terça-feira, 27 de junho de 2023

Secretaria municipal de saúde de Cruzeta faz prestação de contas e apresentação dos Relatórios das Ações e Serviços de Saúde, referentes aos 3º quadrimestre de 2022 e 1º Quadrimestre do ano de 2023

A Casa Legislativa Municipal recebeu na manhã dessa terça-feira, 27 de Junho a Secretária de Saúde Francisca Lopes, a Coordenadora de Vigilância Sanitária Francimaria Moisés e a Assessora Técnica da Saúde Ilaionária Márcia. Eles prestaram esclarecimentos e informações referentes à prestação de contas e apresentação dos Relatórios das Ações e Serviços de Saúde, referentes aos 3º quadrimestre de 2022 e 1º Quadrimestre do ano de 2023.

Em Audiência Pública a Secretária de Saúde Francisca Lopes e equipe apresentaram os relatórios das ações e serviços de saúde desenvolvidos nos últimos meses e suas respectivas prestações de contas dos recursos públicos que foram investidos na saúde local: custeio da unidade de saúde, redes de atenção básica, exames de média e alta complexidade, medicamentos, vacinação contra a COVID-19 e etc.

O Vereador Hutson Barbosa conduziu os trabalhos ao lado da vereadora Arilúzia Sasnara, Presidente da Câmara Municipal Itan Lobo, debateram e tiraram suas dúvidas acerca do assunto exposto na audiência pública.

“Em mais um ano, viemos a casa do povo para prestarmos contas das ações desenvolvidas pela pasta da saúde, mostramos a realidade enfrentada pelo o município com relação aos recursos, esclarecermos à população como está o andamento das ações da Secretaria Municipal Saúde, cada centavo investido e os reais valores que esta pasta já recebeu e investiu ao longo desses meses. Em diálogo aberto e priorizando a marca da transparência, estou à disposição do poder legislativo e da população para prestar qualquer esclarecimento relacionada à pasta da saúde”, destacou a Secretária de Saúde Francisca Lopes.














Fonte: Assessória de comunicação da prefeitura

PUBLICIDADE




Confira agenda para este final de semana da cantora Karoll Sultunum, nesta quarta-feira (28) Gravata no Pernambuco, sexta-feira (30) Natal e dia 01 de julho Carnaúba dos Dantas no Motofest

A cantora Karoll Sultunum está com uma grande agenda de shows para este final de semana. Encerrando o mês de junho a cantora estará nesta quarta-feira dia, 28 (amanhã) fazendo show em Grava no estado de Pernambuco.

Já na sexta-feira dia, 30 será a vez de Natal, sendo assim encerrando seus shows neste mês de junho.

Iniciando o mês de julho dia, 01 ela estará na terra da música em Carnaúba dos Dantas no Motofest. A cantora promete iniciar o mês de julho realizando um grande show na noite deste sábado dia, 01 de julho em Carnaúba dos Dantas.  

Telefone para contato (81) 9-9137-6637 é só chama no WhatsApp.

Siga-nos no instagram, @karollsultunam e Facebook Karol Sultanum

PUBLICIDADE



MPRN recomenda que Estado garanta aplicação de provas para candidatos a conselheiros tutelares


Etapa que deve ocorrer em 23 de julho é obrigatória para definição dos candidatos que efetivamente concorrerão à eleição em outubro

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou ao Estado que garanta a aplicação das provas de conhecimento sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) nos processos de escolha dos Conselheiros Tutelares dos Municípios no RN. A eleição acontecerá em 1º de outubro de 2023, de forma unificada em todo o país. Mas, a etapa para habilitar os candidatos por meio da prova, está marcada para 23 de julho.

A recomendação é direcionada para a Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH) e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Consec).

O documento foi feito após o Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Infância e Juventude (Caopij) informar à 21ª Promotoria de Justiça de Natal que ainda não há definição com relação à prova de conhecimentos sobre o ECA. A SEMJIDH tem um prazo de 5 dias úteis para informar ao Ministério Público as providências tomadas para atender o que foi orientado ou apresentar as razões que impedem o cumprimento do que foi recomendado.

Cabe ao Consec providenciar essa prova, no entanto a SEMJIDH havia sinalizado que poderia cuidar dessa etapa. Porém, a indefinição permanece mesmo se estando a menos de um mês da realização da prova no RN.

Além disso, a fase para os Municípios manifestarem interesse no modelo único de prova distribuído pelo Consec, por meio de assinatura de termo de adesão, não foi cumprida. O prazo foi encerrado na última quarta-feira (20).

Tudo isso coloca em xeque o andamento dos processos de escolha dos conselheiros no Estado. Isso porque pode gerar uma reação em cadeia: o adiamento da prova pode resultar no atraso da definição dos candidatos habilitados, afetando o envio dos dados para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e, consequentemente, a entrega das urnas e possivelmente a execução do próprio pleito.

A data da eleição está nacionalmente fixada no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), para o primeiro domingo do mês de outubro do ano subsequente ao da eleição presidencial.

Fonte: Site do MPRN

PUBLICIDADE



É hoje! 22ª mutirão de limpeza urbana em Cruzeta

Ação cidadã acontecerá na tarde de hoje terça-feira (27), deixando o Bairro Alto dos Remédios limpo, organizado e pronto para o seu festejo que iniciará no próximo dia 29 de Junho.

Venha participar

Fonte: Assessória de comunicação da prefeitura

PUBLICIDADE



Serviço de inspeção municipal será gerenciado por Consórcio de Municípios do Seridó

O Serviço de inspeção municipal será gerenciado por Consórcio de Municípios do Seridó. A decisão foi tomada em reunião nesta segunda-feira (26), em Currais Novos, realizada pelo Consórcio Multifinalitário do Seridó – CIM, em parceria com AMS e AMSO, SEDRAF, EMATER, IDIARN, FUNCITERN, FEMURN e CNM.

A audiência foi presidida pelo prefeito de Serra Negra do Norte Serginho, pelo presidente da Associação dos Municípios do Seridó- o prefeito de Timbaúba dos Batistas, Ivanildo Filho e o presidente da AMSO – prefeito de Cruzeta, Joaquim de Medeirinho. Na oportunidade foi explicado que a medida possibilitará o controle sanitário e a certificação de qualidade para vários produtos de origem animal que são fabricados na região.

O objetivo é uniformizar a legislação, a fim de permitir um órgão gerenciador através do compartilhamento de tarefas e despesas. O serviço de inspeção através de consórcio já é uma realidade em outros estados da federação e no Rio Grande do Norte, o Seridó sairá na frente com essa medida fortalecendo e enaltecendo os produtos da região.

Fonte: Blog do Seridó

PUBLICIDADE



Deputada Natália apresenta projeto da integração de trens e ônibus de Natal para presidente da Assembleia do RN

A deputada federal Natália Bonavides se reuniu nesta segunda-feira (26) com o presidente da Assembleia Legislativa do RN, deputado Ezequiel Ferreira, para apresentar o projeto da CBTU que amplia a oferta de trens na Grande Natal. O objetivo é unir forçar para viabilizar a obra.

“Os trens urbanos podem ser uma opção para toda Natal, inclusive para a população que hoje sofre com as obras na Felizardo Moura, que trava todo o trânsito na região. A Zona Norte da nossa capital está esquecida em vários aspectos pela prefeitura, e o transporte público é um deles”, afirmou Natália Bonavides.

O deputado estadual Ezequiel Ferreira acertou de enviar uma carta ao Governo Federal em nome da Assembleia Legislativa para reforçar a necessidade da obra para a capital potiguar e Região Metropolitana.

Trata-se do projeto da CBTU que melhora as condições das ferrovias do estado e também integra os trens com as outras modalidades de transporte. Na ideia, será possível, inclusive, construir uma linha até o campus da UFRN.

De acordo com a proposta, a ampliação das ferrovias vai permitir, por exemplo, que pessoas de diferentes municípios da Grande Natal, e de diferentes bairros da capital, cheguem até os locais de maior circulação da cidade de trem gastando uma só passagem. Além disso, o projeto vai aumentar a oferta de trens urbanos e diminuir o tempo de espera.

*Ministério das Cidades*

No mês passado, a deputada Natália Bonavides entregou o projeto da CBTU ao Ministério das Cidades. A parlamentar tem articulado em Brasília a viabilização de recursos para a obra.

“Seguimos nessa articulação e o apoio da Assembleia Legislativa é mais um reforço para conseguimos concretizar esse plano, que vai modificar completamente a realidade de Natal”, destacou a deputada.

PUBLICIDADE



segunda-feira, 26 de junho de 2023

Prefeitura de Carnaúba dos Dantas realiza cerimônia de entrega de ambulância SEMI UTI


 Nosso município recebeu, nesta manhã, uma ambulância semi UTI, padrão semelhante ao SAMU, que irá trazer maior conforto e melhores condições de atendimento aos carnaubenses. A cerimônia de entrega foi realizada na Prefeitura Municipal e contou com a presença do Deputado Estadual, Nelter Queiroz, do Prefeito Gilson Dantas, do Vice-Prefeito e Secretário de Saúde, Luís Eduardo, além de diversas lideranças políticas e autoridades locais.

Essa conquista é resultado dos esforços do vereador Dué Azevedo, dos empresários do polo cerâmico, juntamente a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Deputado Estadual Nelter Queiroz.





PUBLICIDADE




Arraiá dos servidores da saúde de Cruzeta foi realizado na última quinta-feira (22)

Aconteceu na noite da última quinta-feira (22), a festa junina dos servidores da saúde e integrantes do programa academia da saúde.

O arraiá da saúde contou com muita animação, comidas típicas e quadrilha improvisada. O momento foi importante pois contou com a integração, confraternização da festa junina entre os servidores e usuários dos serviços de saúde.

Estiveram prestigiando o evento o Prefeito Municipal Joaquim de Medeirinho, Primeira Dama e Vereadora Arilúzia Sasnara e Secretária de Saúde Francisca Lopes.

Confira alguns registros fotográficos desse mega evento












Fonte: Assessória de comunicação da prefeitura 

PUBLICIDADE