sexta-feira, 5 de maio de 2023

Consórcio Multifinalitário debate administração de resíduos sólidos em assembleia

O Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Região do Seridó se reuniu em assembleia geral extraordinária nesta quinta-feira (4) em Currais Novos, no auditório da AMSO-TR. Entre as demandas, os representantes dos municípios discutiram avanços no âmbito do consórcio e debateram soluções acerca da gestão de resíduos sólidos e como as cidades podem buscar soluções nesse campo nos próximos meses.

O encontro foi aberto pelo presidente do consórcio, o prefeito de Serra Negra do Norte, Sérgio Fernandes. Em sua fala, além de saudar as autoridades presentes, ele chamou a atenção para a principal pauta do encontro.

“O objetivo maior foi a discussão de alguns temas. Entre eles, está o edital da PMI, discutindo uma concessão para viabilizar a destinação e tratamento dos resíduos de toda a região. É hora de proporcionar a discussão das parcerias que obtivemos enquanto municípios, como a com o senador Styvenson que tem sido um grande parceiro de todos os municípios”, afirma o gestor.

Os prefeitos também debateram o plano de trabalho que será criado entre os entes públicos para a perfuração de poços, trataram sobre a criação do cargo de administrador no âmbito consorcial e debateram detalhes burocráticos da administração colegiada.

“São ocasiões importantes para seguirmos avançando enquanto entidade. É importante uma discussão cada vez mais aprofundada sobre como fazemos a administração dos nossos resíduos e o edital do PMI deve ser uma solução para, através de concessão, tratarmos esse tema com a seriedade necessária, obtendo resultados melhores nesse sentido”, conclui Sérgio Fernandes.

Além do prefeito Sérgio Fernandes estiveram presentes, Fernando Bezerra (Acari), Tiago Almeida (Parelhas), Inácio Macedo (Tenente Laurentino), Galo (Florânia), Joaquim de ‘Medeirinho’ (Cruzeta), Amazan (Jardim do Seridó), Samuel Souto (Ouro Branco), Hudson Brito (Santana do Seridó), Aníbal Pereira (São João do Sabugi), Novinho (Cerro Corá), além de representantes de outras cidades.

Prefeito de Cruzeta Joaquim de ‘Medeirinho’ 

Fonte: Blog de Ismael Medeiros

PUBLICIDADE



Prefeito Gilson Dantas participa do VII Congresso da Liga Contra o Câncer

O prefeito de Carnaúba dos Dantas, Gilson Dantas, está participando do VII Congresso da Liga Contra o Câncer, iniciado nesta quinta-feira (4) no Centro de Convenções, em Natal/RN. Ele falou sobre a experiência do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Seridó com a telemedicina e como a prática trouxe benefícios diretos para a população.

A fala do gestor ocorreu no painel sobre inovação, que debate soluções para simplificar processos e usar a tecnologia para facilitar o serviço de saúde como um todo.

O evento segue até o dia 6 de maio, sábado, no Centro de Convenções em Natal.

PUBLICIDADE



quinta-feira, 4 de maio de 2023

Câmara de Carnaúba dos Dantas é reconhecida com dois troféus de nível nacional em Brasília, "Destaque Nacional" e "Personalidade Brasil" na Marcha Legislativa 2023 em Brasília

Trabalho da Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas é reconhecido com dois troféus de nível nacional em Brasília no "Destaque Nacional" e "Personalidade Brasil" na Marcha Legislativa 2023, pela União dos Vereadores do Brasil - UVB.

Os projetos premiados são: "Troféu Personalidade Brasil" com o Programa Câmara Mirim, de autoria da Vereadora Marli de Medeiros, entre os 20 selecionados do País, e o "Troféu Destaque Nacional" de autoria do Vereador José de Azevedo, entre os 50 selecionados do País.

O concurso Destaque Nacional tem o objetivo de destacar as iniciativas que tenham contribuído pelo fortalecimento do Poder Legislativo Municipal, estimulando a integração com a comunidade, a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Um dos diferenciais que fizeram com que os projetos dos vereadores de Carnaúba dos Dantas fossem premiados, foram a forma positiva que contribuem com a construção de uma sociedade mais justa.

Os projetos foram apresentados dentre outros projetos de mais de 5 mil vereadores de todo o Brasil. A apresentação se deu em forma de vídeos, para realmente mostrar na prática a execução do projeto inscrito. Uma grande conquista para a Câmara receber duas premiações no mesmo evento, e isso demonstra o quanto o trabalho dos Vereadores Carnabenses têm sido importantes para a cidade e para os cidadãos.

A Câmara de Carnaúba dos Dantas recebe neste momento o reconhecimento por um trabalho sério, inovador e extremamente significativo para a população. É também a realização de um grande sonho ver o Poder Legislativo Municipal se reinventando, se modernizando e construindo uma história de sucesso.

Os Vereadores José Evangelista, José Gilvan, José Lúcio e Thabatta Pimenta também estiveram representando a Câmara na Marcha de Vereadores 2023.

PUBLICIDADE



 

Eleições 2024: “Nome do Vereador Messias ganha força dentro do grupo de oposição em Parelhas para uma disputa majoritária

Quem vem ganhando força diante do grupo de oposição em Parelhas é o Vereador Messias Medeiros do PT.

O Vereador já foi testado nas urnas quatro vezes e já está no seu segundo mandato, o jovem parlamentar vem tendo o seu nome lembrado para disputar a principal cadeira do Palácio Severino da Silva Oliveira, nas eleições do ano que vem.

A avaliação é que o nome do Vereador Messias tem todas as condições de disputa e se junta ao nome da ex-Vereadora Rogéria e de outros nomes que vem sendo colocados a mesa para as discussões.

Fonte: Blog de Ivanildo Souza

PUBLICIDADE



Gestão municipal de Acari adquire mais 02 novos veículos para auxiliar nas ações de saúde

A Prefeitura de Acari, por meio da Secretaria de Saúde, recentemente adquiriu dois novos veículos que irão auxiliar nas ações de saúde do município. As duas motocicletas serão especialmente úteis em iniciativas da endemias, vigilância sanitária e coordenação de atenção primária.

Além disso, elas também serão empregadas na fiscalização dos serviços diretos e indiretos oferecidos à população, tornando-se equipamentos de suporte indispensáveis para a administração pública de Acari.

PUBLICIDADE 



 

Deputada Federal Natália Bonavides destina emenda para saúde do município de Carnaúba dos Dantas/RN

A Deputada Federal, Natália Bonavides (PT) alocou para SAÚDE do município de Carnaúba dos Dantas/RN, emenda no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais) para Custeio da Atenção Básica.

“Natália mais uma vez, atendendo as reivindicações do PT de Carnaúba dos Dantas e destinando recursos para saúde da nossa população, isto mostra o compromisso da parlamentar para com a nossa cidade” – Relatou Fabiano Pacômio.

PUBLICIDADE 



 

quarta-feira, 3 de maio de 2023

PREPAREM-SE CAVALEIROS E AMAZONAS: Será neste final de semana a 5ª Cavalgada do Trabalhador em Santana do Seridó

A Prefeitura de Santana do Seridó apoia nesses dias 06 e 07 de maio, a realização da 5ª edição da Cavalgada do Trabalhador. Evento que já faz parte da agenda cultural do nosso município, com a seguinte programação:

*06/05 (sábado):*

•15h - Recepção das comitivas de cavalgantes na Comunidade São Bento;

•19h - Festa de confraternização com animação de JOTINHA NERY e WELLIGTON E BANDA, na Quadra de esporte da comunidade São Bento.

*07/05 (domingo):*

•08h - Café da manhã na quadra de esportes da comunidade São Bento;

•10h - Saída da cavalgada com destino a Santana do Seridó com animação de MOSANIR GOMES, POETA JOSÉ LÚCIO E CIZA ABOIADOR.

•11h - Benção dos cavalgantes na Igreja Matriz de Senhora Santana.

•12h - Feijoada de confraternização com animação de ISAÍAS ARAÚJO, LAÉRCIO VANEIRÃO E ANDERSON SANFONEIRO no Centro Cultural Felino Ivo Bezerra.

•16h - Lançamento da programação do 27º Santo Antônio do Povo que acontecerá de 07 a 11 de junho;

•19h - Encerramento das festividades da 5ª Cavalgada do Trabalhador.

PUBLICIDADE



Senador Rogério Marinho anuncia pagamento de mais R$ 3 milhões para a construção do Acari Cidade da Moda

O senador Rogério Marinho (PL-RN) anunciou o pagamento de mais R$ 3 milhões para a construção e implantação da cidade da Moda, em Acari, na região Seridó do Rio Grande do Norte. Os recursos foram liberados na última sexta-feira (28) e serão fundamentais para a continuidade das obras, que têm o potencial de gerar mais de 4 mil empregos diretos e indiretos.

Ao todo, serão investidos cerca de R$ 20 milhões, dos quais aproximadamente R$ 7 milhões foram pagos até o momento. As obras contemplam galpões, áreas de reciclagem, capacitação e qualificação profissional, showroom e parques de exposição. O potencial econômico da Cidade da Moda para a região é destacado pelo senador Rogério Marinho.

“Toda a região do Seridó sai ganhando. São mais de 3 mil m² de área construída que possibilitará a comercialização de produtos, a dinamização da produção e a geração de emprego, renda e oportunidade a uma região que tem vocação natural na área de confecções. O Seridó já emprega mais de 5 mil pessoas com carteira assinada através do Pró-Sertão, um projeto que criamos em 2012”, destaca o senador.

Fonte: Blog de Ismael Medeiros

PUBLICIDADE



Única vereadora trans do nordeste, Thabatta Pimenta, foi convidada para ser uma das representantes do Brasil em encontro LGBTI no México


 

A única vereadora trans do nordeste, Thabatta Pimenta, foi convidada para ser uma das representantes do Brasil no Encontro de Lideranças Políticas LGBTI das Américas e do Caribe no México. A potiguar que foi a segunda mulher progressista mais votada do Rio Grande do Norte para Deputada Federal nas últimas eleições, estará no evento que acontece na Cidade do México entre os dias 20 e 22 de julho, juntamente com a comitiva brasileira.

“Venho com essa luta não só LGBT, mas anticapacitista, pelo direito das pessoas com deficiência.” destacou Thabatta também é ativista pelas direitos das comunidades PcDs, além de ser chamada de “irmãe” por seu irmão Ryan, que possui paralisia cerebral. Ansiosa, a parlamentar afirmou estar esperançosa com a sua participação no evento, “Isso só mostra que há um caminho para as comunidades LGBT, né?. Com esse recorte também dos pequenos municípios, mostrando essas realidades” revelou em entrevista ao Planeta Foda.

O evento internacional que reúne lideranças abertamente LGBTI, servidores públicos e pessoas aliadas, busca avanço em direção à igualdade através de um espaço de diálogo, capacitação e troca de experiências. Considerado um dos maiores eventos voltados à lideranças das comunidades, já reuniu mais de 1.350 líderes LGBTIQ+ de mais de 40 países de todo o hemisfério.

Segundo Thabatta, o convite para participar do evento se deu por seu expressivo número de votos nas últimas eleições, mesmo sendo uma mulher trans do interior do Rio Grande do Norte. “Tem um peso ser uma mulher trans e travesti que foi votada em todos os municípios do Estado, sem conseguir chegar em todos eles” afirmou a vereadora. Entre os objetivos do evento está identificar os avanços e as melhores práticas nos processos de participação cidadã e política de pessoas das comunidades, destacar o papel de líderes LGBTI na construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária para todos, reforçar o trabalho com pessoas aliadas em instituições, na sociedade civil e no mundo empresarial, além de construir ideias para promover o diálogo com as instituições de Estado.

 Redes Sociais/ Thabatta Pimenta

PUBLICIDADE



Deputado Ezequiel pleiteia ações em segurança, saúde, limpeza e infraestrutura para o Seridó

A região do Seridó potiguar foi contemplada por uma série de requerimentos apresentados pelo mandato do presidente da Assembleia Legislativa do RN, deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB). As solicitações enviadas a órgãos do governo estadual englobam áreas como segurança pública, saúde, limpeza e infraestrutura.

Na área de infraestrutura o parlamentar requereu do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) a recuperação asfáltica da RN-088, que liga os municípios de Jardim do Seridó à Parelhas.

O presidente da ALRN também solicitou o aumento do efetivo policial e melhores condições de trabalho para os policiais militares que atuam nas cidades de Acari e Parelhas, acrescentando para este último município a disponibilidade de um veículo modelo ambulância. Ainda para a cidade de Acari, Ezequiel pediu a destinação de um trator e um caminhão coletor de lixo.

O parlamentar apresentou ainda requerimentos que sugerem à Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) um estudo de viabilidade para a execução do saneamento básico das ruas dos municípios de Parelhas, Florânia e Acari. No caso deste último município, a solicitação se refere ao bairro Cardeal Eugênio Sales de Araújo e também inclui o calçamento das ruas.

Na área de abastecimento, o deputado Ezequiel Ferreira também requereu à Caern um estudo de viabilidade técnica para a extensão da rede de distribuição de água para áreas de expansão urbana. Trata-se de uma demanda importante, uma vez que essas áreas de crescimento – incluindo o projeto do Centro Empresarial, na RN-288, saída para o município de Cruzeta – encontram-se desassistidos de abastecimento regular pela companhia.

PUBLICIDADE



terça-feira, 2 de maio de 2023

Noite de domingo movimentada com apresentação do espetáculo "as pelejas de baltazar" em Acari

Depois de passar pelo Povoado Bulhões, na manhã deste domingo (30), o projeto Trapiá Sementes, contando com apoio da Prefeitura de Acari, através da Secretaria de educação, Cultura e Esportes, realizou sua segunda apresentação do dia em frente à Basílica Moenor. O espetáculo "As Pelejas de Baltazar", atraiu multidão para prestigiar esse momento cultural belíssimo. 

O espetáculo conta as pelejas que Baltazar enfrenta para reencontrar a sua querida, Rosinha, que sumiu misteriosamente.

O projeto Trapiá Semente conta com o patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, da Neoenergia Cosern e do Instituto Neoenergia, com apoio da Prefeitura de Acari. A produção é da Mapa Realizações Culturais e a realização é da Associação Cultural Trapiá.
















PUBLICIDADE 



 

segunda-feira, 1 de maio de 2023

Prefeito Joaquim e Elismária Catarina Vice-prefeita realizaram atendimentos do Programa Gabinete a Serviço do Povo neste sábado (29)

Na manhã do último sábado (29), houve novos atendimentos no programa gabinete a serviço do povo na cidade de Cruzeta.

O Prefeito Municipal Joaquim José e a Vice-prefeita Elismária Catarina estiveram na Sede do Centro Administrativo, ouviram atentamente os relatos dos agricultores e agricultoras e buscaram solução para as demandas existentes nas comunidades rurais.

Os atendimentos são prioritários as pessoas que residem na zona rural e acontecem uma vez ao mês, aproveitando o tempo disponível dos agricultores ao virem a zona urbana no sábado de feira.






Fonte: Assessória de comunicação da prefeitura de Cruzeta

PUBLICIDADE