sábado, 10 de novembro de 2018

Jotinha Nery, Merio Vaneirão e Fofinha estarão fazendo a festa dos 30 anos do locutor Marcos Ribeiro


O locutor da Radio 93 FM da Cidade de Carnaúba dos Dantas/RN Marcos Fest estará realizando uma grande festa neste domingo (11/11), em comemoração aos 30 anos de idade do mesmo.

As atrações serão as seguintes:

Jotinha Nery, Merio Vaneirão e Fofinha

Local: Pousada da tia Nenem, próximo a Radio 93 FM
Inicio: ás 12:00 hs

Entrada totalmente grátis.

Haverá serviços de bar completo com tira gosto.

Foto: Marcos Fest e texto Fábio Locuto



                                

Creche Casulo Marta Maria de Medeiros da Rajada recebeu um parquinho para as crianças brincarem


A Prefeitura de Carnaúba, através da Secretaria de Educação concluiu a reforma da Creche Casulo Marta Maria de Medeiros, localizada na comunidade Rajada. Além da melhoria na infraestrutura da Creche, foi realizada a compra de equipamentos para facilitar o processo ensino aprendizagem das crianças.

"Um ambiente organizado e com os equipamentos necessários contribui para um ensino de qualidade. A equipe da Creche Marta Maria de Medeiros é muito dedicada e mereciam um ambiente mais agradável para trabalhar. Foi gratificante ver a felicidade das crianças com a chegada do parquinho, sendo mais um espaço de brincadeira e diversão", relatou a Secretária de Educação Rúbia Dantas.

"Estamos buscando constantemente atender as demandas da educação municipal, melhorando a infraestrutura das escolas e valorizando o trabalho local", completou o prefeito Gilson Dantas.








Fonte: Facebook PMCD

quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Água transforma vidas de famílias no Oeste potiguar

Foram 64 anos indo buscar água longe de casa. Algumas vezes em cima de um jumento, debaixo do sol forte do Oeste potiguar. Assim foi a vida do agricultor Braz José da Silva, de 86 anos, morador do Sítio Caroba, em São Francisco do Oeste. “Era uma água sofrida, cansada. Só soltavam pra gente quando queriam”, conta, se referindo ao poço da comunidade próxima, que pertencia ao seu irmão, mas ainda assim não era liberada de maneira farta para os familiares.

Quando Braz já não acreditava em uma mudança de vida, a comunidade foi beneficiada pelo Governo do Estado, via projeto Governo Cidadão e Banco Mundial, com um sistema simplificado de abastecimento de água que inclui um poço próprio, reservatório e rede de adução e distribuição para todas as casas. “Isso aqui foi uma benção mandada por Deus. O nosso sofrimento acabou e eu não achava que fosse viver pra ver isso”, conta emocionado, ao lado da esposa Maria de Queiroz, 84, que também jamais imaginou um dia lavar louça com água do poço da própria comunidade.

Realidades como a do Sítio Caroba estão sendo transformadas ao redor do Rio Grande do Norte. O Governo do Estado por meio do Governo Cidadão tem hoje 160 projetos de acesso à água em execução ou próximos de ser concluídos em 72 municípios, beneficiando mais de sete mil famílias potiguares e totalizando um investimento de R$ 48 milhões. Nesta comunidade em específico, foram investidos R$ 180 mil no sistema simplificado de abastecimento e mais quintais produtivos, o que também ajudou a mudar a vida dos moradores.

“As pessoas aqui antes não plantavam, porque não tinha água para cuidar das plantas. Hoje não tem ninguém mais feliz do que eu com meu quintal cheio de pimenta, cebola, coentro, cidreira, mamão, limão, hortelã, coco e macaxeira”, conta Fátima Maria, 62, que implantou, com recursos do projeto, um sistema de reuso de águas cinzas para manter o quintal funcionando.

Para o secretário e coordenador do projeto Governo Cidadão, Vagner Araújo, as ações têm levado não só água, mas também dignidade a milhares de pessoas. “Ter acesso a água de qualidade é um direito básico e o Governo do Estado junto ao Banco Mundial colocou isso como prioridade entre os projetos a serem financiados. A prova do acerto dessa decisão é que as famílias estão tendo suas vidas transformadas e podendo permanecer no campo, seu lugar de origem”, destaca
.
Água chega a todos os moradores de Terra Boa, em Encanto
Distante 30km de São Francisco do Oeste, o assentamento Terra Boa, em Encanto, também comemora a ampliação do sistema de abastecimento de água, que agora atende todas as 64 famílias do local. Selecionados em um dos editais de acesso à água do projeto Governo Cidadão, receberam 20 cisternas para as casas daqueles que ainda não tinham reservatório e mais três cisternas calçadão, bomba para puxar água do açude, adutora, estação de tratamento, recuperação do reservatório de água da comunidade e ampliação da rede de distribuição, totalizando um investimento de R$ 219 mil. “Ter água tratada em casa é outro nível”, celebra a dona de casa Maria Marciele, 30.





Fonte:  Assecom/GovernoCidadão

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

CAPESA, SEBRAE e SESCOOP OCERN Dialogam com Instituições na Capital Potiguar Sobre Projeto das Queijeiras

A Cooperativa Agropecuária do Seridó -CAPESA, realizou uma agenda de trabalho nesta Terça-feira dia 06 de Novembro do Corrente ano na capital Potiguar, na primeira reunião do dia com a OCERN - Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Norte, onde dialogamos  com o Superintendente da pasta Drº  Eduardo Gatto, o assessor técnico da Sescoop  Francisco Ruben, sobre a necessidade da OCERN apoiar as Cooperativas CAPESA, COAFS e COOPP, no auxilio administrativo e jurídico no edital 5 de Leite d e derivados da SAPE, no tocante a capacitações e consultórias aos cooperados, solicitação de programa de monitoramento da gestão das cooperativas, como também pedimos o apoio para com as questões junto ao Programa Governo Cidadão do Edital 5 (queijeiras). Estamos nesta reunião o Grupo da Cooperativa dos Ovinocaprinocultores do Município de Pedra Preta-RN -COOPP através do Presidente Gilberto Pereira -O Betinho, acompanharam ainda o Téc. Agr. e Extensionista da EMATER do município de Lages-RN Cleber Vitorino e o Secretário de Agricultura de Pedra Preta Srº Lourival Pereira, ainda estavam presentes o Coordenador da Agricultura Familiar da Prefeitura de Parelhas, Téc. Agr. Ivanilson Pereira, o Presidente da CAPESA Venêncio Filho e o Assessor do Núcleo das Cooperativas do Sescoop- OCERN José Vanderli. Como encaminhamentos, ficou de cada cooperativa encaminhar Ofício com as solicitações a OCERN- SESCOOP/RN.

Logo em seguida, tivemos mais uma reunião na superintendência do Banco do Brasil, com o Weiber Basílio Medeiros, gerente de negócios onde tratarmos da agilidade na analise, liberação dos recursos das propostas de Crédito do PRONAF junto as Agências do Banco do Brasil na região do Seridó, e ficamos encaminhados com a CAPESA e COAFs poderem monitorar junto as agências e junto aos produtores agilizar as propostas e colaborar, neste projeto de confecção do crédito, para que os produtores beneficiários, possam fazer as comprovações das suas contrapartidas do edital 5 (Queijeiras). O Presidente da COOPP Betinho cobrou uma solução para confecção do Crédito da Cooperativa, projeto este na Agência do município de Lages-RN. Nesta reunião estava o Grupo da Cooperativa dos Ovinocaprinocultores do Município de Pedra Preta-RN -COOPP através do Presidente Gilberto Pereira - O Betinho, acompanharam ainda o Téc. Agr. e Extensionista da EMATER do município de Lages-RN Cleber Vitorino e o Secretário de Agricultura de Pedra Preta Srº Lourival Pereira, ainda estavam presentes o Coordenador da Agricultura Familiar da Prefeitura de Parelhas, Téc. Agr. Ivanilson Pereira, o Presidente da CAPESA Venêncio Filho e o Assessor do Núcleo das Cooperativas do Sescoop - OCERN José Vanderli e o assessor técnico da Sescoop RN Francisco Ruben , Pedro Alexandre Gestor do escritório do SEBRAE Caicó, o técnico Hélio Andrade da Andrade e Consultória. Como encaminhamentos, ficou de cada cooperativa fazer as cobranças e os dialogos junto as agências no tocante a agilidade na analise e liberação dos recursos do PRONAF, como também o comprometimento de cada produtor beneficiário para buscar junto as agências a liberação e demais questões no tocante documentação do produtor junto as agências. Nesta atividade, demonstramos força, união e compromisso de todos, principalmente da SEBRAE / OCERN e SECOOP Nesta atividade, demonstramos força, união e compromisso de todos, principalmente da SEBRAE / OCERN e SECOOP junto as trés cooperativas apoiando o seguimento desta cadeia produtiva do leite, principalmente para nossa região do Seridó potiguar com 39 agroindústrias de produção de queijos e seus derivados.junto as trés cooperativas apoiando o seguimento desta cadeia produtiva do leite, principalmente para nossa região do Seridó potiguar com 39 agroindústrias de produção de queijos e seus derivados.


Na parte da tarde, foi a vez da terceira reunião com SAPE Secretaria de Estado da Agricultura,

Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte na Coordenação do Edital 5 de Leite e Derivados, onde tivemos na oportunidade dialogando com os Técnicos Pedro e Poliana, sobre os próximos passos dos projetos das Queijeiras -CAPESA, COAFs e COOPP, então houve um a cobrança no tocante ao pagamento das contrapartidas das Cooperativas junto ao Projeto Governo Cidadão para podermos dar os próximos passos o quanto antes.Mais uma vez as cooperativas, levantaram questões internas das cooperativas, desafios que estamos tendo no tocante as contrapartidas, mas saímos esperançosos  no tocante a agilidade das contrapartidas. Nesta reunião estava o Grupo da Cooperativa dos Ovinocaprinocultores do Município de Pedra Preta-RN -COOPP através do Presidente Gilberto Pereira - O Betinho, acompanharam ainda o Téc. Agr. e Extensionista da EMATER do município de Lages-RN Cleber Vitorino e o Secretário de Agricultura de Pedra Preta Srº Lourival Pereira, ainda estavam presentes o Coordenador da Agricultura Familiar da Prefeitura de Parelhas, Téc. Agr. Ivanilson Pereira, o Presidente da CAPESA Venêncio Filho e o Assessor do Núcleo das Cooperativas do Sescoop - OCERN José Vanderli e o Pedro Alexandre Gestor do escritório do SEBRAE Caicó. E mais uma vez, a demonstração de força, união e compromisso de todos, principalmente da SEBRAE / OCERN, SECOOP Nesta atividade, demonstramos força, união e compromisso de todos, principalmente da SEBRAE / OCERN e SECOOP junto as trés cooperativas apoiando o seguimento desta cadeia produtiva do leite, principalmente para nossa região do Seridó potiguar com 39 agroindústrias de produção de queijos e seus derivados. junto as trés cooperativas apoiando o seguimento desta cadeia produtiva do leite, principalmente para nossa região do Seridó potiguar com 39 agroindústrias de produção de queijos e seus derivados.


Fonte de informações: Téc. Agr. Ivanilson Pereira de Araújo


domingo, 4 de novembro de 2018

Cidadã Carnaubense fala de lixo e entulhos ao lado do CEJUC



O cidadã Carnaubense Edilmar Medeiros de Macedo mais popularmente conhecido por Ed Locutor usou a sua pagina oficial do Facebook neste domingo (04/11) para falar de lixo e entulhos que se encontra ao lado do CEJUC.

Hoje acordei e despertei interesse em dar uma passeada pela cidade. Observei que tem muito entulho e lixo,esta foto do entulho me chamou muito a atenção por está em cima da calçada do CEJUC, que está interditado e abandonado.

Lembro-me bem que em 2017 foi cobrado IPTU para reforma e abertura do mesmo, peço desculpa se algumas pessoas não gostarem dessa minha publicação, é apenas desabafo de um cidadão que como os demais sentem falta de um espaço para eventos sócias e prática esportiva no município.

Fonte: Facebook Ed Medeiros



Reunião técnica sobre o SIM será realizadas nos dias 13 e 14 de novembro em Natal

                                                            Foto ilustrativa

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Superintendência Federal de Agricultura no Estado do Rio Grande do Norte Divisão de Política, Produção e Desenvolvimento Agropecuário – DPDAG.

                                                             Reunião Técnica   
Tema: “Serviços de Inspeção: Dinamismo para as economias locais e segurança alimentar”. Data: 13 e 14 de novembro de 2018 Horário: 09:00 às 18:00 Local: Auditório do Sebrae RN – Natal/RN Objetivo: Implantação e Estruturação de Serviços de Inspeção Municipais (SIM) no RN com vistas a adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal - SISBI POA.

Programação;

Evento 1 - Seminário sobre “Serviços de Inspeção: Dinamismo para as economias locais e segurança alimentar”.

Data: 13 de novembro (terça-feira) Horário: 09:00 às 18:00 Público: Gestores Municipais, Representantes do poder legislativo, Representantes do Ministério Público, Agroindústrias, Produtores; técnicos das Vigilâncias municipais e estadual, Emater, Universidades, CRMV RN, técnicos dos Serviços de Inspeção (SIM e SIE), dentre outros. Vagas: Aberto ao público,

09:00 as 09:20 - Credenciamento
09:20 as 10:00 - Solenidade de Abertura
10:00 as 11:40 - Vantagens da criação de serviços de Inspeção Municipais - SIM e adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção – SISBI sob a ótica de:

· Um pequeno Município - Prefeito Cacildo Dagno Pereira - Município de Santa Rita do Pardo/MS
· Um Consórcio Intermunicipal - Daniele Cabriotti - Diretora Executiva e Coordenadora SISBI/SUASA do Consórcio Público de Desenvolvimento do Vale do Ivinhema – CODEVALE,

11:40 as 12:00 - Debate
12:00 as 14:00 - Intervalo de almoço
14:00 as 15:30 - Constituição e Organização dos Serviços de Inspeção: Adriana Cássia de Oliveira (Auditora Fiscal Federal Agropecuária – SFA MG),

Av. Eng. Hildebrando de Góis, 150, Ribeira, Ed. Fernando Costa – Fone/Fax (84) 4006-9696.

15:30 17:00 - Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SISBI POA e Diretrizes para adesão por meio de Consórcios Públicos - Inês B. Castro da Costa e Almeida (Auditora Fiscal Federal Agropecuária – SFA MS),

17:00 as 18:00 - Debate
18:00 – Encerramento.

Já no Evento 2 no dia 14  – Reunião Técnica “Orientações para Criação do SIM, Consórcios Intermunicipais e Construção de Programas de Trabalho para adesão ao SISBI POA”

Data: 14 de novembro Horário: 08:00 as 13:00 Público: Técnicos das áreas afins, preferencialmente, os que estão trabalhando em Serviços de inspeção (SIM e/ou SIE), ou na criação e estruturação desses serviços de forma individual ou por meio de consórcio. Vagas Limitadas,

08:00 as 09:00 - Constituição de serviços de Inspeção: legislação e organização. (Auditora Fiscal Federal Agropecuária – SFA MG).

09:00 as 10:30 - Consórcios Intermunicipais – Criação e funcionamento - Daniele Cabriotti - Diretora Executiva e Coordenadora SISBI/SUASA do Consórcio Público de Desenvolvimento do Vale do Ivinhema – CODEVALE,

10:30 as 11:00 – Coffee Break
11:00 as 12:00 - Orientações para a adesão ao SISBI POA e para a construção de Programas de Trabalho,

12:00 as 13:00 - Debate
13:00 – Encerramento,

Av. Eng. Hildebrando de Góis, 150, Ribeira, Ed. Fernando Costa – Fone/Fax (84) 4006-9696.


Fonte de informações: Ivanilson Pereira de Araújo




sábado, 3 de novembro de 2018

E logo mais a noite no bar do Deda: Tributo à Paulo Lúcio



Será neste sábado (03/11) a partir das 20:00hs. no Bar do Deda em Carnaúba dos Dantas-RN, acontecerá o grande tributo à Paulo Lúcio, numa noite musical com vários artistas da região do seridó, homenageando o grande violonista carnaubense. Paulo Lúcio era filho do maestro e compositor Felinto Lúcio Dantas, o qual era chamado o Mágico do Violão que só não fazia o mesmo falar.

E neste sábado (03) os seus familiares e amigos estarão prestando essa justa homenagem no Bar do Deda, onde convidamos todos para prestigiar.

Fonte: Blog do Toscano Neto

Vereadores Marcelo de Zé Dantas e João Maria discutiram o problema do Quebra-Mola da Rajada nesta segunda-feira (29/10)

                                                         Foto Fábio Locutor
O vereador Marcelo de Zé Dantas usou a tribuna da Câmara municipal nesta segunda-feira (29/10) e disse que foi procurado por vários moradores da Comunidade Rajada reclamado sobre o problema do Quebra-Mola que continua do mesmo jeito, segundo o edil disse que falou com o coordenador de obras Kleyton e ele disse que estaria indo mais o secretário municipal de obras Laércio Júnior a Comunidade Rajada para verem a possibilidade de rebaixa mais o Quebras-Mola.

Já o edil João Maria pediu uma parte ao colega Marcelo e disse que fez uma visita na Comunidade Rajada e observou que o Quebra-Mola ficou muito alto, deveria ter ficado mais baixo dentro dos padrões disse o edil João Maria.

Fonte: Facebook da Câmara municipal

Chegou muitas frutas e verduras no Super Kilão em Acari para este final de semana


O Super Kilão em Acari avisa que chegou muitas verduras e frutas novinhas neste final de semana, o Super Kilão já está presente na feira livre de Acari pela manhã, avisamos que o Super Kilão será aberto o dia todo deste sábado. 

O Super Kilão fica localizado na Rua Major Hortêncio de Brito nº 483 no centro de Acari.

ORG: Mopa Show e Neidinha


Fotos: Mopa Show e texto Fábio Locutor

sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Prefeitura de Carnaúba dos Dantas através da Secretaria de Educação disponibilizara os ônibus nos dias da prova para os candidatos do ENEM

A Prefeitura de municipal de Carnaúba dos Dantas/RN, através da Secretaria de Educação informa aos candidatos do ENEM que se inscreveram para a cidade de Parelhas, que os ônibus sairão nos dias da prova (04 e 11 de novembro) às 10:30hs da Praça Caetano Dantas, retornando da cidade de Parelhas após o término do horário de provas. Não nos responsabilizamos por nenhum atraso dos candidatos. 

Aproveitem o tempo necessário, se esforcem ao máximo e tenham um excelente desempenho. Desejamos boa sorte a todos.

Do blog, desejamos a todos os candidatos Carnaubenses  muitos sucessos na prova.

Fonte: Facebook PMCD

Prefeitura de Carnaúba dos Dantas tem nova secretária de Administração e Planejamento


                                            Foto ilustrativa
A prefeitura municipal de Carnaúba dos Dantas/RN, tem nova secretária de Administração e Planejamento, é a jovem Letícia Freire de França, publicada no Diário Oficial da FEMURN desta quinta-feira (01/11), pelo prefeito municipal Gilson Dantas de Oliveira (MDB), ela substituirá a ex: secretária Juliana de Souza Medeiros. A jovem Letícia Freire de França exerceria o cargo de Coordenadora de Administração do município Carnaubense.

Veja a publicação no Diário Oficial da FEMURN;

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
PREFEITURA MUNICIPAL DE CARNAÚBA DOS DANTAS
GABINETE DO PREFEITO
PORTARIA 135/2018- GP, DE 31 DE OUTUBRO DE 2018.
PORTARIA 135/2018- GP, de 31 de Outubro de 2018.
Dispõe sobre nomeação de Secretário Municipal de
Administração e Planejamento.
O PREFEITO MUNICIPAL DE CARNAÚBA DOS DANTAS/RN,
usando das suas atribuições que lhe são conferidas no artigo 58, inciso
V da Lei Orgânica Municipal,
RESOLVE:
Art. 1º - NOMEAR LETÍCIA FREIRE DE FRANÇA, brasileira,
solteira, portadora do CPF 073.040.474-96, para o Cargo de
SECRETÁRIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO do
Município de Carnaúba dos Dantas/RN.
Art. 2º- Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação,
revogadas as disposições da Portaria 116/2017- GP, de 14 de Julho de
2017.
Publique-se e cumpra-se.
GABINETE DO PREFEITO DE CARNAÚBA DOS DANTAS/RN,
em 31 de Outubro de 2018.
GILSON DANTAS DE OLIVEIRA
Prefeito Municipal
Publicado por:
Letícia Freire de França
Código Identificador:1415AB7C
Matéria publicada no Diário Oficial dos Municípios do Estado
do Rio Grande do Norte no dia 01/11/2018. Edição 1886
A verificação de autenticidade da matéria pode ser feita
informando o código identificador no site:
http://www.diariomunicipal.com.br/femurn/
Fonte: Blog do Fábio Locutor/ FEMURN


Juliana de Souza pediu exoneração do cargo de administração e planejamento do município de Carnaúba dos Dantas


                                              Foto ilustrativa
A ex: secretária municipal de administração e planejamento do Município de Carnaúba dos Dantas/RN, Juliana de Souza Medeiros foi exonerada a pedido através da Portaria nº134/2018, publicada no Diário Oficial da FEMURN desta quinta-feira (01/11), pelo prefeito municipal Gilson Dantas de Oliveira (MDB).


Juliana é a sexta ocupante de cargo no primeiro escalão a deixar a gestão em um ano e dez meses da gestão do prefeito Gilson Dantas.

A gestão do prefeito Gilson Dantas iniciou em primeiro de janeiro de 2017 com os seguintes secretários:

Educação: Rúblia Raquel Dantas Roque; continua
Finanças: Geraldo Estevam de Azevedo; continua
Administração: Juliana de Souza Medeiros,
Assistência Social: Telma Iris dos Santos Silva;
Saúde: Eveline Pereira Barbosa;
Chefe de Gabinete: Monaylla Fadylla da Silva Araujo Dantas;
Obras: Jemmifran da Silva Dantas;
Esportes, lazer, turismo e Cultura: Araidson Santos Simões.

Na obras iniciou como secretário Jemifran da Silva, hoje Laécio Júnior
Administração era Juliana de Souza, hoje Letícia Freire de França
Assistência Social era Telma Iris, hoje Monaylla Fadylla da Silva Araujo Dantas
Saúde era Eveline Pereira Barbosa, hoje Maria das Vitorias Bezerra Dantas
Chefe de Gabinete era Monaylla Fadylla da Silva Araujo Dantas,
hoje Maria Eugenia Dantas
Cultura, turismo, esporte e lazer era Araidson Simões que respondia pelas três.

Hoje cultura e turismo Wagner Cortez, esporte e Lazer Martins Felix Dantas Dias e Agricultura Meio Ambiente e pescara Múcio de Oliveira.

Segundo informações é que mais um cargo de primeiro escalão da gestão do prefeito Gilson Dantas poderá ficar no cargo só até o final de dezembro de 2018.

Veja a publicação do diário oficial da FEMURN.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARNAÚBA DOS DANTAS
GABINETE DO PREFEITO

PORTARIA 134/2018- GP, de 30 de Outubro de 2018.
Dispõe sobre exoneração de Secretário Municipal de
Administração e Planejamento.
O PREFEITO MUNICIPAL DE CARNAÚBA DOS DANTAS/RN,
usando das suas atribuições que lhe são conferidas no artigo 58, inciso
V da Lei Orgânica Municipal,
RESOLVE:
Art. 1º - EXONERAR, a pedido,JULIANA DE SOUZA
MEDEIROS, brasileira, solteira, portadora do CPF 057.296.784-52,
do Cargo de SECRETÁRIA DE ADMINISTRAÇÃO E
PLANEJAMENTO do Município de Carnaúba dos Dantas/RN.
Art. 2º- Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação,
revogadas as disposições em contrário.
Publique-se e cumpra-se.
GABINETE DO PREFEITO DE CARNAÚBA DOS DANTAS/RN,
em 30 de Outubro de 2018.
GILSON DANTAS DE OLIVEIRA
Prefeito Municipal
Publicado por:
Letícia Freire de França
Código Identificador:654BB25C
Matéria publicada no Diário Oficial dos Municípios do Estado
do Rio Grande do Norte no dia 01/11/2018. Edição 1886
A verificação de autenticidade da matéria pode ser feita
informando o código identificador no site:

http://www.diariomunicipal.com.br/femurn/


Fonte: Blog do Fábio Locutor/ FEMURN


quinta-feira, 1 de novembro de 2018

CNS: repudia projeto de reforma da previdência, que pode voltar à pauta no Congresso Nacional em 2018

Durante sua 310ª Reunião Ordinária, realizada dias 10 e 11 de outubro, o Conselho Nacional de Saúde (CNS), publicou uma moção de repúdio à tentativa de desmonte da Reforma da Previdência. De acordo com o texto, o CNS repudia, “com veemência, qualquer tentativa de dar continuidade ao desmanche unilateral e autoritário da Previdência Social e exigir a ampliação do diálogo com as entidades diretamente relacionadas com a temática, para exposição dos riscos e prejuízos dessa reforma ao povo brasileiro”.
As mudanças propostas com o projeto de reforma aumentam o tempo de contribuição dos trabalhadores e trabalhadoras, dificultando o acesso ao benefício. O CNS já havia publicado a Resolução CNS nº 543, de 10 de março de 2017, por meio da qual o órgão posicionou-se contrário à retirada de direitos previdenciários, bem como a Recomendação CNS nº 14, de 12 de maio de 2017, que recomendava ao Congresso Nacional a interrupção da tramitação da Reforma da Previdência Social (Proposta de Emenda Constitucional – PEC 287/2017. O projeto deve voltar a ser discutido entre parlamentares ainda em 2018.
#PraCegoVer: A imagem do site Renova Mídia mostra um salão de uma agência do INSS com close em uma faixa azul onde está escrito “Previdência Social”.
Fonte: Conselho Nacional de Saúde

Fátima Bezerra quer manter “Governo Cidadão” com Banco Mundial



A governadora eleita do Rio Grande do Norte, senadora Fátima Bezerra (PT), participou na terça (30) e quarta-feira (31) de reuniões na sede do Banco Mundial, em Brasília, para tratar do Projeto Integrado de Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande do Norte, o programa “Governo Cidadão”. Acompanhada do suplente de senador, Jean-Paul Prates, que vai assumir o cargo no Senado em seu lugar, ela expressou seu interesse na continuidade e expansão da atual parceria com o Banco Mundial.

“Esse projeto é muito importante para assegurar recursos complementares ao orçamento regular do Estado que viabilizam ações de cidadania e desenvolvimento sustentável. Por isso, quisemos vir, logo nestes primeiros dias após as eleições, garantir a prorrogação dos acordos e metas”, destacou. O projeto “Governo Cidadão” prevê recursos da ordem de R$ 1,3 bilhão para uma série de investimentos e benfeitorias nas áreas de segurança e saúde públicas, educação, gestão do estado, inclusão social, turismo e cultura.
Os executivos do Banco Mundial asseguraram à governadora eleita que encaminharão os pedidos de extensão do prazo e realocação parcial de recursos ainda durante esta semana. Fátima irá incorporar os novos termos ao seu plano de governo e poderá posteriormente solicitar novas adequações.
Participaram do encontro o diretor do Banco Mundial no Brasil, Martin Raise; o coordenador do projeto no Banco, Paul Procee, e a especialista sênior em desenvolvimento rural e gerente do projeto, Fátima Amazonas. Já na reunião desta quarta-feira, participou também, através de videoconferência, o secretário extraordinário para Gestão de Projetos, Francisco Vagner Gutemberg de Araújo, e sua equipe, devidamente autorizados pelo atual governador Robinson Faria.
Fonte: Portal no ar

Prefeitura de Acari iniciou drenagem e pavimentação da Rua Amélia Bezerra: um sonho se realizando





Iniciada em 09 de outubro, a pavimentação e drenagem da Rua Amélia Bezerra, no conjunto Terezinha Pereira (bairro Petrópolis) já começa a transformar o local, deixando o ambiente mais limpo, bonito e valorizado. Um sonho de anos, passa a se tornar realidade e impactar positivamente a vida dos moradores que ali habitam. Uma obra da prefeitura municipal de Acari, que mantem o compromisso com a cidade e com o seu povo.
Fonte: Facebook PMA