segunda-feira, 24 de julho de 2017

CRUZETA: SALLY RECEBE ROBINSON FARIA, EZEQUIEL FERREIRA E JOÃO MAIA NA TRADICIONAL FESTA DE COLHEITA.



Foi realizado o encerramento da 57ª Festa da Colheita no município de Cruzeta, evento de grande tradição e que movimenta toda a cidade, zona rural e região Seridó.

O governador Robinson Faria esteve participando da festa para anunciar ações que iram beneficiar a população de Cruzeta município do Seridó Potiguar. O chefe do executivo durante as suas palavras afirmou a parceria entre estado e município, e confirmou ações do governo do RN para a cidade. “O Governo do Estado está fazendo tudo que está ao seu alcance para atender a população Cruzetense, vamos trazer para esse município ações em diversas áreas”, afirmou o governador.

Robinson confirmou que irá atender aos requerimentos do prefeito Sally, trazendo para o município os cheques do Microcrédito do Empreendedor, perfurações de poços, construção de um abatedouro, barragens submersas na zona rural, implantação de sinalização de trânsito, implantação de uma adutora de engate rápido do município de Florânia à Cruzeta, liberação de recursos destinados à pavimentação de diversas ruas e implantação dos programas Moradia Cidadã e Cartão-Reforma, ambos da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social do RN.

O presidente da assembleia Ezequiel Ferreira confirmou emendas para pavimentação e calçamento de ruas, ambulância mini UTI, além de uma nova viatura para melhorar o trabalho da polícia militar.

Por fim agricultores, população e autoridades participaram de sorteios, almoço e festa dançante que aconteceu no clube municipal.

Fonte: Blog do Pedro Medeiros

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A CAPACITAÇÃO DE ATENÇÃO À SAÚDE DA PESSOA IDOSA


Profissionais de saúde e demais interessados no atendimento a idosos terão uma nova oportunidade para se qualificar. A Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) lançou nesta quinta-feira, 20, nova turma para os módulos I e II do curso online Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa. A capacitação é uma ação do Ministério da Saúde, por meio da Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa (Cosapi/Dapes/SAS/MS), em parceria com a Secretaria Executiva da UNA-SUS (SE/UNA-SUS/Fiocruz).

As inscrições podem ser realizadas até o dia 8 de novembro, pelo link, e o início é imediato.

Tendo como base a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (PNSPI), a capacitação traz orientações para um tratamento integral e humanizado – considerando as particularidades e o contexto social do paciente - e incorporam as mais modernas técnicas pedagógicas para o ensino a distância.

Para isso, os módulos foram desenvolvidos em ambientes de aprendizado com os quais o usuário já está familiarizado – caminhos intuitivos, como em um site qualquer – eximindo-o de uma nova experiência de navegação. Tal estratégia busca otimizar o tempo de execução do curso, bem como o processo de aprendizado do aluno.

Módulo I

Voltado para profissionais de saúde de nível superior e demais interessados no tema, o objetivo desse curso é qualificar o cuidado à saúde da população idosa na Atenção Básica, com destaque às questões clínicas prevalentes nesse grupo populacional.
Com uma sequência do aprendizado aleatória, o ambiente do curso permite ao aluno navegar pelo conteúdo conforme suas necessidades mais urgentes, aliando tais conhecimentos a sua rotina profissional. São cinco unidades, que tratam dos temas: Envelhecimento Populacional, Ações Estratégicas, Avaliação Multidimensional e Condições Clínicas e Trabalho em Equipe.

De forma ampliada, são trabalhados os chamados “Gigantes da Geriatria”: as síndromes geriátricas cujo diagnóstico e manejo são extremamente complexos, como depressão, demência e delirium, incontinências, instabilidade postural, quedas e fraturas, imobilidade e Iatrogenia. Outros agravos como Parkinson, Alzheimer, diabetes, neoplasias de mama, cólon, reto e próstata, hipertensão arterial e suas consequências diretas também são discutidos.

Ao final o aluno estará capacitado a implementar ações de atendimento às doenças mais características do idosos, mas, também participar da elaboração de estratégias de prevenção de doenças e promoção da saúde – tendo sempre em mente melhorar a qualidade de vida e alcançar um processo de envelhecimento mais saudável e ativo.
Módulo II
Voltado para Agentes Comunitários de Saúde e Técnicos de Enfermagem, o objetivo do curso é qualificar o cuidado à saúde da população idosa na Atenção Básica, abordando temas como promoção da saúde, trabalho em equipe, acolhimento, avaliação da capacidade funcional e visitas domiciliares.

Como em um jogo de tabuleiro, o curso é dividido em nove fases. Ao acessar cada fase, o estudante acompanha uma história em quadrinhos, com situação-problema, encontra possíveis soluções na videoaula e testa os conhecimentos por meio das avaliações formativas. Neste jogo, não é possível pular de fase. Só se avança no tabuleiro, depois de conquistar e finalizar a fase anterior.

O curso em números

Esta é a terceira oferta do módulo I e a segunda oferta do módulo II. Desde o lançamento do módulo I, em julho de 2016, cerca de 50 mil profissionais de saúde, de 3616 municípios espalhados nas 27 unidades da federação, se matricularam.

Não perca esta oportunidade e qualifique-se você também!

Para saber mais sobre esses e outros cursos da UNA-SUS acesse: www.unasus.gov.br/cursos.
Fonte: UNASUS

EXPERIMENTO DE REÚSO DE ÁGUAS CINZAS É VISITADO POR FAMÍLIAS DE LAJES PINTADAS





Agricultores e agricultoras das Unidades de Produção Familiar (UPFs) da comunidade Catolé, Município de Lajes Pintadas, região Trairi do Rio Grande do Norte, acompanhadas pelo Seapac, realizaram uma visita de intercâmbio à experiência de reúso de águas cinzas da família de Francisco Canindé, no Município de Lagoa Nova-RN, na Serra de Santana, região Seridó do Estado. Eles foram conhecer a experiência para avaliar a possibilidade de também colocá-la em prática nas suas Unidades Produtivas. O desejo de reusar águas cinzas partiu do problema de escassez de água para a produção, na comunidade, por causa desses quase 6 anos seguidos de seca.

As famílias estavam acompanhadas da Agrônoma Marilene Moura, do Núcleo do Seapac na região Trairi, e de alunos do Serviço de Tecnologia Alternativa (SERTA), de Pernambuco, que trabalha com agroecologia. Quatro alunos e alunas do SERTA vão iniciar um estágio no Núcleo do Seapac, no Trairi, e também foram conhecer o experimento de reúso de águas cinzas. O SERTA tem como missão “Formar jovens, técnicos/as, educadores/as e produtores/as familiares, para atuarem na transformação das circunstâncias econômicas, sociais, ambientais, culturais e políticas e na promoção do desenvolvimento sustentável, com foco no campo”.


Fonte: Facebook Seapac