terça-feira, 12 de setembro de 2017

PROJETO AMIGO DO PEITO REALIZARA EXAMES GRATUITOS DE MAMOGRAFIA EM CARNAÚBA DOS DANTAS.



Em uma ação, e visando oferecer à comunidade Carnaubense um trabalho de prevenção do câncer de mama, atendendo a demanda de exames especializados, a Secretaria Municipal de Saúde de Carnaúba dos Dantas-RN, irá realizar em parceria com a Unidade Móvel de Mamografia Digital “Amigos do Peito”, do RN, exames preventivos contra o câncer de mama, em mulheres de 50 a 69 anos de idade.

A secretária Municipal de saúde Maria das Vitorias, explica que o objetivo da ação é promover a saúde das mulheres de Carnaúba dos Dantas, a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. “A Secretaria Municipal de Saúde leva esta ação ao centro da cidade mais precisamente em frente a APAMI, nesta quarta-feira (13) na parte da tarde e quinta-feira (14) manhã e tarde, com equipamentos de última geração, que permitem realizar exames de mamografia e tudo de graça”, explica a secretária Municipal de saúde Maria das Vitorias.

As pessoas devem levar xerox dos seguintes documentos documentos:

Cartão do Sus, RG CPF, comprovante de residência e a última mamografia para aquelas mulheres que já fizeram alguma vez.

Fonte: Blog do Fábio Locutor.


TODOS JUNTOS POR UM BRASIL MAIS ACESSÍVEL: CARTILHA DE BOLSO ACESSIBILIDADE




O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), por meio do Núcleo de Atuação Especial em Acessibilidade (Neace) da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais (CDDF) e em parceria com o Ministério Público do Rio Grande do Norte, tem o privilégio de publicar a 3ª Edição da Cartilha de Bolso – Acessibilidade atualizada nos moldes das leis vigentes e normas técnicas da ABNT, a NBR 9050:2015 e a NBR 16537:2016.

O objetivo da cartilha é proporcionar aos Membros e Servidores do Ministério Público, aos profissionais de Arquitetura e Engenharia e a outros interessados o acesso facilitado aos principais itens de acessibilidade visando a implementá-los. Com isso, pode-se garantir os direitos de todas as pessoas com deficiência e pessoas com mobilidade reduzida, incluídos os idosos. A edição da cartilha, como em anos anteriores integra o programa do CNMP “Todos Juntos por um Brasil mais Acessível”, apoia-se no profícuo projeto “Acessibilidade nos Canteiros”, criado pela Promotora de Justiça do MP/RN Rebecca Monte Nunes Bezerra, colaboradora do Neace, e desenvolvido pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte.

FÁBIO GEORGE CRUZ DA NÓBREGA
Conselheiro Nacional do Ministério Público

Presidente da CDDF/Neace

III ECO PEDAL FOI REALIZADO NESTE DOMINGO (10) EM CARNAÚBA DOS DANTAS













 Na manhã deste domingo (10) aconteceu em Carnaúba dos Dantas o III Eco Pedal, que reuniu mais de 250 ciclista vindo das mais diversas cidades do Rio Grande do Norte e também da Paraíba, em um circuito de 35Km de adrenalina pelas trilhas de nossa cidade. 

O evento teve como ponto de apoio para os ciclistas o Horto Florestal, local onde foi servido o almoço para os participantes ao som de Yan Tavares. O Prefeito Gilson Dantas esteve presente reafirmando o apoio dado pela Prefeitura Municipal.

Fonte: Assessoria de comunicação – PMCD


FORAM ELEITOS OS DELEGADOS (AS) DE CARNAÚBA DOS DANTAS PARA PARTICIPAREM DA 1ª CONFERÊNCIA REGIONAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE





Foi realizado na manhã desta segunda-feira (11) no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Carnaúba dos Dantas, uma importante reunião Ampliada do Conselho Municipal de Saúde, a onde foram eleitos os Delegados (as) para participarem da 1ª Conferência Regional de Vigilância em Saúde, que acontecerá no dia 26 de Setembro na IV URSAP em Caicó-RN.

A reunião foi presidida pelo presidente Mayrlon Ranyel Dantas Costa, estiveram participando a secretária Municipal de Saúde Maria das Vitorias Bezerra, a ex: secretária Municipal de saúde Eveline Pereira Barbosa, a vereadora Marli e o Vereador Marcelo, o coordenador da Vigilância Sanitária do Município Airon Batista Dantas, as coordenadoras Monaylla Fádylla e Vera Lúcia além de todos os conselheiros municipais do Conselho Municipal de Saúde.

Eveline disse que estava saindo do Conselho Municipal de Saúde, mais estará a disposição de todos os conselheiros, agradeceu ao prefeito Gilson pela oportunidade que deu nesses 8 meses de assumir a pasta de secretária Municipal de saúde do Município, aprendei muito neste conselho disse a ex: presidenta e secretária municipal de saúde Eveline.

A atual secretária Municipal de saúde Maria de Ramalho fez um agradecimento especial a ex: secretária Eveline pelo ótimo trabalho que ela fez nesses 8 meses como gestora da secretaria Municipal de saúde do Município, por fim ela disse que irá trabalhar em parceria com o Conselho Municipal de saúde pra busca uma saúde melhor para a população Carnaubense.


O Conselheiro Municipal José Fábio iniciou parabenizando o trabalho que a ex: presidenta do Conselho e secretária municipal de saúde Eveline realizou no município, Carnaúba irá continuar com o seu trabalho como uma grande profissional de enfermeira, em seguida ele deu boas vindas a atual secretária Maria de Ramalho, desejou muito sucessos, aproveito a oportunidade e solicitou verbalmente da secretária Maria de Ramalho que veja a possibilidade de reduzir a quantidades de exames de ultrassonografia da mama que estão acumuladas na secretaria Municipal de saúde, hoje chega a quase 200.

Por fim, ele solicitou verbalmente do presidente do Conselho que seja enviado urgente através de oficio ao Diretor-Presidente da Cosern, solicitando justificativa porque até o momento a Cosern ainda não fez a ligação da rede de energia elétrica do posto de saúde do povoado Rajada, segunda informações da secretaria municipal de saúde do Município é que este pedido foi feito no final do ano de 2016, isso é uma falta de respeito com a população do povoado Rajada disse o conselheiro José Fábio.

O coordenador de Vigilância Sanitária Airon Batista fez uma importante apresentação do trabalho que a vigilância vem realizando no município, faço esse trabalho com muita dedicação disse Airon. Já Bruna Hávilla a qual faz parte da comissão reciclagem disse que o projeto Trilhas Potiguar realizou uma reunião com os catadores de lixo do município, hoje termos 30 pessoas que faz reciclagem dos seus próprios lixos e o catador Maurílio vai até as próprias residencia para recolhe os lixos disse Bruna.

Ao final foram eleitos os seguintes delegados para a etapa regional da 1ª Conferência Regional de Vigilância em Saúde que será realizada na Cidade de Caico dia 26 de Setembro:

Governo Municipal:

Titular: Maria das Vitórias Bezerra Dantas
Suplente: Edilza de Lima Dantas Deoclecio

Profissionais de Saúde:

Titular: Antoniel Airon Batista Dantas
Suplente: Eveline Pereira Barbosa

Usuários:

Titular: Bruna Hávilla Lino Dantas e Valquiria Medeiros de Melo
Suplente: Marcos Leandro Dantas e Vera Lúcia Bezerra Carlos.



 Fonte: Blog do Fábio Locutor