quarta-feira, 8 de maio de 2019

PREFEITURA DE ACARI: Inicia trabalho de Borrifação contra o Mosquito Aedes Aegypti com equipamento portátil


Devido a infestação predial de mosquitos Aedes Aegypti, a Prefeitura de Acari, através da secretaria de saúde, por meio da coordenação da atenção básica, iniciou na tarde desta terça-feira (07) um trabalho de pulverização através de equipamento portátil: o UBV (Ultra Baixo Volume) costal motorizada.

Segundo o coordenador da atenção básica, Ewerton Medeiros, a pulverização acontecerá no início da manhã e no final da tarde. A ação, inicialmente, acontecerá nos bairros onde foram registradas notificações a mais tempo. Aos poucos, passará para outros pontos da cidade.

A pulverização em UBV ou nebulização espacial é a aplicação de agrotóxico em dosagens baixas, através de equipamentos que “quebram” as partículas da calda inseticida em minúsculas gotículas, que uma vez em suspensão, poderão atingir letalmente o inseto vetor (Aedes Aegypti). Tem efeito efêmero (somente enquanto em suspensão), é inespecífica e age apenas em mosquitos adultos. Portanto, cuide bem dos seus reservatórios, não deixando-os propícios para a reprodução desse mosquito que pode matar.

Fonte: Facebook PMA
PUBLICIDADE


Associação da Rajada realizou sua 5ª reunião mensal






Foi realizada na tarde deste domingo (05/05) á 5º reunião mensal da Associação Comunitária da Comunidade Rajada (ACCR) no município de Carnaúba dos Dantas/RN, como não deu quórum suficiente para aprovação de sugestões apresentadas por associados na reunião anterior, apenas foram discutidos alguns assuntos de interesse dos associados. 

A presidente Maria Edvirgem Medeiros Dantas, iniciou falando que na próxima sexta-feira (10/05) a prefeitura de Carnaúba dos Dantas estará distribuindo dez doses da vacina Aftosa para quem cria até dez cabeças de animais, em seguida a presidente apresentou uma nota elaborada pela Associação Comunitária da Rajada que o prédio e os bens moveis da Escola Isolada Teodora Adônis localizada no Povoado Rajada município de Carnaúba dos Dantas/RN, ficara sem uso tendo em vista o fechamento da escola.

Associação Comunitária da Rajada em conjunto com a prefeitura municipal de Carnaúba dos Dantas e a Paróquia de São José manifestaram interesse de uso e posterior doação dos bens para que seja utilizados em proveitos da Comunidade em projetos educativos sócias entre outros.  Terá que aguardar o levantamento e tombamento dos bens lá existente para que possa ser feita a manifestação de interesse. 

O associado José Fábio apresentou duas indicação á qual será apresentada em assembleia para apreciação e votação na próxima reunião do mês de junho, a primeira foi que seja solicitada do prefeito Gilson Dantas de Oliveira e a senhora Monaylla Fádylla da Silva Araújo Dantas Secretária municipal de Assistência, que as cidadãs do Povoado Rajada sejam beneficiadas com um dia de Cidadania e Beleza (corte de cabelo, escova e manicure); um café comunitário pela manhã e uma oficina de teatro como grupo de Palhaços do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo) com as crianças do CRAS, nas festividades do Padroeiro Santo Antônio no Povoado Rajada no mês de junho.  

A outra que seja mobilizada uma Audiência Pública para ser discutido o fechamento da Escola Isolada Teodora Adônis, em virtude que o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MRPN), por meio da Promotoria de Justiça de Acari, constatou gravíssimas irregularidades durante visita de inspeção a referida escola. As quais devem serem convidadas a Exmª Srª. Fátima Bezerra governadora do Rio Grande do Norte, secretário de Educação do Estado Getúlio Marques Ferreira, Agnaldo Cassiano de Brito diretor da 9ª DIRED de Currais Novos, Sílvio Ricardo Gonçalves de Andrade Brito Promotor de Justiça da Comarca de Acari, Gilson Dantas de Oliveira Prefeito Municipal de Carnaúba dos Dantas, Rúbia Raquel Dantas Roque secretaria municipal de educação, Mara Medeiros diretora da Escola Caetano Dantas, vereadores, igrejas católica e evangélica e toda a população do Povoado Rajada.  

Por fim, o associado José Fábio enfatizou que o momento agora não é de fazer tombamento do prédio e os matérias permanente da escola, termos que lutar para que o governo do estado reforme a escola e coloque mais professores para que a escola volte a funcionar no próximo ano. 

O vereador Fabiano Pacômio participou da reunião e enfatizou que a governadora do Rio Grande do Norte a professora Fátima Bezerra não tem interesse de fechar a escola da Rajada e sim de fazer a reforma para que no próximo ano os alunos volte a estudarem nela. Por fim o edil disse que em conversa com o diretor da 9ª DIRED de Currais Novos Agnaldo sugeriu que ee viesse a Comunidade Rajada para mostra quais os procedimentos cabíveis que será feitos, ele se comprometeu com o edil nesta terça-feira (08/05) vim a Comunidade para conversa com os moradores.

Já a associada Maria das Dores enfatizou que é a favor que a escola volte a funcionar,  tem um filho pequeno e sebe a dificuldade de levar ele para estudar na rua, trabalhou alguns de ASG naquela escola e não tinha tantas dificuldades que tem hoje disse Maria das Dores.





Fonte: Blog do Fábio Locutor
PUBLICIDADE