. Precisamos de fato dar as mãos para que tenhamos uma saúde pública eficiente finalizou.
Solane Maria Costa Conselheira do (Cosems) RN.

Fabiana Maria de Figueiredo representante do Ministério da Saúde falou do papel do Ministério da Saúde nesse processo de mudança da forma de administrar a saúde pública do Rio Grande do Norte. “Ainda não conseguimos sair do debate para a prática e nós concordamos que a solução para a saúde pública desse Estado passa diretamente pelos temas discutidos nessa audiência”. “Enquanto Ministério da Saúde, estamos para apoiar e ajudar no que for necessário”, destacou Fabiana.
Fabiana Maria de Figueiredo representante do Ministério da Saúde.

A promotora de Defesa da Saúde, Iara Maria Pinheiro de Albuquerque, frisou a necessidade e a importância da discussão para que as propostas sejam implantadas de forma planejada e correta. “A promotoria pública está acompanhando de perto a intenção do Estado de implantação da regionalização e a implementação dos consórcios interfederativos. Ao mesmo tempo em que entendemos a necessidade de discutir e entender todo o processo para que aconteça de forma correta”, ressaltou a promotora Iara Maria Pinheiro de Albuquerque.
Promotora de Justiça do RN Iara Maria Pinheiro de Albuquerque.

O prefeito do município de Acari Isaias Cabral, ressaltou a preocupação de todos com as possíveis mudanças, mas frisou a necessidade de entender melhor as propostas. “A nossa maior preocupação é que as responsabilidades dos municípios sejam do tamanho que eles comportam. Sendo assim, entendemos que a regionalização da saúde e a institucionalização dos conselhos interfederativos podem ser a solução para a saúde pública do RN”, disse Isaias.
Prefeito Isaias Cabral de Acari.

Breno Coutinho Coordenador Geral do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do RN enfatizou falta de condições de trabalho, de valorização dos servidores e a situação dos hospitais do Estado. “Apesar de ter sido deixado de fora da discussão desses temas tão importantes para a saúde pública do nosso Estado, temos visão e posição diferentes das colocadas aqui pelo Estado”, frisou o Cordenador.
Breno Coutinho Coordenador Geral do Sindsaúde/RN.


Deputado Francisco e Fábio Locutor.
Fotos: Assessoria de impressa do deputado estadual Francisco do (PT) e texto Fábio Locutor.


Vereador Fabiano Pacômio (PT) solicita através de Projeto de lei nº 045/2019, que seja criada a “Semana do Empreendedorismo” nas escolas municipais de Carnaúba dos Dantas/RN.


O vereador Fabiano Pacômio (PT), durante a décima quinta Sessão Ordinária do segundo período Legislativo de 2019 realizada no dia, 25 de Novembro de 2019, o edil defendeu através do Projeto de lei nº 045/2019, que seja criada a “Semana do Empreendedorismo” nas escolas municipais de Carnaúba dos Dantas/RN e dá outras providências.

O edil também reivindicou através do requerimento n° 046/2019, que solicitado ao responsável legal do Cartório Eleitoral da 22ª ZE – Acari/RN, a viabilidade de instalação de urnas eletrônicas no Povoado Ermo em período eleitoral.



Mossoró: CRAS Sumaré realiza curso de empreendedorismo através do projeto Fazendo Arte

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Sumaré, em Mossoró, está participando do projeto Fazendo Arte, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Juventude. Através deste projeto, 17 alunas que possuem o seu próprio negócio aprenderam técnicas para impulsionar o lado empreendedor.

No Sumaré, as alunas participaram de duas oficinas, que foram realizadas em forma de cursos: Como aperfeiçoar o meu negócio, além da Clínica de Negócios (preços e lucros), ambos realizados em parceria com o SEBRAE.

“Não tinha noção de como fazer esse trabalho fluir. Foi através dessas oficinas que aprendi muito. Quero agradecer ao SEBRAE e a prefeitura, porque isso ajuda muita gente que não tem emprego fixo”, comemorou Francisca Francinete, que trabalha com sorvete caseiro.

Roberta Jenifer, boleira, também aproveitou bastante a oportunidade. “A oficina foi muito proveitosa, nos ensinando a administrar a nossa empresa e abrir o nosso próprio negócio. Agradeço a prefeitura pela oportunidade”, elogiou.

Katiane Braga, coordenadora do CRAS Sumaré, esteve presente durante a realização do projeto no equipamento. “O CRAS foi beneficiado com esse projeto. Contemplamos os usuários que não tem entendimento de montar o negócio. A Secretaria de Desenvolvimento Social vem facilitando a vida dessas pessoas. Isso é muito gratificante”, falou.

Inicialmente estão sendo beneficiados os equipamentos dos bairros: Abolição I e III, Sumaré, Nova Vida, Barrocas, Liberdade, São Manoel, Santo Antônio, Bom Jardim, Walfredo Gurgel e Aeroporto II.

Fonte: Noticias da FEMURN