segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Detran-RN intensifica aplicação de provas práticas com mutirão e ação itinerante. Veja datas no Seridó


 Foto: Reprodução

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) deu início, neste mês de outubro, a uma força-tarefa para ampliar o acesso aos exames práticos de direção veicular no estado. Ao todo, 33 municípios serão atendidos por um calendário itinerante. 

Além disso, a cidade de Mossoró recebe, entre os dias 6 e 9, um mutirão com a oferta de 800 vagas para testes práticos em todas as categorias de habilitação. A ação busca atender a demanda reprimida e evitar o vencimento de processos de habilitação. “O agendamento para o mutirão de Mossoró já está disponível no Portal de Serviços do Detran. Inicialmente, estamos priorizando os candidatos com processos vencendo até novembro de 2025. Posteriormente, as vagas serão liberadas para os demais interessados”, informou a Coordenadoria de Habilitação do órgão.

O cronograma itinerante começou no dia 1º de outubro pelos municípios de Canguaretama e Goianinha, e se estende ao longo do mês, passando por diversas regiões do estado. Ao todo, serão ofertadas cerca de 3.500 vagas em 32 cidades do interior potiguar. Para participar dos exames práticos nos municípios contemplados, os candidatos devem procurar antecipadamente o Centro de Formação de Condutores (CFC) onde iniciaram o processo de Primeira Habilitação, a fim de realizar a inscrição.

O calendário seguirá conforme a seguinte programação:

  • 06 a 09/10: Mossoró
  • 08/10: Areia Branca
  • 09 e 10/10: Assu
  • 13/10: Umarizal, Patu e Alexandria
  • 14/10: Pau dos Ferros
  • 15/10: São Miguel
  • 16/10: Apodi
  • 17/10: Caraúbas
  • 20/10: Santa Cruz e Jaçanã
  • 21/10: Caicó, Jucurutu e Florânia
  • 22/10: Lagoa Nova, Cerro Corá e Cruzeta
  • 23/10: Acari e Currais Novos
  • 24/10: Jardim do Seridó e Parelhas
  • 27/10: Lajes e São Paulo do Potengi
  • 29/10: Alto do Rodrigues, Macau e João Câmara
  • 30/10: Nova Cruz e Santo Antônio

Pais lamentam morte de homem suspeita de intoxicação por metanol na PB: ‘aconteceu rápido’


Os pais de Rariel Dantas, de 32 anos, que morreu no sábado (4), em Campina Grande, por suspeita de intoxicação após consumo de bebida adulterada com metanol, lamentaram a perda do filho e relataram os últimos momentos antes da internação.

“Não [dava pra imaginar], de jeito nenhum, porque aconteceu rápido, muito rápido, e fica uma situação de saudade”, disse o pai, Manuel Pereira.

A mãe, Rosilene Dantas, relatou que o filho demonstrou consciência do mal que o álcool estava lhe causando e chegou a prometer que abandonaria o consumo, caso conseguisse se recuperar.

“A gente conversava direto [com ele], todo dia dentro de casa [para parar com o consumo de bebida alcoólica], mas ele bebia. Tinha controle não. Era muito bom filho. Deu muita tontura, vomitou muito, ardor no estômago. Ele me disse: ‘mãe, se eu escapar dessa, não quero mais saber de bebida’. Eu disse: ‘muito bem, meu filho, queira não, queira mais estar bebendo não, porque bebida está lhe ofendendo’”, relatou Rosilene.

O pai, Manuel Pereira, lembrou que sempre aconselhava o filho a abandonar o consumo de bebidas alcoólicas e descreveu a cena de quando precisou carregá-lo nos braços até o carro, ao perceber a gravidade da situação.

“Dei muitos conselhos para ele [parar com o consumo de bebida alcoólica], e quando aconteceu esse caso fazia mais de 15 dias que ele estava sem beber. Eu notei uma reação muito difícil depois que ele bebeu essa bebida. Na quinta à noite ele teve uma crise de vômito, eu vi ele esmorecendo. Eu levei ele para o carro nos braços, porque ele não estava em condição de ir [andando sozinho], a bebida estava destruindo. Só Deus na causa”, desabafou o pai da vítima.

Rariel Dantas morreu no Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande neste sábado (4), após três paradas cardiorrespiratórias. Ele havia sido internado inicialmente no Hospital Regional de Picuí e transferido para Campina Grande, mas não resistiu.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Ari Reis, Rariel havia consumido bebidas alcoólicas nos últimos três dias e apresentava sintomas compatíveis com intoxicação por metanol.

Fonte:Blog da Glaucia Lima

Prefeito de Carnaúba dos Dantas Kleyton Dantas participa da cavalgada de Santana do Seridó

Fotos: Prefeito Kleyton Dantas

O prefeito de Carnaúba dos Dantas, Kleyton Dantas, participou ativamente da Cavalgada de Santana do Seridó na manhã deste domingo (05), evento tradicional que celebra a cultura e religiosidade da região. Ele compartilhou sua participação nas redes sociais, destacando a importância da fé, união e tradição presentes na festividade.

Durante o evento, Kleiton Dantas registrou momentos da cavalgada e expressou gratidão aos participantes, ressaltando a continuidade da tradição e a presença marcante da comunidade.

A Cavalgada de Santana do Seridó é uma manifestação cultural significativa para a região, reunindo moradores e visitantes em celebração à Padroeira da cidade. A participação do prefeito Kleyton Dantas reforça o compromisso da gestão municipal com a valorização das tradições locais e o apoio às manifestações culturais da comunidade carnaubense.

O prefeito Kleyton esteve acompanhando da secretária municipal de Assistência Elisângela Ferreira, da equipe de cavalgada de Carnaúba dos Dantas, das vereadoras Bárbara e Maria de Ramalho, das prefeitas de Santana do Seridó Tatiana e Silvana Costa de Jardim do Seridó e do prefeito de Parelhas Dr. Thiago.