sexta-feira, 28 de julho de 2023

Ordem de serviço da nova escola municipal Professora Porfíria Pires em Acari foi assinada e obra já está em andamento

Com grande alegria e entusiasmo, a Gestão Municipal de Acari teve a honra de receber a Senadora Zenaide Maia e população em geral na cerimônia de Assinatura da Ordem de Serviço da construção da tão aguardada nova Escola Municipal Professora Porfíria Pires, que passará a ser localizada ao lado do CMEI (Creche Municipal).

O evento aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 26 de julho, momento  que representou um marco importante para a nossa comunidade, simbolizando um passo significativo no aprimoramento da educação de Acari.

A nova Escola Municipal Professora Porfíria Pires foi minuciosamente planejada para proporcionar um ambiente educacional de excelência, capacitado para receber nossos alunos com toda a infraestrutura necessária ao seu desenvolvimento integral. Com um total de 5 salas de aula, cada uma acomodando 30 alunos, teremos capacidade para atender 300 estudantes nos dois turnos.

Além das cinco (5) salas de aula, o espaço contará com uma sala de computação equipada, uma cozinha para oferecer refeições adequadas, um refeitório para os momentos de alimentação, uma biblioteca rica em conhecimento, um pátio coberto para atividades diversas, uma área administrativa com a Direção e Coordenação, e uma Sala dos Professores para incentivar a troca de experiências e aprimoramento dos docentes.

Destaca-se também o compromisso com a acessibilidade, tendo sido projetados ambientes adaptados para garantir a inclusão de todos os estudantes, sem qualquer barreira que impeça a participação plena na vida escolar.

A construção dessa escola exemplar só foi possível graças ao valioso investimento de R$ 2.074.656,73 (dois milhões, setenta e quatro mil, seiscentos e cinquenta e seis reais e setenta e três centavos), proveniente da emenda parlamentar destinada pela estimada Senadora Zenaide Maia, que deixou sua mensagem aos acarienses: "Para mim é uma felicidade grande de poder chegar aqui com recursos para ter um equipamento digno para essas crianças, professores, e os pais e mães de família do bairro Petrópolis. Essa escola vai incluir trezentas crianças do bairro Petrópolis, com um equipamento digno, que todos têm que ter. Eu, como seridoense, me sinto muito feliz em poder estar ajudando a educação pública, a educação pública é tudo! É a prevenção da violência, é o desenvolvimento social e econômico. Os países do mundo que quiseram se desenvolver socialemnte e economicamente, investiram numa educação pública de qualidade", comentou.

O prefeito Fernando Bezerra, que sempre destaca a importância dos apoios à cidade de Acari, externou suas palavras de gratidão: "Hoje, de modo especial e fraterno, um abraço agradecido a Senadora Zenaide, ex-aluna da rede pública de ensino, por sua atuação para construirmos a escola do bairro Petrópolis, no Acari de nossas raízes", disse.

A solenidade contou com a presença de cada cidadão, vereadores(as), alunos, educadores, equipe administrativa, para celebrarmos juntos essa conquista tão almejada. A participação de cada um é fundamental para consolidarmos uma educação de qualidade, capaz de transformar vidas e impulsionar o desenvolvimento de Acari.

Prefeito Fernando Bezerra e Senadora Zenaide Maia 



















Senadora Zenaide Maia 

PUBLICIDADE




quinta-feira, 27 de julho de 2023

8ª Edição do Ecopedal Carnaúba dos Dantas reúne ciclistas de toda região neste último final de semana em Carnaúba dos Dantas

Na manhã deste domingo (23/07) a cidade de Carnaúba dos Dantas recebeu mais de 500 ciclistas de todo o estado do Rio Grande do Norte e Nordeste que vieram participar da 8ª edição do Ecopedal Carnaúba dos Dantas.

Todos os atletas se concentraram após o percurso na Chácara de Tião.

Preta Pressão parabenizou todos os presentes e a toda equipe organização do evento e ressaltou a importância da nossa cidade em promover encontros como esse, que ajudam a movimentar a cidade.

“Esse evento esportivo que a cada ano vem crescendo muito, muitos elogios foram dados por todos os ciclistas que prestigiaram o evento foi coordenada por mim Preta Pressão e meu esposo Marquinhos. O evento teve inicio no sábado dia, 22 com um grande esquenta”, concluiu Preta Pressão.



Realização: Equipe Pedal Carnaúba e Ponto das Biciclistas.

PUBLICIDADE



Vem ai próximo domingo (30) na Praça dos Quiosques em Carnaúba dos Dantas uma mega tardezinha com Rotterdan Ferraz e Farra da Pegação

Vem ai próximo domingo dia, 30 de julho nos Quiosques da Praça em Carnaúba dos Dantas uma mega tardezinha com Rotterdan Ferraz e Farra da Pegação.

Inicio às 17:00hs.

PUBLICIDADE


 

Prefeitura de Cruzeta realizou 36 exames de ultrassonografias nesta terça-feira (25)


 Foram realizadas na manhã dessa terça-feira (25), na Unidade Mista de Saúde Abílio Chacon Filho 36 exames de ultrassonografias, o médico Dr. Vitor Luciani Medeiros atende mensalmente no município de Cruzeta - RN.

A ação da Secretaria Municipal de Saúde visa atender com celeridade os pacientes do SUS e reduzir a fila de espera por exames de média e alta complexidade.

PUBLICIDADE


CARNAÚBA DOS DANTAS: Bola da vez vereador Dué nome forte da situação para disputar a prefeitura em 2024


 Em Carnaúba dos Dantas, faltando pouco mais de um ano para as eleições municipais o nome do atual vereador Dué, disponta para ser o nome do grupo de situação na sucessão do atual prefeito Gilson Dantas em conversa com o Blog do pássaro, uma fonte nos relatou que Dué conta com o apoio do grupo formado pelos ceramistas e tem a simpatia de boa parte da classe política  do seu sistema, faltando apenas alguns detalhes para que seja confirmado seu nome , Dué é uma pessoa humilde, mas porém muito conhecido no meio político do RN, e se confirmado for sem dúvidas será um bom nome para Carnaúba dos Dantas .

Fonte: Blog do Pássaro

PUBLICIDADE  


quarta-feira, 26 de julho de 2023

Fabiano Pacômio disponibiliza seu nome para disputar a prefeitura de Carnaúba dos Dantas em 2024

O ex-vereador Fabiano Pacômio (PT) participou do Jornal da 93 fm na ultima quarta feira (26/07), e em entrevista ao repórter Toscano Neto afirmou que o seu nome está disponível para disputar o Executivo Municipal em 2024.

"Meu nome sempre esteve a disposição da população Carnaubense, do Partido dos Trabalhadores (PT) e do nosso grupo político como pré-candidato a prefeito, sempre buscando trabalhar cada vez mais em favor do desenvolvimento de Carnaúba dos Dantas/RN". - Disse Fabiano ao responder o repórter Toscano Neto.

O ex-vereador já exerceu a função de Secretário Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca do município de Carnaúba dos Dantas/RN, e atualmente vêm exercendo um ótimo trabalho como Coordenador Municipal de Meio Ambiente e Proteção e Defesa Civil do Município de Currais Novos/RN. Fabiano Pacômio já tem 10 (dez) anos de vida pública.


PUBLICIDADE 


 

Vereadores José Erivan e Rudyson Ric juntamente com o prefeito Fernando Bezerra cumprem nessa terça feira (25) agenda administrativa no Detran em Natal para tratar sobre parceria visando educação de trânsito nas escolas

Nessa terça-feira, 25 de julho, os vereadores José Erivan e Rudyson Ric,  juntos com o prefeito Fernando Bezerra, cumpriram agenda administrativa no Detran em Natal. O objetivo da agenda foi estabelecer uma parceria entre o município e aquela instituição, visando promover a educação de trânsito nas escolas locais. Conscientes da importância da formação dos futuros condutores, vale a pena iniciar desde cedo, esse processo de educação, sobre as responsabilidades no trânsito, como representantes políticos, devemos direcionar esforços que visem trazer benefícios para toda a comunidade.

A parceria entre o município de Acari e o Detran representa uma estratégia valiosa para aperfeiçoar a formação dos estudantes quanto ao trânsito seguro e cidadão. Através de ações educativas, palestras, cursos e atividades práticas, espera-se disseminar o conhecimento sobre regras de tráfego, respeito ao pedestre, importância do uso do cinto de segurança e capacete, além de dispositivos de retenção para crianças, e outras práticas que são essenciais para um comportamento responsável ao volante.

PUBLICIDADE



Consórcio Nordeste realiza seminário e reúne cadeia produtiva do algodão

Em vias de se tornar o carro-chefe de um grande projeto integrado para o Semiárido brasileiro, incluindo parte de Minas Gerais, o algodão agroecológico e orgânico cultivado em alguns estados do Nordeste, especialmente no Rio Grande do Norte e na Paraíba, está sendo discutido em rede dado o seu potencial econômico e sustentável. Realizado em Campina Grande, região da Borborema na Paraíba, o Seminário Técnico sobre Algodão Agroecológico/orgânico e seus Consórcios Agroalimentares no Semiárido, proposto pela Câmara Temática da Agricultura (CTAF), no âmbito do Consórcio Nordeste, transcorrerá até esta quarta-feira (26), na sede da Embrapa Algodão.

O evento tem o objetivo de socializar as ações desenvolvidas no Nordeste, bem como a construção de parcerias no arranjo produtivo do algodão agroecológico e seus consórcios agroalimentares. A programação, iniciada na manhã desta terça-feira (25), trata de todas as etapas e desafios que permeiam a retomada da cultura algodoeira no Nordeste brasileiro: desde o cultivo e controle de praga, principalmente relacionado ao chamado “bicudo”, quanto os processos de escoamento da produção para as empresas parceiras, que é feito em articulação com os movimentos sociais e organismos internacionais.

O secretário Alexandre Lima, titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (SEDRAF-RN) e coordenador da Câmara Temática da Agricultura Familiar, destacou a importância do encontro, que se propõe também a planejar em rede as ações da Safra 2023/24 do algodão agroecológico/orgânico no semiárido. No período da tarde, ele apresentou o Projeto Algodão Agroecológico Potiguar, que para esta safra de 2023 tem adesão de 689 famílias, mais de 100 municípios potiguares, que juntas plantam quase mil hectares de algodão consorciado. 

“Esse projeto representa uma iniciativa importante e fundamental das parcerias que compõem os arranjos produtivos e o Consórcio Nordeste, que visa justamente construir uma unidade e potencializar o cultivo do algodão e consórcios agroalimentares. O algodão é de uma cultura que faz parte da essência da agricultura familiar e agora está sendo resgatada em bases agroecológicas”, afirmou Lima. Ele informou que o estado retomando uma usina de beneficiamento, em Apodi, numa da unidades da EMPARN, que se soma à unidade instalada no município de Lajes. 

Lançado em dezembro 2021, na safra de 2022 o projeto integrou 248 famílias agricultoras, de 48 municípios, que cultivaram 276 hectares de algodão consorciado a culturas alimentares. A produção chegou a 131 toneladas de algodão em rama e 11,5 toneladas da pluma. O primeiro ano do projeto movimentou cerca de R$ 500 mil. Coordenado pelo Governo do RN, por intermédio da SEDRAF-RN e Emater-RN, é constituído por um arranjo institucional que envolve Embrapa Algodão, Instituto Riachuelo, Sebrae, Diaconia, Acopasa, Vert, Unicafes, Instituto Casaca de Couro, Norfil, FAO, Rede Xique-Xique, Justa Trama e prefeituras.

Em seguida, o secretário executivo Bivar Duda e o gerente de projetos Jailson Lopes, da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS-PB), apresentaram dados do algodão agroecológico da Paraíba.

EXPERIÊNCIAS – O Seminário Técnico é uma ação proposta pela Câmara Temática da Agricultura Familiar (CTAF), do Consórcio Nordeste, sendo co-realizado pela SEAFDS-PB e pelo Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) da Secretaria Nacional da Agricultura Familiar, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), representado pelo pesquisador da Embrapa Algodão, Marenilson Batista. Na ocasião, ele adiantou que o MDA está articulando com o Consórcio Nordeste um projeto “guarda-chuva” envolvendo o algodão agroecológico e seus consórcios agroalimentares, que contemplará todo o Semiárido brasileiro.

A mesa de abertura foi coordenada pelo secretário da CTAF, Reginaldo Alves, e contou com a presença do secretário anfitrião, Frei Anastácio; da chefe de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Algodão, Nair Arriel; da coordenadora da Rede Xique Xique, Neneide Lima (RN); da gerente de comunicação para o desenvolvimento da FAO, Fernanda Scherer; e do agricultor Severino Vicente, o Biu, que contou sua experiência como cultivador de algodão, no município de Ingá, situado no agreste paraibano. Na plateia, gestores de todos o Nordeste, incluindo o diretor da EMATER-RN, Cesar Oliveira, acompanhado da analista de extensão rural Adriana Américo, e o coordenador de Agroecologia e Convivência com o Semiarido (CACS/SEDRAF), Marcílio Lemos.

O primeiro dia do evento encerrou com diálogo com as empresas parceiras, compradoras do algodão agroecológico/orgânico no semiárido. Para esta quarta-feira (26), está prevista uma discussão com as equipes técnicas da Embrapa Algodão, do MDA, Governos Estaduais e convidados para planejamento de ações da Safra 2023/24 do algodão agroecológico/orgânico no semiárido.

PUBLICIDADE



terça-feira, 25 de julho de 2023

Cerimônia de assinatura da ordem de serviço da nova Escola Municipal Professora Porfíria Pires em Acari acontece nesta quarta (26)

A Gestão Municipal de Acari tem a honra de convidar toda a população para participar da solene cerimônia de Assinatura da Ordem de Serviço da construção da Escola Municipal Professora Porfiria Pires, no bairro Petrópolis, um marco importante para nossa comunidade. O evento, que ocorrerá nesta manhã do dia 26 de julho, a paritr das 09h00, contará com a presença ilustre da Senadora Sra. Zenaide Maia.

Data: 26 de julho de 2023

Hora: 09h

Local: Rua Vitória Ribeiro (Rua da Creche Municipal)

Sua presença é fundamental para celebrarmos juntos esse momento significativo para o desenvolvimento educacional de nossa cidade. Contamos com a honra de sua participação.

PUBLICIDADE



Em Cruzeta, projeto "Energia com Cidadania" terá inicio hoje ás trocas de lâmpadas velhas por lâmpadas novas de LED

Com o apoio da Prefeitura de Cruzeta, mais uma vez a cidade recebe o projeto "Energia com Cidadania", promovido pelo grupo Neoenergia/Cosern. A carreta (unidade móvel do projeto) já está em Cruzeta e ficará até a próxima sexta-feira (28), ela está estacionada na Praça Drº Silvio Bezerra de Melo (Centro).

Faça sua conta de energia reduzir, troque sua lâmpada antiga por led

CONFIRA OS CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO

Ser cliente residencial ou rural-residencial;

Ser morador de comunidade popular ou estar cadastrado na TSEE (Tarifa Social de Energia Elétrica);

Entregar as lâmpadas incandescentes, fluorescentes ou halógenas usadas (potência igual ou superior a 14W).

Possui o fornecimento regular junto a distribuidora;

Não ter trocado lâmpadas em projetos da Distribuidora nos últimos 6 anos (limite máximo de 8 lâmpadas);

PUBLICIDADE 



 

Prefeito Gilson Dantas participa de reunião no Sindicer para discutir taxa de água bruta e mudanças no programa minha Casa, Minha Vida

Na última sexta (21), o prefeito Gilson Dantas participou de uma reunião realizada pelo SINDICER-RN, Sindicato das Indústrias de Cerâmica Vermelha, em Natal. Na ocasião, foram abordados temas que são do interesse dos empresários ceramistas de todo o estado.

O Diretor do SINDUSCON-RN e COOPERCON RN, Gabriel Wanderley, apresentou as alterações realizadas no programa Minha Casa, Minha vida e, de que maneira, essas mudanças podem trazer benefícios para o setor ceramista do nosso estado. Em seguida, Roberto Serquiz, presidente eleito da FIERN, tratou sobre a possível cobrança de água bruta pelo governo do estado e as principais questões que existem sobre o tema. Ao final, o público presente teve a oportunidade de debater sobre a situação atual do mercado, dar suas opiniões e falar sobre os interesses da categoria.

Para Gilson Dantas, enquanto gestor de Carnaúba dos Dantas, é extremamente importante participar dessas discussões que afetam o polo cerâmico de nossa cidade. Uma vez que é um dos principais setores que movimentam a economia da nossa região, principalmente no que diz respeito a geração de emprego e renda.

PUBLICIDADE 



 

segunda-feira, 24 de julho de 2023

Prefeitura de Acari reúne artistas locais para escuta pública sobre lei Paulo Gustavo

Aconteceu na manhã da última sexta-feira, dia 21 de julho, a apresentação e escuta pública referente à Lei Paulo Gustavo. A reunião foi promovida pela Prefeitura de Acari, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (SEMECE), e contou com a presença de Lindemberg da Silva Bezerra, Assessor e consultor técnico em cultura, contratado pela Gestão Municipal para dar suporte técnico ao processo.

A Lei Complementar 195/2022, que representa o maior investimento direto já realizado no setor cultural do Brasil, irá contemplar vários artistas e agestes culturais do município, porém, os mesmos precisavam conhecer mais e tirar suas dúvidas sobre a Lei para desenvolverem seus projetos e efetuarem suas inscrições  após publicação dos editais, que já estão sendo providenciados.

O momento foi muito importante para esclarecer vários pontos e informações básicas que o município, assim como os artistas, devem seguir, desde o cadastramento à produção dos respectivos  projetos culturais.

Os artistas locais deverão ficar atentos às informações que serão publicadas nas redes sociais da Prefeitura de Acari, e em breve o chamamento (editais), para prosseguirem com suas inscrições.

PUBLICIDADE 



 

domingo, 23 de julho de 2023

Hoje domingo (23)! Tem Fabiano Costa a partir do meio dia no Balneário Portal do Rio no Povoado Ermo

Hoje domingão dia, 23 de julho o Balneário Portal do Rio localizado no Povoado Ermo em Carnaúba dos Dantas estará funcionando a todo vapor, com banho de piscina, serviço de bar, restaurante e muita música ao vivo com Fabiano Costa “o garoto que todo mundo gosta”.

Então vocês do Povoado e cidades Circunvizinhas já sabem que logo mais ao meio dia, muita música ao vivo, totalmente grátis.

A organização é de Francisco e família.

PUBLICIDADE



 

Mostrando a que veio, mandato do deputado estadual Luiz Eduardo se destaca entre um dos mais atuantes nesse primeiro semestre

Com pouco mais de 6 meses de mandato o Deputado Estadual Luiz Eduardo, vem mostrando um excelente trabalho. Seja  nas realizações de audiências públicas seja nas participações em manifestações de interesse da população em requerimentos projetos em fim, o Mandato de Luiz Eduardo vem  ganhando destaque e é tido por muitos como o mais atuante até o momento na ALRN.

Fonte: blog do Pássaro

PUBLICIDADE 



 

Câmara aprovara mudanças no Código de Trânsito Brasileiro; saiba

Entre as alterações, a Câmara aprovou novas sanções caso o exame toxicológico de motoristas profissionais. Foto: Adriano Abreu

No primeiro semestre deste ano, o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou 46 projetos de lei, 17 medidas provisórias, 18 projetos de decreto legislativo, três projetos de resolução, dois projetos de lei complementar e um proposta de emenda à Constituição (PEC). Algumas das matérias aprovadas alteram o Código de Trânsito Brasileiro.

Com a votação da Medida Provisória 1153/22, a Câmara dos Deputados aprovou várias mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em temas como exigência de exame toxicológico de motoristas profissionais, competência para aplicação de multas e descanso de caminhoneiros. O texto foi transformado na Lei 14.599/23.

O texto é um substitutivo do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), que também trata dos termos da contratação de seguro de cargas.

 

Órgãos municipais de trânsito terão a competência privativa de fiscalização e aplicação de multas nas principais infrações, como aquelas envolvendo estacionamento ou parada irregulares, excesso de velocidade, veículo com excesso de peso ou da capacidade de tração e recolhimento de veículo acidentado ou abandonado.

Estados e Distrito Federal terão competência privativa para fiscalizar e multar infrações relacionadas a não realização de exame toxicológico, a falta de registro do veículo, a falta de baixa de veículo irrecuperável, a cadastro desatualizado e a falsa declaração de domicílio, por exemplo.

Quanto ao seguro de cargas, a contratação caberá aos transportadores, ainda que pessoas físicas ou cooperativas. O seguro de perdas por acidentes e o contra roubo e assemelhados deverá estar vinculado a Planos de Gerenciamento de Riscos (PGR) estabelecidos de comum acordo entre o transportador e sua seguradora.

Sobre a exigência do exame toxicológico de condutores com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E, a lei aplica novas sanções por sua não realização, como multa maior se o exame não tiver sido realizado e o motorista for flagrado com essa irregularidade uma segunda vez.

Formação de condutores

Parte dos recursos arrecadados com multas de trânsito poderá ser direcionado à formação de condutores de baixa renda, conforme prevê o Projeto de Lei 3965/21 aprovado pela Câmara dos Deputados.

De autoria do deputado José Guimarães (PT-CE), o projeto está em análise no Senado e determina que o custeio da habilitação englobará as taxas e demais despesas relativas ao processo de formação e à concessão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Segundo o texto relatado pelo deputado Alencar Santana (PT-SP), para ter acesso à CNH subsidiada dessa forma, o condutor deve estar incluído no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Atualmente, o Código de Trânsito Brasileiro prevê a aplicação dos recursos das multas para as seguintes finalidades, exclusivamente: sinalização; engenharia de tráfego; engenharia de campo; policiamento; fiscalização; renovação de frota circulante; e educação de trânsito.

Agência Câmara de Notícias

PUBLICIDADE