segunda-feira, 23 de setembro de 2019

MPRN: Firma termo de cooperação para capacitação de conselheiros municipais de saúde

Foto ilustrativa
Iniciativa faz parte das ações do Projeto “SUStentando a Atenção Primária”

O Ministério Público do RN firmou, nesta sexta-feira (20), um Termo de Cooperação Técnica com a Arquidiocese de Natal (Coordenação Estadual da Pastoral da Criança) e o Sindicato dos Servidores do Sistema Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde. A articulação pretende assegurar uma atuação conjunta no sentido de promover a capacitação dos conselheiros municipais de saúde em todo o Estado.


Essa iniciativa partiu do Centro de Apoio Operacional à Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde (Caop Saúde) dentro do Projeto “SUStentando a Atenção Primária”. A ideia é que cada uma das entidades envolvidas possam contribuir para disseminar o conhecimento especializado a esses conselheiros e, com isso, garantir uma atuação mais eficiente por parte deles na garantia dos direitos relacionados à saúde.

Pelo Termo de Cooperação, o Ministério Público do RN vai disponibilizar as impressões dos materiais que serão utilizados nas capacitações; fornecer materiais de expediente necessários, como pastas e canetas esferográficas; prestar apoio administrativo por meio dos servidores do Caop Saúde; fornecer alimentação (tipo “coffee break”) quando necessário; e prestar apoio logístico e suporte aos palestrantes indicados pela Pastoral da Criança para ministrar as Capacitações, com o transporte até os municípios.

À Pastoral da Criança e ao Sindicato dos servidores da saúde ficaram acordadas as seguintes atribuições: prestar as capacitações aos conselheiros municipais de saúde, das cidades participantes do Projeto “SUStentando a Atenção Primária”; disponibilizar profissionais, com capacidade técnica, para ministrar as capacitações; elaborar e disponibilizar o planejamento, carga horária, metodologia e temas pertinentes ao desenvolvimento do presente projeto; e disponibilizar o material de apoio a ser utilizado e copiado.

Projeto “SUStentando a Atenção Primária”

O projeto visa fortalecer a Rede de Atenção Primária em Saúde nos municípios do Rio Grande do Norte que apresentam os piores indicadores sociossanitários, evidenciando fragilidades desde o acesso aos serviços públicos de saúde até as demais iniciativas estatais responsáveis por garantir condições dignas de vida para a população, como a política de emprego, renda e de educação.

O enfoque do projeto é dar suporte à Promotoria de Justiça da comarca vinculada a cada município caracterizado como prioritário, mediante a realização de inspeções, para diagnóstico da situação da rede de Atenção Básica dos municípios; elaboração de planos de medida que auxiliem os Membros na adoção das providências mais eficazes para adequação do serviço; bem como realização de capacitações com os integrantes da rede de atenção dos municípios, contribuindo para a melhoria dos serviços ofertados na Rede de Atenção Básica dos municípios que serão alcançados por essa iniciativa.

Clique aqui e saiba mais sobre o Projeto “SUStentando a Atenção Primária”.

Fonte: Portal de Notícias do MPRN.

CARNAÚBA DOS DANTAS: Eleição para membros do Conselho Tutelar 2019.



Só faltam 12 dias para acontecer na Cidade de Carnaúba dos Dantas/RN, a Eleição para membros do Conselho Tutelar 2019. A votação acontece no dia 06 de Outubro no Instituto Municipal João Cândido Filho a partir das 8h.

No ato da votação, o cidadão deverá apresentar título de eleitor e documento com foto, cada cidadã podem voltar em até 05 candidatos, dos 10 candidatos com seus respectivos números para escolha.

Fonte: Facebook PMC.


TRÂNSITO LIVRE: Obra do pórtico de Cruzeta é finalizada e Prefeitura Municipal libera via interditada da RN-288.



Um sonho antigo do nosso povo começa a ser tornar realidade, as obras do nosso pórtico localizado na RN-288 saída para Acari chega a fase de conclusão e trânsito via RN já está liberado.

O pórtico conta com praça, academia e nos próximos dias deve receber a sua arborização, após isso a nossa administração realizará a inauguração oficial, tornando realidade o sonho da nossa gente.


Fonte: Facebook prefeitura Cruzeta/RN.