sábado, 14 de outubro de 2023

Terá inicio neste domingo (15) a Festa de Nossa Senhora das Vitórias em Carnaúba dos Dantas e Prefeitura municipal instalou entorno de 150 lâmpadas desde o sopé até o cimo do Monte do Galo

A cidade de Carnaúba dos Dantas está se preparando para viver mais uma Festa de Nossa Senhora das Vitórias que terá inicio neste domingo (15). O Monte do Galo está ganhando toda uma organização para vivenciar os dias de Festa, que este ano será celebrada no Santuário que está sendo construído na Praça dos Romeiros, em que celebramos os 95 anos de Fé, Devoção e Romaria.

A Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos instalou entorno de 150 lâmpadas desde o sopé até o cimo do Monte do Galo para deixar o Monte do Galo ainda mais belo e aconchegante.

PULICIDADE


3º ano do evento "Criança Solidária" foi realizado com muito sucesso nesta sexta-feira (13) em Carnaúba dos Dantas

Foi realizado com muito sucesso na tarde e noite desta sexta-feira, dia 13 de outubro na Praça Caetano Dantas em Carnaúba dos Dantas o 3º ano “Crianças Solidária”, com Pula-Pula, brinquedos, pipocas do Leonardo, sorvetes, algodão doce e lancheiras, o evento contará com a presença do palhaço Tixa.

“Esse foi o 3° ano do evento Criança Sólida, mais um ano que consigo organizar esse grandioso evento para as crianças da nossa Carnaúba dos Dantas, junto aos parceiros que mim ajudaram a colocar em prática esse divertimento as nossas crianças. A todos os parceiros que mim ajudou de alguma forma, seja financeiramente ou serviço prestado, os meus sinceros agradecimento. Espero que todos tenham gostado e vamos dar continuidade para o próximo ano”, disse o organizador do evento Luciano de Chico Bae.

Lembrando:

O “Criança solidária” estará no Povoado Ermo na próxima quinta-feira (19) e na Rajada na sexta-feira dia (20).







Fotos: Luciano de Chico Bae e texto Fábio Locutor

PULICIDADE 



 

Prefeitura de Cruzeta recebe um novo trator agrícola e grade aradora.

Na tarde dessa sexta-feira (13), o Prefeito Municipal Joaquim José, Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca João Maria e Subcoordenador da EMPARN Cruzeta - RN, Jório Martins estiveram na 61° festa do boi, sediada no parque de exposição Aristófanes Fernandes,  na cidade de Parnamirim - RN.

Na ocasião foi entregue ao município um Trator TT 4.75 modelo New Holland e uma Grade aradora 14 discos, os novos equipamentos servirão para apoiar o desenvolvimento da agricultura familiar, possibilitando o atendimento mais ágil aos produtores locais, melhorando as condições da atividade rural, reduzindo os custos da produção e facilitando as atividades de plantio e colheita.

Os recursos para aquisição do trator e grade aradora, fazem parte da Emenda da Deputada Federal Natália Bonavides e contrapartida da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca - SAPE.

Na ocasião, estiveram presentes no ato de entrega, a Governadora Fátima Bezerra, Deputada Federal Natália Bonavides, Deputado Federal Benes Leocádio, secretário Estadual da SAPE- RN, Guilherme Saldanha, Marcelo Júnior

Secretário Adjunto da SAPE e diretor-geral da Emater-RN, César Oliveira.








Fonte: Assessória de comunicação da prefeitura de Cruzeta

PUBLICIDADE



Prefeito Gilson Dantas renova parceria com o Projeto Agrosertão

Na tarde desta segunda-feira (08), o prefeito Gilson Dantas esteve na sede do SEBRAE, onde renovou a adesão ao projeto AgroSertão, que visa fomentar a produção do algodão ecológico.

Além de promover a produção sustentável do algodão, o programa também fortalece a economia local e é mais uma fonte de renda para os produtores. Em 2023, 16 produtores participaram do programa, que envolve a colaboração entre Riachuelo, Sebrae, Embrapa, Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Carnaúba dos Dantas.

PUBLICIDADE 



 

sexta-feira, 13 de outubro de 2023

Oficinas de gastronomia atraem público ao Sítio Agroecológico na Festa do Boi

Receitas preparadas com produtos típicos da agricultura familiar atraíram a atenção do público durante a 61ª edição da Festa do Boi, no Sítio Agroecológico da Emater-RN. De segunda-feira (09) até hoje (12) – feriado de Nossa Senhora Aparecida e Dia Nacional do Agrônomo – as oficinas de gastronomia trouxeram um sabor a mais ao evento, com preparações feitas ao vivo e degustações ao final.

Nos três primeiros dias, foi a vez da Escola Agrícola de Jundiaí levar ao espaço três gastrólogos e professores do curso técnico em Gastronomia. A gastróloga e professora Patrícia Amante ensinou no primeiro dia a receita de sorvete de doce de leite caprino com coulins de caju e crocante de coco, além de dar informações sobre o curso técnico em Gastronomia, cujo principal público-alvo são os alunos provenientes da agricultura familiar.

Na terça-feira (10), a professora Amanda Vogas preparou uma galinhada e no terceiro e último dia de participação da Escola Agrícola de Jundiaí, na quarta-feira (11), o professor Marcos Carlos apresentou ao público o baião de dois com carne ovina, queijo caprino, feijão verde e arroz da terra. O nutricionista José Alves, extensionista da Emater, acompanhou as três oficinas e falou sobre os benefícios dos ingredientes à saúde, ressaltando também a melhor forma de aproveitar os produtos.

Já nesta quinta-feira (12), foi a vez do engenheiro agrônomo e gastrólogo Alexandre Dantas, e da nutricionista Leila Paiva’, ambos da Emater em Mossoró, participarem da Festa do Boi ministrando a oficina “Gastronomia Regional na Agricultura Familiar”.

Agricultores e agricultoras familiares dos municípios de Caiçara do Rio do Vento e Senador Elói de Souza, além do público em geral, encheram o espaço “Diálogos e Saberes”, do Sítio Agroecológico para acompanhar o preparo do pé-de- moleque de macaxeira e biscoito de goma de coco, duas receitas simples e saborosas, que podem facilmente ser incorporadas ao rol de produtos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), ou serem comercializados em feiras, por exemplo.

“Trouxemos receitas que despertam nossa memória afetiva e nos fazem lembrar daquelas feitas pelas nossas avós”, disse Alexandre Dantas. O extensionista é destaque todos os domingos no programa InterTV Rural, com o quadro “Bom que só”, mostrando receitas de fácil preparo e com produtos encontrados na agricultura familiar.

RECEITAS:

Pé de moleque de macaxeira

1 Kg de macaxeira crua ralada

250 ml de leite de coco

220 g farinha de mandioca branca fina

200 g castanha de caju triturada

200 ml manteiga da terra

150 g castanha de caju inteira

100 ml café coado forte e sem açúcar

1 pitada de sal

Canela, erva doce e cravo

Óleo vegetal (para untar assadeira)

Farinha de trigo (para polvilhar assadeira)

Calda de rapadura

800 g rapadura condimentada cortada em pedaços

400 ml água filtrada

Modo de preparo:

Acrescentar a rapadura e a água em uma panela, ferver até desmanchar a rapadura completamente e reservar;

Adicionar em um recipiente a macaxeira ralada e a farinha de mandioca e homogeneizar;

Acrescentar a castanha de cajú triturada, o sal, os condimentos e homogeneizar novamente;

Acrescentar a manteiga, o café, o leite de coco e o melaço frio e homogeneizar mais uma vez. Levar a massa a uma assadeira untada com óleo e enfarinhada;

Assar em forno preaquecido a 200ºC  até que a superfície fique levemente dourada                      

Biscoito de goma com coco

500 g fécula de mandioca ou goma seca

240 g manteiga ou margarina

180 g açúcar refinado

100 g coco seco ralado

02 und. gema (ovo de galinha)

1 pitada de sal

Óleo vegetal (p/ untar assadeira)

Farinha de trigo (p/ polvilhar assadeira)

Modo de preparo:

Em um recipiente adicionar a fécula de mandioca;

Em seguida adicionar o coco, o açúcar e uma pitada de sal (caso necessário) e homogeneizar bem todos os ingredientes;

Logo após, acrescentar as gemas, a manteiga ou margarina e homogeneizar até obter uma massa uniforme;                                                                                                                      

Deixar a massa descansar por 15 minutos envolvida por plástico-filme;                                                                                                                                        

Bolear os biscoitos e levar para assar em uma assadeira untada com manteiga ou óleo e enfarinhada com farinha de trigo;

Assar em forno preaquecido entre 180-200ºC por 45 minutos ou até que a base dos biscoitos esteja levemente dourada.

Fonte: ASSECOM/EMATER

PUBLICIDADE




Veja a consulta pública para o Edital Estadual ao Audiovisual!

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretária Extraordinária de Cultura e da Fundação José Augusto (FJA), apresenta a minuta do Edital Estadual de Fomento ao Audiovisual Potiguar 2023, no valor total de R$ 1 milhão.

Parte dos recursos é proveniente do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, no valor de R$ 500 mil, e outra parte provém da emenda parlamentar da Deputada Federal Natália Bonavides, também na ordem de R$ 500 mil.

A minuta do edital prevê a distribuição do recurso em 14 projetos contemplados, sendo 50% destinados aos municípios da Região Metropolitana de Natal e 50%, aos demais municípios do Estado do Rio Grande do Norte.

Estão previstas, também, metade das vagas para políticas afirmativas, sendo inseridas pessoas negras (pretas e pardas); pessoas indígenas; povos e comunidades tradicionais (pessoas ciganas, quilombolas e povos de terreiro de matriz afro-ameríndia); e pessoas com deficiência.

Esta consulta ficará disponível entre 11/10/2023 e 21/10/2023, para que os fazedores e fazedoras de cultura possam ter acesso à minuta do edital e ao formulário para expressar livremente sua opinião.

A consulta Pública está disponível no www.cultura.rn.gov.br  na seção Edital/Editais Culturais nolink  http://www.adcon.rn.gov.br/ACERVO/secretaria_extraordinaria_de_cultura/DOC/DOC000000000319865.PDF

PUBLICIDADE



Prefeitura de Parelhas recebe emenda de R$ 400.000,00, proveniente do Deputado Estadual Ezequiel Ferreira para custei da saúde

Com satisfação, anunciamos que a Prefeitura de Parelhas recebeu uma emenda no valor de R$ 400.000,00, proveniente do Deputado Estadual Ezequiel Ferreira, direcionada ao custeio da área de saúde. Este aporte financeiro representará um avanço significativo na promoção do acesso a cuidados de saúde de alta qualidade em nosso município.

Os recursos provenientes dessa emenda desempenharão um papel crucial no aprimoramento dos serviços de saúde locais, sobretudo no que concerne a consultas especializadas e na expansão das ofertas do Hospital Dr. José Augusto Dantas.

Reconhecemos o comprometimento do Deputado Ezequiel Ferreira com o bem-estar da nossa comunidade e agradecemos profundamente por seu apoio em fortalecer o sistema de saúde de Parelhas.

PUBLICIDADE



quinta-feira, 12 de outubro de 2023

Vereador José Evangelista requer coletes ou camisas de Identificação para vereadores usar em fiscalização de obras

O vereador José Evangelista de Arruda Dantas (MDB), reivindicou a presidente da Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas Marli de Medeiros que seja feitos coletes ou camisas de Identificação para vereadores usar em fiscalização de obras e em fiscalização.

Tal reivindicação se faz necessária tendo em vista a necessidade de uma identificação tanto para um momento de vistoria e fiscalização quanto para visibilidade da população em identificar o vereador nos bairros  nos momentos de fiscalização das ruas, frisou o vereador.

O edil protocolou a indicação de nº 070/2023 na11ª Sessão Ordinária do segundo período legislativo de 2023, realizada nesta terça-feira (10).

PUBLICIDADE



Semthas realiza festinha infantil para crianças atendidas pelos programas sociais em Acari


Com o tema "A magia de ser criança", a Prefeitura de Acari, através da SEMTHAS - Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social, realizou uma linda festinha infantil para as crianças atendidas pelos programas sociais Grupo de Convivência e Programa Criança Feliz, no ginásio de esportes "Bilezão", no bairro Petrópolis. Foi uma tarde de muita diversão e alegria, nesta quarta-feira, dia 11 de outubro, antecedendo o Dia das Crianças.

Confira alguns registros fotográficos desse evento em comemoração ao dia das Crianças.





Prefeito Fernando Bezerra 








PUBLICIDADE