Nesta segunda-feira (24), houve uma reunião com gestores de mais de 30 cidades para implementar a nova etapa de municipalização.
A ação foi desenvolvida conjuntamente pelas 49ª, 47ª e 62ª Promotorias de Justiça de Natal, os Centros de Apoio às Promotorias de Justiça da Saúde e da Cidadania, além do Ministério Público do Trabalho (MPT). A promotora de Justiça Danielle Veras explicou a relevância da nova etapa: “Demos este destaque junto às prefeituras do interior para que realmente haja essa preocupação cada vez maior, com êxito, e para que o trânsito se torne mais seguro e regularizado”.

O momento também contou com a apresentação de dados estatísticos pelo Notifica RN, sistema criado para apoiar a Política de Saúde do Rio Grande do Norte, permitindo o monitoramento de doenças, agravos e eventos que representam risco à saúde pública. Os dados sobre os acidentes de trânsito no interior do Estado e os seus impactos na Rede de Urgência Estadual em Saúde foram trazidos para o debate e a experiência com o Programa Vida no Trânsito.
A procuradora do MPT-RN Christiane Alli Fernandes destacou que a ação “transforma os motoristas, motociclistas e pedestres. E esse projeto já vem gerando ótimos frutos, como a redução de acidentes, de mortes e de lesões. Já a promotora de Justiça de Saúde de Natal Elaine Cardoso destacou que “foi discutido não só a partir da interface do ponto de vista da mobilidade, mas também dos impactos na saúde pública, mas também do âmbito de levantamento de dados para identificar formas e boas práticas de atuação”, citou.

Programação:
O evento contou também com a apresentação “Uso de Dados para Salvar Vidas no Rio Grande do Norte” ministrada pela enfermeira da Secretaria de Saúde Pública (Sesap/RN), Paola da Costa. Além de “Caminhos para um trânsito mais seguro: A experiência com Programa Vida no Trânsito” conduzida por Suzete Maria de Queiroz que atua como Assistente Social-Sesap/RN.
Além da “Efetivação das Etapas da Integração do Trânsito e os resultados sociais, econômicos e de mobilidade nas cidades” ministradas pelo Presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran/RN), Harinson Carpegiano.
Confira a lista de cidades convidadas para participar da ação:
Apodi
Areia Branca
Assu
Baía Formosa
Baraúna
Caicó
Canguaretama
Caraúbas
Ceará-Mirim
Currais Novos
Extremoz
Goianinha
Guamaré
João Câmara
Lajes
Macaíba
Macau
Maxaranguape
Monte Alegre
Mossoró
Natal
Nísia Floresta
Nova Cruz
Parelhas
Parnamirim
Pau dos Ferros
Rio do Fogo
Santa Cruz
Santana do Matos
Santo Antônio
São Gonçalo do Amarante
São José de Mipibu
São Miguel
São Miguel do Gostoso
Tangará
Tibau do Sul
Touros.
Fonte: Blog Glaucia Lima
