quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Vereadora Josiene de Fabinho solicita do prefeito Gilson Dantas e do Secretário Municipal de Agricultura Múcio Dantas Oliveira que seja implantado Parques Ecológico, nos Povoados Rajada e Ermo

Foto via internet
A Vereadora Josiene de Fabinho (PSD, solicitou através da indicação nº 094/2019 na sessão ordinária do segundo período legislativo de 2019, realizada n o dia, 05 de agosto de 2019 na Sala das sessões “Vereador Wilson Luiz de Souza”, na Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas/RN, ao Exmº Sr. Gilson Dantas de Oliveira  Prefeito Municipal e ao Ilmº Sr. Múcio Dantas Oliveira Secretário Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca que seja implantado 02 (dois) Parques Ecológico, sendo 01 (um) no Povoado Rajada e 01 (um) no Povoado Ermo no município de Carnaúba dos Dantas/RN.

A edil Maria Josiene enfatizou que tal reivindicação se faz necessária tendo em vista o grande sucesso do Parquinho Ecológico Sustentável recém instalado em frente ao Horto Florestal, nada mais justo que seja implantado parques ecológicos no Povoado Rajada e Ermo.

Texto: Fábio Locutor
PUBLICIDADE 

Nordeste gera 85% da energia eólica do Brasil

A energia gerada pelos ventos ultrapassou a expressiva marca de 15 GW de capacidade instalada para produção nacional, em maio de 2019. Deste total, cerca de 96% concentra-se no Nordeste, totalizando 14,5 GW de potência instalada somente nessa região. Quando elaboramos a versão original deste post, em agosto de 2018, o Nordeste ainda gerava 85% da produção nacional.

O Rio Grande do Norte é o estado brasileiro que mais produz energia com a força dos ventos. Em maio de 2019, o estado contava com 151 parques, mantendo a liderança nacional com 4 GW de capacidade instalada. Em seguida, vem a Bahia, com 154 parques e 3,9 GW de potência instalada. Em terceiro lugar, está o Ceará, que conta com 79 parques e um total de 2 GW de capacidade instalada. O período de agosto a setembro é conhecido como a “safra dos ventos”, pois as ventanias ganham ainda mais força e as usinas eólicas do Nordeste e Sul costumam bater recordes de produção.


Neste post, iremos discutir o avanço e o potencial de ampliação da energia eólica na matriz energética brasileira, bem como sua importância como fonte renovável para a sustentabilidade energética nacional. Dentre os benefícios da indústria dos ventos estão também a geração de empregos e a segurança energética durante as secas, especialmente para a região Nordeste.
PUBLICIDADE