sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

UTILIDADE PÚBLICA: Faça sua contribuição através do Pix: 11629254428, para ajudar o filho de Antoniel de apenas dez meses que passa por problemas de saúde.

 Olá, espero que esteja bem!

Estou entrando em contato para pedir sua ajuda para Antoniel da Silva Macedo que é morador do Povoado Rajada e funcionário do Comercial Rajada. O mesmo está passando por dificuldade financeira devido um sério tratamento de saúde do seu filho, por causa desse problema, ele está tendo que levar sua família para morar na Paraíba novamente.

Caso possa ajudar pode falar por aqui ou transferir para ele. Qualquer quantia será bem vinda.

Pix: 11629254428

Antoniel da Silva Macedo

Telefone de Antoniel é (84) 9-8841-1092 é o mesmo do WhatsApp

PUBLICIDADE




[INFORME PUBLICITÁRIO] Cirilo Santos comunica a sua clientela que neste sábado (04) estará na feira coberta de Acari e domingo em Carnaúba dos Dantas

Com sempre todos os sábados o rei do queijo Cirilo Santos está na feira coberta de Acari e aos domingos na feira livre de Carnaúba dos Dantas, vendendo os melhores queijos da Região , além dos queijos vocês a clientela vai encontra a deliciosa galinha caipira, manteiga da terra, nata potinho e goma.

Na hora de tomar aquele delicioso café da manhã e tarde, não podem falta na sua mesa os deliciosos queijos de manteiga e colho, estou falando dos queijos do Cirilo Santos.

Já no domingo (05) o rei do queijo estará na feira livre de Carnaúba dos Dantas, a partir das 04:00hs da amanhã em frente ao Mercado Público.

Lembramos que ele faz entrega domiciliar, telefone para contato é (84) 9-9666-6394.

Confira os preços:

Queijos de manteiga e colho kg R$ 27,00;

Manteiga da terra grande R$ 11,00;

Manteiga da terra pequena R$ 5,00;

Galinha caipira a bandeja R$ 17,00;

Nata potinho R$ 3,00 e;

Goma kg R$ 4,00.

Na hora de você tomar aquele cafezinho bem gostosinho lembre-se dos deliciosos queijos de manteiga e colho do Cirilo do Queijo.

Org: Cirilo & Mariana.

PUBLICIDADE




Prefeito e vice-prefeita de Cruzeta realizam festa da vitória nesta sexta-feira (03).

Nesta sexta-feira, 03 de Dezembro, o Prefeito Municipal de Cruzeta, Joaquim de Medeirinho e a Vice- Prefeita, Elismária Catarina, convidam os amigos Cruzetenses, para a grande festa da vitória e, consequente, o aniversário de Joaquim de Medeirinho.

Cumprindo com o que foi prometido, o evento acontecerá após um ano da grande vitória, com o intuito de comemorar os 2.984 votos obtidos no pleito leitoral de 2020, fazendo também, uma ação social que ajudará as famílias carentes do município, com os gêneros alimentícios arrecadados na festa.

O evento terá o uso obrigatório de máscara, com concentração na Praça Centenária às 19:30 h, percorrendo as ruas da cidade no TRIO PARADISE e culminando na Styllus Casa Show, com apresentações dos artistas Juninho Sanfoneiro, João Neto Pegadão e Kassinho Diferente.

Haverá pontos de arrecadação de alimentos, tanto no local de concentração, como também, na Styllus Casa Show, sendo um (01) Kg de alimento, não perecível, que será doado as famílias carentes de nossa amada Cruzeta, neste natal.

PUBLICIDADE



Vereadora ‘Marli de Medeirão’ solicita pavimentação na Rua Tereza de Medeiros Dantas

 Por meio da indicação nº 349/2021, apresentada na sessão desta terça-feira (30), a vereadora Marli de Medeirão (MDB), solicitou ao prefeito municipal Gilson Dantas de Oliveira e Diego Paulo de Medeiros Soares Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos que seja feita a pavimentação da Rua Tereza de Medeiros Dantas no Bairro em Carnaúba dos Dantas/RN.

Em sua justificativa, a parlamentar destaca, se faz necessária a pavimentação tendo em vista o anseio dos moradores que ali residem e que esperam do Poder Executivo a realização da pavimentação da citada rua.

Confira abaixo a indicação nº 349/2021

PUBLICIDADE



Queijaria JC Caicó é a primeira a receber certificado de funcionamento do Idiarn

A Queijaria JC Caicó, construída e equipada pelo Governo do RN através do Projeto Governo Cidadão e Secretaria de Agricultura, foi a primeira a receber o certificado do Idiarn liberando seu funcionamento. A entrega do documento aconteceu nesta quarta-feira (1) pelo secretário de Gestão de Projetos e Metas, Fernando Mineiro, e diretor de defesa e inspeção animal do Idiarn, Renato Dias, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caicó. A formalização marca um momento histórico para o segmento do queijo artesanal no Rio Grande do Norte.

“O repasse dos recursos às cooperativas Capesa e Coafs foi feito ainda no Governo passado e os contratos com as empresas executoras eram de responsabilidade das cooperativas, mas nada havia sido executado. As ações foram iniciadas em nosso governo. Hoje é um dia histórico, que marca o início de um novo momento para todos os queijeiros potiguares após um trabalho integrado do Governo Cidadão, Secretaria de Agricultura e Idiarn. Entregamos hoje o certificado de Cláudia e José Lopes e outros 38 virão”, destacou o secretário Fernando Mineiro.

O diretor do Idiarn ressaltou que este é o primeiro passo logo após o fim das obras e montagem dos equipamentos. Depois de emitido o registro do estabelecimento, os queijeiros têm que registrar o produto – processo que já foi iniciado no Idiarn. “Após a emissão do registro do produto, eles estão liberados para comercializar em todos os estabelecimentos do Estado”, acrescentou Renato Dias.

Após a concessão do selo do Idiarn, os planos são ousados: querem fazer o queijo chegar a todo o RN, Paraíba e até Rio de Janeiro. Foto: Vlademir Alexandre.

O primeiro teste de produção da Queijaria JC foi feito ontem (1) por Seu Inácio Luís, que há 50 anos produz queijo de maneira artesanal na Fazenda Alegre, zona rural de Caicó. Junto com os filhos e o genro, vai ampliar a produção com a queijeira certificada, que terá capacidade para produzir 200 quilos de queijo de manteiga por dia. Após a concessão do selo do Idiarn, os planos são ousados: querem fazer o queijo chegar a todo o RN, Paraíba e até Rio de Janeiro.

A conclusão das obras e montagem das queijeiras está mexendo com toda a economia da região Seridó. O técnico mecânico Heriberson César começou a faturar depois que percebeu a carência de mão de obra qualificada na região para consertar e instalar equipamentos industriais de laticínios. “Me formei no Senai e hoje presto assistência técnica a vários queijeiros e produtores de laticínios. Ajudei a montar quatro queijeiras iguais a essa e tem mais duas na fila”, comemora.

Seu Inácio produz queijo artesanal há 50 anos, e junto com os filhos e o genro, vai ampliar a produção para 200 quilos de queijo de manteiga por dia. Foto: Vlademir Alexandre.

Capacitação

A entrega do registro do estabelecimento aconteceu durante reunião que envolveu todos os beneficiários ligados à Capesa e Coafs. O encontro também serviu para o secretário Fernando Mineiro anunciar que o Governo do Estado está discutindo a contratação do Sebrae e Senai para realização de cursos de capacitação para os beneficiários do Projeto. A previsão é que os cursos sejam administrados a partir de fevereiro do próximo ano.

O Edital de Leite e Derivados lançado pelo Governo do Estado através do Governo Cidadão, Sape e recursos do Banco Mundial beneficiou centenas de queijeiros potiguares, com a construção e montagem de 39 queijeiras ligadas às cooperativas Agropecuária do Seridó (Capesa) e dos Agricultores Familiares do Seridó (Coafs). A primeira recebeu mais de R$ 6,6 milhões em recursos, enquanto a segunda se beneficiou com R$ 12,5 milhões. Todas as unidades estão sendo estruturadas de forma que atendam os padrões sanitários vigentes e alcem os produtos a novos e maiores mercados.

Fonte: GOVERNO CIDADÃO / ASSECOM-RN

PUBLICIDADE



Oito municípios terão investimento de R$ 110 milhões em energia solar, Acari, Caicó e Jucurutu serão contemplados

Oito municípios do Rio Grande do Norte vão ganhar usinas de geração de energia solar. Para isso, o Governo do Estado está agilizando os procedimentos de concessão de licenças ambientais e segurança jurídica. A empresa Atua Energia vai investir em oito plantas de Geração Solar distribuídas nos municípios de Assu, Acari, Caicó, Alto Rodrigues, Governador Dix Sept Rosado, Baraúnas, Jucurutu e Apodi. Na primeira fase serão gerados 22 megawatts (MW) com investimentos de R$ 110 milhões. A implantação vai gerar 320 empregos diretos nos próximos 24 meses.

O projeto da Atua Energia vai atender a 500 clientes que possuem consumo de energia mensal em torno de R$ 10 mil. O projeto é destinado às médias, pequenas e microempresas no RN.

"O nosso Estado é líder nacional em geração de energia eólica e tem grande potencial também para energia solar. Este investimento vem para somar à nossa produção de energias renováveis e ao desenvolvimento econômico e social sustentável", afirmou a governadora Fátima Bezerra, que estava acompanhada do vice-governador Antenor Roberto.

Fátima Bezerra determinou a criação de um comitê no âmbito da Câmara de Energias Renováveis da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec) para acompanhar e dar celeridade à execução do investimento. “Os investimentos vão para além da Região Metropolitana de Natal, vão beneficiar micro e pequenos empreendedores com energia limpa e mais barata em várias regiões do Estado. O nosso Governo tem atuação firme para estimular os investimentos dando agilidade na análise e liberação das licenças ambientais, incentivos fiscais e segurança jurídica para criar empregos e renda para nosso povo", declarou.

Projeto vai atender a 500 clientes com consumo de energia mensal em torno de R$ 10 mil, destinado às médias, pequenas e microempresas no RN. Foto: Elisa Elsie/Assecom-RN.

Secretário da Sedec, Jaime Calado destacou o forte potencial do RN para geração de energias renováveis e as iniciativas do Governo para atrair investimentos. "Vivemos em todo o mundo momento de transição energética. O RN está preparado e tem hoje participação importante neste processo. Nossa matriz energética é formada por 94% de fontes limpas, índice maior que o da Dinamarca, que é de 65%, país que iniciou o processo de geração de energia limpa em larga escala", comparou.

O diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, reafirmou o empenho do órgão ao agilizar os processos de licenciamentos ambientais respeitando rigorosamente a legislação.

Diretor da Atua Energias, Jorge Maciel disse que a empresa integra um grupo que possui 19 usinas de geração de energia no Brasil - 4 solares, 2 eólicas, 1 térmica e 11 hidrelétricas de pequeno porte. "Estamos com tudo pronto para iniciar a implantação das novas usinas no Rio Grande do Norte. Vamos gerar a energia e captar pequenas e médias empresas que passarão a ter 20% de redução no custo do seu consumo. E poderão se credenciar como geradoras de energia renovável sem precisar se envolver diretamente com os custos do processo de geração", explicou.

Também acompanharam a governadora na reunião a secretária adjunta do Gabinete Civil, Socorro Batista e o assessor de Comunicação, Daniel Cabral. O deputado estadual George Soares, presidente da Frente Parlamentar para Energias Renováveis da Assembleia Legislativa, os prefeitos de Assu, Gustavo Soares e de Alto do Rodrigues, Nixon Baracho, Natacha Kade, Priscilla Simonetti, diretoras da Atua Energia, Dirceu Simabucuru e Thiago Lajus, diretores da InterTV, empresa que integra o grupo capixaba controlador da Atua, também participaram.

Fonte: ASSECOM/RN

PUBLICIDADE 





Vereador ‘Leandro do Chiquito’ solicita instalação de energia solar em domicílios de famílias carentes

Por meio da Indicação nº 742/2021, apresentada na sessão desta terça-feira (30), o vereador Leonardo da Silva Mendes (Pros), mais conhecido como “Leandro do Chiquito”, solicitou ao prefeito a criação do Fundo Municipal de Financiamento para a instalação de unidades fotovoltaicas em domicílios de famílias em vulnerabilidade social, famílias rurais de baixa renda e empresas de pequeno porte.

Em sua justificativa, o parlamentar destaca ser de conhecimento público que o Estado do Pará é um dos maiores produtores de energia elétrica do país, mas os paraenses pagam uma das maiores tarifas para ter acesso a este serviço.

Segundo Leandro do Chiquito, parece paradoxal, mas esta é a realidade que afronta o povo e penaliza a todos, principalmente aos mais vulneráveis, que com a pandemia necessitam de recursos para sobreviver e sustentar suas famílias, mas que muitas vezes deixam de comer para pagar suas contas de energia, pois não é possível viver sem água, luz e com fome.

Tal problemática, continua o vereador, afeta tanto as famílias residentes nas cidades quanto as que residem em propriedades rurais, que muitas vezes não recebem prestação adequada dos serviços da concessionária de energia elétrica.

“As altas somas gastas no pagamento de contas de energia também inibem a geração de emprego e renda em nossa cidade, pois prejudicam pequenos, médios em grandes empresários, uma vez que inviabilizam seus planos de investimentos de expansão, sendo fundamental que o Poder Legislativo de nossa municipalidade apresente soluções para esta grave situação”, propõe o legislador, sugerindo a criação do fundo para instalação de unidades fotovoltaicas em domicílios de famílias em vulnerabilidade social e empresas de pequeno porte de Parauapebas.

Depois de ser lida em plenário pelo autor, a indicação foi aprovada pelos demais vereadores e será encaminhada para ser analisada pelo governo municipal.

PUBLICIDADE




Soluções baseadas na natureza podem ajudar Municípios a atingir o desenvolvimento sustentável

Manter o crescimento das cidades, respeitando-se os recursos naturais e a sustentabilidade, é um dos maiores desafios para os gestores municipais na atualidade. Mas, para isso, a resposta pode vir da própria natureza. Nesse sentido, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou do Seminário Internacional sobre Soluções baseadas na Natureza (SbN), destacando algumas iniciativas e alertando para a necessidade de políticas públicas voltadas para o tema. 

“A ausência histórica de financiamento federal e de capacitação técnica para gestão ambiental municipal, aliada às desigualdades consequentes do pacto federativo e impactos negativos ambientais da ação humana no território, cria um cenário desafiador, mas também propício para o surgimento de soluções inovadoras e mais baratas que sejam inspiradas na natureza”, destacou a analista técnica em meio ambiente da CNM, Sofia Zagallo, que representou o presidente Paulo Ziulkoski no evento.

As Soluções baseadas na Natureza são iniciativas que utilizam e empregam as propriedades dos ecossistemas e os serviços que estes fornecem, proporcionando benefícios ambientais, sociais e econômicos. As SbN são aplicadas, por exemplo, em infraestruturas verdes e azuis, ajudando a promover maior resiliência às mudanças do clima e qualidade ambiental.

Dentre as iniciativas possíveis estão: criação de áreas verdes urbanas, como parques, praças para ampliar cobertura florestal; incentivo à criação e manutenção de corredores ecológicos municipais e unidades de conservação; gestão integrada por bacia hidrográfica; instalação de jardins ou hortas urbanas e telhados verdes; alternativas para tratamento de esgoto com plantas ou algas; reutilização dos efluentes; incentivos econômicos para preservação ambiental como o ICMS ecológico ou Pagamentos por Serviços Ambientais; prevenção de queimadas e incêndios florestais; e a restauração florestal e proteção das nascentes, que também facilita o acesso à água para a população. 

“Os Municípios são Entes de decisão e implementação de políticas fundamentais para se atingir a proteção do meio ambiente e, ao mesmo tempo, promover a qualidade de vida dos cidadãos. Mas a CNM alerta que o caminho para, de fato, se atingir esse tão almejado resultado ainda é longo, pois os Municípios necessitam de apoio e capacitação técnica sobre o assunto, divulgação de boas práticas, e também de acesso a recursos financeiros”, lembrou a analista de meio ambiente.

Somados a um contexto de mudanças climáticas, as Soluções baseadas na Natureza se configuram como excelentes alternativas a serem adotadas para minimizar os impactos nos Municípios, visto que estes são vulneráveis às alterações do clima e os impactos serão sentidos nos territórios municipais, pois este é o local onde as pessoas moram, trabalham, convivem e utilizam dos serviços.

O Seminário foi promovido pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), organização social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e tem parceria com a Fundação Grupo Boticário e a Aliança Bioconexão Urbana. Para assistir o evento na íntegra, clique aqui

PUBLICIDADE 




quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Vereador Gilvan Peixe solicita construção de Mata-Burro no Sítio Xique Xique

O vereador Gilvan Peixe (PROS) reivindicou através da indicação nº 350/2021 ao prefeito municipal de Carnaúba dos Dantas Gilson Dantas de Oliveira, e a Secretária Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca Gildemara Dantas Dias da Silva que seja feita a construção de Mata-Burro no Sítio Xique Xique, próximo a Deca Marinheiro na Zona Rural de Carnaúba dos Dantas/RN.

O vereador Gilvan Peixe enfatizou que a reivindicação se baseia no fato de que existe uma necessidade de construir um mata-burro na citada localidade. A construção da referida obra tem como objetivo evitar as fugas de animais e acidentes.

O edil Gilvan Peixe protocolou a indicação nº 350/2021 nesta terça-feira (30/11), durante a 16ª Sessão Ordinária.

Confira abaixo a indicação


PUBLICIDADE



Em parceria com o Deputado Ezequiel Ferreira, Dr. Tiago traz para Parelhas o Projeto Assembleia e Você nesta quinta-feira (02)

A cidade de Parelhas irá receber a parti  desta quinta-feira (02) e amanhã sexta-feira (03) o projeto “Assembleia e Você”, reunindo todos os serviços da Assembleia para a comunidade. O evento acontece nas ruas Mauro Medeiros e Antônio Luiz dos Santos.

“Esta é a 11ª edição desse Projeto que tem o objetivo de aproximar a Assembleia e seus deputados da população”, disse o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB).

Serão oferecidos serviços de emissão de segundas e terceiras vias de identidade, emissão de CPF, cortes de cabelo, esmaltação de unha, fotos 3x4, atendimentos em clínica geral, ginecologia, pediatria, cardiologia, ortopedia, geriatria, odontologia com aplicação de flúor e enfermagem.

Exames de eletrocardiograma e mamografias também serão disponibilizados para a comunidade. Este último, durante todo o dia 3, das 7h30 às 17h se estendendo até o dia 4 ao meio-dia.

Para as crianças, contação de histórias, jogos e brincadeiras educativas, recreação, oficinas de pintura, e slackline. Numa parceria com o Detran, uma pista educativa irá ensinar sobre educação de trânsito.

Para solucionar problemas, mediar conflitos e dar orientações aos consumidores de Parelhas e região, o Procon Legislativo também integrará o projeto “Assembleia e Você”.

Fonte: Blog de Ivanildo Souza

PUBLICIDADE




Prefeitura de Natal cancela programação do Réveillon

Em virtude da necessidade de reforçar os cuidados sanitários diante do quadro atual da pandemia de Covid-19, a Prefeitura de Natal decidiu cancelar a programação do próximo Réveillon. Dessa forma, não serão realizados mais os shows musicais na Redinha, nem as queimas de fogos em Ponta Negra e na Ponte Newton Navarro, como estava previsto inicialmente para a virada de ano.

A medida adotada em Natal é semelhante à aplicada em outras capitais e cidades brasileiras. Atende ainda a recomendações do Comitê Científico Municipal. O propósito é evitar uma nova propagação da Covid-19, em um momento em que novas variantes estão surgindo em todo o mundo e também sendo detectadas no Brasil.

A vacinação em Natal está alcançando resultados muito satisfatórios, levando à redução expressiva dos casos locais e permitindo a abertura gradual e segura das atividades sociais e econômicas. Até agora, quase 90% da população vacinável em Natal (acima de 12 anos) já recebeu ao menos uma dose dos imunizantes contra a Covid-19. Essa proporção passa de 73% no caso das pessoas que já foram totalmente imunizadas, com duas doses ou com dose única.

Mesmo com esses dados positivos da vacinação, a Prefeitura de Natal prefere resguardar a população, tendo em vista que os efeitos das mais recentes variantes ainda não estão completamente avaliados. Por isso, considera prudente cancelar a programação festiva do fim do ano.

PUBLICIDADE




Recursos de emenda do deputado João Maia para Currais Novos já estão na conta

Já está disponível na conta do Fundo Municipal de Saúde os recursos da Emenda Federal do Deputado João Maia, mais precisamente no valor de R$ 474.000,00 (quatrocentos e setenta e quatro mil reais).

A emenda havia sido solicitado pelo vereador Daniel Bezerra e o suplente de vereador Garibaldinho, a verba será utilizada para a aquisição de uma Van de 16 passageiros e quatro outros carros para a Secretaria Municipal de Saúde que será disponibilizado para os pacientes que precisam se deslocar para procedimentos médicos.

“Nosso mandato agradece ao Deputado Federal João Maia pela parceria com o nosso município, destinando recursos para a nossa Saúde, esse pleito também contou com a participação do Deputado Ubaldo Fernandes, seu assessor Garibaldinho e do amigo Sindô Oliveira. ” afirmou o vereador Daniel Bezerra.

Garibaldinho comemorou a chegada do recurso, “É uma satisfação imensa, ver os frutos da nossa parceria com o Deputado João Maia em prol de Currais Novos. Só temos a agradecer. Obrigado ao deputado pelo empenho e prestatividade para a liberação desse recurso”, destaca o suplente de vereador.

Fonte: Blog Carlos Eduardo

PUBLICIDADE




ANIVERSARIANTE DO DIA: Cirilo Santos o rei dos queijos

Francisco Cirilo dos Santos popularmente conhecidos por Cirilo do Queijo empresário no ramo de queijos, funcionário público da prefeitura municipal de Jardim do Seridó e locutor da Rádio Cabugi do Seridó AM da cidade de Jardim do Seridó está aniversariando hoje (02) completando seus 49 anos de vida.

Natural da cidade de Jardim do Seridó hoje residente no Povoado Rajada em Carnaúba dos Dantas, a onde é casado com Mariana filha do casal Rui e Lucinete e em breve estará implantando seu próprio comercio no citado Povoado.

O blog deseja ao grande Cirilo Santos um feliz aniversario e muitos anos de vida, paz e saúde.


PUBLICIDADE



quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Prefeitura de Cruzeta e TJRN realizam audiência conciliatória em Precatórios

Na tarde da última terça-feira, 30 de novembro, aconteceu uma importante audiência de conciliação no Salão do Júri do Fórum Municipal de Cruzeta/RN, a qual foi uma solicitação que partiu da própria Gestão Municipal, junto à Divisão de Precatórios do Tribunal de Justiça, a fim de se chegar a um consenso quanto a questão do pagamento dos Precatórios - devidos pelo Poder Executivo a alguns servidores públicos municipais (os quais estavam presentes na ocasião, incluindo representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cruzeta)

O ato foi conduzido pelo Dr. Bruno Lacerda Bezerra Fernandes, que é Juiz-Coordenador da Divisão de Precatórios da Corte, e contou com a presença do Prefeito Municipal, Joaquim de Medeirinho, o Procurador Adjunto do Município, Célio Torquato Júnior, bem como da Secretária de Finanças e Planejamento, Gabriela Micarla. Segundo levantamento feito pela própria Divisão, o débito em questão gira em torno do valor de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) e é decorrente de um acúmulo de anos atrás.

Após a apresentação e discussão das propostas (da Prefeitura e dos servidores), e contando com a expertise do Juiz-Coordenador, chegou-se ao consenso: foi firmado acordo entre as partes envolvidas, perante o Tribunal de Justiça do Estado, estando 66 servidores municipais beneficiados com o recebimento de seu respectivo precatório por meio da avença.

De acordo com os termos do acordo, os precatórios cujo pagamento deve ser feito até o fim do corrente mês, serão pagos pela Gestão. Para composição do débito de precatórios vencidos e vincendos atualmente inscritos em face da Edilidade pela Corte de Justiça,  a partir de maio do ano de 2022, serão feitos os repasses mensais de R$ 50.000,00 oriundos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), diretamente para conta bancária devida para quitação desses precatórios.

“Saio animado por termos chegando a um ponto de consenso para resolver essa tratativa, os servidores irão sim receber seus créditos, pois o nosso Governo propôs o acordo para que a dívida não inviabilize o andamento da Gestão Municipal; possibilitando a agilidade no processo de pagamento dos precatórios, cumpriremos com o que foi acordado nesta importante audiência” destacou o Gestor Municipal, o Prefeito Joaquim de Medeirinho.


Fonte: Assessoria de Comunicação da prefeitura de Cruzeta.

PUBLICIDADE





Vereadora Bárbara Dantas protocola Projeto de lei que Institui os 16 dias de Ativismo Campanha Municipal de Combate à Violência contra a Mulher em Carnaúba dos Dantas

Vereadora Bárbara Dantas protocola Projeto de lei que  Institui os 16 Dias de Ativismo Campanha Municipal de Combate à Violência contra a Mulher em Carnaúba dos Dantas/RN, e dá outras providências.

Confira na integra o texto do projeto. 

O Prefeito Municipal de Carnaúba dos Dantas/RN, no uso de suas atribuições legais, e por proposta da Edil Bárbara de Medeiros Dantas.

Faz saber que a Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas/RN, aprovou e ele sanciona a seguinte lei:

Art. 1o - Fica instituído no Calendário Oficial de Eventos do Município de Carnaúba dos Dantas/RN os “16 Dias de Ativismo - Campanha Municipal de Combate à Violência contra a Mulher”, a ser realizada anualmente, entre os dias 25 de novembro (Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher ) a 10 de dezembro (Dia dos Direitos Humanos).

Parágrafo único: A cor da Campanha prevista no “caput” deste artigo será laranja, podendo as Instituições Privadas e Públicas, em todas as esferas, participarem da divulgação mediante a utilização de iluminação e decorações em suas sedes, monumentos e logradouros públicos durante a realização da Campanha, em especial os de relevante importância e grande fluxo de pessoas;

Art. 2o - A Campanha de Combate à Violência contra a Mulher, tem cunho educacional e preventivo, objetivando alertar a população sobre o tema, promovendo a repressão, se necessário, à violência doméstica, e o respeito à vida, à dignidade e à cidadania, buscando a equidade entre homens e mulheres de todas as idades.

Parágrafo Único: Faculta-se ao Poder Público Municipal em consonância com o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher em Carnaúba dos Dantas/RN celebrar parcerias com instituições de iniciativa privada a fim de organizar atividades alusivas à data.

Art. 3o - Fica criada a Ação do Apitaço que tem como principais objetivos promover o conhecimento sobre a Lei Maria da Penha nas escolas e em todos os locais que atendam possíveis vítimas da violência, além de conscientizar a população sobre os diferentes tipos de violações aos direitos de meninas e mulheres.

Parágrafo 1o: Trata-se de uma mobilização anual, que pode ser executada entre os dias 25 de novembro e 10 de dezembro, empreendida por atores da sociedade civil e do poder público, em que se incentiva o uso de “apitos”, músicas e material gráfico criado nas escolas, rodas de conversas e outros eventos de discursão sobre a violência doméstica e familiar praticada cotidianamente contra as mulheres e meninas. A ação incentiva o uso do apito, ou da voz, como instrumento de luta, estimulando a denúncia, e como forma de alertar as pessoas sobre qualquer tipo de violência sofrida ou presenciada, por isso leva o tema: Em caso de violência contra mulheres ou meninas, não Hesite, Apite!

Parágrafo 2o: A referida ação do Apitaço deverá ser desenvolvida nas escolas municipais e em locais onde se tem fluxo de mulheres e meninas, como em postos de saúde, além de instituições públicas e privadas que desejarem se engajar à proposta.

Art. 4o - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.

Sala das Sessões Vereador Wilson Luiz de Souza, da Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas/RN, em 14 de novembro de 2021.

_____________________________________

BÁRBARA DE MEDEIROS DANTAS

Vereadora Proponente.

PUBLICIDADE