quinta-feira, 23 de março de 2023

É HOJE: Câmara municipal de Carnaúba dos Dantas realizará Sessão solene em homenagem aos 125 anos de nascimento de Felindo Lúcio Dantas


A Câmara municipal de Carnaúba dos Dantas realizará Sessão solene em homenagem aos 125 anos de nascimento de Felindo Lúcio Dantas na tarde de hoje quinta-feira (23) ás 17:00hs.

Felinto Lúcio Dantas nasceu em 23/03/1898 em Carnaúba dos Dantas/RN e faleceu em 11/09/1986. O Compositor compôs valsas, mazurcas, dobrados e peças sacras. Uma parte do seu repertório está registrada em partituras que se encontram em mãos da família, em arquivo pessoal.

Em 1978, o Centro Cultural Mobral gravou em um LP duplo, algumas de suas obras, contando com a participação do maestro Radamés Gnattali. Em 1982 gravou depoimento para o programa “Memória viva”, da TV Universitária.

Em 1983, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Ufrn) gravou outras de suas composições em um LP editado naquele ano. Em 1997 teve a música sacra “A quinta novena”, executada em missa na Catedral do Rio de Janeiro, com a presença do Papa João Paulo II. Em 1999, por ocasião das comemorações dos 400 anos da fundação da cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, teve sua composição “Estréia”, gravada pelo Quinteto Natal Metais no CD “Nação Potiguar”.

PUBLICIDADE



Dj Oksom, NV Pesadão e Carlos Jr serão ás atrações da Farra da última Hora dia 01 de abril em Carnaúba dos Dantas

A organização da grande festa denominada “Farra da última Hora”, em Carnaúba dos Dantas em 01 de abril já anunciou ás atrações.

Dj Oksom, NV Pesadão e Carlos Jr.

O paredão Moral nos intervalos.

Atenção:

Vendas de senhas iniciadas ao preço R$ 15,00 reais, não percam tempo e adquira já a sua, porque serão senhas  limitadas.

Ponto de venda, Moral equipadora.

Assistam ao vídeos abaixo:




PUBLICIDADE 



Câmara municipal de Acari volta a realizar emissão de identidades

Documentos obrigatórios para emissão de carteiras de identidade

1. Certidão de nascimento ou casamento (original ou cópia autenticada, não pode ser xerox)

2. Comprovante de residência

3. CPF

4. Identidade

Menor de 16 anos – deve comparecer acompanhado de um responsável

1. Identidade e/ou certidão de nascimento do responsável (para comprovar vínculo familiar com o menor)

Documentos opcionais:

• Laudo que comprove deficiência

• Cartão do SUS

• Número do PIS ou NIS

• Tipo sanguíneo e fator RH (exame assinado por bioquímico)

• Carteira de trabalho

• Título de eleitor

• Certificado militar

• CNH

• Registro Profissional

A identidade é gratuita para:

• Primeira via

• Usuários do cadUnico com renda per capta de até R$210,00 (procurar na secretaria de assistência social com antecedência)

• Idosos

Valor da segunda via: R$35,00.

PUBLICIDADE



 

Comissão de Saúde da ALRN é instalada e elege presidente e vice

Crédito da(s) Foto(s): João Gilberto

A Comissão de Saúde (CS) da Assembleia Legislativa foi instalada na manhã desta quarta-feira (22) e elegeu a sua diretoria para conduzir o grupo de trabalho permanente ao longo do ano. O presidente eleito foi o deputado Dr. Bernardo (PSDB) e a vice-presidente, a deputada Cristiane Dantas (SDD). Assumindo a direção dos trabalhos, Dr. Bernardo destacou como pretende conduzir o grupo.

“Há muitos gargalos nessa área que precisam da nossa atenção, principalmente no tocante ao atendimento da população que mais necessita do atendimento da saúde pública. Vamos continuar o trabalho de fiscalização, como foi feito no ano passado por esta Comissão”, afirmou o parlamentar.

A Comissão conta ainda com os deputados Dr. Kerginaldo (PSDB), Neilton Diógenes (PL), Galeno Torquato (PSDB), tendo como suplentes Luiz Eduardo (SDD), Gustavo Carvalho (PSDB), Kleber Rodrigues (PSDB), Ubaldo Fernandes (PSDB) e Terezinha Maia (PL). Ao final da reunião, foram distribuídos dois processos para os relatores.

Fonte: Assessória de comunicação da Assembleia Legislativa

PUBLICIDADE



Povoado Rajada foi banhando com uma boa chuvinha na tarde desta quarta-feira (22)

Na tarde desta quarta-feira (22) mais uma vez o povoado Rajada no município de Carnaúba dos Dantas/RN, foi banhando com uma boa chuvinha, o pluviômetro de Chico de Amélia registrou 11 milímetros.

Com a chuva de ontem (22) neste ano de 2023, já vai chovendo no Povoado Rajada 217 milímetros.

Fonte: Blog do Fábio Locutor

PUBLICIDADE



Prefeito e a Vice-Prefeita de Cruzeta visitam obras no município


Na manhã desta quarta-feira (22), o Prefeito, Joaquim de Medeirinho, a Vice-Prefeita, Elismária Catarina, o Secretário de Infraestrutura, Alcion Medeiros e o Arquiteto Municipal, Emerson Cirne, estiveram acompanhando o andamento de importantes obras.

A primeira vistoria foi na obra que liga o Bairro Alto dos Remédios ao Centro, onde realiza-se a construção do Calçadão e da Ciclovia às margens da RN-288 (Sentido Cruzeta à São José do Seridó). A construção encontra-se avançada, com a 1ª etapa se aproximando dos 90% da conclusão e a 2ª etapa dos 80%.

Após o término, o local apropriado proporcionará melhorias no fluxo de pedestres e ciclistas, com iluminação adequada, instalação de bancos e urbanização.

De lá, o Gestor Municipal seguiu rumo à zona rural, no Perímetro Irrigado Núcleo 1, que também recebe intervenção do poder público municipal, estabelecendo melhorias no acesso à área rural com obras de pavimentação a paralelepípedo e drenagem superficial, já finalizadas onde, agora, inicia-se a construção do reservatório d’água, garantindo o abastecimento na vila de moradores.






Fonte: Assessória de comunicação da prefeitura de Cruzeta

PUBLICIDADE


quarta-feira, 22 de março de 2023

Povoado Rajada foi banhando com uma boa chuva na noite desta terça-feira (21)


O povoado Rajada no município de Carnaúba dos Dantas/RN, registrou uma boa chuva na noite desta terça-feira (21), o pluviômetro de Chico de Amélia registrou 22 milímetros.

Com a chuva de ontem (21) neste ano de 2023, já vai chovendo no Povoado Rajada 206 milímetros.

Fonte: Blog do Fábio Locutor

PUBLICIDADE



Sucesso absoluto! 19ª Corrida de emancipação política de Acari preenche as 250 vagas em poucas horas

A Prefeitura de Acari, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEMECE) informa que as inscrições para a 19ª corrida de Emancipação Política, celebrando os 190 anos de Acari, foram um grande sucesso, em poucas horas todas as 250 vagas foram preenchidas. Agradecemos a todos que se inscreveram e desejamos boa sorte aos participantes nesta emocionante corrida.

PUBLICIDADE 



 

Prefeitura de Cruzeta realiza reunião e garante distribuição do peixe na Semana Santa.

Na noite desta segunda-feira (20), aconteceu no Clube Municipal a reunião visando o planejamento do cadastro e entrega do peixe.

Foram discutidos diversos pontos, tais como: logística de distribuição, divisão das equipes e locais de entrega. Ficou definido que no ato do cadastro o cidadão (ã) deve estar obrigatoriamente munido de documento com foto e comprovante de residência; sendo assim as equipes escaladas estarão a disposição no período de 27 à 31 de Março nos seguintes horários das 7:00h às 12:00 e das 14:00h às 17:00h.

Os locais aptos a realizar o cadastro para as pessoas da zona urbana que estiverem interessadas são Bairro Centro: Sede da Prefeitura, Bairro Santo Antônio: Secretaria Municipal de Educação, Bairro Novo Horizonte: CRAS - Por trás do Hospital, Bairro Alto dos Remédios: PSF 3, e Conjuntos Sebastião Araújo, Francisco Inácio de Medeiros, Manoel Lopes,  Marina Lopes : Campo de Futebol O Boscão.

Os Cruzetenses que residem no Sítio Fechado ou que moram no Badaruco, receberão o peixe no Clube Municipal, já as pessoas da zona rural, a distribuição e cadastro ocorrerá nos seguintes pontos, Sítio Salgado: Associação, Rio do Meio: Residência de Biró e na Capela de São Sebastião, Sítio Cruzeta Velha: Associação, Sítio Riacho do Jardim: Residência de Donzila, Fazenda Margarida: Entrega no local, Sítio Gregório e PauDarco: Residência de Darci Medeiros, e no Perímetro Irrigado Núcleo 1, 2 e Emparn a entrega será nas residências.

A iniciativa da Gestão Municipal visa reduzir filas, agilizar a distribuição do pescado, que ocorrerá quinta-feira 6 de Abril a partir das 6 horas no Clube Municipal, proporcionando as famílias do nosso município que passam ter na Semana Santa o alimento na mesa.

Estiveram na reunião o Prefeito Municipal Joaquim de Medeirinho, Vice Prefeita Elismária Catarina, Secretários, Servidores e Voluntários.




Fonte: Assessória de comunicação da prefeitura de Cruzeta

PUBLICIDADE



Prefeitura de Cruzeta realiza reunião e garante distribuição do peixe na Semana Santa.

Na noite desta segunda-feira (20), aconteceu no Clube Municipal a reunião visando o planejamento do cadastro e entrega do peixe.

Foram discutidos diversos pontos, tais como: logística de distribuição, divisão das equipes e locais de entrega. Ficou definido que no ato do cadastro o cidadão (ã) deve estar obrigatoriamente munido de documento com foto e comprovante de residência; sendo assim as equipes escaladas estarão a disposição no período de 27 à 31 de Março nos seguintes horários das 7:00h às 12:00 e das 14:00h às 17:00h.

Os locais aptos a realizar o cadastro para as pessoas da zona urbana que estiverem interessadas são Bairro Centro: Sede da Prefeitura, Bairro Santo Antônio: Secretaria Municipal de Educação, Bairro Novo Horizonte: CRAS - Por trás do Hospital, Bairro Alto dos Remédios: PSF 3, e Conjuntos Sebastião Araújo, Francisco Inácio de Medeiros, Manoel Lopes,  Marina Lopes : Campo de Futebol O Boscão.

Os Cruzetenses que residem no Sítio Fechado ou que moram no Badaruco, receberão o peixe no Clube Municipal, já as pessoas da zona rural, a distribuição e cadastro ocorrerá nos seguintes pontos, Sítio Salgado: Associação, Rio do Meio: Residência de Biró e na Capela de São Sebastião, Sítio Cruzeta Velha: Associação, Sítio Riacho do Jardim: Residência de Donzila, Fazenda Margarida: Entrega no local, Sítio Gregório e PauDarco: Residência de Darci Medeiros, e no Perímetro Irrigado Núcleo 1, 2 e Emparn a entrega será nas residências.

A iniciativa da Gestão Municipal visa reduzir filas, agilizar a distribuição do pescado, que ocorrerá quinta-feira 6 de Abril a partir das 6 horas no Clube Municipal, proporcionando as famílias do nosso município que passam ter na Semana Santa o alimento na mesa.

Estiveram na reunião o Prefeito Municipal Joaquim de Medeirinho, Vice Prefeita Elismária Catarina, Secretários, Servidores e Voluntários.



Fonte: Assessória de comunicação da prefeitura de Cruzeta

PUBLICIDADE



Governo do RN amplia investimentos para aquisição de sementes

Com expectativa de um bom inverno este ano, agricultores do Rio Grande do Norte terão à disposição 818 toneladas de sementes para o plantio. O Governo do Estado distribui as sementes a partir de dois programas: o “Banco de Sementes”, da Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), que oferta 779 toneladas de sementes de feijão, milho e sorgo à agricultura convencional de larga escala para 59.850 produtores rurais em 162 dos 167 municípios potiguares, e, também o programa de semente crioula, executado pela Secretaria do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), que está distribuindo 27 toneladas de sementes de milho, feijão, arroz vermelho, sorgo forrageiro e fava, e ainda 12 toneladas de sementes de algodão agroecológico a 1.118 famílias em 111 municípios.

O secretário estadual da Agricultura, Guilherme Saldanha, destacou o compromisso do Governo do Estado em avançar no apoio aos agricultores do Rio Grande do Norte: “mais um ano que o programa tem crescimento, isso reafirma o compromisso que a governadora Fátima Bezerra tem com a agricultura. São sementes saudáveis, que proporcionam uma colheita de qualidade.”

Saldanha reforçou que este ano o Governo está investindo R$ 13,2 milhões na distribuição de sementes, 34,7% a mais do que foi aplicado em 2022 (R$ 9,8 milhões). No ano passado, o Programa Banco de Sementes distribuiu 722 toneladas e beneficiou 55.592 agricultores cadastrados no Sistema de Informação e Gerenciamento do Campo (CERES) da Emater.

O secretário estadual da Agricultura Familiar, Alexandre de Oliveira Lima, explicou que, além do programa tradicional com a aquisição de sementes do agronegócio executado no âmbito da Sape, “tem o programa de sementes crioulas, mas este ano temos a inovação da distribuição de semente de algodão agroecológico”.

Alexandre Lima disse que a União das Cooperativas da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte (Unicafes) atendeu à chamada pública da Sedraf com a entrega de 27 toneladas (a chamada era para 75 t), vez que devido as condições de inverno no ano anterior ou em virtude das vendas de sementes diretamente ao consumidor, reduziram o volume de oferta de sementes para o plantio agrícola no período invernoso de 2023.

Lima informou ainda que a Sedraf está investindo R$ 1,2 milhão no programa de distribuição de sementes crioulas - um tipo de semente produzido historicamente pela agricultura familiar -, conforme variedades locais que existem no Rio Grande do Norte, que, segundo ele, responde pelo maior programa de algodão agro sustentável do Brasil, com o plantio de 1.304 hectares.

O diretor geral do Instituto do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Cesar Oliveira, disse que o órgão executa a logística de distribuição por intermédio dos dez escritórios regionais numa parceria com as prefeituras. “Já houve a distribuição e 400 toneladas de sementes e a previsão de que seja concluída até o fim de março”, avisou.

Segundo Oliveira, o que é animador é a previsão de chuvas acima do normal, de acordo com os meteorologistas. Ele explicou que no caso da agricultura familiar, a orientação é de que o plantio seja feito de forma consorciada, sendo 50% da área cultivada destinados ao plantio do algodão ecológico e a outra metade da área para cultivo das sementes crioulas de feijão, milho ou sorgo.

Alexandre Lima informou que o calendário de distribuição de semente começa em janeiro, “mas quem determina melhor o momento de plantar são as famílias de agricultores”, em virtude da variação da precipitação pluviométrica nas regiões do Estado. “O Governo coloca as sementes nas mãos das famílias, que decidem a hora de plantar”, acrescentou.

Lima disse que a semente crioula “é parte da cultura da agricultura familiar do Rio Grande do Norte e quando o governo reconhece e formula uma política para a semente crioula, está reafirmando a importância da agricultura familiar”. Para ele, a importância estratégica desse material genético da semente crioula, “é que é extremamente adaptável à realidade de cada região, o governo compra sementes dos agricultores familiares do Trairi para distribuí-lo aos agricultores da mesma região onde tem variedades específicas. O governo procura respeitar a cultura alimentar e a tradição de plantar de cada território”, finalizou o secretário Alexandre Lima.

As sementes crioulas incluídas no programa são das seguintes espécies e variedades: Arroz Vermelho, Fava Branca, Feijão Pingo de Ouro, Feijão Costela de Vaca, Milho Posto Rico e Sorgo, fornecidas para o Estado via UNICAFES-RN (União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária), entidade selecionada pelo Edital 01/22 na modalidade chamada pública, lançado pela SEDRAF no segundo semestre de 2022.

O coordenador Alessandro Nunes (Agroecologia e Convivência com o Semiárido) explicou que estão sendo contempladas neste primeiro momento famílias cadastradas em sete dos dez territórios de cidadania do Rio Grande do Norte: Alto Oeste, Sertão de Apodi, Açu/Mossoró, Sertão Central, Seridó, Mato Grande e Trairi. "Os demais territórios, Potengi, Agreste Litoral e Terras Potiguares, estão sendo atendidos por outros arranjos ou serão contemplados em outras remessas do programa. As sementes de algodão são repassadas pelos entes parceiros.

As sementes adquiridas pelo Estado são testadas e têm alto poder de germinação e o máximo de pureza. Para tanto, foi firmado um convênio com a Fundação Guimarães Duque (de Apoio à Ufersa), que viabiliza a análise da qualidade das sementes que compõem o programa. Coordenado pela Sedraf, o programa é executado pela Emater-RN (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), em parceria com a Articulação do Semiárido (ASA Potiguar), Uern (Universidade Estadual do Rio Grande do Norte), Ufersa e outros movimentos sociais do campo.

Fonte: ASSECOM-RN

PUBLICIDADE 



terça-feira, 21 de março de 2023

É AMANHÃ: 8ª Conferência Municipal de Saúde de Carnaúba dos Dantas terá inicio nesta quarta-feira (22)

A Prefeitura Municipal de Carnaúba dos Dantas, através da Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde tem a honra de convidar a população, usuários e trabalhadores do SUS para participarem da 8ª Conferência Municipal de Saúde que terá inicio nesta quarta-feira (22), com vistas a discutir o tema “ Garantir os direitos e defender o SUS, a vida e a democracia - amanhã será outro dia”

Inicio ás 19:00hs no Centro Pastoral.

E na quinta-feira (23) ás 08:00hs da manhã

A participação da comunidade é importante para que possamos debater propostas e investir no potencial do SUS.

A sua participação é de suma importância!

PUBLICIDADE



Presidente da Assembleia recebe Relatório de Atividades do TCE

Crédito da(s) Foto(s): João Gilberto

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), recebeu, na manhã desta terça-feira (21), o Relatório de Atividades do Tribunal de Contas do Estado (TCE) relativo ao quarto trimestre de 2022. O documento foi entregue pessoalmente pelo presidente do Tribunal, Gilberto Jales.

O presidente do Legislativo Estadual enalteceu a entrega do documento por parte do órgão. “Trata-se de um importante documento que condensa os resultados das ações de controle realizadas pelo Tribunal de Contas para o terceiro trimestre deste ano”, disse Ezequiel Ferreira.

No documento, uma obrigação constitucional, estão os números da atuação do Tribunal durante o período de outubro a dezembro de 2022, incluindo todas as atividades no âmbito de sua atuação.

“Vivemos numa democracia, num estado pleno de direitos e no equilíbrio de poderes. E do mesmo jeito que o Tribunal é o órgão de controle externo, recepciona e analisa as prestações de contas, o Tribunal de Contas também tem o dever de prestar contas à sociedade e à própria Assembleia”, destacou o presidente do TCE-RN.

Na oportunidade, Gilberto Jales anunciou o trabalho de fortalecimento das instituições nos municípios potiguares, a partir do mês de maio, quando visitarão as cinco regiões do estado e promoverão reuniões de capacitação. Entre as principais demandas estão a nova Lei de Licitações, os regimes próprios de previdência e outros normativos, citou.

Fonte: Assessória de comunicação da Assembleia Legislativa do RN

PUBLICIDADE



Francisco do PT destaca sua idoneidade política e trajetória de vida

Crédito da(s) Foto(s): Joaõ Gilberto

O deputado estadual Francisco do PT usou a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (21), para se defender de desinformações ligadas ao seu nome. Em pronunciamento, o parlamentar relatou sua trajetória de vida e reafirmou que o momento difícil pelo qual o Estado passa atualmente não justifica a utilização de episódios familiares em questões políticas.

“É um momento muito difícil e a governadora vem tomando as medidas necessárias para combater, mas este não é um momento para esse jogo político. Eu sei o que eu passei para chegar aqui, continuarei firme na minha trajetória de vida sem, em momento algum, negar minhas origens. Mais uma vez tentam associar a minha história de vida, a fatos cometidos por pessoas da minha família. Nunca concordei e nem concordo com fatos errados que membros da minha família venham a cometer. Acho desleal e desumano tentar fazer da disputa política um vale tudo”, pronunciou-se.

Em aparte, a deputada Isolda Dantas (PT) destacou o caráter do parlamentar. “O seu pronunciamento mostra a honradez e excelência do homem que você é”, destacou ela. Os deputados Hermano Morais (PV), Luiz Eduardo (SDD), e Coronel Azevedo (PL), também demonstraram apoio ao líder do governo na Casa. “Quero me solidarizar com o deputado Francisco do PT e dizer que muitas vezes tivemos debates políticos e ideológicos acalorados, mas não se pode desvirtuar dos fatos ocorridos e atribuir a quem não tem culpa, envolvimento com a situação. Receba meu abraço e vamos seguir em frente, lutando unidos para que nosso estado volte à normalidade”, disse Azevedo.

Horário dos Deputados

No horário destinado aos deputados, os parlamentares seguiram prestando solidariedade ao colega Francisco do PT. A deputada Divaneide Basílio (PT) agradeceu à acolhida do deputado aliado quando ela chegou à Assembleia Legislativa. “Poucas pessoas na vida pública têm o trato de Francisco”, disse a deputada, ressaltando a generosidade, tranquilidade e capacidade de diálogo, do líder do governo na Casa. “Não vamos cair nesse tipo de violência política”, apelou Divaneide, que foi seguida do deputado Dr. Bernardo (PSDB), também solidário a Francisco, apontado por ele como ‘homem de origem humilde e simples’.

“Só a democracia fez com que essa Casa fosse oxigenada por pessoas humildes e de origem simples”, disse ele, ressaltando a mudança na política que antes era feita apenas de sobrenomes famosos. “Digo em alta voz e bom som, o seu depoimento foi importantíssimo, mas ele é desnecessário porque todos nós já sabemos quem é Francisco. O povo do Rio Grande do Norte, em especial do Seridó, já sabe quem é Chico do PT”, encerrou Dr. Bernardo.

O deputado George Soares (PV) afirmou que hoje a política assiste ao “topa tudo pelo poder”, onde as pessoas usam questões pessoais. O parlamentar disse que se solidarizava de público com o colega Francisco do PT, criticando a política do “quanto pior, melhor”, e lembrando que a oposição que hoje culpa a governadora Fátima Bezerra (PT) pela crise na segurança pública, não culpou, nem pediu impeachment do governador Robinson Faria (PL).

George ressaltou o comportamento da oposição nas redes sociais e alertou que “tem político achando que rede social é penico: vale o número de curtidas e comentários ofensivos para queimar adversários”, concluiu.

Fonte: Assessória de comunicação da Assembleia Legislativa do RN

PUBLICIDADE




Presidente investe em melhorias no sistema de monitoramento da Câmara de Acari

Visando garantir mais segurança para o prédio da Câmara Municipal de Acari, a presidente Paloma de Lanzinha realizou um investimento na aquisição e instalação de novas câmeras de monitoramento. São seis câmeras externas e três internas, que permitem o acompanhamento em tempo real por parte da equipe técnica.

"Desde que assumi, uma das minhas preocupações era melhorar o sistema de monitoramento da Casa. Por coincidência, as melhorias foram feitas justamente nesse período de insegurança que estamos passando, o que torna ainda mais oportuno o investimento", relatou a presidente.

A ação, além de promover mais segurança para a Câmara, proporciona o monitoramento das vias públicas, como os trechos da BR-427, Rua Tomaz de Araújo, Rua Joaquim José e Rua Dr. José Augusto, que fazem o entorno do prédio do Poder Legislativo Municipal, servindo, inclusive, de fonte para eventuais solicitações das polícias civil e militar, quando necessário.

PUBLICIDADE