sábado, 27 de setembro de 2025

Hoje tem festa! Jotinha Nery ao vivo na Praça dos Quiosques em Carnaúba dos Dantas


Foto: Reprodução

A noite deste sábado (27) promete muita música e emoção na Praça dos Quiosques em Carnaúba dos Dantas. O evento reúne famílias carnaubenses e de outras cidades circunvizinhas para dançarem e beber curtindo uma boa música ao vivo com o cantor Jotinha Nery

O evento conta com total apoio:

Quiosques de Castanha, Cacau, Naire Lanches, Ed lanches e Jalmir do espetinho.

Leve sua família e seus amigos e vão curtir essa super mega festa ao vivo nos Quiosques.

Horas: 20h30

Totalmente grátis.

Você é o nosso convidado!

Siga-me no Instagram fabiolocuto_

Fonte: Blog do Fábio Locutor


Hoje tem festa! A cantora Francy Lima celebra seus 5 anos de carreira com um grande show. No palco, várias atrações especiais: Luís, Fernando, Ediuny Oliveira, Márcia Mattos, Alberto Santos, Joab Dantas, Fabiano Costa, Weber de Picuí, Batatinha Show, Bira dos Teclados e Biu Forrozeiro. Imperdível!

Foto: Reprodução

A noite deste sábado (27) promete muita música e emoção com a comemoração dos 5 anos de carreira da cantora Francy Lima a voz romântica do forró da cidade de Picuí/PB!. O evento reúne artistas de destaque da região Paraibana e Rio Grande do Norte, que sobem ao palco para celebrar junto com ela essa trajetória de sucesso.

Entre os nomes confirmados estão: Luís, Fernando, Ediuny Oliveira, Márcia Mattos, Alberto Santos, Joab Dantas, Fabiano Costa, Weber de Picuí, Batatinha Show, Bira dos Teclados e Biu Forrozeiro.

Francy Lima vem construindo ao longo desses anos uma carreira sólida, conquistando cada vez mais espaço e o carinho do público, que certamente marcará presença nesta grande festa.

Local: Praça de Alimentação de Picuí

Horário:20hs  

Fonte: Blog do Fábio Locutor

Siga-me no Instagram fabiolocuto_

 

 

Ministério da Saúde propõe discussão sobre vigilância epidemiológica do sarampo no âmbito hospitalar

Com a proposta de discutir o papel estratégico dos Núcleos Hospitalares de Epidemiologia (NHE) na detecção e investigação oportuna de casos suspeitos de sarampo e reforçar a importância da resposta rápida para evitar surtos, o Ministério da Saúde realizou, no dia 23 de setembro, um webinário com participação de mais de mil expectadores, entre profissionais de saúde que atuam na vigilância epidemiológica hospitalar em todos os estados brasileiros.

O Brasil alcançou, em novembro de 2024, o certificado de eliminação do sarampo – o que quer dizer que não há circulação endêmica dentro do País. Em geral, os casos que têm surgido são importados ou relacionados à importação. Dados da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) apontam que há circulação na Bolívia, no Paraguai, no México, no Canadá e nos Estados Unidos. No Brasil existem, no momento, 2.068 casos suspeitos, 31 confirmados, 1.680 descartados e 360 em investigação. Esses casos se referem a surtos ativos nos estados do Tocantins, Maranhão e Mato Grosso e controlados em ação conjunta entre MS, estados e municípios.

Intitulado “Vigilância Epidemiológica do Sarampo no Âmbito dos Núcleos Hospitalares de Epidemiologia”, o evento on-line foi promovido pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (SVSA/MS) . Entre os principais temas abordados, falou-se a respeito do cenário epidemiológico mundial, conceitos gerais, vigilância epidemiológica, além de medidas de prevenção e controle da doença.

A abertura foi conduzida pela consultora técnica Júlia Chaves, representante da Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (RENAVEH). A palestra principal foi ministrada pela consultora técnica Rebeca Porto, do Programa Nacional de Imunizações (PNI) , que abordou o tema “Sarampo: Eliminado no Brasil, mas ainda uma ameaça global. Como agir diante de um caso suspeito?”.

Em sua exposição, a palestrante propôs ao público entender como está a circulação do sarampo a nível global e também nas Américas, qual é a situação do Brasil e como agir no contexto de confirmação de novos casos da doença. “O que devemos fazer diante de qualquer suspeita de caso é ter uma resposta rápida. Isso já começa quando temos a compreensão de que o sarampo é uma doença de notificação imediata em até 24 horas para as três esferas de gestão”, enfatizou Rebeca.

Em continuidade, foram apresentados detalhes da Portaria GM/MS nº 6.734, de 18 de março de 2025 , na qual consta, em seu artigo 4º, a notificação compulsória tanto do sarampo quanto da rubéola, como imediata a ser realizada pelo profissional de saúde ou responsável pelo serviço assistencial que prestar o primeiro atendimento ao paciente.

O sarampo

O sarampo é uma doença viral, infecciosa aguda, potencialmente grave, transmissível e extremamente contagiosa. A transmissão ocorre de forma direta, por meio de secreções nasofaríngeas expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. O contágio pode ocorrer, ainda, por dispersão de aerossóis com partículas virais no ar em ambientes fechados, como creches e escolas.

A infecção já foi uma das principais causas de mortalidade infantil no mundo e, apesar dos significativos avanços alcançados no controle e na prevenção, principalmente por meio da vacinação, o sarampo ainda representa um desafio para a saúde pública em algumas regiões com baixas taxas de imunização.

O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes. Desta forma, a vacinação é a melhor forma de prevenção.

Suellen Siqueira
Ministério da Saúde

 

Previdência agora tem canal no WhatsApp para ampliar comunicação com segurados


O Ministério da Previdência Social lança nesta sexta-feira (26/9) seu Canal Oficial no WhatsApp. A nova ferramenta de comunicação direta com o cidadão e a cidadã vai oferecer conteúdos atualizados e confiáveis sobre a Previdência Social.

Verificado e autorizado pela Meta, o Canal distribuirá aos inscritos informações em formato de reportagens e posts nas redes sociais a respeito de prazos de serviços, mudanças na lei, orientações para aposentadoria, pensão, benefícios por incapacidade, assuntos institucionais e outros temas relevantes.

A inscrição é gratuita e pode ser feita por este link . Basta acessar a página do Canal e clicar em seguir. Para visualizar as novas mensagens postadas no Canal, acesse a aba “Atualizações” no menu inferior do WhatsApp.

A nova ferramenta faz parte dos esforços do MPS para modernizar a comunicação com o cidadão e tornar o serviço público cada vez mais transparente, acessível e próximo dos usuários.

Bancos avisarão clientes sobre débitos automáticos interbancários


A partir de outubro, os bancos brasileiros irão avisar os clientes sobre qualquer débito automático feito por outra instituição em suas contas. A medida responde a 110 mil reclamações registradas junto aos órgãos de defesa do consumidor no último ano, principalmente de aposentados, sobre descontos não autorizados.

Hoje, os bancos processam pagamentos automáticos interbancários sem notificar os clientes. Com a mudança, a instituição que mantém a conta precisará informar o correntista com cinco dias de antecedência sobre a data do pagamento, o valor e a instituição que receberá o dinheiro.

O diretor executivo de assuntos jurídicos da Febraban, Vicente de Chiara, explicou que o aviso poderá chegar via SMS ou pop-up no celular. Assim, o cliente terá contato direto para contestar ou cancelar o débito caso não reconheça a transação.

A Federação Brasileira de Bancos esclareceu que a autorização do débito ocorrerá na primeira parcela. Depois disso, os pagamentos seguintes podem ou não ser comunicados. Até agora, 25 bancos, incluindo os maiores do país, já aderiram à norma.

O especialista em direito econômico Pedro Nogoceke alerta que bancos que descumprirem a regra podem sofrer ações regulatórias do Banco Central. Além disso, os consumidores poderão buscar reparação judicial por débitos indevidos.

Dessa forma, a medida aumenta a transparência e reduz conflitos com pagamentos automáticos não autorizados, dando maior controle aos clientes sobre suas finanças.

Concurso Caixa: novo edital pode ser publicado em outubro


preparativos para o novo concurso Caixa estão em fase avançada e o edital pode ser publicado já no início de outubro. No entanto, ainda não há uma data exata para a divulgação.

De acordo com apuração do Qconcursos Folha Dirigida, o banco trabalha para anunciar o concurso dentro da primeira quinzena do próximo mês, mas ainda realiza alguns ajustes. O edital está em fase final de elaboração.

Assim como no último concurso, a Fundação Cesgranrio será a responsável pela seleção. A banca cuidará do recebimento das inscrições e da aplicação das provas, que, devido ao curto prazo, não devem ocorrer ainda este ano.

A Caixa e a fonte consultada pela reportagem não confirmaram um período específico para a aplicação das provas. No último concurso, o edital foi publicado em 22 de fevereiro e as avaliações realizadas em 26 de maio, um intervalo de 94 dias.

Seguindo uma estimativa semelhante, de aproximadamente 90 dias entre edital e provas, a expectativa é que os exames ocorram apenas no início de 2026.

Presidente confirma novo concurso Caixa

Em resposta ao Qconcursos Folha Dirigidao presidente da Caixa, Carlos Vieira, confirmou que o banco já se prepara para um novo concurso.

“Estamos em fase inicial. Iremos fazer sim (um novo concurso)”, afirmou.

Apesar da fala do presidente sobre a fase inicial, a apuração da reportagem mostra que os preparativos estão mais avançados, incluindo tratativas com a banca organizadora.

O novo concurso da Caixa será exclusivo para cargos de nível superior. Isso porque o prazo de validade da última seleção expirou e não houve prorrogação.

Já para o nível médio, o banco prorrogou a validade do concurso de técnico bancário. Por esse motivo, essa carreira não será contemplada no próximo edital.