terça-feira, 19 de novembro de 2019

Novembro azul: diagnóstico precoce do câncer de próstata tem até 90% de chance de cura



O último domingo, 17 de novembro, foi marcado pelo Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata – marco da campanha Novembro Azul. Uma vez que o diagnóstico precoce apresenta mais de 90% de chance de cura da doença, a data deve ganhar mais engajamento dos gestores municipais, incentivados pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). A campanha deste ano reforça a necessidade de acabar o preconceito em prol de uma vida mais plena.
No Brasil, a ação é impulsionada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) com a participação de diversas instituições e personalidades públicas. O objetivo é chamar a atenção dos homens e de conscientizar a população para a doença, que pode ser evitada, mas mata 42 homens por dia. Atualmente, é a segunda maior causa de mortes entre a população masculina e dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) indicam mais de 68 mil novos casos este ano.
Durante todo mês de novembro, desde 2003, iniciativas no mundo inteiro alertam para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, além de debater a saúde do homem de forma global. O tema desta vez é Seja Herói da Sua Saúde e pontua medidas simples com impacto na possibilidade de cura – avaliação do risco pelo urologista e exame de sangue. Se constar alteração, toque retal e exame para medir a dosagem de Prostate-Specific Antigens (PSA) (antígenos específicos da próstata, em português).
Alimentação saudável, atividade física diária, peso adequado à altura, redução no consumo de álcool e não uso de cigarros são algumas das recomendações da SBU para prevenir o surgimento da doença. A partir de 40 anos, os homens devem fazer exames regularmente, assim como aqueles que possuem casos da doença no histórico familiar. Lembrando também da prostatite, que é uma inflamação geralmente causada por bactérias e da hiperplasia benigna – aumento da próstata – que afeta mais da metade dos homens com mais de 50 anos.
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. No entanto, o sinal de alerta acende quando se verifica alguns sintomas ao urinar, como dificuldades ou dor, sangue ou mudança da cor, diminuição do jato, vontade de urinar com frequência, cheiro forte ou desagradável e dor óssea nos membros inferiores. Nesse caso, o homem deve procurar imediatamente o posto de saúde mais próximo ou profissional especializado.
A área de Saúde da Confederação informa ainda que a próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
De acordo com a CNM, a rede de atenção básica à saúde deve estar preparada para atender esses homens e orientá-los sobre as modalidades de exames e tratamentos oferecidos, de forma integral e gratuita, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, a entidade também recomenda aos gestores municipais a promoção de atividades para conscientizar sobre a prevenção, as políticas de saúde referente ao câncer, a situação epidemiológica no Brasil, números de mortes, a importância do diagnóstico precoce, as possíveis causas e possibilidade de cura.
Conforme explica a CNM, as iniciativas podem ser promovidas de forma sistêmica e envolvendo diversas secretarias, como educação, saúde, assistência social, esporte e cultura. A entidade reconhece que, além de chegar ao público alvo, essas ações desconstroem o tabu sobre o assunto e ajudam a formar uma nova geração mais consciente em relação aos cuidados com a saúde e também pautam o debate e disseminação de informações sobre o problema.
Fonte: Agência de Noticias da CNM, com informações da SBU

Presidente da Associação da Pessoa com Deficiência de Carnaúba dos Dantas recebeu na manhã desta terça-feira (19/11) Estudantes de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)


Uma turma de alunas da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), que faz pedagogia na turma 2017.1 SE, Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Pólo de Carnaúba dos Dantas/RN, Mauricéia Pacífico dos Santos Oliveira, Vanessa Medeiros dos Santos Azevedo e Maria da Guia Dantas de Medeiros, estiveram na manhã desta terça-feira, dia 19 de novembro, visitando Associação da Pessoa com Deficiência (APDEC), de Carnaúba dos Dantas/RN para conhecerem os trabalhos e as ações, desenvolvidas na Associação com foco, principalmente, nas atividades de Educação e acessibilidade, elas escolheram Associação da Pessoa com Deficiência (APDEC) para um estudo sobre as práticas exitosas que são implementadas junto ao currículo da entidade e que agregam conhecimento nos assuntos voltados ás pessoas com deficiências e o fortalecimento da identidade, que dentro das disciplinas ofertadas, é considerado um dos temas essenciais para o estímulo e a percepção crítica na formação dos professores.



Na ocasião, as educadoras, que já se preparam para a construção dos planos de aula para quando começarem a lecionar, puderam ver de perto uma Associação que vem desenvolvendo ações em prol das Pessoas com Deficiências no município de Carnaúba dos Dantas.

 “Ficamos apaixonadas pelo belíssimo trabalho que Associação realiza com as Pessoas com Deficiências no município Carnaubense, só termos a parabenizar todos (as) que faz Associação da Pessoa com Deficiência (APDEC)”, em especial o presidente José Fábio ressaltou as estudantes Mauricéia Pacífico dos Santos Oliveira, Vanessa Medeiros dos Santos Azevedo e Maria da Guia Dantas de Medeiros durante a visita.



Segundo o Presidente da Associação da Pessoa com Deficiência (APDEC), José Fábio Dantas de Medeiros, as ações foram vistas de forma muito positiva pelas estudantes, principalmente, por se tratar de atividades que podem ser replicadas com materiais de fácil acesso. “Foi um momento muito significativo de partilha de experiências e saberes, elas conheceram o trabalho que a Associação realiza no município e também toda a questão histórica da entidade em todo o seu contexto social”, disse.









Fotos: Maria da  Guia e texto Fábio Locutor.


NOVA SECRETÁRIA DE SAÚDE DE CARNAÚBA DOS DANTAS: Ana Letícia Dantas Silva de Medeiros

Foto ilustrativa
Ana Letícia Dantas Silva de Medeiros é a nova Secretária Municipal de Saúde Pública do Município de Carnaúba dos Dantas/RN, ela foi nomeada através da portaria 094/2019, de 18 de novembro de 2019.


Ana Letícia Dantas Silva de Medeiros é a quarta Secretária Municipal de Saúde Publica que assume o cargo na gestão do atual prefeito Gilson Dantas. A gestão iniciou em janeiro de 2017 da seguinte forma; Eveline Pereira Barbosa, Maria das Vitória Bezerra Dantas e em seguida Inês Aline de Araújo Dantas Neves que entregou recentemente o cargo, e hoje será assumida por Ana Letícia Dantas Silva de Medeiros.

Confira a publicação abaixo no diário oficial da FEMURN.

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
PREFEITURA MUNICIPAL DE CARNAÚBA DOS DANTAS

GABINETE DO PREFEITO
PORTARIA 094/2019- GP, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2019.

PORTARIA 094/2019- GP, de 18 de novembro de 2019.

Dispõe sobre nomeação de Secretária Municipal de Saúde.

O PREFEITO MUNICIPAL DE CARNAÚBA DOS DANTAS/RN, usando das suas atribuições que lhe são conferidas no artigo 58, inciso V da Lei Orgânica Municipal,

RESOLVE:

Art. 1º - NOMEAR ANA LETÍCIA DANTAS SILVA DE MEDEIROS, brasileira, casada, portadora do CPF 073.255.754-24, para o Cargo de SECRETÁRIA DE SAÚDE do Município de Carnaúba dos Dantas/RN.
Art. 2º- Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 3º - Revogam-se as disposições em contrário.

Publique-se e cumpra-se.

GABINETE DO PREFEITO DE CARNAÚBA DOS DANTAS/RN, em 18 de novembro de 2019.

GILSON DANTAS DE OLIVEIRA
Prefeito Municipal

Publicado por:
Letícia Freire de França
Código Identificador:711B8DE9

Matéria publicada no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte no dia 19/11/2019. Edição 2150
A verificação de autenticidade da matéria pode ser feita informando o código identificador no site:
http://www.diariomunicipal.com.br/femurn/Fonte: Blog do Fábio Locutor/ FEMURN


Fecomércio RN: Presidente do Sistema entrega 202 óculos para crianças e idosos de Caicó

Crianças da Escola Sesc Caicó, do projeto Sesc Cidadão e pessoas assistidas pelo Centro Pastoral Dom Vagner foram contemplados.

Levar qualidade de vida para jovens e adultos realizando consultas e a entrega gratuita de óculos é o objetivo do projeto Ver Para Aprender, promovido pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc RN), que aconteceu neste sábado (16), em Caicó, região Seridó do estado.
Crianças da Escola Sesc Caicó, do projeto Sesc Cidadão e pessoas assistidas pelo Centro Pastoral Dom Vagner receberam 202 óculos, totalizando mais de R$ 49 mil de recursos da Fecormércio neste projeto, que é desenvolvido nacionalmente pelo Sesc.
O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, destacou o esforço da classe empresarial para manter a assistência social, citando o exemplo do projeto Ver Para Aprender.
A presidente do Sindicato Varejista de Caicó, Íldica Vale, falou sobre a satisfação de ajudar as pessoas beneficiadas pelo Ver Para Aprender, associando a doação dos óculos ao acesso do conhecimento.
Representando um grupo de pessoas beneficiadas, a artesão Maria do Rosário explicou que os óculos serão como ferramentas de trabalho, pois algumas mulheres não estavam podendo participar das oficinas pois enfrentam dificuldade em enxergar.
Caicó foi a primeira do Rio Grande do Norte, em 2019, a receber o projeto que chega a sua 14ª edição. Nos próximos dias, ocorrerá as etapas Natal e Mossoró, onde serão entregues 112 e 108 óculos, resultando em 422 pares entregues em todo o estado, além de 457 consultas oftalmológicas realizadas.
Ver Para Aprender
O Ver Para Aprender é um projeto nacional que realiza exames oftalmológicos, principalmente em crianças, para evitar doenças e distúrbios que atrapalham o aprendizado, além de pretender reduzir casos de cegueira em idosos. Também promove ações de capacitação entre educadores e educandos, a fim de orientá-los quanto à detecção de problemas oftálmicos entre estudantes.
O Sesc RN é um dos 15 regionais que executam o projeto no país.  Desde que começou a atuar no estado, em 2005, o Ver Para Aprender beneficiou cerca 4.783  pessoas em 12 municípios potiguares.
Fonte: Blog do Ismael Medeiros.


Atleta de Apodi com Síndrome de Down representará o RN nas Paraolimpíadas em São Paulo.




O aluno Apodiense com Síndrome de Down João Luiz Câmera Galvão do colégio Luís Pequeno Príncipe de Apodi, vai representar o Rio Grande do Norte nas paraolimpíadas em São Paulo. 

Boa sorte garoto!

Fonte: blog Apodi Diário.