sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Publicidade, final de semana iniciando Cirilo do queijo estará amanhã sábado na feira de Acari vendendo queijos


Neste sábado dia, 08 de outubro, o rei do queijo Cirilo Santos estará logo cedinho com sua banca na feira de Acari vendendo os deliciosos queijos de manteiga, coalho, galinha caipira, manteiga da terra, nata potinho e goma. A banca mais visitada na feira de Acari é a do rei do queijo Cirilo que fica logo na entrada da feira coberta.

Já no domingo dia, 09 o rei do queijo Cirilo estará na feira de Carnaúba dos Dantas em frente ao Mercado Público.

Na hora de tomar aquele delicioso café da manhã e tarde, não podem falta na sua mesa os deliciosos queijos de manteiga e colho, estou falando dos queijos do Cirilo Santos.

Lembramos que ele faz entrega domiciliar, telefone para contato é (84) 9-9666-6394.

Confira os preços:

Queijos de manteiga e colho kg R$ 27,00;

Manteiga da terra grande R$ 12,00;

Manteiga da terra pequena R$ 5,00;

Galinha caipira a bandeja R$ 17,0

Nata potinho R$ 3,50 e;

Goma kg R$ 5,00.

Na hora de você tomar aquele cafezinho bem gostosinho lembre-se dos deliciosos queijos de manteiga e colho do Cirilo do Queijo.

Lembramos que agora Lá no Cirilo do Queijo ele aceita Pix e todos os tipos de Cartões de crédito.

Org.: Cirilo & Mariana.

PUBLICIDADE




É AMANHÃ: Nos Quiosques em Carnaúba dos Dantas muita musicas ao vivo com Francy Lima, a Voz romântica do Forró


 Será realizado amanhã sábado dia, 08 de outubro nos Quiosques de Castanha, Naire, Cacau e Dedé em Carnaúba dos Dantas uma mega Seresta ao vivo.

Animação será de Francy Lima a Voz romântica do Forró.

Inicio ás 20:30hs

Leve sua família e seus amigos e vão curtir essa mega Seresta ao vivo nos Quiosques.

Organização: Castanha, Naire, Cacau e Dedé.

PUBLICIDADE

Sparthacus Açai realizará festa para as crianças Carnaubenses nesta terça-feira (11)

A Sparthacus Açai em Carnaúba dos Dantas estará realizando próxima terça-feira (11) a festa das Crianças. Será distribuído 100 picolé grátis, cama elástica, piscina de bolinha e brincadeiras para toda criançada.

Local: Enfrente ao Sparthacus Aça.

A sonorização será do Paredão Moral

Venham para um dia especial.

PUBLICIDADE 




 

PREPAREM-SE CAVALEIROS E AMAZONAS: Vem ai a XIV Cavalgada Nossa Senhora das Vitórias em Carnaúba dos Dantas dia 16 de outubro


 Preparem-se cavaleiros e amazonas, selem seus cavalos e venham participar da nossa XIV Cavalgada de Nossa Senhora das Vitórias  dia 16 de outubro em Carnaúba dos Dantas/RN.

Programação:

07:00 hs da manhã, café da manhã, local Horto Florestal;

08:30 hs saída com destino a Igreja do Monte do Galo;

10:00 hs Benção dos vaqueiros;

10:30 Passeio da Cavalgada pelas principais Ruas da cidade;

12:00 hs No Horto Florestal almoço para todos os Cavalgantes e;

12:30 hs Bal Forrozeiro e Banda Loketa, e em seguida a grande atração, Evan e Forró do Namoro.

Será um privilégio recebê-los em nossa amada cidade, para maiores informações entre em contato com a coordenação da XIV Cavalgada de Nossa Senhora das Vitórias pelos telefones: (84) 98843-4969 99889-6099 e (84) 98879-3942.

Organização: Grupo Cavalgada Nossa Senhora das Vitórias.

 Apoio: Prefeitura municipal de Carnaúba dos Dantas. 

Vai ser bom demais!

PUBLICIDADE 

Prefeitura de Acari realizará neste sábado (08) o Forró dos Idosos

O retorno do Forró dos Idosos em Acari já tem data e hora para acontecer! Fazendo parte da programação oficial da Semana do Idoso, a Prefeitura de Acari por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS), realizará esse momento tão aguardado neste sábado, dia 08 de outubro, a partir das 19h00, na Praça do Coreto, com o grupo regional acariense Só Xotear.

O momento é aberto, em praça pública, portanto pedimos a todos que queiram participar para se fazerem presentes e prestigiarem com alegria.

Cuidar dos nossos idosos também é uma prioridade da Gestão Municipal, oferecendo serviços essenciais para o bem-estar de todos e todas.

Fonte: Facebook Prefeitura de Acari

PUBLICIDADE



Prefeitura de Cruzeta realizará neste domingo (09), mais uma edição do mutirão de limpeza pública

A prefeitura municipal de Cruzeta realizará neste domingo (09), mais uma edição do mutirão de limpeza pública, será o 18º Mutirão de Limpeza Urbana.

Ponto de Encontro:

Bar ponto Certo às 06h.

Local Da Ação: Avenida Silvio Bezerra de Melo

Contamos com sua participação!

Fonte: Assessória de comunicação da prefeitura de Cruzeta

PUBLICIDADE



Assembleia Geral da AMSO-TR debate pauta da Educação com representantes da UNDIME-RN

Prefeitos e representantes de diversas cidades estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira (6) em Currais Novos, para mais uma Assembleia Geral da Associação dos Municípios da Microrregião do Seridó Oriental e Trairi. Durante o encontro foram abordados assuntos como o Plano de Cargo e Carreira e Remuneração dos Profissionais do Magistério, AgroSertão, demandas junto a Confederação Nacional dos Municípios e outras pautas.

O presidente da AMSO-TR, Fernando Bezerra – que também é prefeito de Acari, abriu os trabalhos e convidou a Presidente da UNDIME, Joária Vieira, e os técnicos Domingos Sávio e Francisco de Assis, para discutir junto aos prefeitos e secretários o fortalecimento da pauta da educação e o futuro aumento que pode ser dada a categoria.

 “A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, tratou nesta tarde a respeito do Plano de Cargo e Carreira e Remuneração dos Profissionais do Magistério, nesta discussão os prefeitos aqui da região, associados a AMSO-TR, têm a intenção de mobilizar os gestores para uma discussão geral entre os municípios. Esse debate vai desde a questão de aumento, proporção, qualidade no ensino, de que forma as prefeituras vão poder estar alcançando o limite prudencial, tendo viabilidade econômica, e que possam cumprir as suas obrigações em relação aos salários”, explicou Jória Vieira.

“A AMSO-TR está sempre sendo este elo entre municípios e entidades. Fortalecendo a causa municipalista em defesa do nosso povo. Em mais uma Assembleia Geral, trouxemos pautas atuais e importantes”, contou Fernando Bezerra.

Participaram da reunião, além do prefeito de Acari e presidente da AMSO-TR, Fernando Bezerra, os prefeitos: Odon Júnior de Currais Novos, Luciano Santos de Lagoa Nova, Joaquim de ‘Medeirinho’ de Cruzeta, Galo de Florânia, Novinho de Cerro Corá, Inácio Macedo de Tenente Laurentino Cruz e Jane Maria de São Vicente, além de vice-prefeitos e representantes de diversas cidades associadas.


Fonte: Blog de Ismael Medeiros

PUBLICIDADE 



 

quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Agricultores Carnaubenses comemoram a colheita do algodão

A ligação do povo seridoense com o plantio do algodão é algo cultural e perpassa os fins econômicos. Por entender que as terras desse lugar outrora foram consideradas locais de significativa produção e também sendo o algodão por décadas a fonte de renda do seu povo, evidentemente por seu potencial, o Instituto Riachuelo desenvolveu o Projeto AgroSertão, que objetiva reintroduzir, ou melhor dizendo resgatar a história da cotonicultura no Seridó do Rio Grande do Norte com o apoio de instituições parceiras, neste caso o Sebrae e Embrapa Algodão.

Carnaúba dos Dantas foi uma das cidades comtempladas pelo projeto, que neste 1º ciclo que há pouco se encerra beneficiou 11 agricultores familiares distribuídos nas Comunidades Carnaúba de Baixo, Água Doce, Espera, Lajedo, Areias da Cobra, Ermo de Cima, Garrotes e Pedra Branca.

Com o uso de tecnologias sustentáveis, a produção dessa matéria prima teve como base a agroecologia, ciência que apresenta uma série de conceitos, princípios e tecnologias para trabalhar agroecossistemas, o que oportuniza a implantação de sistemas produtivos capazes de gerar renda aos agricultores ao mesmo tempo em que lhes permitem que desenvolvam a agricultura de subsistência.

Para a safra 2022, utilizou-se a variedade BRS Aroeira, cujas áreas de produção se estimam em 5 ha. Dessa área foram colhidos 4.633,100 kg de algodão em rama, 1.674,900 kg de algodão em pluma, retornando para os produtores 2.688,700 kg de caroço que serão utilizados para a alimentação animal assim como a rama, sendo considerada uma alimentação muito nutritiva e que barateará os custos de produção.

Sendo assim, foi injetada na economia local uma receita de R$ 25.123,50 (vinte e cinco mil cento e vinte e três reais e cinquenta centavos) o que nos faz compreender que o algodão continua sendo uma alternativa de renda aos agricultores familiares do Seridó, ainda mais consolidado devido às práticas de produção adotadas, estimulando a produção agrícola e economia local.

PUBLICIDADE 



 

Reunião técnica em Acari apresenta resultados da primeira Safra de Algodão do Projeto Agro Sertão, no Seridó

Resgatando a cultura do algodão na região Seridó, o projeto Agro Sertão, desenvolvido e mantido através de parceria entre Embrapa-PB, SEBRAE/RN, Instituto Ruachuelo e prefeituras, tem mostrado que é possível plantar algodão no semiárido, principalmente aqui no Seridó. A primeira safra aconteceu de maneira exitosa e chamou atenção de toda a região com os números significativos, com mais de 30 toneladas do "ouro branco".

Na manhã desta quarta-feira, dia 05 de outubro, em Acari, os municípios que integram os dois polos (Acari, Cruzeta, Carnaúba dos Dantas, São José, Caicó, Jardim do Seridó, São Vicente e Jucurutú) se reuniram para valiações técnicas e discussão do novo ciclo algodoeiro para 2023.

O algodão é uma das culturas mais versáteis, podendo se obter vários produtos como: óleo, alimento animal e fibra têxtil. Está entre as culturas mais importantes de fibra do mundo, e com o projeto Agro Sertão, tem se conseguido uma fibra de primeira qualidade, ainda por cima gerando oportunidade de geração de renda para o homem e mulher da agricultura familiar. Com a safra 2022 foi possível gerar uma retorno de aproximadamente R$ 227.000,00 (duzentos e vinte e sete mil reais), valor distribuído conforme a produção de cada pequeno produtor de algodão, participantes do projeto.




PUBLICIDADE



Prefeitura de Acari promoverá dia 12 de outubro grande festa para comemorar o dia das crianças

Diversão, alegria e muita animação é o que teremos para os pequenos acarienses em comemoração ao Dia das Crianças, nesta quarta-feira, dia 12 de outubro.

A Prefeitura de Acari, mantendo a tradição, promoverá uma grande festa na Praça Cipriano Pereira (Praça do Coreto), às 17h00, momento de confraternização e lazer para as famílias do município.

Será uma tarde repleta de muita diversão com parques infantis, distribuição de sorvetes e picolés, lancheirinhas, algodão doce e muitas brincadeiras. Tudo isso, animado ao som de Nara Castro e Malú Castro, cantora mirim que está sendo sucesso por onde passa.

Venha! Traga sua família e vamos prestigiar juntos a festa dos nossos pequeninos!

PUBLICIDADE



Prefeitura de Cruzeta conclui pavimentação Asfáltica de duas Ruas

Nesta quarta-feira (5), a Prefeitura Municipal de Cruzeta finalizou, no centro comercial, a pavimentação asfáltica das Ruas Juvenal Lamartine, Trecho da Raimundo Bezerra e Joaquim José de Medeiros.

A aplicação do asfalto, feita in loco por meio da empresa Emprotec- Construções e Serviços Eireli, conta com equipe especializada e equipamento específico que realiza o aquecimento necessário em volta de aproximadamente 150° C para atingir o ponto de liga do material e sua aplicação.

A ação possibilita melhorias nas vias que dão acesso à feira livre, proporcionando boa resistência ao suporte de cargas e melhorando significativamente a trafegabilidade de pedestres, ciclistas e veículos.

O Prefeito Municipal Joaquim de Medeirinho acompanhou a execução do serviço e comentou sobre as ações de infraestrutura: “O centro da nossa cidade está transformado com esse investimento necessário para todos os cruzetenses, empresários e feirantes. A nossa cidade está cada vez mais organizada. Que com muito empenho sigamos trabalhando em prol do desenvolvimento de nossa terra” finalizou.















Fonte: Assessória de comunicação da prefeitura de Cruzeta

PUBLICIDADE



quarta-feira, 5 de outubro de 2022

GRATIDÃO POVO CARNAUBENSE: Vereador “Gilvan Peixe” agradecer a todos que depositaram votos aos candidatos Ubaldo Fernandes e João Maia

O vereador José Gilvan o popular “Gilvan Peixe”, vem ao público agradecer a todos que depositaram junto com ele os votos aos candidatos que ele apoiou, estadual Ubaldo Fernandes 255 votos e federal João Maia 285 votos de confiança.

“Obrigado a todos e todas por confiarem no nosso trabalho, vamos continuar com nossa luta diária para sempre buscar o melhor para a população de nossa Carnaubense”, frisou o vereador Gilvan Peixe.

PUBLICIDADE



Será próximo sábado (08) nos Quiosques de Castanha, Naire, Cacau e Dedé muita musicas ao vivo com Francy Lima, a Voz romântica do Forró

Será próximo sábado dia, 08 de outubro nos Quiosques de Castanha, Naire, Cacau e Dedé em Carnaúba dos Dantas uma mega Seresta ao vivo.

Animação será de Francy Lima a Voz romântica do Forró.

Inicio ás 20:30hs

Leve sua família e seus amigos e vão curtir essa mega Seresta ao vivo nos Quiosques.

Organização: Castanha, Naire, Cacau e Dedé.

PUBLICIDADE



 

Foram iniciadas as obras do novo espaço onde funcionará a Sala do empreendedor de Carnaúba dos Dantas

 A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico juntamente com a Secretaria de Obras deram início a reforma do novo espaço.

O antigo prédio da TELERN agora ganhará uma funcionalidade em nosso município; o espaço será utilizado para o atendimento de empreendedores(as) locais.

Brevemente a sociedade poderá desfrutar de um espaço belíssimo e bem equiparado para toda a população.

PUBLICIDADE



Projeto aprovado pelo Senado para remanejar recursos da Covid-19 não viabiliza piso dos enfermeiros

O Senado Federal aprovou nesta terça-feira, 4 de outubro, o Projeto de Lei Complementar 44/2022, que prorroga prazo, até o fim de 2023, para que Estados e Municípios remanejem recursos destinados para enfrentamento da Covid-19. A proposta foi defendida pelos senadores como uma alternativa de recursos para arcar com o pagamento dos pisos dos enfermeiros e outras categorias, mas a Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta que o projeto não traz nenhum recurso novo para os Municípios e os valores flexibilizados dos saldos disponíveis são ínfimos perto do impacto financeiro, que chega a R$ 10,5 bilhões ao ano apenas para os Entes locais. A proposta ainda passará pela Câmara dos Deputados.

A entidade destaca que os recursos nas contas novas estão em execução e não podem ser destinados para o piso. Além disso, há apenas R$ 1,39 bilhão de custeio em contas antigas e R$ 660 milhões que são para investimentos. A execução dos recursos de Covid-19 foi de 69,4% e 95,9% para os exercícios financeiros de 2020 e 2021, respectivamente, período em que ocorreu o grande volume de transferências federais para enfrentar a pandemia. Dessa forma, os saldos de recursos de Covid-19 ainda existentes em alguns Municípios devem ser aplicados em ações e serviços de saúde de interesses locais.

A CNM ressalta, novamente, que o piso da enfermagem tem um impacto permanente, sendo inadequado um recurso único e, portanto, provisório. Por isso, defende que o Congresso aponte recursos permanentes no orçamento para custear a medida criada pelos parlamentares e, de fato, viabilizá-la, como o aumento permanente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). pagamento dos pisos dos enfermeiros e demais categorias está suspenso por liminar do Supremo Tribunal Federal (STF) diante da necessidade de esclarecimentos sobre os impactos econômicos da iniciativa e seus efeitos.

A Lei 14.434/2022 instituiu um piso de R$ 4.750 para enfermeiros em todo o país e escalonou, a partir deste valor, pisos para técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras. A nova legislação, no entanto, foi aprovada e sancionada sem indicar a fonte de receita para arcar com as despesas.

Desde a tramitação da proposta, a CNM atuou em prol dos Municípios, mostrando a realidade financeira e pontuando que seria fundamental prever fonte orçamentária para viabilizar os pagamentos. Os parlamentares se comprometeram em encontrar uma fonte de financiamento, o que não ocorreu, levando a judicialização do tema. Com propostas que não consideram o caráter permanente da despesa, o Congresso segue sem soluções para a questão.

A Confederação, por sua vez, atua por proposta, em fase de coleta de assinaturas de deputados federais para ser protocolada, que aumentará, de forma permanente, em 1,5% o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), fazendo frente à despesa. O adicional seria pago integralmente no mês de março, de acordo com o texto proposto.

PUBLICIDADE