segunda-feira, 29 de abril de 2019

SUS: atendimento de saúde a pessoas com deficiência ganha reforço

O INVESTIMENTO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE FOI DE CERCA DE R$16,2 MILHÕES (FOTO: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL).
atendimento a pacientes com deficiência ou mobilidade reduzida nos centros especializados em reabilitação (CERganhou reforço com a entrega de 88 furgões adaptados. O investimento do Ministério da Saúde foi de cerca de R$16,2 milhões, e os veículos vão atender pacientes em 65 municípios de 20 estados.
O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, durante a Comissão Intergestores Tripartite (CIT), realizada quinta-feira (25) em Brasília. Na ocasião, o ministro entregou o primeiro veículo para o município de Anápolis, em Goiás. A previsão é de que os outros veículos sejam entregues no início de maio.

Serão 108 furgões entregues este ano

Os furgões são destinados a pessoas com deficiência que não têm condições de mobilidade e de acessibilidade autônoma aos meios de transporte convencional ou que manifestem grandes restrições ao acesso. Com a entrega desses veículos, esses pacientes poderão embarcar em casa e desembarcar nos CERs. Os fluxos, os horários e as rotas dos veículos são definidos pelos gestores locais.
O objetivo da medida é ampliar o acesso e promover a qualificação dos serviços de reabilitação no Sistema Único de Saúde (SUS). Com a finalização da entrega dos novos veículos no início de maiotodos os centros especializados em reabilitação do país habilitados pelo Ministério da Saúde contarão com pelo menos um veículo adaptado. Com a nova doação, serão 108 furgões entregues este ano.
Os veículos contam com plataforma elevatória veicular para possibilitar o embarque e o desembarque de cadeirantes e pessoas com dificuldades de locomoção. São equipados também com sistemas de segurança para fixação da cadeira de rodas e cintos de segurança, além de protetores de cabeça para cada cadeirante. Segundo o ministério, isso possibilita o transporte seguro de nove passageiros, sendo três cadeirantes e seis não cadeirantes.
Fonte: Agencia Brasil
PUBLICIDADE

Marcha em Defesa pelo Sus acontece nesta segunda em Caicó

A semana inicia com uma Marcha em defesa do SUS em Caicó. O manifesto acontecerá nesta segunda (29), a partir das 07h30min, saindo da Praça da Alimentação. O intuito da marcha é mobilizar trabalhadores, usuários e sociedade civil para a construção e defesa do SUS, bem como convidar a todos para participar da 7ª Conferência Municipal de Saúde, que acontecerá no dia 30 de abril, às 07h, no auditório da UFRN.
Com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”.  A 7ª Conferência Municipal de Saúde de Caicó será coordenada por um representante do Conselho Municipal de Saúde e presidida pela secretária Municipal de Saúde e em sua ausência ou impedimento, por um representante da Secretaria Municipal de Saúde.
Fonte: Blog Wllana Dantas
PUBLICIDADE