segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Abono Salarial “esquecido”: saque pode ser feito a partir de 31 de março

A remissão para o recebimento do dinheiro do Abono Salarial do ano-base de 2019 estará disponível a partir do dia 31 de março, segundo informações do Ministério do Trabalho e Previdência (MPT). De acordo com o governo, cerca de 320 mil brasileiros não fizeram o saque do abono PIS/Pasep referente ao período mencionado.

Os trabalhadores que quiserem fazer o saque dos valores precisarão se dirigir até uma unidade regional do MPT, com documento de identificação. A reemissão pode ser feita também por e-mail, caso o trabalhador não consiga ir até uma unidade.

Após a reemissão do dinheiro, o trabalhador terá o prazo até o dia 29 de dezembro de 2022 para realizar o saque dos valores. Caso o saque não ocorra na data certa, a próxima reemissão somente poderá ser feita no calendário definido de 2023.

Além disso, ainda têm as pessoas que tiveram dificuldades de realizar o saque no ano de 2019, essas pessoas também poderão fazer o saque este ano. Para esses trabalhadores, se as informações estiverem atualizadas, nada precisará ser feito para receber as quantias.

Quem tem direito ao Abono Salarial

Para ter acesso a esse benefício é preciso que o trabalhador esteja cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, que tenha recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base.

Ele precisa ter exercido também atividades remuneradas para uma empresa, por pelo menos 30 dias consecutivos ou não. E o empregador precisa ter enviado de forma correta a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.

É possível fazer a pesquisa sobre o direito ao abono pelo Aplicativo Carteira de Trabalho Digital, acessível na versão Android e iOS; pelo portal Gov.br; pelos canais de atendimento da Caixa (PIS) ou Banco do Brasil (Pasesp) ou por enviar um e-mail para o endereço trabalho.uf@economia.gov.br; ou ainda pelo telefone 158.

O PIS é pago para os trabalhadores da iniciativa privada pela Caixa Econômica Federal. Já os servidores públicos recebem o Pasep, pelo Banco do Brasil.

PUBLICIDADE 




Nenhum comentário:

Postar um comentário