domingo, 9 de abril de 2017

CONSELHOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO SERIDÓ PARTICIPARAM DA 8ª PLENÁRIA REGIONAL DE SAÚDE NESTA SEXTA-FEIRA (07) EM CAICÓ.

           Francisco Canindé, Pastor Divino, Valdo Teodoro, Edna Santiago e Júnior Cesar.
              Conselheiro José Fábio fazendo seu pronunciamento
                    Conselheiros das cidades de Bodo e Acari

                                  Presidente do conselho de Acari

                           Conselheiro José Fábio com os colegas conselheiros de Parelhas
                                   Conselheiro estadual Valdo Teodoro
                         Conselheiro José Fábio mais o secretário Executivo da CIR Junior Cesar  
                             Conselheiro José Fábio ao lado dos colegas conselheiros de Acari




                              Conselheiro José Fábio discursando


                     Conselheiro eleito coordenador Vanderci José de Bodo 
                       Presidente do conselho de Caicó, Pastor Divino.


Foi realizado nesta sexta-feira (07/04), no auditório da IV URSAP a 8ª Plenária Regional de Conselhos municipais de Saúde da 4ª Região de Saúde na Cidade de Caicó/RN, no intuito de oportunizar um momento coletivo das situações, funcionamento e organização dos conselhos municipais da região do Seridó, também foi trabalhado a mobilização e as questões referentes as conferencias de saúde da mulher e da vigilância em saúde e ao final foi feita a eleição da coordenação regional de plenária da região do seridó.

Participaram da 8ª Plenária Regional (14) municípios da região do seridó que foram: Acari, Bobo, Caicó, Carnaúba dos Dantas, Cerro Cora, Cruzeta, Currais Novos, Florânia, Jardim de Piranhas, Jucurutu, Parelhas, São Fernando, São Vicente e Timbaúba dos Batistas, a onde vários municípios mostraram algumas dificuldades que os conselhos estão vivendo.

O coordenador estadual de plenária de conselhos de saúde Francisco Canindé dos Santos, fez uma grande explanação sobre os conselhos municipais, vocês conselheiros tem que estarem sempre cobrando dos seus gestores municipais secretários de saúde e prefeitos o plano municipal de saúde entre outras atribuições que são de responsabilidades dos conselhos deliberarem, como os relatórios de gestão, o conselho municipal de saúde tem um papel muito importante na gestão da saúde, seja um conselheiro ativo com a saúde do seu município disse Canindé.

O conselheiro estadual de saúde que também faz parte da coordenação  estadual de plenária Valdo Teodoro fez uma apresentação do SargSUS a qual vários municípios do estado estão com algumas informações em atrasos, SargSUS é uma ferramenta eletrônica desenvolvida pela Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde em conjunto com o DATASUS, com o objetivo de apoiar os gestores municipais na elaboração e envio do Relatório Anual de Gestão (RAG) aos Conselhos municipais de Saúde, é a principal ferramenta de acompanhamento da gestão da saúde no município, estado, Distrito Federal e União, finalizou Valdo Teodoro.

O Secretário Executivo da CIR - Comissão Intergestores Regional da 4 Região de Saúde Junior Cesar falou da grande importância dos conselhos municipais de saúde, são vocês conselheiros municipais que estão trabalhando para que o seu município tenham uma saúde de boa qualidade disse Junior Cesar.

O conselheiro municipal de Carnaúba dos Dantas, José Fábio fez um pronunciamento como está vivendo hoje o conselho municipal de saúde de Carnaúba dos Dantas, vei pra este evento com recursos próprios, segundo informações que tive da presidenta interina do nosso conselho, não há recursos financeiro para costear o transporte e alimentação, ficou triste porque estar orçado no roçamento financeiro do fundo municipal de saúde de Carnaúba dos Dantas recursos financeiros para o conselho municipal de saúde, salvo engano são R$ 11.000,00 mil reais, por fim o conselheiro disse que o conselho estadual tem que fazer uma visita ao conselho municipal de saúde de Carnaúba dos Dantas.

A final foi feita a eleição para o coordenador de plenária da região do seridó, a onde foi eleito Titular Vanderci José B. Marciel  da cidade de Bodo e suplente Manoel Galdino Soares da cidade de Currais Novos.

  
Fonte: Blog do Fábio Locutor. 

VEREADORES DE ACARI PARTICIPAM DE ENCONTRO PROMOVIDO PELA FECAM EM CURRAIS NOVOS




O Presidente da Câmara Municipal de Acari, Ari Bezerra, e os vereadores Felipe Balah, Marineide Alves, Girlene Edson e Armando Etelvino, participaram na manhã desta sexta-feira (07) em Currais Novos de um encontro promovido pela Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam-RN).

O encontro faz parte de uma série de reuniões promovidos pela entidade para instalar os polos regionais da Federação. O objetivo é que a Fecam esteja ainda mais próxima dos cidadãos, permitindo o debate em torno de problemas comuns e a busca por soluções conjuntas entre os municípios.


E um privilegio da nossa câmara municipal participar deste importante encontro disse o presidente Ari Bezerra, além dos vereadores de Acari participaram também alguns vereadores de Carnaúba dos Dantas.


ESCOLA ESTADUAL JOÃO HENRIQUE DANTAS COMEMORA 50 ANOS EM NOITE DE GALA
















A Escola Estadual João Henrique Dantas, da cidade de Carnaúba dos Dantas, realizou ontem (7) uma bonita festa em comemoração ao JUBILEU DE OURO pelos 50 Anos de criação da entidade. 

Na mesa a presença da Diretora da Escola Profª. Inalva Dantas de Oliveira, o Vice-diretor Profº. José Adenilson de Medeiros, o professor mais antigo do educandário e um dos fundadores do quadro docente do Ensino Médio, ainda na ativa, Alexandre Dantas de Medeiros, o ex-prefeito Paulo Medeiros (sobrinho do também ex-prefeito e idealizador da escola João Henrique Dantas) que contou um pouco da história do processo de criação da entidade, o prefeito da cidade Gilson Dantas (PMDB) e seu vice Araidson Simões (PROS), ex-professoras e ex-diretoras Marinês Dantas e Maria Desidéria de Medeiros. Registrou-se, também, a presença de ex-professores e ex-diretores da entidade, professores, equipe pedagógica e servidores, alunos, pais de alunos e comunidade em geral.

Foi descerrada uma placa em homenagem com os seguintes dizeres: Escola Estadual João Henrique Dantas - JUBILEU DE OURO – Há Cinquenta Anos educando as mentes dos carnaubenses.
O Vereador Fabiano Pacômio entregou, em nome da Câmara Municipal, uma Moção de Congratulação, Louvor e Aplauso em homenagem ao educandário.
A Filarmônica Onze de Dezembro, sob a batuta do Maestro e Professor da escola Márcio Dantas de Medeiros deu seu show à parte.

A noite foi abrilhantada por apresentações culturais promovidas pelos alunos.
A atual diretora Inalva Dantas recebeu uma emocionante homenagem dos alunos pela sua história de dedicação e amor à entidade.

Abaixo, reproduzo o texto do Professor Adriano Virgínio de Souza publicado no face do JHD.

“Enumerar os acontecimentos de MEIO SÉCULO de uma Escola é uma tarefa que sempre vai ficar a desejar... São histórias de todos, ou melhor, de cada um dos funcionários, diretores, professores e principalmente da mola mestra que move esse ambiente, os alunos e ex-alunos - tudo gira em torno deles.

Sonhávamos com um evento maior, mais pomposo, mas só podemos fazer aquilo que está ao nosso alcance. Estamos ORGULHOSOS com resultado do evento e estamos ALEGRES em termos recebido PESSOAS que tanto CONTRIBUÍRAM com essa Unidade de Ensino.

Os convidados demonstraram em suas falas o orgulho e ressaltaram a importância dessa Escola ao longo da história para os carnaubenses e os demais que passaram por aqui. Orgulhamo-nos em saber que dessa Instituição já saíram FILHOS (permitam-nos, senhores pais, chamarmos seus filhos assim.) que fizeram e fazem HISTÓRIAS de SUCESSO em diversas áreas acadêmicas.

Salientamos que os eventos apresentados nessa semana, foram elaborados pela turma do 3º Ano e também pelos demais alunos que atenderam aos trabalhos direcionados pelos professores. Acreditamos no potencial do nosso alunado e sempre os apoiamos e contamos com a participação deles em nossos eventos escolares.

As imagens por si expressam a ativa participação de alunos e ex-alunos nas performances do Curso de Libras, sob a coordenação do professor Joelson Cézar, e também no show musical da Filarmônica 11 de Dezembro, pelo Maestro e professor Marcio Dantas de Medeiros que sempre está à disposição para abrilhantar as festas carnaubenses.

Nosso MUITO OBRIGADO A TODOS que contribuíram direta ou indiretamente para a realização dessa noite festiva e que também nos prestigiaram-nos com a sua presença desse MARCO HISTÓRICO da nossa Escola.”

Fotos: Profº. Adriano de Souza.

Matéria extraida: do Blog Carnaúba Noticias