terça-feira, 11 de outubro de 2022

PARELHAS: ''Dr. Tiago Almeida realiza multirão de cirurgias na Martenidade Dr. Graciliano Lordão''

O prefeito de Parelhas Dr. Tiago Almeida realizou neste sábado(8), um mutirão de cirurgias, na Maternidade Dr. Graciliano Lordão aqui na cidade de Parelhas.

Em parcerias com os colegas Dr. Handerson e Dra Cyneraly, o médico ortopedista, realizou ao todo 07 procedimentos cirúrgicos, de ombro, punho e joelho.

O médico agradeceu ao senador Styvenson Valentim pelo enviou da emenda parlamentar, que foi usada em prol da saúde do município.

''Termino o dia com a satisfação de sempre trabalhar com amor pelo nosso povo. Estou muito feliz por poder melhorar a vida das pessoas e continuarei realizando esses mutirões de forma totalmente voluntária aqui em nosso município.'' Disse Dr. Tiago

Fonte: Blog de Ivanildo Souza

PUBLICIDADE 



 

Instituto Riachuelo e Sebrae reúnem prefeitos que aderiram ao primeiro ciclo do AgroSertão

 A direção do Instituto Riachuelo, em parceria com o Sebrae-RN, realizou na tarde desta segunda-feira (10), encontro com os prefeitos que aderiram ao primeiro ciclo do Projeto AgroSertão – Resgate e desenvolvimento da produção algodoeira no Seridó, que atendeu a 53 agricultores distribuídos em 6 municípios da região.

O projeto alcançou importantes resultados que agora estão sendo compartilhados com outros gestores municipais, a exemplo das prefeituras onde o projeto foi inserido.

Participaram também do encontro, o Diretor Técnico do Sebrae-RN, João Hélio; Marenilson Batista, da Embrapa; Gabriel Rocha, Presidente do Instituto Riachuelo; o prefeito de Carnaúba dos Dantas, Gilson Dantas; de Tenente Laurentino Cruz, Inácio Macêdo; de São Vicente, Jane Maria; e de Cruzeta, Joaquim Medeiros.

Fonte: Blog de Ismael Medeiros

PUBLICIDADE



Governo participa da comemoração de 10 anos do Grupo Reviver

 

A governadora Fátima Bezerra participou, nesta segunda-feira (10 do café da manhã em comemoração aos 10 anos de atuação do Grupo Reviver. A instituição, fundada em 2012, não tem fins lucrativos e atua na prevenção do câncer de mama. Atualmente, o grupo é responsável por 47% dos exames de mamografia realizados em Natal.

A governadora destacou a atuação do grupo para a saúde da mulher, prestando relevante serviço em ações preventivas, frente ao grande desafio que é combater e tratar o câncer de mama. “O grupo tem se notabilizado pela seriedade, dedicação com que tem atuado, dando uma contribuição importante para que a gente avance na prevenção, garantindo às mulheres uma vida mais plena e com mais saúde”, disse Fátima.

Foto: Raiane Miranda.

A governadora destacou ações de prevenção e combate ao câncer no RN.

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo, no Brasil e no Rio Grande do Norte. Em 2021, o Reviver realizou 17 mil exames para mulheres de Natal. Destes, 3.481 apresentaram alterações e outros 2.033 anomalias.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA/MS), estima 1.130 casos novos de câncer de mama a cada ano do triênio 2020-2022 no RN, o que representa 61,85 casos para cada 100 mil mulheres. No Brasil, a previsão é de 66.280 casos novos/ano, o que corresponde a 61,61 casos por 100 mil mulheres. As maiores taxas de incidência esperadas ocorreram nas capitais do país.

O Governo do Estado é parceiro do Grupo Reviver. O Programa Nota Potiguar é uma ação integrante do Programa de Educação e Cidadania Fiscal do Estado do Rio Grande do Norte, e o Grupo Reviver é uma das instituições beneficiadas com essa ação.

Em outubro do ano passado, a governadora assinou termo de convênio com o Instituto Reviver destinando R$ 320 mil, oriundos de cinco emendas parlamentares, para apoio e manutenção da entidade. No café da manhã, a governadora reiterou o apoio e afirmou que ampliará, cada vez mais, as parcerias. “Porque isso é cuidar das pessoas, é cuidar da vida, da saúde de nossas mulheres.”

Apesar da Covid-19, cujo pico da pandemia se deu entre março e junho de 2021, naquele ano, não houve restrições para realização de mamografias para diagnóstico, em mulheres em acompanhamento, com história familiar e em mulheres que apresentaram sinais e sintomas. Em 2021, o A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap), realizou na rede SUS 51.166 mamografias bilaterais de rastreamento na faixa etária de 40 a 69 anos e 88.967 exames citopatológicos de rastreamento, na faixa etária de 25 a 64 anos segundo dados do Sistema de Informação do Câncer em 2022 (SISCAN-RN).

Sobre os 10 anos de trabalho, a presidente do Grupo Reviver, Ana Tereza Mota, afirmou: “Há 10 anos, tivemos um desejo coletivo de servir ao próximo levando esperança, amenizando sofrimentos e salvando vidas. Vencemos etapas, superando dificuldades, porém, a crença na realização dos nossos sonhos foi maior.”

Foto: Raiane Miranda

PREVENÇÃO

A prevenção do câncer de mama começa com o autoexame, que a própria mulher deve fazer mensalmente a partir dos 20 anos de idade, apalpando as mamas. Ele deve ser feito entre o quarto e o sexto dia depois do fim do fluxo menstrual. As mulheres que não menstruam devem escolher uma data para fazer a avaliação.

É importante ficar atenta a sinais e sintomas como: nódulos palpáveis na mama ou região das axilas; alterações na pele que recobre o local do nódulo; região da mama com aspecto parecido a uma casca de laranja; saída de secreção.

Além do autoexame, é importante que mulheres acima de 50 anos realizem a mamografia de rastreamento, mesmo sem perceber nenhum sinal ou sintoma. Esse é o único exame que permite descobrir o tumor em sua fase inicial, em que a probabilidade de cura é 95%.

Alguns hábitos também ajudam a reduzir os fatores de risco para o câncer de mama em até 28%. São eles: praticar exercícios físicos; alimentar-se de forma saudável; manter o peso corporal adequado; evitar o consumo de bebidas alcoólicas; amamentar; usar hormônios sintéticos apenas com prescrição médica.

PUBLICIDADE 




Carnaúba dos Dantas se prepara para viver Festa da sua Padroeira e Prefeitura intensifica mutirão de pintura, limpeza e capinagem

A cidade de Carnaúba dos Dantas está se preparando para viver mais uma Festa de Nossa Senhora das Vitórias. O centro da cidade está ganhando toda uma organização para vivenciar os dias de Festa.

A Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Obras está unida em uma força tarefa com serviços de capinagem, limpeza e pintura de canteiros, faixa de pedestre e meio-fio, além de retoques essenciais para deixar Carnaúba dos Dantas ainda mais bela e aconchegante.

PUBLICIDADE



ANIVERSARIANTE DO DIA! Hoje quem está apagando as velinhas é o mano Josinaldo o velho “Papagaio”

FELIZ ANIVERSÁRIO! – O Blog do Fábio Locutor parabeniza nesta terça-feira (11/10) o irmão Josinaldo Dantas de Medeiros (Papagaio) pela passagem da sua data natalícia.

O aniversariante do dia, é um grande profissional em mecânica em márquina de Cerâmicas.

 Ao longo de todo o dia de hoje vem recebendo felicitações e homenagens com muito Amor e carinho, além de votos de FELIZ ANIVERSÁRIO, de amigos e familiares, todos estão felizes com a passagem desta data tão especial que é o seu aniversário.

Desejo muitas felicidades, não apenas hoje, mas sim sempre. Que nunca falte saúde, amor e sucesso no seu caminho pela vida, e que todos os seus sonhos se tornem realidade. Parabéns! Meu querido mano.



Atenciosamente José Fábio seu irmão.

PUBLICIDADE



Assista ao vídeo do comediante Zé Lezin fazendo o convite para o grande show em Carnaúba dos Dantas quinta-feira (13)

Nesta próxima quinta-feira (13) um dos melhores comediantes do Brasil Zé Lezin estará de volta à terra da música em Carnaúba dos Dantas/RN, desta vez na Arena São João a onde realizará um grande Show.

Com um novo repertório de piadas, o humorista traz para Carnaúba dos Dantas toda sua diversão, contando seus causos e passagens hilárias. A apresentação promete animar os Carnaubenses apaixonados pela Cultura Nordestina, o rei do humor vem trazendo muitas histórias de sua carreira, que são representantes da sua trajetória com um show cheio de contos de matuto, ótimas piadas e anedotas.

Assista o vídeo abaixo. 

Então aproveita e compre já sua senha por apenas R$ 40,00 reais individual ou a (Mesa com 4 Cadeiras ) por apenas R$ 160,00 reais, faça sua compra através do pagamento via pix.

Informações:

Walas Ataide (84) 98736-7868

𝐋𝐨𝐮𝐫𝐢𝐧𝐡𝐨 𝐆á𝐬 (84) 9163-6742.

Realização:

𝐖.𝐀 𝐞𝐯𝐞𝐧𝐭𝐨𝐬

PUBLICIDADE



Cantor Klenivaldo deu um show neste sábado (08) em Praça Pública em Ouro Branco levando o público ao delírio

O cantor Klenivaldo da cidade de Jardim do Seridó deu um show no palco da Festa do Divino Espírito Santo na cidade de Ouro Branco/RN na noite deste último sábado (08), levando o público ao delírio e deixando todos ainda mais apaixonados.

Confira abaixo o vídeo.

PUBLICIDADE 
 

segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Suplente de vereador Luciano de Chico Bae realizará Festa para crianças em Carnaúba dos Dantas e nos Povoados Rajada e Ermo

O mês de outubro é celebrado o Dia Das Crianças. O suplente de vereador Luciano de Chico Bae que é mais conhecido em Carnaúba dos Dantas/RN irá realizar o 2º ano a Festa das Crianças Solidária nesta sexta-feira (14), ás 16:30, com muitas brincadeiras, lancheirinhas, Pula-Pula, brindes, sorvetes e algodão doce. Haverá a presença de palhaços.

De acordo com Luciano essa será a 2ª edição da Festa das Crianças Solidária que promete ser um sucesso, onde muitas crianças participarão do evento. “As crianças vão aproveitar a oportunidade para se divertir nas brincadeiras, Pula-Pula e curtir muitas gargalhadas com os palhaços, será tudo grátis”, disse Luciano de Chico Bae.

O evento irá beneficiar crianças da Cidade e dos Povoados Rajada e Ermo. Observação, os eventos para ás crianças dos Povoados Rajada e Ermo serão após a Festa de Nossa Senhora das Vitorias.

O evento tem como organizador Luciano de Chico Bae e Parceiros.

PUBLICIDADE 



 

Governo do RN transfere ponto facultativo do Dia do Servidor para 14 de novembro

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte transferiu o ponto facultativo do Dia do Servidor Público nos órgãos da Administração Pública Estadual Direta e Indireta para o dia 14 de novembro de 2022. O Decreto nº 32.056, que estabelece a transferência do ponto facultativo, foi publicado na edição desta sexta-feira (7) do Diário Oficial do Estado.

A publicação também destaca que caberá aos dirigentes dos órgãos e entidades a preservação e o funcionamento dos serviços essenciais afetos às respectivas áreas de competência.

Com a transferência da data - comemorada tradicionalmente em 28 de outubro, os servidores públicos do Governo do RN terão o ponto facultativo acompanhado do feriado nacional da Proclamação da República, que é celebrado em 15 de novembro.

Origem

O Dia do Servidor Público surgiu através do Conselho Federal do Serviço Público Civil, recordando a criação das leis que regem os direitos e deveres dos servidores públicos - Decreto Lei nº 1.713, de 28 de outubro de 1939.

Decreto N° 32.056 - http://diariooficial.rn.gov.br/dei/dorn3/docview.aspx?id_jor=00000001&data=20221007&id_doc=789731.

PUBLICIDADE 




Associação da Comunidade Rajada realizou reunião neste domingo (09) para discutir data para eleição da nova diretoria e Conselho Fiscal

Associação Comunitária da Comunidade Rajada Município de Carnaúba dos Dantas/RN, realizou na tarde deste domingo, dia 09 de outubro de 2022, na sua própria Sede, a reunião mensal, o objetivo da reunião a prestação de contas do mês de setembro, recebimento de mensalidades e taxas de água doce e na torneira.

Em seguida a senhora presidente Maria Edvirgem apresentou algumas regras para o processo da eleição para a nova diretoria e Conselho Fiscal que acontecerá no próximo mês.

Os associados e associadas só poderão votar e ser votado se estiverem rigorosamente em dia com as mensalidades, taxas de água doce e torneira até o mês de setembro. A eleição foi marcada para o dia 13/11 /2022. É o segundo domingo de novembro. Você associado (a) com 180 dias ou 6  meses já tem direito de votar.




PUBLICIDADE 


Ao lado da governadora, Francisco do PT participa de mobilizações em defesa da vitória de Lula

O deputado estadual Francisco do PT esteve, neste sábado (8), ao lado da governadora Fátima Bezerra, participando de atos em defesa da vitória de Lula, no segundo turno das eleições.

O primeiro evento foi em Currais Novos, em uma plenária com a participação do prefeito Odon Júnior, da vice-prefeita Ana Albuquerque e lideranças de vários municípios da região do Seridó.

"A governadora Fátima venceu em primeiro turno, porque as pessoas reconheceram o trabalho dela pela reconstrução do Rio Grande do Norte. Agora você imagina com Lula presidente, como ela vai ter um grande parceiro nessa missão. É muito importante a vitória do nosso presidente", disse Francisco do PT, que foi o deputado estadual mais votado de Currais Novos, com 4755 votos.

Logo em seguida, Francisco, a governadora e as demais lideranças foram para Caicó, onde aconteceu uma carreata com a participação do deputado estadual Vivaldo Costa.

O vice-governador Walter Alves, as deputadas estaduais Isolda Dantas e Divaneide Basílio, a deputada federal Natália Bonavides e o deputado federal Fernando Mineiro, além da senadora Zenaide e do ex-secretário Jaime Calado, também participaram dos atos de campanha.

Fonte: Blog de Ivanildo Souza

PUBLICIDADE 



 

domingo, 9 de outubro de 2022

Deputada Federal Natália Bonavides (PT/RN) reafirma Compromisso com Carnaúba dos Dantas-RN

Em Currais Novos, o presidente do PT de Carnaúba, Fabiano Pacômio, ao lado dos artistas Dede Carnaúba e Caca de Cirilo, participaram de uma plenária em favor da candidatura a presidência de Lula, na ocasião, a Deputada Federal Natália Bonavides, recordista nas eleições de 2022, com 157.565 votos no RN, sendo 261 votos em nosso município, agradeceu sua votação e reafirmou compromisso com a população do município de Carnaúba dos Dantas/RN.

"O comprometimento da Deputada é fantástica, Natália já provou que é parceira do nosso povo, prova disto foi os recursos destinados para pautas importantes como: saúde, agricultura, recursos hidricos e turismo, e com esse novo ciclo iniciando, novas conquistas teremos ao lado da jovem e guerreira parlamentar". Disse - Fabiano Pacômio.

PUBLICIDADE



Francy Lima a Voz romântica do Forró deu um show ontem à noite nos quiosques em Carnaúba dos Dantas

Os quiosques instalados ao longo da Praça dos Quiosques em Carnaúba dos Dantas realizaram uma noite de muita festa, na noite deste sábado (08). Ao som da jovem cantora paraibana natura da cidade de Picuí/PB Francy Lima a Voz romântica do Forró deu um show, tocando vários repertórios.

Com um bom público presente movimentou a economia de todos os quiosques e demais comerciantes próximos aos quiosques.

Para Castanha proprietário de um quiosques a volta dos nossos eventos aqui nos quiosques foi muito bom, “sempre vamos se unir cada um proprietário dos quiosques para juntos podemos realizar uma musica ao vivo a cada mês”, frisou Castanha.












Do blog,

Parabéns a todos os proprietários dos quiosques, Castanha, Naire, Cacau,  Dedé e os demais comerciantes que deram suas contribuição para a realização deste evento.

Assista o vídeo abaixo da cantora Francy Lima a Voz romântica do Forró

PUBLICIDADE



Governo do RN investe R$ 571 mil na 60ª Festa do Boi

A edição de 2022 da Festa do Boi, realizada no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, marca os 60 anos de criação do evento e conta com expressivo apoio do Governo do Rio Grande do Norte. Através da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (SAPE), e do Programa Governo Cidadão, foram destinados R$ 371 mil e R$ 200 mil, respectivamente, para a realização do evento pela Associação Norte-Rio-Grandense de Criadores (Anorc). A expectativa dos organizadores é reunir 500 mil pessoas e gerar R$ 65 milhões em negócios.

O Governo do RN instalou na Festa do Boi um gabinete onde estarão concentradas as ações desenvolvidas pelos vários órgãos nas áreas da pecuária, pesca, agricultura convencional e agricultura familiar, divulgação da Festa do Cavalo 2023 e do Comitê Executivo de Fruticultura do RN (Coex).

Foto: Sandro Menezes

A expectativa dos organizadores é reunir 500 mil pessoas e gerar R$ 65 milhões em negócios.

O secretário da SAPE, Guilherme Saldanha destacou a participação do Governo do RN na realização da Festa do Boi e o apoio ao produtor rural. Citou as ações governamentais como a conclusão do Projeto Baixo Açu, "que se arrastava há 30 anos, o apoio à produção de camarão, às queijeiras  que agora têm selo de qualidade". O secretário registrou também que hoje o RN é o maior produtor de camarão e frutas do Brasil. "Tudo isso é resultado das ações e do compromisso da gestão da governadora com o setor produtivo", declarou no ato de abertura da Festa.

O presidente da Anorc, Marcelo Passos disse que a Festa do Boi deste ano não existiria sem o apoio do Governo do Estado. Esta gestão foi e está sendo incansável no apoio ao produtor e executa o maior calendário de exposições agropecuárias da história do estado".

ÓRGÃOS DO GOVERNO NA FESTA DO BOI

Ações da Emparn

• Fazendinha com plantações de milho, sorgo, palma (consorciada), feijão e banana;

• Distribuição de amostras de sementes milho, sorgo, palma, capim elefante, feijão (durante todos os dias);

• Comercialização de sementes, mudas (banana e coco) e pintos de um dia produzidos pela Emparn

• Programação cientifica voltada para a agricultura familiar e produtor rural

• Participação em leilão, disponibilizando animais do seu plantel como bovinos (Gir Leite, Sindi e Pardo Suíço), muares e asininos.

Ações do Idiarn

• Os fiscais agropecuários do órgão são responsáveis por inspecionar toda a documentação dos animais que entrarão no Parque, como a Guia de Trânsito de Animal – GTA, atestados de vacinação e exames físicos, garantindo a sanidade dos animais que serão expostos e comercializados durante o evento.

• A recepção animal tem início antes abertura oficial e segue até o fim da programação do evento.

Dia 13 – Participação de Renato Dias, Diretor de Defesa e Inspeção Sanitária Animal, na live realizada pelo BNB. O tema abordado pelo Idiarn será Selo SISBI e Selo Arte.

Dia 14 – Renato Dias também realizará uma palestra no auditório do SENAR, sobre certificação de propriedade livre de brucelose e tuberculose.

Ações da Emater

• A Emater-RN em parceria com a Sedraf-RN garantirá participação na 60ª edição da Festa do Boi com atividades do “Sítio Agroecológico” - representação de  unidade produtiva da agricultura familiar, expondo ações voltadas à convivência com o semiárido, à agroecologia e acesso a mercados. O local também terá apresentação de projetos da Sedraf;

• A Emater-RN receberá caravanas de agricultores familiares, vindos dos seguintes regionais, respectivamente: Currais Novos (10/10); Santa Cruz e São Paulo do Potengi (11/10); São José e João Câmara (12/10); Mossoró e Assu (13/10); Caicó, Pau dos Ferros e Umarizal (14/10)

• Os grupos visitarão, no sítio agroecológico, demonstração de cultivo do algodão agroecológico, de sementes crioulas, forragem, uma horta, além da apresentação de um biodigestor, utilizado para geração de gás na propriedade rural, a partir do uso de matéria orgânica;

• No espaço, também há réplica de uma casa típica da agricultura familiar e agenda cultural em parceria com a Fundação José Augusto;

• Feira de produtos da agricultura familiar composta de 15 barracas, ocupadas pelas cooperativas da Unicafes, Ocern, Fetarn, Fetraf e MST;

• Entrega de veículos e equipamentos agrícolas adquiridos por agricultores familiares que acessaram o crédito rural, por meio da Emater-RN. As operações de crédito desses itens somam R$ 1,5 milhão;

• Lançamento da revista “Emater em Campo”, com uma síntese do que foi realizado nos últimos quatro anos de gestão do instituto, com depoimentos de agricultores e agricultoras familiares beneficiados pelas atividades.

Ações da Sedraf

• A SEDRAF - Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar – vai expor seus programas e projetos na 60ª edição da Festa do Boi, tais como:

• Anúncio da retomada do Programa da Documentação da Trabalhadora Rural, que em um ano de implantação (de março de 2020 a março de 2021) realizou cerca de 6 mil atendimentos. A ação foi interrompida devido à pandemia.

• Concessão do Selo da Agricultura Familiar (SAF-RN)  que identifica a origem e dá isenção de ICMS para quem compra da agricultura familiar para comercializar.

• Feira da Agricultura Familiar com 15 barracas, contemplando produtores(as) e cooperativas de todas as regiões do estado.

• Entrega de certificados de produção agroecológica, fruto da parceria firmada entre Governo do RN (via SEDRAF) com a Rede Xique-xique e ACOPASA, que são habilitadas pelo Ministério da agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para promover certificação agroecológica. O apoio governamental está garantindo a certificação direta de 300 famílias.

• Exposição de Ensiladeira, que contribui no manejo de  alimento de qualidade para o gado. Esta iniciativa integra o conjunto de ações voltadas à Agroecologia e Convivência com o Semiárido, desenvolvidas pela pasta.

• Projeto Algodão Agroecológico Potiguar – Junto à EMATER-RN, demonstração de canteiro semelhante aos que estão sendo cultivados pelas 361 famílias que compõem o projeto em 41 municípios e já ocupa 458 hectares em consórcio com culturas de feijão, milho e gergelim.

• CREDMAIS – Serão entregues os cheques referentes aos contratos de microcrédito da linha especial fomento para a agricultura familiar.

ARTESANATO

• O Proarte vai participar da festa do Boi com 40 artesãos.

• Mais de 2 mil artesãos já foram beneficiados direta e indiretamente pelo Proarte.

PUBLICIDADE




Governo viabiliza participação de mais de 140 artesãos na Brasil Mostra Brasil

O Governo do Rio Grande do Norte, por meio do Proarte (Programa Estadual do Artesanato do RN) da Sethas, possibilita a participa da 27ª edição da Multifeira Brasil Mostra Brasil, até o próximo domingo, 9 de outubro no Centro de Convenções da Via Costeira.

A secretária da Sethas, Iris Oliveira, as subcoordenadoras do Proarte, Graça Leal, e da Economia Solidária, Lidiane Freire, nesta quarta-feira, 5, visitaram os estandes e bancas dos artesãos selecionados pelo Governo do Estado.

"A Sethas, seguindo as determinações e orientações da nossa Governadora, Professora Fátima Bezerra, não tem medido esforços para garantir aos/as artesã/os potiguares espaços de divulgação e de apoio à comercialização da produção artesanal do nosso Estado”, frisou a secretária Iris Oliveira.

Fomentar, apoiar, fortalecer e promover a atividade artesanal e toda a cadeia produtiva do segmento é um dos objetivos do Proarte que o Governo do Estado torna efetivo.

Nesta edição 2022 conta com 146 artesãos de 20 municípios do RN com as mais diversas tipologias representam a produção artesanal do Estado, tanto de profissionais individuais, associações e da economia solidária, explicou a subcoordenadora do Proarte, Graça Leal.

Nos estandes e bancas do Governo do Estado do Rio Grande do Norte a riqueza do artesanato potiguar é representada pelas mais diversas tipologias em peças de madeira, barro, crochê, bordado.

Cláudia Mendonça, de Passa e Fica, é especializada em renda frivolité, de origem francesa que é tradição no município há mais de 60 anos. Participando das feiras por meio de editais do Governo, ela diz que este tipo de evento fortalece o artesanato e a tradição local.

A costura criativa da artesã Agriana Salustra Nascimento, em forma de patchwork, reutilização de tecidos de sombrinhas. Na parte culinária, a artesão Liana Regina, de Macaíba, produz óleo de coco prensado a frio e desidratado no sol.

“Depois dele (o óleo) extraído eu coloco a planta dentro do óleo do coco e fica maravilhoso, porque não é essência, é a própria planta de alecrim e de camomila”.

Uma mestra do artesanato, Maria do Carmo, também de Macaíba, produz peças em barro e palhas e disse que é importante a participação em feiras para divulgação.

FEIRA

A Brasil Mostra Brasil que começou sábado, 1º de outubro, espera um público de 80 mil pessoas nesta edição. Além do artesanato local, nacional e internacional, a Multifeira é consagrada pelas diversas opções de produtos expostos em segmentos como móveis, roupas, eletrônicos, artigos de decoração, moda, utilidades domésticas, calçados, eletrodomésticos, artesanato, automóveis, saúde, educação com geração de cerca de 500 empregos diretos e indiretos.

Serviço:

Evento: 27ª Multifeira Brasil Mostra Brasil

Data: 01 a 09 de outubro de 2022

Horário: das 16h às 22h

Local: Centro de Convenções.

PUBLICIDADE