segunda-feira, 8 de julho de 2024

Rio Grande do Norte sedia 3º Encontro Nacional da Marcha Mundial das Mulheres “Nalu Faria”

Foto: Reprodução

A governadora Fátima Bezerra participou da abertura do 3º Encontro Nacional da Marcha Mundial das Mulheres “Nalu Faria” que aconteceu neste sábado, 6 de julho, no auditório da Escola do Governo. O evento, que se estenderá até o dia 9 de julho, reúne mulheres de todo o Brasil em debates e seminários voltados para temas cruciais na defesa dos direitos das mulheres e o combate à violência.

Na ocasião, a governadora Fátima Bezerra destacou a importância do encontro e da participação da ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves, e reafirmou o compromisso do Governo do RN com a temática.

Com a presença da ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves, o encontro homenageou Nalu Faria, feminista e uma das figuras mais importantes da militância nacional, falecida em outubro de 2023. Nalu foi coordenadora da Marcha Mundial das Mulheres e integrante da Sempreviva Organização Feminista, deixando um legado inspirador para a luta pelos direitos das mulheres no Brasil.

Durante o encontro, a Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh) ofereceu o serviço do Ônibus Lilás, unidade móvel dedicada à prevenção da violência contra a mulher e à ouvidoria de direitos humanos.

A ação se soma a diversas outras iniciativas do Governo do RN no enfrentamento à violência contra as mulheres e na promoção da igualdade de gênero, como a reativação do Comitê Estadual Intersetorial de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra as Mulheres e a criação do Fundo Estadual de Políticas para as Mulheres.

A Marcha Mundial das Mulheres, organizada a partir de uma perspectiva anticapitalista, internacionalista e antirracista, está presente em 21 estados brasileiros e em cinco regiões do mundo, incluindo as Américas, África, Ásia-Oceania, Europa, Norte da África e Oriente Médio.

Um ato público será realizado na segunda-feira (08). “É um momento importante em que as militantes da marcha, assim como representantes de movimentos aliados, estarão presentes para nos fortalecermos mutuamente, construir a agenda conjuntamente e avançar nas políticas públicas para as mulheres no Brasil”.

PUBLICIDADE 




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário