quinta-feira, 4 de setembro de 2025

Escola Isolada de Rajada "Teodora Adônis de Lima” está sendo demolida

A Escola Isolada de Rajada "Teodora Adônis de Lima" localizada no Povoado Rajada, no município de Carnaúba dos Dantas construída no ano de 1952 está sendo demolida. No mês de abril de 2019 o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MRPN), por meio da Promotoria de Justiça de Acari, constatou gravíssimas irregularidades durante visita de inspeção na referida escola. Em decorrência disso, o promotor de Justiça Sílvio Brito, titular da referida comarca na época, requisitou ao Estado o fechamento da escola.

Telhado comprometido, com dezenas de buracos, goteiras e infiltrações; janelas caindo; instalações elétricas expostas; cozinha e banheiros sem condições adequadas de higiene e uso; paredes sujas; reboco caindo; escombros; ausência de biblioteca e de equipamentos de informática; ausência de muros, cercas ou qualquer outra barreira física que impeça os alunos de irem para a rodovia que passa em frente à escola são algumas das irregularidades encontradas na Escola da Rajada, localizada na Comunidade Rural de mesmo nome, ressaltou na época o promotor de justiça.

A escola Isolada de Rajada "Teodora Adônis de Lima" ela foi fechada na atual gestão da Governadora Fátima Bezerra em abril de 2019

Segundo informações é que o prefeito de Carnaúba dos Dantas Kleyton Dantas irá buscar através de emendas parlamentar recursos para que seja construída uma Quadra de esporte no terreno a onde era a referida escola.

Confira abaixo a matéria completa do fechamento da citada escola no site do (MRPN).

AQUI







Fonte: Blog do Fábio Locutor

 

SANTANA DO SERIDÓ: "Associação Comunitária do Cruzeiro protocola projeto para implantação de residencial que benificiará 37 famílias"


 A Associação Comunitária do Cruzeiro (ACC) protocolou, nesta terça-feira, 02 de setembro de 2025, junto à Prefeitura Municipal de Santana do Seridó/RN, os projetos de implantação e arquitetônicos do empreendimento Residencial Lourival Bezerra Cabral I e II.

O empreendimento será executado em parceria entre a ACC, o Ministério das Cidades, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, a Caixa Econômica Federal.

A escolha do município de Santana do Seridó se deu em virtude do déficit habitacional existente, resultado da falta de iniciativas de gestões anteriores no sentido de buscar parcerias e programas para reduzir esse problema.

O presidente da Associação, Oscar Mota Brito, destacou a participação decisiva dos vereadores Bruno Augusto (PT) e Flávio (PT), bem como das lideranças comunitárias Airton Miguel, Dril, Dra. Emanuela, Nego de Deli,Thiago Cabral e Ivanice. Além do apoio dos deputados Francisco do PT e Odon Júnior, entre outros colaboradores.

Oscar também ressaltou a parceria com a governadora Fátima Bezerra, que, por meio da CEHAB, presidida por Pablo Thiago Lins de Oliveira Cruz, viabilizou a assinatura da Declaração do Ente Público, documento indispensável para a futura contratação do projeto.

Por se tratar de um tema de grande relevância social — o direito à moradia digna para famílias que hoje não possuem um teto —, a ACC reforça a expectativa de contar com a colaboração da atual gestora municipal, Tatiana Fátima (PODEMOS), para aprovação de projetos

Com a conclusão do Residencial Lourival Bezerra Cabral I e II, 37 famílias santanenses terão acesso ao sonho da casa própria, conquistando mais dignidade e qualidade de vida.

Fonte: Blog Ivanildo Souza

Projeto Agro Sertão promove formação técnica sobre cultivo sustentável do algodão em São José do Seridó


Com uma programação que se estendeu das 8h às 16h, o Projeto Agro Sertão realizou, nesta quarta-feira (3), a formação do IV módulo da Unidade de Aprendizagem Produtiva (UAP) na comunidade Caatinga Grande, localizada no Assentamento Seridó, zona rural de São José do Seridó (RN).

A atividade teve início com uma visita técnica ao campo, conduzida pelo instrutor da EMBRAPA, Marenilson Oliveira, que apresentou aos participantes técnicas de manejo sustentável do algodão. Um dos temas abordados foi a prática do “inter vazio sanitário” e o manejo adequado no período de arranquio do algodão.

Durante o evento, o agricultor João Maria demonstrou como o ramo do algodão pode ser utilizado, junto ao capim, como alternativa alimentar para o rebanho, destacando também os cuidados necessários para o uso adequado dessa técnica.

O Projeto Agro Sertão é uma iniciativa do Instituto Riachuelo, Fundação Banco do Brasil (FBB), SEBRAE e EMBRAPA, com apoio das prefeituras dos municípios participantes, incluindo São José do Seridó, além de empresários do setor têxtil local.

O prefeito de São José do Seridó, Jackson Dantas, participou do evento e destacou a importância do projeto para o fortalecimento da cultura do algodão no município, especialmente por promover práticas livres de agrotóxicos. Segundo ele, a gestão municipal tem apoiado ativamente a iniciativa, reconhecendo seu impacto positivo no desenvolvimento da agricultura local.

O vice-prefeito Ricardo Medeiros também esteve presente e aproveitou a ocasião para agradecer aos parceiros envolvidos na implantação do projeto na comunidade Caatinga Grande.

A formação faz parte de um ciclo de capacitações voltadas ao fortalecimento técnico e prático dos agricultores, com foco na sustentabilidade e na geração de renda. A ação integra o plano de desenvolvimento rural da região e conta com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, além da parceria com empresários têxteis, como donos de oficinas de costura do município.

Um dos objetivos da formação é promover a integração entre as atividades agropecuárias e as oportunidades econômicas oferecidas pelas oficinas de costura da região, criando novas alternativas de trabalho e renda para os moradores do assentamento.

Consolidado como uma importante ferramenta de fortalecimento da agricultura familiar e do empreendedorismo rural, o Projeto Agro Sertão continua contribuindo para a transformação socioeconômica do Seridó potiguar.

Fonte: Carlos Felipe o Fera.