sexta-feira, 20 de outubro de 2023

Gripe aviária: RN decreta emergência e determina monitoramento para prevenção

Foto: Divulgação

O Rio Grande do Norte decretou, estado de emergência Zoossanitária devido ao risco de proliferação da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade, a chamada gripe aviária. Por determinação da governadora Fátima Bezerra, também ficou instituído o Sistema de Monitoramento, Avisos e Ações para fins de prevenção à ocorrência da doença.

O Governo do Estado explicou que o decreto cumpre determinação do Governo Federal e que não houve casos no Rio Grande do Norte. No documento que determina a emergência, o Executivo explica que o decreto leva em consideração protocolos sanitários estabelecidos no país tomados desde maio deste ano, quando foi identificada a presença vírus da influenza aviária H5N1 de alta patogenicidade (IAAP) em aves silvestres no Brasil. No Rio Grande do Norte, porém, não há a confirmação sobre casos.

Pela norma do Ministério da Agricultura, houve a suspensão em todo território nacional da realização de exposições, torneios, feiras e demais eventos com aglomeração de aves, assim como também ficou suspensa a criação de aves ao ar livre, com acesso a piquetes sem telas na parte superior.

Ainda pelo decreto do Rio Grande do Norte, caberá ao Idiarn, em consonância com a Secretaria de Agricultura, em consonância com outras pastas, “agir para a eliminação de eventual foco no menor espaço de tempo, menor custo e menor impacto ao setor produtivo”. Além disso, também caberá ao Idiarn e ao Comitê Estadual de Enfrentamento à Influenza Aviária de Alta Patogenicidade executar rotinas de comunicação, coletar informações e esclarecimentos nas secretarias municipais de agricultura ou nos órgãos correspondentes aos conselhos municipais de saúde animal. O decreto terá vigência de 180 dias.

Em maio deste ano, o Rio Grande do Norte analisou mais de vinte aves que foram encontradas mortas no litoral, mas nenhuma estava com a gripe aviária. No Brasil, por outro lado, já foram confirmados 127 casos até o fim de semana.

Tribuna do Norte

PUBLICIDADE 



quinta-feira, 19 de outubro de 2023

SESI-RN reúne gestores públicos e premia Indústrias do Conhecimento com melhor desempenho

O Serviço Social da Industrial no Rio Grande do Norte (SESI-RN) premiou os três municípios que tiveram maior volume de acesso nas Indústrias do Conhecimento em 2022. A solenidade, que aconteceu na tarde desta terça-feira (17), no Solar Bela Vista, em Natal, reuniu prefeitos dos municípios contemplados com Indústrias do Conhecimento e SESITECs, secretários de educação e coordenadores das unidades.

Natal (1º lugar), Pau dos Ferros (2º) e Campo Grande (3º) foram as cidades premiadas. A primeira colocada recebeu dez computadores de última geração para instalação nas unidades e desenvolvimento de atividades educativas. As segunda e terceira receberam, respectivamente, R$ 10 mil e R$ 5 mil em acervo para as unidades.

“As SESITECs e as Indústrias do Conhecimento proporcionam a oportunidade de aproximar o Sistema FIERN dos municípios, além de garantir um espaço tecnológico e educativo para a população dessas cidades”, destacou o presidente da FIERN e diretor regional do SESI-RN, Amaro Sales de Araújo. “É muito importante reconhecer aquelas unidades que trabalharam para atrair a comunidade e construir conhecimento”, completa.

O superintendente regional do SESI-RN, Juliano Martins, apresentou a atuação em Educação, Saúde e Segurança no Trabalho, Cultura e Difusão do Conhecimento do SESI, apontando as escolas, clínica, a Big Band e as Indústrias do Conhecimento e SESITECs como principais entregas. “O Rio Grande do Norte é o estado com mais acessos às Indústrias do Conhecimento e SESITECs de todo o Brasil, o que mostra a importância desses equipamentos pra sociedade potiguar”, acrescentou.

A coordenadora da Indústria do Conhecimento Virgílio Urbano de Araújo – que teve um total de 929.769 atendimentos em 2022 –, Jeane de Oliveira, agradeceu pelo reconhecimento. “A unidade mudou o bairro das Rocas e a cidade de Natal. Agradeço muito ao presidente Amaro e ao SESI por esse equipamento”, destacou.

Observatório da Indústria e Unidade de Mercado se aproximam dos municípios

Durante o evento, o gerente da Unidade de Relacionamento com o Mercado do Sistema FIERN, Manoel Ribeiro, apresentou o trabalho para os gestores públicos presentes. Ele ressaltou a capacidade de o Sistema atender às demandas do município em serviços de formação de mão de obra, saúde e segurança no trabalho, gestão da educação e capacitação profissional.

Na oportunidade, o gerente do Observatório da Indústria Mais RN, Pedro Albuquerque, também apresentou as ações do núcleo e as oportunidades de atuar junto aos municípios na construção de estratégias para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico das cidades. “O Mais RN se preocupa não apenas com a melhoria da gestão das indústrias, mas também com o apoio à gestão pública”, explicou.

PUBLICIDADE 



 

Só faltam (02) dias, para o sábadão nos Quiosques com Farra da Pegação e Rotterdan Ferraz

Em clima da Festa do Padroeiro Nossa Senhora das Vitórias em Carnaúba dos Dantas/RN os Quiosques de Castanha, Naire, Cacau e Quintal bar & Petiscaria irão realizar próximo sábado (21) o sabadão dos Quiosques.

Confirmado ás atrações:

Farra da Pegação e Rotterdan Ferraz

Inicio ás 22:00hs

Leve sua família e seus amigos e vão curtir essa super mega festa nos Quiosques.

Totalmente grátis.

Organização: Castanha, Naire, Cacau e Adeilson.

PUBLICIDADE




Título: Prefeito Gilson Dantas prestigia abertura da festa dos 95 anos de Nossa Senhora das Vitórias em Carnaúba dos Dantas

O prefeito Gilson Dantas marcou presença na emocionante abertura da festa em celebração aos 95 anos de devoção a Nossa Senhora das Vitórias, padroeira da cidade de Carnaúba dos Dantas. O evento, que aconteceu no último domingo 15/10, reuniu centenas de fiéis e autoridades locais para celebrar a fé e a tradição religiosa que marcam a história da região.

A festa em honra a Nossa Senhora das Vitórias, conhecida pelo fervor religioso e pela grandiosidade de suas comemorações, é um dos momentos mais aguardados pelos moradores de Carnaúba dos Dantas. Neste ano, a celebração ganha ainda mais destaque ao completar 95 anos, reafirmando sua importância cultural e religiosa para a comunidade.

Durante a abertura da festa, o prefeito Gilson Dantas fez questão de destacou a importância de preservar as tradições e valorizar a cultura local. Ele ressaltou a devoção dos carnaubenses à Nossa Senhora das Vitórias e o papel fundamental que a fé exerce na comunidade, fortalecendo os laços de união e solidariedade entre os moradores.

A festa dos 95 anos de Nossa Senhora das Vitórias em Carnaúba dos Dantas contará com uma programação diversificada, incluindo missas, novenas, procissões e apresentações culturais. A expectativa é de que milhares de fiéis e visitantes participem dos eventos ao longo dos próximos dias, fortalecendo ainda mais os laços de religiosidade e tradição na cidade.

Gilson Dantas reforçou seu compromisso em trabalhar em prol do desenvolvimento de Carnaúba dos Dantas e em preservar as raízes culturais e religiosas do município. Ele expressou sua gratidão pela oportunidade de participar da abertura da festa e desejou a todos os carnaubenses uma ótima e abençoada festa de Nossa Senhora das Vitórias 2023.



Fonte: Blog Ismael Medeiros

PUBLICIDADE



Artista Dedé Carnaúba realiza a Exposição Papelão na Vitrine nesta quinta-feira (19)

Nesta quinta-feira, 19 de outubro de 2023, a cidade de Carnaúba dos Dantas recebe a Exposição Papelão da Vitrine, do artista plástico Dedé Carnaúba. A exposição ficará aberta entre os dias 19 a 24 de outubro para visitação na Recepção da Escola Caetano, na Praça Caetano Dantas.

Durante essa semana também está acontecendo a Romaria no Monte do Galo, que recebe muitos romeiros e turistas na cidade seridoense. Nessa nova empreitada artística, Dedé Carnaúba utiliza como matéria prima o papelão, que muitas vezes é descartado de forma incorreta pelas ruas.

Com a intenção de trazer um novo significado para esse material, o artista faz uma homenagem a homens e mulheres que deixaram um legado cultural e trazem uma identidade nordestina.

As esculturas representam cenas do cotidiano, arte e cultura, como também as histórias de vivência do próprio artista. Grandes artistas serão homenageados e terão suas esculturas apresentadas na exposição, entre eles Luiz Gonzaga, Tonheca Dantas e Felinto Lúcio.

Dedé Carnaúba é natural da região do Seridó, nascido ao sopé da Serra da Rajada, no município de Carnaúba dos Dantas-RN. Desde criança, já demonstrava afeto pela arte ao criar seus próprios brinquedos, escrever pequenas histórias e desenhar em tudo que era papel.

Atualmente realiza os seus trabalhos no Ateliê Sinhá Rita, um espaço que recebe artistas, estudantes e demais interessados em sua arte.

Serviço:

Exposição Papelão na Vitrine - Por Dedé Carnaúba

Data: 19 a 24 de outubro - 17h às 22h

Domingo, 22 de outubro - 8h às 22h

Endereço: Escola Caetano Dantas - Carnaúba dos Dantas - RN.



Contato:

Dedé Carnaúba

Instagram: @ateliesinharita

Youtube: @ateliesinharita

Site: ateliesinharita.com

Fonte: Luiza de Sá assessora de produção da Exposição Papelão na Vitrine

PUBLICIDADE 



 

quarta-feira, 18 de outubro de 2023

Deputado Kleber Rodrigues ressalta importância da Frente em Defesa das Pessoas com Deficiência

Crédito da(s) Foto(s): João Gilberto

A instalação da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte ganhou destaque na sessão plenária da Casa, nesta terça-feira (17). Escolhido presidente do colegiado, o deputado estadual Kleber Rodrigues (PSDB) ressaltou a importância da iniciativa, que vem para colaborar com debates e projetos que promovam a inclusão dessas pessoas no Estado.

“Barreiras são quebradas com construção de unidades e fortalecimento de propósito comum. A nova frente parlamentar está longe de ser apenas um palco de discussões. O objetivo é de avançar na legislação e criar novo ambiente para pessoas com deficiência. Este colegiado chega com grande desafio, tem responsabilidade de zelar direitos de população com deficiência que é a maior proporcionalmente entre os estados brasileiros”, disse o parlamentar.

Ainda de acordo com Kleber, a Assembleia Legislativa tem realizado um grande trabalho neste tema nos últimos anos, aprovando uma série de projetos voltados a inclusão. “Mas esta Casa ainda tem muito a contribuir”, completa. “A Frente vem ao encontro e abraça nossa gente a partir da verdade absoluta que é respeitando as diferenças e observando as desigualdades impostas é que avançaremos”, finalizou.

PUBLICIDADE



Deputado Ezequiel apresenta requerimento para garantir água ao município de Boa Saúde

Crédito da(s) Foto(s): Assessoria de Comunicação

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB), apresentou requerimento com o objetivo de garantir o abastecimento de água ao município de Boa Saúde. O documento solicita uma série de materiais e equipamentos com o objetivo de implantar um desvio de subadutora na cidade.

Segundo o ofício, a obra citada tem como objetivo levar água para as comunidades de Picadinhas e Rua do Fogo. As duas localidades de Boa Saúde encontram-se com escassez hídrica atualmente. "Garantir água para os cidadãos potiguares precisa ser uma prioridade absoluta. É um item básico para a sobrevivência humana e nosso mandato está junto dos munícipes de Boa Saúde nesta luta", disse Ezequiel.

A solicitação do material para a obra de desvio da subadutora foi apresentada a Ezequiel pelo prefeito da cidade, José Wellington, e lideranças do município.

PUBLICIDADE



Deputado Francisco do PT celebra visita de ministros e investimentos do Governo Federal no RN

Crédito da(s) Foto(s): João Gilberto

O deputado Francisco do PT destacou nesta terça-feira (17), durante o horário destinado aos oradores, as visitas dos ministros Rui Costa (Casa Civil) e Renan Filho (Transportes) ao Rio Grande do Norte. Ao lado da governadora Fátima Bezerra (PT), eles lançaram nesta segunda-feira (16) o Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) no Estado.

O deputado avaliou o evento como um “novo momento das relações institucionais” e de “republicanismo” no Brasil. Segundo o parlamentar, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se diferencia pelo diálogo com todos os entes federativos, independentemente de partido político ou ideologia.

Sobre as obras previstas no Novo PAC, o Francisco celebrou os anúncios referentes à conclusão da duplicação da Reta Tabajara, que deverá ser finalizada até o final deste ano, com exceção da passagem de Macaíba e de algumas adequações nos viadutos que já estão prontos.

“Essa é uma obra importante a ser celebrada, é uma obra que foi retomada agora. Quem passa pela Reta Tabajara agora está vendo que a obra está a todo o vapor, não é como no passado recente, que a obra vivia praticamente paralisada ou se arrastando a passos muito lentos”, declarou o líder do Governo.

O parlamentar também destacou investimentos na segurança hídrica, como as obras da Barragem de Oiticica, além do Projeto Seridó e da obra do Ramal do Apodi.

“Vivemos, de fato, um novo momento no Brasil, um momento de respeito à diversidade, de respeito à tolerância, um momento de relações republicanas diferenciadas, sem nenhum tipo de preconceito, de discriminação como o momento que vivemos até bem pouco tempo no nosso país”, afirmou.

PUBLICIDADE



Lagoa Nova se prepara para sediar a 1ª Conferência Municipal de Cultura com o tema "Democracia e Direito à Cultura"

Foto: Reprodução

Lagoa Nova, está se preparando para um evento que promete enriquecer ainda mais sua vida cultural. Nos dias 18 e 19 de outubro, a cidade vai sediar a 1ª Conferência Municipal de Cultura com o tema "Democracia e Direito à Cultura", um encontro que promete ser marcante para a comunidade local.

O evento tem como objetivo reunir artistas, gestores culturais, entusiastas da cultura e cidadãos interessados em discutir o papel da cultura no desenvolvimento da cidade, bem como garantir o direito à cultura para todos os lagoanovenses. A conferência promete ser um espaço de diálogo e troca de ideias, onde a participação cidadã é valorizada e incentivada.

Programação do Evento:

18 de outubro - Cerimônia de Abertura

A conferência terá início no dia 18 de outubro, com a cerimônia de abertura marcada para as 18h00. O local escolhido para esse momento é a Praça de Eventos, um espaço que já faz parte da história cultural da cidade. Durante a cerimônia de abertura, os participantes poderão desfrutar de um sarau cultural, com apresentações artísticas que celebram a diversidade cultural de Lagoa Nova.

19 de outubro - 1ª Conferência Municipal de Cultura

No segundo dia, a programação começa cedo, às 7h00, no Centro Pastoral da cidade. Os participantes serão recepcionados e credenciados a partir das 7h30, e às 8h00, haverá a leitura do regimento interno, estabelecendo as regras e diretrizes do evento.

Às 8h30, está programada a palestra magna com o tema "Democracia e Direito à Cultura". O palestrante convidado abordará a importância da cultura na construção de uma sociedade mais democrática e inclusiva.

Às 9h30, os participantes se dividirão em grupos de trabalho, onde terão a oportunidade de discutir temas específicos relacionados à cultura local. Esses grupos são cruciais para a elaboração de propostas que visam fortalecer a cultura em Lagoa Nova.

Às 10h30, os grupos apresentarão suas propostas e as submeterão a votação, proporcionando um ambiente democrático de tomada de decisões. Isso garantirá que as ações a serem implementadas sejam representativas dos desejos e necessidades da comunidade.

Às 11h00, será realizada a eleição dos delegados que irão representar o município na conferência estadual. Essa é uma oportunidade para que os participantes tenham voz em nível estadual e contribuam para a formulação de políticas culturais mais amplas.

E para finalizar o evento, às 11h00, haverá um coffe break para os participantes.

Fonte: Lagoa Nova Destaque

 PUBLICIDADE




 

Governo dialoga com sindicatos sobre política salarial

O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Sead), recebeu, de 25 de setembro a 16 de outubro, sindicatos, associações e comissões de servidores públicos estaduais para recepcionar demandas, dialogar sobre finanças públicas, responsabilidade fiscal e política de pessoal a partir de 2023 até 2032. Ao todo, foram realizadas 20 reuniões, mais de 40 horas de agendas, com segmentos que representam cerca de 70 mil servidores ativos e aposentados do Poder Executivo.

O secretário da Administração, Pedro Lopes, informou que as agendas fazem parte da política do Governo de promover diálogo permanente com as representações classistas, buscando conciliar durante a gestão os anseios dos servidores públicos e as possibilidades e responsabilidades do Executivo Estadual. “Apesar do alto comprometimento do gasto de pessoal do Governo, sendo o mais alto do país, constatamos que cerca de 20 mil servidores não conseguiram acompanhar o crescimento da receita corrente líquida nos últimos 15 anos, enquanto que outras dezenas de milhares estouraram em mais de três vezes, explicando o porquê de chegarmos a essa situação”, afirmou.

Pedro Lopes, que conduziu pelo Governo todas as reuniões, iniciou os encontros explicando como deveria ser a trajetória de crescimento de gasto com pessoal até 2032 para o Estado voltar a se posicionar abaixo do limite legal de comprometimento em relação a receita corrente líquida, que, segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal, é de 49%.

“No último relatório, do 2º quadrimestre de 2023, o indicador registrou 57%, mas considero irreal, porque está contaminado com oito meses de receita de ICMS baixa devido a redução da alíquota sobre combustível e energia elétrica. Nos próximos dois quadrimestres esses valores serão expurgados e naturalmente chegaremos na casa dos 53%. Contudo, ainda estaremos quatro pontos acima do limite legal”, explicou o secretário.

Segundo o art. 15 da Lei Complementar nº 178, de 2021, os entes federados que estão com gasto de pessoal acima do limite legal devem eliminar o excesso em, pelo menos, 10% a cada exercício a partir de 2023, sob pena de não poder receber transferências voluntárias, obter garantia, direta ou indireta, de outro ente e contratar operações de crédito, ressalvadas as destinadas ao pagamento da dívida mobiliária e as que visem à redução das despesas com pessoal.

Nesse sentido, a meta do Governo do RN é registrar no 3º quadrimestre o comprometimento de gasto com pessoal em relação a receita corrente líquida em 54,01%, o que na avaliação do secretário Pedro Lopes “será bem difícil devido a queda do ICMS sobre combustível e energia elétrica, que nos primeiros meses do ano frustrou mais de R$200 milhões em receitas. A perca foi amenizada somente a partir do mês de maio, com elevação da alíquota modal de 18% para 20%, que se torna absolutamente necessária manter nos próximos anos, uma vez que as despesas também são permanentes”.

A Sead acolheu as demandas das representações classistas, que apontam redução do poder de compra dos salários entre 20 a 70%, dependendo da categoria. No entanto, Pedro Lopes alertou que o Governo apresentará propostas cujo crescimento do gasto com pessoal não ultrapasse 80% da evolução da receita corrente líquida. 

“Apesar de reconhecer a legitimidade dos pleitos dos servidores, temos uma meta a cumprir”, afirmou o secretário, ressaltando não serem eles os culpados pela atual situação fiscal do Estado. “A falta histórica, e até negligente, de governantes que não deram a devida atenção e justeza à política de pessoal, concedendo pouco para alguns e demais para outros – muitas vezes acuado num movimento paredista e sem tempo hábil para analisar e dialogar sobre os conteúdos das legislações aprovadas –, levaram o Estado a essa situação”, reflete.

Pedro Lopes considera que os governos daqui para frente precisam mudar de tática e passar a ter uma postura proativa, adotando efetivamente uma política de pessoal. “Neste sentido, estamos trabalhando para, a partir do mês de novembro, voltar à mesa de negociação com modelos que concedam recomposição salarial a partir de 2024, com pontuais adequações de carreiras. Mas, tudo dentro de um tamanho que o Governo possa cumprir financeiramente e o faça entrar em uma trajetória de redução do comprometimento do gasto de pessoal até 2032”.

As reuniões realizadas entre setembro e outubro foram com os representantes dos servidores da Administração Direta do Rio Grande do Norte (Sinsp/RN), da Administração Indireta (Sinai-RN), da Saúde (entidades - Sindisaúde, SOERN, Sindern, Sinfarn), da Polícia Civil (entidades - Adepol, Assesp, Sinpol), Polícia Penal (Sindppen/RN), Polícia Militar e Bombeiros (entidades - ASSPMBM/RN e ABM/RN), Bandern, Datanorte, DER (Asder-RN), Detran (Astran), Emater (Assema), Emparn, FJA (Asfuja), Fundase, Idema (Assidema), Idiarn (AFA), Ipern (Assipern), Itep (entidades - Sinditep e Sindiperitos) e Jucern.

Fonte: ASCOM/SEAD

PUBLICIDADE



Presidente da Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas Marli de Medeirão participou nesta segunda-feira (16), da assinatura de um acordo de cooperação técnica com a Federação das Câmaras Municipais do RN FECAM-RN e FIERN

Foto: Guilherme Arnaud

A presidente da Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas Marli de Medeiros mais popularmente conhecida por (Marli de Medeirão), participou nesta segunda-feira (16), da assinatura de um acordo de cooperação técnica com a Federação das Câmaras Municipais do RN (FECAM-RN). O presidente da FIERN, Amaro Sales, junto ao diretor 1º tesoureiro e presidente eleito da FIERN, Roberto Serquiz, e gestores executivos do Sistema FIERN, recebeu o presidente da FECAM-RN, Wolney França, e diretores da instituição.

O acordo firmado entre as federações é ancorado no Observatório da Indústria Mais RN, núcleo de planejamento estratégico contínuo da FIERN, mas também prevê ações conjuntas às quatro casas do Sistema Indústria — FIERN, SENAI, SESI e IEL. A parceria vai possibilitar a troca de dados e informações entre as instituições para a tomada de decisões.

“O Mais RN é um instrumento importantíssimo para o estado. A partir dele dialogamos com toda a sociedade e construímos o desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, comenta o presidente da FIERN. “Essa parceria com a FECAM-RN é mais um passo nessa construção e vai auxiliar os presidentes do Poder Legislativo de todos os municípios na tomada de decisões, com dados e informações sobre a economia”, acrescentou a vereadora e presidente Marli de Medeirão.

PUBLICIDADE



terça-feira, 17 de outubro de 2023

Secretaria de saúde realizou palestra sobre "Outubro Rosa" e "Novembro Azul" para público da Zona Rural de Acari

No último sábado, dia 14, um evento de grande relevância ocorreu no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Acari, reunindo 25 participantes, todos agricultores e agricultoras familiares. A odontóloga Dra. Ana Paula e a Técnica de Saúde Bucal Ana Kaline, ministraram uma palestra abordando temas cruciais relacionados à saúde: o "Outubro Rosa" e o "Novembro Azul".

Durante a palestra, a Dra. Ana Paula destacou a importância de prevenir o câncer de boca, um problema de saúde que afeta inúmeras pessoas, além dos outros tipos da doença, destacando a importância dos cuidados com o câncer de pele, para os que ficam mais expostos a luz solar, como por exemplo o uso de protetor solar, chapéu de aba, protetor labial, camisa de manga, luva. A palestrante ressaltou como as práticas de prevenção estão em perfeita sintonia com as campanhas do "Outubro Rosa" e do "Novembro Azul", que visam conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer.

A iniciativa de trazer essa palestra para o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Acari demonstra a preocupação com a comunidade agrícola em estar bem informada sobre questões de saúde e em adotar medidas preventivas em suas vidas. A Dra. Ana Paula proporcionou valiosos momentos de informação sobre como os agricultores e agricultoras familiares podem cuidar de sua saúde bucal, contribuindo para uma vida mais saudável.

Esse encontro reforça a importância de trazer informações de qualidade e conscientização sobre questões de saúde para as comunidades rurais, promovendo assim uma maior qualidade de vida e bem-estar também para o homem e a mulher do campo.




PUBLICIDADE 


 

Vereadores de Acari participam de evento de lançamento do novo PAC no Rio Grande do Norte

Na manhã desta segunda-feira (16), os vereadores Rudyson Ric e José Erivan, juntamente com as vereadoras Marineide Alves e Albervânia Medeiros, bem como o prefeito Fernando Antônio, participaram do evento de lançamento do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no estado do Rio Grande do Norte.

Este programa é composto por uma série de iniciativas públicas e privadas, todas com o objetivo de acelerar o crescimento do país. O evento foi realizado no Centro Administrativo do Estado.

PUBLICIDADE 



 

FIERN e FECAM-RN assinam acordo de cooperação técnica para intercâmbio de informações, estudos e dados

Fotos: Guilherme Arnaud

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) assinou, nesta segunda-feira (16), um acordo de cooperação técnica com a Federação das Câmaras Municipais do RN (FECAM-RN). O presidente da FIERN, Amaro Sales, junto ao diretor 1º tesoureiro e presidente eleito da FIERN, Roberto Serquiz, e gestores executivos do Sistema FIERN, recebeu o presidente da FECAM-RN, Wolney França, e diretores da instituição.

O acordo firmado entre as federações é ancorado no Observatório da Indústria Mais RN, núcleo de planejamento estratégico contínuo da FIERN, mas também prevê ações conjuntas às quatro casas do Sistema Indústria — FIERN, SENAI, SESI e IEL. A parceria vai possibilitar a troca de dados e informações entre as instituições para a tomada de decisões.

“O Mais RN é um instrumento importantíssimo para o estado. A partir dele dialogamos com toda a sociedade e construímos o desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, comenta o presidente da FIERN. “Essa parceria com a FECAM-RN é mais um passo nessa construção e vai auxiliar os presidentes do Poder Legislativo de todos os municípios na tomada de decisões, com dados e informações sobre a economia”, acrescenta Amaro.

O diretor 1º tesoureiro e presidente eleito da FIERN destacou que o Observatório da Indústria pode contribuir para os municípios desenvolverem as vocações produtivas e estabelecerem planos de ação. “Um tema muito importante para os municípios é a reforma tributária, que pretende encerrar a guerra fiscal e vai fazer valer a vocação de cada município. Por isso, é preciso identificar essas aptidões para trabalhar a mão de obra qualificada dentro dessa capacidade”, aponta Serquiz.

Já o presidente da FECAM-RN agradeceu pela oportunidade de firmar a parceria junto à FIERN e afirmou que o acordo vai trazer benefícios para os municípios potiguares. “Todas as 167 câmaras municipais do Rio Grande do Norte são associadas à federação e o interesse é comum pelo desenvolvimento. Tenho certeza que essa parceria vai ser de grande valia para nossas câmaras”, avalia Wolney.

O Observatório da Indústria Mais RN trabalha frequentemente com o firmamento de ACTs com diversas instituições do estado para o intercâmbio de dados e informações estratégicas. Os documentos são uma forma de proteger e garantir que as informações se mantenham íntegras e resguardadas. Entre os parceiros com acordos em andamento estão universidades, prefeituras, instituições financeiras e secretaria e órgãos ligados aos governos Estadual e Federal.

Além do presidente da FECAM, Wolney França, o encontro contou com a participação dos presidentes das Câmaras Municipais de Carnaúba dos Dantas (Marli Dantas), Goianinha (Alexandre Veras), São Gonçalo do Amarante (Geraldo Veríssimo), Ceará Mirim (Kaio César Carneiro) e da diretora-executiva da FECAM, Erineide Sá.



PUBLICIDADE 



Ministros e governadora lançam programa que terá recursos para obras no RN

Com investimentos previstos no valor de R$ 45 bilhões em 141 obras e ações, os ministros Rui Costa e Renan Filho, e a governadora Fátima Bezerra lançaram nesta segunda-feira (16) o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-3) no Rio Grande do Norte. São obras de infraestrutura viária, segurança hídrica, de ampliação da rede escolar e de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

A solenidade ocorreu na Escola de Governo, em Natal, com a presença do vice-governador Walter Alves; do presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara; presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos; vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal, Inês Magalhães; representantes da bancada potiguar no Congresso Nacional, de deputados estaduais, prefeitos, lideranças empresariais e movimentos sociais.

Entre as obras que receberão recursos federais ao longo dos próximos anos, estão a duplicação da rodovia BR-304, entre Natal, Mossoró e a Divisa do Rio Grande do Norte com o Ceará; a implantação da BR-104, que vai de Macau (RN) até Aracaju (SE), interligando os principais polos de econômicos do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco; o Ramal do Apodi da Transposição; a conclusão da Barragem Oiticica e a construção do sistema adutor que vai garantir o abastecimento de água na região Seridó potiguar pelos próximos 50 anos.

"É um dia importante neste novo tempo que estamos vivendo no Brasil, de cooperação federativa. As obras aqui anunciadas são importantes não só pelo caráter estruturante que têm, mas pelo o quanto elas representam para a geração de empregos em nosso estado, para o bem-estar da população e desenvolvimento do Rio Grande do Norte. A parte de infraestrutura hídrica é emblemática porque envolve duas importantes obras do projeto da transposição, iniciado pelo presidente Lula: o Ramal do Apodi e a Barragem Oiticica", disse a governadora Fátima Bezerra, lembrando que todos os projetos prioritários apresentados por ela foram acolhidos pelo Governo Federal.

“O Rio Grande do Norte está pronto. Vamos trabalhar 24 horas por dia para fazer o dever de casa. Vamos somar esforços junto aos prefeitos e prefeitas para que durante esses três anos possamos entregar o maior legado em matéria de cidadania e dignidade para o nosso povo”, reforçou a governadora.

Responsável pela coordenação do PAC no âmbito federal, o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, disse que as obras vão gerar emprego e renda para milhares de pessoas, além de melhorar a mobilidade e o atendimento à população.

“O Presidente Lula, ao fazer o PAC, ele junta várias ações em uma ação só, que busca gerar emprego, gerar renda, capacitar pessoas, melhorar a vida e cuidar de gente, porque essas obras não só ativam as cadeias produtivas com milhares de empregos, mas tão importante quanto é depois que a obra estiver pronta, o povo utilizando hospital, utilizando o metrô, as vias, melhorando a economia”, ressaltou o ministro.

Orçada em cerca de R$ 3 bilhões, a duplicação da BR-304 será dividida em quatro lotes, segundo informou o ministro dos Transportes, Renan Filho. Um dos lotes — a Reta Tabajara — visitada hoje pelos ministros —, está em fase de conclusão. "Quando cheguei aqui, uma pessoa perguntou: ministro, quando vai ser concluída a duplicação da Reta Tabajara? Vamos fazer uma entrega muito importante este ano, deixando para 2024 apenas os viadutos remanescentes (acesso ao aeroporto) e a travessia de Macaíba, já com recursos assegurados para essas obras", explicou Renan Filho.

O programa lançado em Natal também contempla a construção do Hospital de Urgências e Emergências em Trauma e Neurocirurgia da Grande Natal; ampliação do Hospital Universitário Onofre Lopes; federalização de um trecho de rodovia sob responsabilidade estadual encravado no leito da BR-226, entre Currais Novos e Florânia; ampliação dos sistemas de abastecimento de água de Parnamirim, Ceará-Mirim, Mossoró, Apodi e Assu, além da retomada de 18 obras de Unidades Básicas de Saúde em 14 cidades e a finalização de 111 escolas, creches e quadras esportivas em 59 municípios do RN.

“Destaco aqui também o papel da região Nordeste, em particular o Rio Grande do Norte, de uma atividade econômica que tem sido a alavanca de desenvolvimento, a geração de energia renovável eólica e solar.  Nesta área, o governo federal está fazendo, só em linha de transmissão, três grandes linhas, representando uma licitação de 50 bilhões de reais, que vão conectar o Rio Grande do Norte e o NE ao Sudeste do País. Com isso, destravaremos vários projetos que estavam dependendo dessas linhas para começarem a operar, trazendo ainda mais desenvolvimento”, finalizou o Ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa.

Participaram da solenidade na Escola de Governo, Maurício Muniz, secretário de articulação da Presidência da República, Marcos Cavalcante, secretário do Programa de Parcerias para investimentos e concessões do Governo Federal. secretariado e auxiliares do governo do Rio Grande do Norte, o presidente dos Correios Fabiano Silva, a senadora Zenaide Maia; os deputados federais João Maia, Natália Bonavides, Fernando Mineiro e Benes Leocádio; deputados estaduais Francisco Medeiros, Isolda Dantas, Bernardo Amorim e Divaneide Basílio; Antenor Roberto, procurador-geral do Estado e o adjunto José Duarte Santana; Superintendente regional do DNIT/RN, Getúlio Batista; diretora-geral do DER/RN, Natécia Nunes; presidente do Banco do Nordeste no Brasil Paulo Câmara, vice-presidente da Caixa Econômica Inês Magalhães. Também compareceram o presidente da Femurn – Federação dos Municípios do RN, Luciano Santos, presidente eleito da FIERN Roberto Serquiz, o prefeito de Natal, Álvaro Dias, prefeita de Jandaíra, Marina Marinho, prefeito de Currais Novos, Odon Júnior e prefeitos de todas as regiões do Estado, além do representante do movimento de luta pró–Moradia.

Fonte: ASSECOM/RN

PUBLICIDADE