quarta-feira, 19 de setembro de 2018

PSF 1 Nossa Senhora do Perpétuo Socorro promoveu uma ação em alusão ao setembro amarelo






Ontem a noite o PSF 1 Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do municipio de Carnaúba dos Dantas/RN, promoveu uma ação em alusão ao setembro amarelo, em parceria com o NASF( e o grupo Saúde em Foco), Centro de Saúde, Linha de Cuidado de Sobrepeso e Obesidade e seus usuários. Momento único de palavras sinceras e verdadeiras sobre o SUICÍDIO e suas peculiaridades, seguida de uma noite de muita risada e alegria com a caminhada pela vida e a atividade física.

Fonte: Facebook PMC

Agricultores familiares veem no Piloto de Agricultura Irrigada a esperança de dias melhores











O desenvolvimento regional a partir da inclusão produtiva e do acesso aos mercados consumidores para os agricultores familiares do Estado e é um dos principais objetivos do RN que vem sendo viabilizado pelo Acordo de Empréstimo com o Banco Mundial, por meio do Projeto Piloto de Agricultura Irrigada.
Sempre visando a inclusão dos grupos prioritários – mulheres, indígenas, quilombolas e jovens – na cadeia produtiva, o Piloto de Agricultura Irrigada visa englobar uma linha que começa na produção, colheita, pós-colheita, logística, agroindústria, finalizando na comercialização, de modo que gere crescimento na renda das famílias dos agricultores familiares, a medida em que eles também poderão gerar empregos diretos e indiretos.
Beneficiárias deste piloto, 17 famílias da Associação Comunitária Terra Prometida, localizada no Projeto de Assentamento Oziel Alves, através de investimento de cerca de R$ 1 milhão, estão recebendo o melhoramento da produção primária da matéria-prima por meio de equipamentos para irrigação, insumos, mudas, mão de obra e maquinário.
O agricultor Toinho Silva é um destes. Ele disse que o projeto chegou numa hora em que ele não sabia mais o que fazer, estava sem esperança.
“Veja bem, eu tinha o poço e não tinha como mecanizar, não tinha como fazer tudo isso que recebi. Essa foi a luz no fim do túnel e hoje já estou com minhas produções de goiaba e caju. E isso é só o começo”, contou Toinho, emocionado.
Também nesta execução, o piloto entregou sistema de irrigação e microasperção e culturas de acerola, goiaba e caju ao agricultor familiar Lázaro Pedro Motta.
“Isso aqui é a realização de nossos sonhos. Minha produção está no início porque plantamos já no final do inverno, mas já é real. Está aqui a nossa frente e agora é só crescer cada vez mais”, ratificou Seo Lázaro.
Além da estrutura e equipamentos necessários, os insumos também foram adquiridos, e a associação ainda recebe um acompanhamento técnico.
“Tudo isso com a meta de incrementar a produção regional e gerar renda para as famílias de forma sustentável, baseadas em ações socioambientais”, finalizou o secretário da Sethas e coordenador do Governo Cidadão, Vagner Araújo.
Fonte de informações: Comunicação Governo Cidadão