A governadora Fátima Bezerra assinou nesta terça-feira (05) o
acordo de cooperação técnica com a Codevasf - Companhia de Desenvolvimento dos
Vales do São Francisco e do Parnaíba - para as obras de pavimentação de 15
quilômetros da "Estrada do Melão", de fundamental importância para o
escoamento da fruticultura e da produção da agricultura familiar praticada nos
vários assentamentos de trabalhadores rurais da região de Mossoró e Baraúna.
A Estrada do Melão tem 31 quilômetros e está subdividida em
três trechos. O primeiro, com extensão de nove quilômetros, será asfaltado pela
Codevasf, conforme ficou acertado em reunião realizada no dia 11 de março; o
segundo, de seis quilômetros, será construído pelo Departamento de Estradas de
Rodagem do Rio Grande do Norte (DER/RN). O terceiro foi pavimentado em 2020,
com recursos do empréstimo junto ao Banco Mundial, através do Governo Cidadão.
"Estamos falando de uma estrada muito importante para a
região porque significa desenvolvimento pela função que ela terá no escoamento
da produção da fruticultura, uma luta de muito tempo da região Oeste.
Compromisso assumido, compromisso cumprido!", comemorou a governadora,
destacando a luta das cooperativas, das associações, do setor empresarial e das
lideranças políticas da região ao longo dos anos.
"Alegria nossa porque eu tinha dito que até 10 de abril
o governo iria fazer a sua parte no acordo e aqui está. Sigamos em frente para
que a obra tenha início o mais rápido possível", reforçou Fátima, que
estava acompanhada da diretora técnica do DER, Natércia Nunes, do secretário do
Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), Alexandre Lima, e da
secretária adjunta do Gabinete Civil, Socorro Batista.
Esta é a segunda grande obra viária que o governo fará em
2022 para facilitar o escoamento da produção agrícola e industrial na
mesorregião Oeste. A outra é a RN-233, que interliga a BR-304, na altura de
Assu, até a BR-426 em Triunfo Potiguar, totalizando 40,9 quilômetros. A estrada
será totalmente reconstruída para comportar o tráfego pesado de caminhões que
por lá passam diariamente, inclusive transportando equipamentos para os parques
de energia eólica.
De acordo com o projeto de reconstrução licitado, a pista de
rolamento da RN-233 terá sete metros de largura - 3,5 metros em cada faixa - e
área de recuo de um metro de um lado e de outro, padrão próximo das rodovias
federais. Ficará mais larga, sinalizada e segura.
O plano de recuperação de estradas do Governo do RN prevê
investimentos de R$ 47,8 milhões em 2022, recursos próprios. Esse valor não
inclui a RN-233, obra de R$ 73,9 milhões, financiada pelo Banco Mundial. No ano
passado o DER recuperou rodovias estaduais em todas as regiões do Estado, como
a da comunidade Boi Selado, em Jucurutu. Essa estrada foi construída entre 1995
e 1996 e nunca tinha recebido manutenção adequada.
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