quinta-feira, 13 de julho de 2017

8ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL FOI REALIZADA EM CARNAÚBA DOS DANTAS.










Foi realizada a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social de Carnaúba dos Dantas/RN, abertura foi nesta quarta-feira (12) e o encerramento nesta quinta-feira (13), o Conselho Municipal de Assistência Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social.

A solenidade de abertura contou com a participação do Prefeito Gilson Dantas de Oliveira, da Secretária Municipal de Assistência Social Telma Iris dos Santos Silva, da Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Sra. Juliana Kelly Dantas da Silva, do presidente da Câmara municipal de vereadores José de Azevedo Dantas, e dos demais vereadores Fabiano Pacômio, João Maria, Marli de Medeiros e Marcelo Dantas e de outras autoridades.

O prefeito Gilson Dantas disse que estava muito feliz por esta participando da abertura da conferencia, falou sobre a politica da assistência, é um direito de todos os cidadãos ter uma politica da assistência social, uma das minhas preocupação era abrir a casa dos conselhos e se deus quiser no dia 24 desde mês vamos inaugura. Quero ressalta a importância dos conselhos municipais para a sociedade, é a onde estão no dia a dia fiscalizando e ajudando a nossa gestão, e a gestão tem que reconhecer essa importância dos conselheiros. O Projeto Reinserir é de grande importância para o nosso município, a onde vamos capacitar equipes para trabalhar em rede na questão do uso de drogas, uma Radio lá de Jardim dos Seridó, mim criticou porque eu estava gastando dinheiro com uma pesquisa sobre as drogas em Carnaúba dos Dantas, pra mim isso não é gasto é um grande investimento disse o prefeito Gilson Dantas.

A Conferência contou com uma grande participação de pessoas, dentre usuários da Política, Trabalhadores do SUAS, representantes de Entidades Socioassistenciais e representantes dos órgão Governamentais. Seu principal objetivo foi analisar, propor e deliberar com base na avaliação local, as diretrizes para a gestão e financiamento do Sistema Único de Assistência Social, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado.

As conferencistas  Romênia Moura e Rejane Miranda abordou o tema central “Garantia de Direitos e o Fortalecimento do SUAS” ela enfatizou que “Direito adquirido é direito garantido”

Na manhã desta quinta-feira (13) foram debatidos os eixos temáticos norteadores em grupos que foram:

I – Eixo 1: A proteção Social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos Socioassistenciais.

II – Eixo 2: Gestão democrática e controle Social: o lugar da Sociedade Civil  no SUAS.

III – Eixo 3: Acesso às seguranças Socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos Socioassistenciais.

 IV- Eixo 4: A legislação como instrumento para uma Gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos Socioassistenciais.

Após, os participantes apresentaram as deliberações realizadas nos grupos, sendo aprovadas dez propostas municipais, que serão enviadas para a 11ª Conferência Estadual. Foram escolhidos os delegados que irão participar da 11° conferência estadual que acontecerá nos dias 17 e 18 de Outubro de 2017 em Natal.

Veja os delegados que foram eleitos:

Samantha Larissa (titular), seguimento governamental;

Bruna Hávilla Lino Dantas (suplente), segmento governamental;

 Maria Edvirgem Medeiros Dantas (titular), sociedade civil;

 João batista Dantas Neto (suplente), sociedade civil.

Fotos: Ed Medeiros e texto Fábio Locutor.