domingo, 6 de agosto de 2017

CÂMARA MUNICIPAL DE ACARI HOMENAGEIA PERSONALIDADES EM SOLENIDADE




A Câmara Municipal de Acari realizou na noite desta sexta-feira (04) a sessão solene de entrega de Títulos de Cidadania Acariense e Comenda Manoel Esteves de Andrade a várias personalidades que tem serviços prestados ao município. Ao todo, 19 pessoas foram homenageadas.


O evento aconteceu no plenário Vereador Antônio Ferreira da Costa que ficou completamente lotado de homenageados e seus familiares.

Fonte: Facebook da Câmara Municipal

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

BANCO MUNDIAL ACOMPANHA ANDAMENTO DE OBRAS DO PROJETO GOVERNO CIDADÃO

                      Na foto, as obras do Hospital Regional de São José de Mipibu

Em videoconferência realizada na manhã desta quarta-feira (2) a Secretaria de Estado da Saúde Pública apresentou o andamento das obras do Projeto Governo Cidadão (antigo RN Sustentável) ao representante do Banco Mundial e especialista em saúde, David Oliveira de Souza. A gerente geral do projeto, Fátima Amazonas, também acompanhou a apresentação.

Com previsão de entrega para janeiro de 2018, o Laboratório de Anatomia Patológica que já está em plena fase de construção, foi um dos temas da pauta. Está em discussão na Sesap como será o modelo de gestão da unidade, a distribuição de recursos humanos e a parceria com universidades para atuação no laboratório.

Também foram discutidos os indicadores de saúde, as reformas e adequações já realizadas em 15 maternidades do Estado, além de melhorias na portas de entrada de urgência e emergência de 7 hospitais, bem como a construção do Hospital Regional da Mulher, em Mossoró. Os investimentos neste hospital giram em torno de 100 milhões de reais, divididos entre realização da obra e aquisição de equipamentos.

“A unidade será referência em partos de alto risco, atendendo municípios da 2a, 6a e 8a Região de Saúde, e foi pensado dentro dos padrões de atendimento que preconiza a Rede Cegonha”, explicou Ana Petta, gerente do Governo Cidadão na Sesap.

A próxima Missão de Supervisão do Banco Mundial na área da saúde está prevista para o mês de setembro, com acompanhamento in loco das atividades e investimentos executados.


Fonte: Assecom/RN

DETRAN INICIA CRONOGRAMA DE TESTES DE DIREÇÃO VEICULAR NO INTERIOR DO RN; VEJA CRONOGRAMA




O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) iniciou a execução do cronograma de exames práticos de direção veicular que serão aplicados nos municípios do interior do Rio Grande do Norte durante o mês de agosto. Os examinadores iniciaram as avaliações nesta quarta-feira (02), pela cidade de Currais Novos e no decorrer do mês outros 20 municípios polos distribuídos em todas as regiões do Estado terão candidatos a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) avaliados pelo Departamento.

Somente no interior, a previsão é de que cerca de 2,5 mil candidatos passem pela avaliação no mês agosto. O processo de exames realizado pelo Detran é contínuo e após um planejamento estratégico realizado pelo setor competente do Órgão, vem evitando a demanda reprimida e possibilitando que os testes sejam realizados periodicamente sem espera por parte dos usuários, como é o caso das avaliações realizadas na sede do Detran em Natal onde o usuário, muitas vezes, consegue agendar e realizar o teste prático no mesmo dia.

Os peritos analisam o conhecimento prático de volante dos alunos que já foram considerados aptos nos exames médico e psicológico, e que também já concluíram a carga horária de aulas prática e teórica ministradas pelo centro de formação de condutor de sua escolha.
Para que o candidato seja aprovado no teste é necessário que ele não cometa nenhuma falta eliminatória e que a soma dos pontos negativos seja menor do que três. No caso de reprovação o candidato só poderá repetir o exame decorrido 15 dias da divulgação do resultado.

De acordo com informações divulgadas pelo setor de Estatística do Detran, durante o primeiro semestre deste ano foram realizados 28.851 testes práticos de direção veicular no Estado. A média mensal deste ano corresponde a 4.808 avaliações. Atualmente, no Rio Grande do Norte existe 745.207 condutores cadastrados no Detran. Já a frota é de 1.210.717 veículos.

Cronograma de Exame Prático de Direção Veicular – Agosto 2017:

 02/08- Currais Novos;
03/08- Lagoa Nova;
04/08- Angicos;
07/08- Alto dos Rodrigues e Macau;
08/08- João Câmara;
09/08- São Miguel do Gostoso;
10/08- Ceará Mirim;
11/08- Extremoz;
14/08- Parelhas;
15/08- Jardim do Seridó;
16/08- Acari;
17/08- Caicó;
18/08- Jucurutu;
21/08- Caraúbas;
22/08- Apodi;
23/08- Pau dos Ferros;
24/08- Alexandria;
25/08- Patu;
28/08- Jaçanã;
29/08- Santa Cruz;
30/08- Currais Novos;
31/08- Lagoa Nova.


Fonte: Blog Barra Pesada

FÓRUM DE ASSOCIAÇÕES COBRA RETORNO DO ABASTECIMENTO ÀS COMUNIDADES DA SERRA DE SANTANA









O abastecimento de água das comunidades rurais da Serra de Santana, suspenso há alguns meses por falta de pagamento à empresa, está sendo discutido na manhã de hoje, 2 de agosto, no centro Pastoral São Francisco de Assis, em Lagoa Nova-RN. A audiência pública foi convocada pelo Fórum de Associações Comunitárias Rurais, depois de discutir o problema em algumas reuniões, com assessoria de representantes do Seapac. As associações cobram a retomada do abastecimento d’água às comunidades rurais da Serra.

Representantes das Associações que compõem o Fórum e de vários órgãos públicos participam da Audiência Pública, que deve apontar uma solução para o problema. Entre os órgãos, estão representantes da Agencia Nacional de Águas (ANA), do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Piancó-Piranhas-Açu (CBHPPA), SEAPAC, IGARN, SEMARH, CAERN, CONISA, Prefeituras, Sindicatos e segmentos organizados da sociedade.


Fonte: Facebook Seapac

terça-feira, 1 de agosto de 2017

COMISSÃO APROVA POLÍTICA DE SAÚDE VOCAL PARA PROFESSORES


A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou proposta que institui a Política Nacional de Saúde Vocal. O objetivo é garantir, no Sistema Único de Saúde (SUS), a oferta de ações de prevenção e de assistência ligadas à saúde dos profissionais que trabalham com o uso da voz, como os professores.

O texto prevê a avaliação anual desses profissionais por médicos otorrinolaringologistas, psicólogos, fonoaudiólogos e assistentes sociais. Também serão oferecidos programas periódicos de capacitação e treinamento para o uso adequado da voz, além de ações de reabilitação dos profissionais acometidos por lesões vocais ou laríngeas.

Por fim, a proposta prevê incentivos ao desenvolvimento e à adoção de tecnologias de ensino que reduzam o esforço vocal.


Substitutivo
O texto aprovado é um substitutivo apresentado pelo deputado Diego Garcia (PHS-PR) ao Projeto de Lei 2776/11, do deputado Saraiva Felipe (PMDB-MG). O substitutivo reúne elementos do projeto original e do texto aprovado anteriormente na Comissão de Educação.

Em relação ao projeto original, o substitutivo da Comissão de Seguridade estende as disposições da política a outros profissionais que trabalham com a voz, e não apenas a professores. O texto também deixa claro que os detalhes acerca da política serão estabelecidos em regulamento posterior, sem maiores especificações.

Diego Garcia observou que professores, principalmente, sofrem mais de problemas vocais que o restante da população e acabam faltando ao trabalho em decorrência disso. Tal absenteísmo, ressaltou o deputado, gera encargos previdenciários, uma vez que um professor substituto deve entrar no lugar do ausente, sendo que os dois precisam ser pagos.

“Se aprovado, o projeto de lei trará ao ordenamento jurídico pátrio um conjunto de normas básicas que auxiliarão os profissionais de educação na verdadeira fruição do direito à saúde”, disse Garcia.

Tramitação

Fonte: Blog Carnaúba Noticias

COMISSÃO DEBATE CADASTRO NACIONAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA


A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência debate nesta quarta-feira (2) proposta (PL 2157/15) que institui o Cadastro Nacional de Pessoas com Deficiência. O debate foi proposto pelo deputado Adail Carneiro (PP-CE).

O Cadastro Nacional de Pessoas com Deficiência tem por objetivo fazer o levantamento e cadastramento, em âmbito nacional, de “todo aquele que tenha impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”.

“Além de debater o projeto, a audiência pretende discutir o desenvolvimento dos trabalhos do Comitê do Cadastro Nacional de Inclusão da Pessoa com Deficiência e da Avaliação Unificada da Deficiência, a fim de contribuir para a construção de um instrumento eficaz e efetivo de identificação das principais carências e demandas das pessoas com deficiência no País”, afirma.

Foram convidados:
- o assessor da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anderson Sant'Anna;
- representante do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência - Conade;
- representante da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE; e
- representante do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

O debate será realizado às 15 horas, no plenário 13.

segunda-feira, 31 de julho de 2017

ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DO POVOADO ERMO FOI CONTEMPLADA COM DESSALINIZADOR.






Na última sexta-feira (28), a Associação Comunitária do Povoado Ermo recebeu um dessalinizador com dupla capacidade de fornecer água potável.

A conquista foi fruto da solicitação do vice-prefeito de Carnaúba dos Dantas, Araidson Simões e do vereador Nilson da Costa, através do mandato do Deputado Estadual Carlos Augusto em parceria com a Semarh (Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos). “É de grande importância esse dessalinizador para comunidade do Ermo, agora vai possibilitar mais a produção de água dessalinizada para consumo humano”, destacou o vice-prefeito Araidson Simões.

O vice-prefeito Araidson acompanhou a montagem feita pela equipe da Semarh ao lado do Presidente da Associação Comunitária, José Adenilson e secretária Gildemaria, a qual fez questão de agradecer o suporte ofertado durante todo o período.

Fonte: Blog JCN

PM E SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE ACARI ARTICULAM AÇÕES EDUCATIVAS PARA FESTA DE PADROEIRA


Aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, na manhã desta segunda-feira (31), uma reunião com Sgt. Emerson, responsável pelo Destacamento de Polícia Militar de Acari, com o Conselho Tutelar, COMADEA e com representante da imprensa local, para planejamento de ações educativas a serem postas em prática durante a Festa de Nossa Senhora Da Guia de 2017.


As ações objetivam orientar a população com dicas de segurança durante esse período festivo.
Toda comunidade acariense está convidada a participar nesta quarta-feira, dia 02 de agosto, de uma roda de conversa no Coreto da Praça, a partir das 19h, para tratar sobre o referido tema.
A Polícia também tem o seu papel educativo, então em parceria com a Secretaria de Assistência Social e demais órgãos iremos levar esclarecimentos à população e proporcionar também uma aproximação da sociedade com a Polícia, principalmente nesse momento de grandes festividades“, destacou Sargento Emerson.

Fonte: Blog Nelder Medeiros 

GOVERNO LANÇA NESTA SEGUNDA-FEIRA, (31) O PLANO DIRETOR DO SISTEMA PRISIONAL DO RN


O governador Robinson Faria fará, nesta segunda-feira (31), às 11h, no auditório da Governadoria, o lançamento do Plano Diretor do Sistema Prisional do Estado do Rio Grande do Norte (Plandispen/RN).

O documento inédito, considerado um marco para a política de gestão carcerária do RN, traz um conjunto de medidas transversais que perpassam por várias secretárias de estado, com o objetivo de estabelecer completamente o equilíbrio do sistema prisional estadual em cinco anos. O plano especifica, além da ação, o órgão responsável por aquela medida, o custo, e o prazo para cumpri-la. Existem metas para curto, médio e longo prazo.

A alto nível de detalhamento do Plandispen/RN o faz pioneiro no Brasil. As ações estão previstas em três eixos, os quais consistem na melhoria do atendimento de Justiça do interno, na modernização da gestão (construção de novas unidades, contratação e qualificação de agentes, entre outros) e na reintegração do preso.


Na solenidade de lançamento, estarão presentes ainda representantes das secretarias envolvidas: Segurança, Justiça, Educação, Assistência Social, Saúde e PGE. Uma apresentação detalhada será feita pelo General Araújo Lima, coordenador de Planejamento Estratégico do Gabinete Civil e presidente da Comissão de Elaboração do Plandispen/RN.

domingo, 30 de julho de 2017

(ACABRAMMM) Associação da Comunidade Carnaúba de Baixo e Adjacências Iniciou Projeto “Lutando Pela Vida Jiu-Jítsu”








ACABRAMMM – (Associação de Desenvolvimento Comunitário dos Sítios Carnaúba de Baixo, Ramada, Maribomdo, Melado e Mufumbal), iniciou neste sábado (29) em parceria com a Academia CHECKMAT o projeto “LUTANDO PELA VIDA JIU-JÍTSU” que busca a qualificação de vida das crianças, adolescentes e adultos, que através da prática esportiva, ganhará disciplina, companheirismo, respeito ao próximo e reinserção social. O projeto tem como objetivo atender aos jovens filhos de Agricultores sócios da referida Associação da ACABRAMMM. O projeto é colocado em prática através de aulas a custo zero e será ministrada pelo Professor Sydas aos alunos que têm mostrado interesse pela prática da modalidade.

BENEFÍCIOS FÍSICOS:

• Melhora a força muscular;
• Atua na redução de peso combatendo obesidade

BENEFÍCIOS SOCIAIS E MORAIS:

• Ganho de auto controle sobre situações de estresse;
• Adoção de valores e princípios relacionados à outros indivíduos;
• Maior interação com a família;
• Abandono às práticas ilícitas (Uso de drogas e delinquência) e
• Incentivo ao enriquecimento cultural e aos estudos.

O nosso mandato, apóia e incentiva esse projeto de grande importância para os filhos dos nossos Agricultores disse o vereador Fabiano Pacômio


Fonte: Facebook de Fabiano Pacômio

sábado, 29 de julho de 2017

Alunos da Escola Estadual João Henrique Dantas participam de mesa redonda com Juiz de Acari










Os alunos da Escola Estadual João Henrique Dantas (das turmas: 2º e 3ºAnos do Ensino Médio), da cidade de Carnaúba dos Dantas participaram na tarde desta quinta-feira (27), lá na sala de audiências do Fórum Municipal da cidade do Acari de uma importante mesa redonda que trabalhou o tema “Brasil Plural: Suas Intolerâncias”, onde se discutiu a intolerância na sociedade brasileira.

O MM. Juiz da Comarca de Acari Dr. Witemburgo Gonçalves de Araújo fez questão de receber a comitiva de Carnaúba dos Dantas e proferir uma importante palestra sobre o tema, recorrendo à legislação brasileira.

Além do magistrado, os professores Leley Pereira e Desterro Gonçalves também foram palestrantes na tarde iluminada.

O encontro desta quinta é preparatório à participação dos alunos do educandário no concurso do Jovem Senador (projeto do Senado Federal) que anualmente escolhe, através de concurso de redação nas escolas públicas, um representante de cada estado para ser jovem senador.

Participaram do evento a diretora da Escola Estadual João Henrique Dantas Professora Inalva Oliveira, a secretária municipal de Educação Professora Rúbia Raquel Dantas Roque, coordenador local do projeto Professor Alexandre Dantas, além é claro, do público alvo que é o alunado do educandário.

Os alunos e a comunidade escolar ficaram surpresos com a simplicidade e humildade do MM. Juiz de Acari Dr. Witemburgo Gonçalves em receber e tratar com igualdade todos os presentes.

Fonte: Blog Carnaúba Notícias 

sexta-feira, 28 de julho de 2017

ACARI: VENDA DE INGRESSOS PARA AS FESTAS DE MÁRCIA, PEDRINHO E ZEZO TEVE INÍCIO NESTA QUARTA-FEIRA (26)



A cidade mais limpa do Brasil realiza neste mês de agosto a tradicional Festa de Nossa Senhora Da Guia, Padroeira de Acari.

E nos dias 05, 12 e 14, o Municipal Clube e o Espaço da Vila receberão as melhores atrações: Marcia Fellipe, Giannini Alencar, Pedrinho Pegação, Brasas do Forró, Zezo e Raynel Guedes.

Os ingressos antecipados serão vendidos a partir desta quarta-feira (26) na bilheteria do Municipal Clube de Acari e na On Line For Men de Currais Novos e Parelhas.

Dia 05 – Márcia e Giannini
– INTEIRA: R$ 40,00
– VIP: R$ 60,00

Dia 12 – Brasas e Pedrinho
– INTEIRA: R$ 40,00
– VIP: R$ 60,00

Dia 14 – Zezo e Raynel
– INTEIRA: R$ 30,00

COMBO VIP (dias 05 e 12)
R$ 100,00.


Fonte: Blog do Davi Neto

REVISÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO BÁSICA É ABERTA À CONSULTA PÚBLICA



Anunciada nesta quinta-feira (27), durante a 7ª Reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), em Brasília, a reformulação da Política Nacional de Atenção Básica, por meio de uma consulta pública. A atenção básica tem sido pauta permanentemente do Conselho Nacional da Saúde (CNS), desde novembro do ano passado, quando foi criado um Grupo de Trabalho para analisar e propor as diretrizes que norteiam as discussões sobre o tema que subsidiam o Pleno.

O CNS realizará no dia 09 de agosto no Rio de Janeiro uma reunião extraordinária onde serão aprofundadas as contribuições do GT que analisa o PNAB, oportunidade na qual o colegiado acumulará elementos para a tomada de posição quanto a PNAB.

De acordo com o presidente do CNS, Ronald Santos, o colegiado tem a preocupação que a reformulação aponte para o avanço do modelo de atenção contratado na Constituição de 1988. Segundo o presidente é preciso avançar, “não podemos permitir nenhum retrocesso. Pois vivemos tempos onde as forças do mercado querem se contrapor as necessidades sociais da saúde do povo brasileiro, e o controle social, a sociedade civil organizada, aqueles comprometidos com o direito constitucional da saúde, tem uma obrigação de dar a contribuição”.


A sociedade poderá enviar contribuições ao texto, até o dia 06 de agosto, por meio de um formulário online que será objeto de análise pela CIT, na reunião extraordinária do dia 17 de agosto e posterior apreciação pelo CNS.

Clique aqui para Conheça a Minuta PNAB CIT

Fonte: Assessoria CNS

quinta-feira, 27 de julho de 2017

RN APRESENTA O PLANO ESTRATÉGICO E DE MARKETING TURÍSTICO QUE NORTEIA O SETOR PARA OS PRÓXIMOS 15 ANOS





Uma das ações mais importantes para o turismo potiguar nos últimos anos será apresentada no próximo dia 28 de julho na Escola de Governo, das 8h às 13h. O Plano Estratégico e de Marketing Turístico do Rio Grande do Norte demandou um ano e meio de elaboração, com visitas em todos os polos do Estado, seminários, reuniões e levantamentos, até sua conclusão. Um trabalho aprofundado para direcionar recursos à infraestrutura e planejamento promocional para o turismo do RN nos próximos 15 anos.

A ação inédita é promovida pelo Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado do Turismo e com recursos do Governo Cidadão via acordo de empréstimo com o Banco Mundial. A intenção do Plano é dinamizar todos os municípios potiguares pertencentes aos cinco polos de Turismo, com diretrizes para o fomento do setor através de uma farta base de dados e estudos levantados pelas duas empresas internacionais contratadas.

Para o governador Robinson Faria, “o plano estratégico é um documento participativo, não foi imposto ou criado em um gabinete. Estivemos nos municípios conversando com os prefeitos para poder elaborar um material que informasse com precisão em quais áreas devemos investir os recursos para fomentar a cadeia turística potiguar”, disse o governador.

“É um planejamento desenvolvido para curto, médio e longo prazo e abrange as várias vertentes do turismo, como infraestrutura de saneamento, sinalização, capacitação, etc. Uma ação construída junto aos gestores de cada município em comunhão com uma equipe de consultoria internacional. Mais de um ano de levantamentos que nos proporcionam a noção real das nossas carências e potencialidades para que nós e as próximas gestões possamos trabalhar em cima desse cenário”, avaliou o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar.

O plano de marketing turístico também permite que o Estado atue de forma planejada a interiorização do turismo. “Estamos procurando diversificar as potencialidades turísticas com a interiorização. Turismo religioso, turismo de aventura, gastronomia, salinas, essas são algumas das várias opções que estamos trabalhando nas campanhas publicitárias do Estado”, disse Vagner Araújo, secretário de Gestão Metas e Projetos.

O plano de Marketing teve o cuidado de relacionar os dados econômicos e sociais, a dinâmica estadual intra polos, as finanças públicas, os serviços e equipamentos disponíveis, os serviços sociais e outros relacionados mais especificamente à atividade do turismo, permitindo o direcionamento das ações e políticas públicas para o setor e trabalhar as ações de marketing de maneira planejada.

A presidente da Emprotur, Aninha Costa, ressalta ainda que, além da apresentação do Plano Estratégico, também será mostrado aos presentes a nova identidade visual para promoção do Estado do Rio Grande do Norte, com o slogan “Tudo começa aqui”. Ainda na oportunidade todos os temas apresentados serão discutidos em uma mesa redonda com representação heterogênea. “É importante que cada gestor, agora, nos ajude a implantar as ações previstas, assim como nos ajudou na elaboração do Plano”, concluiu Aninha Costa.

O Plano Estratégico e de Marketing Turístico do Rio Grande do Norte será apresentado pelos consultores da Solimar Internacional e Green Team Global - as duas empresas contratadas para elaborar os estudos. Estarão presentes autoridades do Estado, além de representantes de cada município contemplado e também da iniciativa privada e da área acadêmica.

Fonte: Assecom/ Setur

MUSEU HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS FOI ARROMBADO NA NOITE DESTA QUARTA-FEIRA (26)



Vândalos tiveram a ousadia de arrombarem na noite desta quarta-feira (26/07), o Museu Histórico de Nossa Senhora das Vitórias no Monte do Galo em Carnaúba dos Dantas-RN.

Segundo o Pe. Jaime Pároco da Paróquia de São José, levaram várias peças históricas que estavam em exposição no Museu, inclusive dois revólveres e uma espingarda, além de outros objetos de valor. O Pe. Jaime faz um apelo a quem porventura ver alguém vendendo algum objeto antigo, comunique imediatamente a polícia militar ou a Paróquia de São José.


Fonte: Blog do Toscano Neto