Desde sexta-feira (2), a assistência de saúde pública da
Região Metropolitana ganhou o reforço de 16 novos leitos, abertos pelo Governo
do Estado no Hospital Deoclécio Marques de Lucena, localizado em Parnamirim.
Outros 10 leitos já haviam sido abertos em julho, totalizando 26 novos leitos
na unidade em um mês. Com essa expansão, a Secretaria de Estado da Saúde
Pública (Sesap) deu início nesta segunda-feira (5) a uma nova etapa na obra de
recuperação e ampliação do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), começando
a reforma do 2º andar de enfermarias da maior unidade hospitalar pública do Rio
Grande do Norte.As duas ações são parte do trabalho do Governo do Estado,
coordenado pela Sesap, para ampliação da capacidade de atendimento em toda a
rede pública de saúde. Desde o ano passado, já foram abertos 15 novos leitos no
Walfredo e 46 no Deoclécio Marques, que ainda terá outros 20 leitos abertos
dentro das próximas semanas. Esses novos leitos serão atendidos pelos 25
profissionais convocados na sexta-feira (2) pela Sesap, por meio de contratos
temporários.
As obras no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, que contam
com um investimento superior a R$ 9 milhões por parte do Governo, seguem
avançando. Além da recuperação do 2º andar iniciada nesta segunda-feira, a
empresa responsável segue tocando a construção do novo centro cirúrgico, que
chegou a 40% de execução, e inicia na terça-feira (6) a reforma do centro de
tratamento de queimados. Já o Hospital Deoclécio Marques de Lucena passou
recentemente por uma reforma, com um investimento de R$ 2 milhões que ampliou a
capacidade instalada do hospital para 150 leitos.
Enquanto as obras avançam no HMWG, parte dos pacientes estão
sendo recebidos no Deoclécio Marques e a outra parte no Hospital Geral Dr. João
Machado, em Natal, que teve oito novos leitos abertos. Após o término da obra
no Walfredo, os novos leitos do Deoclécio e do João Machado permanecerão em
funcionamento pleno.
Começou a festa de Nossa Senhora da Guia, padroeira de Acari.
O início é no “Acorda Acari”, uma tradição que marca um dos primeiros momentos
do festejo.
A população vai às ruas a pé, de bicicleta, moto ou de carro
e a partir das 4h30 grita a alegria de viver o período mais esperado do ano.
Nesta segunda-feira (05), o Governo do Rio Grande do Norte realiza a entrega de 21 novos ônibus escolares. Os veículos representam um investimento de R$ 98 milhões e irão beneficiar diariamente mais de 61 mil estudantes.
Fruto de uma parceria da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) com o Ministério da Educação, a compra foi realizada através de transferência voluntária da União para o Estado, via FNDE.
Estes novos ônibus substituirão os 21 veículos escolares incendiados durante um ataque criminoso ao RN. Serão beneficiados os municípios de Bodó (1), São Miguel do Gostoso (2), Campo Redondo (2), Coronel Ezequiel (3), Lagoa D’Anta (3), Florânia (1), Pedra Preta (1), Tibau do Sul (1), São Pedro (1), Pureza (1), Jaçanã (1), Parnamirim (1), Macaíba (1) e Macau (2).
Os ônibus fortalecem as linhas e rotas administradas pelas prefeituras, dentro do regime de colaboração entre Estado e municípios, estabelecido pelo Programa Estadual de Transporte Escolar (PETERN). Atenderão principalmente áreas rurais e são adaptados para alunos com locomoção reduzida.
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) divulgou a abertura de inscrições para um novo Processo Seletivo, que tem como objetivo formar cadastro reserva para o cargo de Professor Substituto/Temporário, com candidatos de nível superior.
Segundo o edital, as oportunidades são nas áreas de:
Campus de Caicó: Ensino de Ciências e Matemática; Psicologia da Educação; Educação para as Relações Étnico Raciais; Didática e Ensino; Ensino de Libras e Educação de Surdos.
Campus de Natal: Bioquímica; Psicologia, Contextos Sócio comunitários e Educacionais; Língua Inglesa; Antropologia; Sócio-Filosófica; Iniciação ao Exame Clínico; Ginecologia e Obstetrícia; Técnica Operatória; Linguagem Infantil; Nutrição em Alimentação Coletiva; Nutrição Clínica; História e Teoria da Arquitetura e Urbanismo; Ciências Atuariais / Demografia; Didática e Ensino de Ciências; Educação Musical, Prática de Ensino e Estágio Supervisionado; Prática de Leitura e Escrita; Assistência de Enfermagem nos diferentes ciclos de vida na Atenção Básica, Média e Alta Complexidade.
Ao serem contratados, os profissionais deverão atuar em jornada de 20 a 40 horas semanais de trabalho, com remuneração mensal que pode variar de R$ 2.437,59 a R$ 7.356,02 .
Para participar
Os interessados podem se inscrever exclusivamente pela internet, no período de 5 a 14 de agosto de 2024, no site da UFRN. A inscrição será validada mediante pagamento de taxa de R$ 50,00. A isenção da taxa pode ser solicitada entre os dias 5 a 12 de agosto de 2024.
Como forma de classificação, os concorrentes serão avaliados por meio das seguintes etapas: prova didática e prova de títulos. As provas estão previstas para acontecerem de 2 a 20 de setembro de 2024.
Validade
O processo Seletivo, de acordo com a Lei nº 8.745/93 (artigo 4º, inciso II), terá validade de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período.
“Esse ato de hoje é uma fotografia que vai ficar para sempre na minha cabeça. A gente mostrar para todo mundo o dia que o Brasil se libertou do atraso educacional, despertou no coração da juventude a possibilidade de estudar, a oportunidade de viver dignamente, de andar de cabeça erguida nesse país. É somente a educação que pode prometer isso”, declarou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta sexta-feira (2), em Fortaleza (CE), durante o anúncio de ampliação do programa Pé-de-Meia para estudantes do ensino médio público cuja família esteja inscrita no CadÚnico e tenha renda per capita de até meio salário mínimo.
“Esse ato de hoje é uma fotografia que vai ficar para sempre na minha cabeça. A gente mostrar para todo mundo o dia que o Brasil se libertou do atraso educacional, despertou no coração da juventude a possibilidade de estudar, a oportunidade de viver dignamente, de andar de cabeça erguida nesse país. É somente a educação que pode prometer isso”
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Presidente da República
Com a expansão, alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que cumpram os mesmos critérios também passam a receber o benefício. Serão incluídos mais de 1 milhão novos estudantes para receber a poupança do ensino médio, além dos 2,7 milhões de estudantes de escolas públicas beneficiários do Bolsa Família que já eram abrangidos desde o primeiro semestre de 2024.
“Muita gente dizia para mim: ‘Esse programa que você está fazendo aí vai gastar muito dinheiro’. Eu falava que eu não vou gastar dinheiro, eu vou investir. Gastar eu vou se tiver que fazer cadeia, prisão para colocar essa juventude abandonada. Enquanto eu puder colocar dinheiro na educação é proibido qualquer ministro meu utilizar a palavra ‘gasto’. Educação é investimento”, afirmou o presidente Lula durante a cerimônia.
O presidente também ressaltou o investimento nas universidades e em mais institutos federais por todo o Brasil. “Vocês não sabem o orgulho que eu tenho. Eu sou o único presidente da República que não tem diploma universitário e sou o único presidente da República que mais fez universidade na história desse país, que mais colocamos estudantes na universidade”, afirmou.
Os novos contemplados começam a receber o incentivo a partir de agosto. Já os alunos de EJA vão receber em setembro, com o início do semestre letivo nessa modalidade de ensino. O Pé-de-Meia é um programa de incentivo financeiro-educacional, na modalidade de poupança, que pode chegar a R$ 9.200 por aluno. Essa política é destinada a promover a permanência e a conclusão escolar de jovens matriculados no ensino médio público, democratizando o acesso e reduzindo a desigualdade social entre os alunos do ensino médio.
“É esse país que nós temos que construir, esse país humanista, solidário, em que a gente aprende a gostar um do outro, a se respeitar e a construir uma pátria efetivamente digna e soberana”, disse Lula.
O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou os números de beneficiários do programa na primeira etapa. Foram mais de 2,7 milhões de jovens em todo o país com investimento de quase R$ 8 bilhões. “Hoje estamos ampliando em 1,2 milhão novas vagas para todo o Brasil. Só com a sensibilidade de um homem como o presidente Lula, que resolveu criar esse programa, para dizer aos estudantes brasileiros que nós não queremos nenhum aluno fora da escola pública nesse país. Somente através da educação que a gente tem condições de transformar vidas”, enfatizou o ministro.
BENEFÍCIO – Por meio do Pé-de-Meia, o estudante recebe um incentivo mensal de R$ 200, que pode ser sacado em qualquer momento, além de depósitos de R$ 1 mil ao final de cada ano concluído com aprovação, que só podem ser retirados da poupança após a formatura no ensino médio. Considerando as dez parcelas de incentivo, os depósitos anuais e o adicional de R$ 200 pela participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os valores chegam a R$ 9.200 para o aluno que cursar todo o ensino médio. Os depósitos são feitos pelo Ministério da Educação, em uma conta aberta automaticamente pela Caixa Econômica Federal para os estudantes que cumprem os critérios do programa.
O governador do Ceará, Elmano de Freitas, destacou os dados positivos do ensino público no estado e afirmou que, com o programa, os números vão melhorar cada vez mais. Ele também evidenciou a parceria que o Governo Federal tem com os estados para garantir mais educação. “Com o Pé-de-Meia, nós vamos avançar muito mais. Nós vamos avançar porque estamos de mãos dadas. Além de garantir o Pé-de-Meia, o Governo Federal está garantindo a ampliação das vagas de escola de tempo integral. Daqui a pouco, todas as escolas do Ceará serão em tempo integral”, disse o governador.
APOIO — As estudantes Abigail Lima e Vitória Laysa, beneficiárias do Pé-de-Meia, contaram as dificuldades que passaram e que quase as fizeram desistir de estudar para ajudar na renda da família. “Já fiz de tudo pra chegar até aqui, já cheguei a pensar em desistir dos meus estudos, porque eu tinha que decidir entre trabalhar ou estudar”, disse Abigail. Atualmente, a estudante já se prepara para entrar na universidade e sente o alívio de não precisar parar os estudos.
“Graças ao nosso Pé-de-Meia, hoje eu consigo estudar e não me preocupar com o financeiro. Com o Pé-de-Meia, eu posso focar nos meus estudos e hoje estou me preparando para entrar na universidade. A expansão do Pé-de-Meia garante que os estudantes alcancem o seu futuro e nos dá o direito de sonhar mais alto”, afirmou Abigail.
Já Vitória é filha de uma agricultora e afirmou que vendeu até bolo na escola para colaborar com a renda em casa. Hoje, a estudante celebra a poupança do ensino médio e diz querer ser orgulho para seus pais. “Pensei muitas vezes em desistir, porque estava muito difícil. Foi aí que o Pé-de-Meia entrou na minha vida e fez um alívio lá em casa. Com o Pé-de-Meia, eu recebo o dinheiro porque eu vou para a escola, porque participo das aulas. Eu sei que é esforço meu também. Com a ajuda do Pé-de-Meia, meus pais, que tanto lutaram no sol para me criarem, vão me ver conquistando tudo na sombra”, disse a estudante.
PÉ-DE-MEIA – Instituído pela Lei nº 14.818/2024, o Pé-de-Meia promove mais inclusão social pela educação, o que estimula a mobilidade social. Os estados, o Distrito Federal e os municípios colaboram e prestam as informações necessárias à execução do incentivo, a fim de possibilitar o acesso a ele para os estudantes matriculados nas respectivas redes de ensino. O programa teve a adesão de todos os estados, do Distrito Federal e de 74 secretarias de educação municipais ofertantes de ensino médio regular.
Carlos Vieira, presidente da Caixa Econômica Federal, banco responsável por efetuar os repasses do benefício, destacou a orientação do presidente Lula para tratar a população brasileira com uma visão de esperança. “Esse programa tem um significado muito especial na vida de cada um dos brasileiros e brasileiras que serão os condutores desse país no futuro. Talvez seja hoje o programa de incentivo à educação mais importante do mundo, porque ele traz a permanência do aluno em sala de aula”, afirmou Vieira.
CONTEXTO – De acordo com dados do Censo da Educação Básica, em 2022, a taxa de repetência entre os estudantes brasileiros foi de 3,9, enquanto a taxa de evasão foi de 5,9. Entre os alunos das redes públicas, as taxas são de 4,3 e 6,4, respectivamente. Esses dados reforçam a importância de incentivos para a permanência escolar, como o Pé-de-Meia, que, além de condicionar o pagamento das parcelas à aprovação ao fim de cada ano do ensino médio, exige a frequência do aluno em mais de 80% das aulas durante o mês. Após o início do programa, os estudantes do Brasil apresentaram frequência média de 86,1% em março e de 88,1% em abril (últimas medições).
Em clima de vaquejada no Parque de Vaquejada Ana Francisca
Dantas no Povoado Rajada em Carnaúba dos Dantas 2024 a Sorveteria Móvel do
Adailson do Sorvete avisa a seus clientes e amigos que desde ontem sexta-feira
(02) até amanhã domingo (04) está funcionando a todo vapor vendendo os deliciosos
sorvetes e algodão doce no Parque de Vaquejada no Povoado Rajada.
Estamos falando dos melhores sorvetes e algodão doce do
Adailson do Sorvete, com ótimo atendimento e higiene.
Tudo
pronto para logo mais a noite de hoje sábado (03) no Clube do Vaqueiro no Parque
de Vaquejada Ana Francisca Dantas no Povoado Rajada em Carnaúba dos Dantas
grande festa da Vaquejada 2024.
Confira
ás atrações:
Gleydson
Gavião, Arnaldinho Neto e Giulian Monte.
Primeiro
ao subir ao palco ás 22:00hs será Arnaldinho Neto;
Em
seguida ás 00:30 será Giulian Monte e fechando com chave de ouro ás 03:00hs Gleydson
Gavião.
A
organização do evento comunica que o primeiro lote está acabando ao preço de R$
30,00 reais.
Mulher não paga até a meia noite pra lotar o Clube do
Vaqueiro.
Confira os locais de vendas:
Carnaúba dos Dantas: Chica Bum;
Povoado Rajada: Comercial Rajada;
Jardim do Seridó: Armazém O Criador;
Cruzeta: Armazém O Criador;
Acari: Ponto Certo;
Parelhas: Churrascaria Portal do Sol.
Site: Outgo.com
Contato:
Evandro (84) 98715-9840
Deda (84) 98841-0240.
Organização:
Evandro e Deda.
Realização: Parque Ana Francisca Dantas e Pulsação Eventos.
Mais uma parcela da Assistência Financeira Complementar (AFC) para o pagamento do salário dos enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares e parteiras de todo o país já está disponível. Em cumprimento a Lei n.º 14.434, de 4 de agosto de 2022 — que estabelece o piso nacional da enfermagem — o Ministério da Saúde (MS) publicou a Portaria GM/MS n.º 4.926, de 25 julho de 202 com os valores referentes ao mês de julho. O repasse soma R$ 832.589.707,78, que serão destinados aos entes federados para que realizem, por sua vez, o pagamento dos trabalhadores.
A cada mês, o Ministério da Saúde edita portaria para atualizar os valores, corrigir informações e identificar a forma pela qual os repasses devem ser feitos para os municípios. Para o vice-presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Daniel Menezes, é importante que as devidas correções sejam feitas para não prejudicar os profissionais.
“Esses repasses representam nada mais do que um direito garantido por meio da criação da lei do piso e que não foi pago em período anterior por conta de divergências no cadastro entre as instituições e entes federados que são beneficiados. Então, é uma correção de uma injustiça em relação ao não repasse para os profissionais que têm direito”, ressaltou o vice-presidente do Cofen, Daniel Menezes.
Caxias, Bacabal e Imperatriz, no Maranhão, receberão cerca de R$ 1 milhão. Tarauacá (AC) receberá R$ 48.810,90, Parintins (AM), 864.311,30, e Itabaiana, R$ 540.381,70. Para Canindé (CE), é previsto o repasse de R$ 405.946,28 e, para Altamira (PA), R$ 480.873,22.Acompanhe aqui a lista completa com os valores.
Após a transferência da União, cabe aos gestores os pagamentos aos profissionais. Mas é importante que a aplicação dos recursos seja fiscalizada em todo o país para garantir que os valores cheguem aos contracheques, como explica o advogado especialista em direito médico Josenir Teixeira.
“Os profissionais da enfermagem devem ficar atentos a acompanhar o repasse que os municípios irão receber, para que os municípios efetivamente repassem os valores às suas empregadoras, para que, finalmente, as suas empregadoras paguem os valores dentro da folha de pagamento. Vamos ver se realmente esses valores repassados pela União serão suficientes para cumprir o que disse a lei”, avalia.
O empenho e o repasse feitos pelo Fundo Nacional de Saúde devem ocorrer até o último dia útil de cada mês, conforme o Ministério da Saúde. Até junho deste ano, o órgão informa que já foram repassados R$ R$ 5,974 bilhões para a AFC da União.
Acerto de Contas
O Ministério da Saúde também publicou a Portaria GM/MS 4.155, de 14 de junho, para acerto de contas de entes federados. Serão repassados R$ 172.163.255,20 a 1.626 municípios e 10 estados, referentes a parcelas de maio a agosto de 2023.
De acordo com o Ministério da Saúde, os municípios e estados que não estão na portaria Portaria 4.155 podem solicitar por e-mail, com as justificativas necessárias para embasar o requerimento. Caso não seja aceito, será encaminhada uma resposta, também por e-mail, com instruções para a correta inserção de dados no sistema InvestSUS.
A pasta esclarece que a solicitação de acerto de contas não significa, necessariamente, novos valores a serem recebidos.
Janaína Luciana de Medeiros está a frente do Geoparque Seridó há 14 anos, como diretora executiva, tem Mestrado em Turismo e é especialista em Gestão Pública Municipal. Seu trabalho junto ao Geoparque Seridó, inclui a autoria do Projeto “Os Cinco Sentidos do Geoparque Seridó” que estabelece uma conexão com os 5Gs do Geoparque: Geodiversidade, Geopatrimônio, Geoconservação, Geoturismo e Geoparque.
Diante desse protagonismo, Janaína está entre as finalistas do Prêmio Inspirar 2024, e você pode votar a partir do link indicado nesta matéria. O link para a votação https://forms.gle/1kPKNi56HQYSJDo27
A votação é até 11 de agosto e pode votar mais de uma vez.
O Prêmio Inspirar é uma realização do Instituto Neoenergia, com foco no desenvolvimento sustentável. A sua 4ª edição, vai contemplar lideranças femininas de iniciativas de arte e cultura realizadas nos Estados da Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte, além do Distrito Federal, e algumas cidades do Rio de Janeiro (capital e Baixada Fluminense), São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraíba e Piauí.
” Eu gostaria de contar muito, com o voto de todos vocês, para trazermos esse prêmio para o Rio Grande do Norte, para o nosso Seridó. Desde já agradeço o carinho e o apoio de todos e vamos trazer mais esse reconhecimento para o nosso território, para o nosso Estado”, afirma Janaína.
O Geoparque Seridó abrange uma área com seis municípios do Seridó do RN, e recebeu reconhecimento oficial como território de importância mundial pela Unesco. Por Anna Jailma
A governadora Fátima Bezerra empossou nesta quinta-feira (1º) a nova composição do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONSEC). O órgão é responsável por formular diretrizes da política estadual de atendimento à criança e ao adolescente no Rio Grande do Norte.
“Nós que acreditamos na democracia sabemos que, para ela funcionar plenamente, não basta apenas a democracia representativa, que é o voto. É necessário também a chamada democracia participativa, onde instâncias como os conselhos exemplificam essa participação. Afinal, o conselho é uma instância regulamentada por lei e um espaço para a sociedade civil expressar suas vozes”, disse a governadora na solenidade, que aconteceu no auditório da Governadoria do Estado.
O CONSEC integra a estrutura administrativa da Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH). O colegiado é composto por 14 órgãos e entidades, sendo sete representações do Poder Público e sete da Sociedade Civil Organizada.
Para João Paulo de Melo, um dos novos integrantes do órgão, um conselho atuante é uma forma de manter as discussões e melhorias para o público infantojuvenil, bem como para defender as novas gerações dos povos originários. Ele é representante da Associação Comunitária do Amarelão, uma comunidade indígena localizada no município de João Câmara, no Agreste potiguar.
“É urgente promovermos uma cidadania indígena efetiva. Isso não se faz apenas com a demarcação de territórios, proteção e gestão ambiental, mas também com acesso à educação e permanência na universidade pública, gratuita e de qualidade”, comentou ele.
Segundo Adriano Gomes, secretário-adjunto estadual do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), o CONSEC trabalha na articulação da rede de atendimento a crianças e adolescentes. “É de fundamental importância a participação da sociedade civil na construção e consolidação das políticas da criança e do adolescente no Rio Grande do Norte”, disse.
Entre as atribuições, os conselheiros também terão de fazer a gestão e fiscalização do Fundo para a Infância e Adolescência, que é alimentado com doações provenientes de declarações do Imposto de Renda. As pessoas físicas podem destinar 3% do imposto devido para fundos vinculados ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Para este ano, o fundo estadual terá R$ 1,8 milhão.
“O desafio da nova equipe que vai assumir o conselho é, justamente, elaborar o edital e selecionar as entidades para que elas possam acessar esses recursos e investir os recursos provenientes da restituição do imposto de renda da pessoa física na consolidação da política da criança e do adolescente no estado do Rio Grande do Norte”, explicou Adriano Gomes.
Tudo pronto para logo mais a noite de hoje sexta-feira (02) a
prévia da vaquejada na Churrascaria do vaqueiro no Parque de Vaquejada Ana
Francisca Dantas no Povoado Rajada em Carnaúba dos Dantas.
Animação ficará por conta de Kassinho Diferente.
Entrada totalmente grátis
E amanhã sábado dia, 03 no Clube do vaqueiro a festa vai ser
de estouro, estarão subindo ao palco grandes artistas, são eles:
Gleydson Gavião, Arnaldinho Neto e Giulian Monte.
Não fique de fora! Venha comemorar este grande evento!
Realização: Parque Ana Francisca Dantas e Pulsação Eventos.
No estado do Rio Grande do Norte, a Prefeitura de Serra Negra do Norte, por meio do Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (Idib) anuncia a realização de dois novos Concursos Públicos, que têm por objetivo o preenchimento de 85 vagas, bem como a formação de cadastro reserva destinado à contratação de profissionais.
Há oportunidades disponíveis entre os seguintes cargos, conforme os respectivos editais:
Edital nº 01/2024: Agente Comunitário de Saúde (2) e Agente de Combate à Endemias (2);
Edital nº 02/2024: Arquiteto e Urbanista (1); Assistente Administrativo (5); Assistente Social (2); Assistente Social Educacional (1); Atendente de Consultório Odontológico (2); Bioquímico (1); Contador (1); Coveiro (1); Eletricista (2); Enfermeiro da Estratégia de Saúde da Família (1);Farmacêutico (1); Fiscal de Tributos (1); Fiscal de Vigilância Sanitária (2); Fisioterapeuta (1); Fonoaudiólogo (1); Médico da Estratégia de Saúde da Família – ESF (3); Médico Veterinário (1); Motorista – Categoria D (10); Nutricionista (1); Nutricionista Escolar (1); Odontólogo (1); Operador de Bombas (2);Operador de Máquina (2); Operador de Sistema de Saneamento (2); Orientador Socioeducacional (1); Professor de Artes (1); Professor de Educação Física (1); Professor de Ensino Religioso (1); Professor de Matemática (1); Professor de Inglês (1); Professor de Geografia (1); Professor de Português (1); Professor Pedagogo (Ensino Infantil e Fundamental (6); Psicólogo (1); Psicólogo da Estratégia da Saúde da Família- ESF (1); Psicólogo – Creas (1); Psicólogo Educacional (1); Psicopedagogo (2); Supervisor Escolar (1); Técnico de Enfermagem (1); Técnico em Enfermagem – Zona Rural (7); Técnico em Farmácia (1); Terapeuta Ocupacional (1); e Tratorista (4).
Para concorrer a uma das chances ofertadas, é necessário que o candidato tenha escolaridade entre níveis fundamental completo, médio, técnico e superior, além de habilitação para exercício do cargo pleiteado.
Ao ser contratado, o profissional deve exercer funções em jornadas de 20 a 40 horas semanais, referente a remuneração mensal no valor que alterna entre R$ 1.412,00 a R$ 11.300,00.
Procedimento para participação
Os interessados em participar de um dos Concursos, podem se inscrever de forma eletrônica no período de 30 de julho de 2024 a 4 de setembro de 2024, por meio do site do Idib.
Vale ressaltar que o pagamento da taxa no valor de R$ 70,00 a R$ 100,00, deve ser efetuado até o dia 5 de setembro de 2024. Entretanto, os candidatos que se enquadram nos critérios especificados no edital, poderão solicitar a isenção da taxa entre os dias 30 e 31 de julho de 2024.
Como forma de classificação, os candidatos serão avaliados mediante a aplicação de prova objetiva, na data prevista de 29 de setembro de 2024, em locais e horários a serem divulgados posteriormente, além de prova discursiva para alguns cargos.
A prova terá duração máxima de quatro a cinco horas e consistirá em questões que envolvem o seguinte conteúdo programático: língua portuguesa; raciocínio lógico matemático, conhecimentos específicos do cargo noções de informática; e conhecimentos do SUS.
Além da etapa anterior, os candidatos inscritos no cargo de Professor, serão submetidos à fase de prova de títulos, com base nos critérios especificados no documento de seleção.
Desta forma, as funções de nível superior, também terão classificação realizada por meio de prova discursiva.
Vigência
De acordo com os editais de abertura, os Certames terão validade durante dois anos, contados a partir da data da homologação, com possibilidade de serem prorrogados por igual período.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta quarta-feira (31/7), da entrega de 1.000 novas unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida (MCMV) no Residencial Colinas Douradas 1 e 2, em Várzea Grande (MT). A cerimônia contou com a presença do ministro das Cidades, Jader Filho, além de autoridades locais e representantes do governo.
“Cada vez que vou inaugurar uma casa do Minha Casa, Minha Vida, agradeço a Deus pela vida e por me permitir fazer essas entregas, pois sei a alegria que é receber uma casinha para viver, um porto seguro para cuidar da sua família”, destacou Lula ao lembrar de sua origem humilde. “O fato de vocês ganharem a casa de graça, porque recebem o Bolsa Família, não é favor nosso, é o pagamento de uma dívida que esse país tem com o povo pobre”, completou.
Ainda em seu discurso, Lula lembrou que o programa de habitação foi criado em seu segundo mandato. Em 2023, o programa voltou com uma nova meta. “O nosso compromisso é fazer dois milhões de casas nesse meu terceiro mandato e nós vamos fazer”, declarou o presidente.
Na cerimônia desta tarde foi entregue o Residencial Colinas Douradas 1 e 2, que é composto por dois empreendimentos, cada um com 500 unidades habitacionais, do tipo casa sobreposta. O investimento total é de R$ 94,1 milhões, sendo R$ 90 milhões do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) e R$ 4,1 milhões de contrapartida do Governo do Estado, assegurando moradia digna para aproximadamente 4 mil pessoas. As unidades habitacionais contam com áreas privativas de 47,39 m² na parte térrea e 46,43 m² na parte superior.
Os empreendimentos contam com infraestrutura totalmente concluída, incluindo água, esgoto, iluminação pública, energia elétrica, pavimentação e drenagem, garantindo um ambiente seguro e confortável para os novos moradores. A legalização dos empreendimentos também foi assegurada, com a emissão do Habite-se e a conclusão de todos os trâmites necessários junto às concessionárias.
A entrega é mais um esforço do Governo Federal, na gestão do presidente Lula, para solucionar e retomar as obras do MCMV que ainda estavam com pendências ou paralisadas. De acordo com o ministro das Cidades, Jader Filho, eram cerca de 87 mil casas com as obras paradas. “Tentaram acabar com o Minha Casa, Minha Vida. Aí, no meio do caminho tinha o povo brasileiro que queria o MCMV de volta. A partir deste condomínio, dessas 87 mil casas, mais de 26 mil novas unidades foram entregues”, afirmou o ministro, ao divulgar que 880 mil novas unidades residenciais já foram contratadas em todo o Brasil, desde a posse do presidente Lula.
O programa Minha Casa, Minha Vida é uma das principais iniciativas do Governo Federal para promover a inclusão social e o acesso à moradia, contribuindo para a redução do déficit habitacional no Brasil.
O Ministério das Comunicações autorizou a operação de rádios comunitárias em mais nove municípios. As portarias publicadas no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (31/7) concedem às emissoras permissão para executar o Serviço de Radiodifusão Comunitária pelo prazo de dez anos, sem direito de exclusividade.
“Uma das prioridades da nossa gestão é fortalecer o serviço de radiodifusão comunitária, para promover a participação social e levar cultura e entretenimento para todos os brasileiros”, afirma o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
As emissoras que receberam outorgas para executar o Serviço de Radiodifusão Comunitária (Radcom) estão localizadas nas cidades de Rosário do Sul (RS), Araraquara (SP), Uruaçu (GO), Santa Tereza do Oeste (PR), Augustinópolis (TO), Alagoinha (PE), Canto do Buriti (PI), Morro do Pilar (MG) e Piquet Carneiro (CE). Ao todo, as concessões beneficiam mais de 400 mil pessoas.
Radcom
As rádios comunitárias desempenham um papel fundamental na promoção da cultura local, na disseminação de informações relevantes e no estímulo ao diálogo entre os diversos segmentos da comunidade.
Em locais onde outros meios de comunicação possuem alcance limitado, as rádios comunitárias são frequentemente a única forma de conexão com o restante do país. Além disso, essas estações têm a capacidade de se adaptar rapidamente a emergências, fornecendo informações durante desastres naturais, crises de saúde pública e outras circunstâncias imprevistas.
A organização do Parque de Vaquejada Ana Francisca Dantas e
Pulsação Eventos já preparou a prévia da vaquejada na Churrascaria do vaqueiro
nesta sexta-feira (02), animação ficará por conta de Kassinho Diferente.
Entrada totalmente grátis
Inicio ás 21:00hs
Ai no sábado dia, 03 no Clube do vaqueiro a festa vai ser de
estouro, estarão subindo ao palco grandes artistas, são eles:
Gleydson Gavião, Arnaldinho Neto e Giulian Monte.
Não fique de fora! Venha comemorar este grande evento!
Realização: Parque Ana Francisca Dantas e Pulsação Eventos.