quinta-feira, 25 de setembro de 2025

Prefeito de Carnaúba dos Dantas Kleyton Dantas assina acordo de cooperação com Banco do Nordeste para fortalecer Sala do Empreendedor

Fotos: Reprodução

O prefeito de Carnaúba dos Dantas Kleyton Medeiros Dantas (MDB) assinou, nesta quarta-feira (24), um termo de acordo de cooperação com o Banco do Nordeste. A parceria tem como foco o desenvolvimento das atividades da Sala do Empreendedor, ampliando o apoio aos pequenos negócios do município.

O acordo vai permitir que empreendedores locais tenham mais facilidade no acesso a crédito, capacitação e orientações técnicas, fortalecendo o comércio, a agricultura familiar e os microempreendedores individuais.

De acordo com a gestão municipal, a iniciativa representa um passo importante para fomentar a economia local e incentivar a geração de emprego e renda em Carnaúba dos Dantas.






Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas irá inaugura nesta quinta-feira (25) a biblioteca da Escola do Legislativo

A Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas, por meio da Escola do Legislativo Emília de Rodat Dantas de Souza, tem a honra de convidar Vossa Senhoria para a inauguração da Biblioteca da Escola do Legislativo nesta quinta-feira (25) ás 19h, na Sala da Escola do Legislativo – Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas.

Um espaço que tem como objetivo fomentar a leitura, a pesquisa e o conhecimento para vereadores, servidores, estudantes e toda a comunidade.

“O novo ambiente será voltado para o acesso a livros, artigos e materiais de apoio educacional, fortalecendo as atividades da Escola do Legislativo e ampliando as oportunidades de formação cidadã e qualificação. Sua presença será muito importante para celebrarmos juntos mais esse passo em prol da educação e do conhecimento em nosso município”, destacou o presidente da Câmara Marfran.

Presidente do Sindicato e Secretário de Agricultura convidam população para prestigiar a Noite do Agricultor em São José do Seridó

A tradicional Festa de São José, padroeiro de São José do Seridó (RN), tem se consolidado como uma das mais populares da região, unindo religiosidade e manifestações culturais em uma vasta programação que movimenta toda a comunidade.

Nesta quinta-feira, dia 25, a programação será dedicada aos homens e mulheres do campo, com a já tradicional Noite do Agricultor. As atividades começam com a concentração em frente ao Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do município. A partir das 19h, os participantes seguem em caminhada até a Igreja Matriz, levando consigo sementes, utensílios e implementos agrícolas, simbolizando o papel fundamental da agricultura na alimentação e no sustento das famílias brasileiras.

A novena da noite será dedicada especialmente aos agricultores. Após a celebração religiosa, haverá o tradicional leilão, este ano realizado na praça de eventos, com música ao vivo do cantor Kassimho Diferente, animando a população.

Um dos destaques da noite será a fabricação de queijo artesanal em praça pública, patrocinada pela Queijaria Quixabinha, do casal José Carlos e Elizabeth. O processo de produção será conduzido ao vivo pelo queijeiro Joaquim Sobrinho, e todo o queijo produzido será doado à Paróquia de São José.

“Será uma noite de muita fé, alegria e resgate de uma tradição que valoriza o agricultor, o homem e a mulher do campo. É um momento de devoção muito importante, e a comunidade está convidada a participar”, destacou Lucineide Medeiros, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de São José do Seridó.

O secretário municipal de Agricultura, Duduca Dantas, também reforçou o apoio à celebração:

“Já participei da festa como agricultor e, este ano, estou secretário de Agricultura. Estou junto com outros parceiros para garantir que esse dia tão especial, que homenageia nosso padroeiro e nossos agricultores, cresça a cada ano.”

A Festa de São José segue com ampla programação até o encerramento, fortalecendo a fé, a cultura e os laços da comunidade seridoense.


Fonte: Carlos Felipe O Fera

 

Mais de 60 países querem replicar programa Gás do Povo, diz ministro


O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse nesta quarta-feira (24) que mais de 60 países em desenvolvimento pediram ajuda da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) para montar um programa semelhante ao Gás do Povo. A iniciativa do governo, lançada neste mês, prevê fornecimento gratuito de gás de cozinha para 17 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade até 2026.

A declaração foi dada durante a abertura da Liquid Gas Week 2025, no Rio de Janeiro. Segundo o ministro, o programa é um “exemplo para o mundo”, e vai promover globalmente inclusão social e energética.

“Oferecemos a expertise que temos da nossa Empresa de Pesquisa Energética para levar esse modelo os países em desenvolvimento, em especial os países africanos. Que a gente possa ajudar a cumprir o compromisso do ODS 7 da ONU, o que vai ao encontro do que o presidente Lula disse ao mundo, que é só dialogando que vamos poder resolver problemas que são transversais a todos”, disse Silveira.

O programa Gás do Povo prevê reduzir em até 50% o uso de lenha e carvão nas residências. A medida, segundo o ministério, terá impacto direto na saúde de mulheres e crianças, e contribuirá para a redução de emissões de dióxido de carbono e de particulados.

“O Gás do Povo é uma prioridade nacional, e eu tenho absoluta convicção de que vamos caminhar para estabilidade regulatória, para a execução segura do programa. Poderemos comemorar, preservar a saúde pública de mulheres e crianças, em especial no Nordeste, no Jequitinhonha, no Mucuri, no Norte de Minas Gerais, no Norte do Brasil, mas também no sul do Brasil e no Centro-Oeste e parte no Sudeste. São regiões que vivem muita miséria em termos de energia segura nas residências.”