sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

[INFORME PUBLICITÁRIO] Que comprar frutas e verduras de qualidade? Vá na barraca do Super Kilão neste sábado na feira livre de Acari.

A tradição há vários anos do Super Kilão de propriedade de Carlos Alexandre (Molpa Show), todos os sábados pela manhã está com a barraca de frutas e verduras na feira livre de Acari.

Lá os clientes encontraram as melhores frutas e verduras, e não esquecendo os melhores preço. O Super Kilão fica localizado na Rua Major Hortêncio de Brito nº 483 no centro de Acari, aberto durante todo dia e aos domingos até ás 11:00hs da manhã.

Telefone para contato WhatsApp (84) 9950-3478.

confira abaixo as deliciosas frutas.
 Pinha 
 Banana
 Banca completa 
 Melancias 
 Goiabas 
 Abacates 
 Ameixa fresca
 Mamão 
Jacas 
Fotos: Facebook de Carlos Alexandre e texto Fábio Locutor.

Projetos garantem R$ 870 milhões da assistência aos Municípios

Pelo menos R$ 870 milhões da assistência social serão repassados aos cofres municipais, nos próximos dias. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) explica que o montante é resultado da soma dos Projetos de Lei (PLN) 42/2019 e 48/2019 de crédito orçamentário, em função da suplementação orçamentária para a área, aprovados pelo Congresso Nacional no início desta semana.


A entidade esclare ainda que a verba será partilhada entre os cofres municipais, ainda este ano, segundo promessa do governo. Deve ocorrer uma ordem de pagamento de quatro a cinco parcelas do cofinanciamento federal de 2019. Apesar dos recursos não serem suficientes para colocar em dia os repasses, a garantia de parte da verba representa uma vitória do movimento municipalista.

No entanto, a Confederação lembra que há Municípios com parcelas em atraso desde 2017, e a atuação da entidade será mantida até o repasse total da verba. Trata-se da cota parte federal de financiamento do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Pauta que motivou intensa agenda de mobilização das entidades municipalistas, inclusive entre reuniões do presidente da CNM, Glademir Aroldi, da equipe técnica e parlamentar.

Para garantir a aprovação dos PLNs, motivados pela liderança municipalistas, os gestores locais entraram em contato com os parlamentares de seus Estados, pedindo a deliberação. Além disso, A CNM lembra do compromisso do ministro Osmar Terra, firmado em reunião na sede da CNM, em setembro, de colocar em dia o pagamento dos recursos da assistência social referente apenas a este, deixando os demais anos a cargo de programação para o ano de 2020.

Os projetos ainda serão sancionados pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. Mas, vale ressaltar também o trabalho do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) em conjunto com os técnicos e gestores municipais, fundamental nesse processo e para o resultado positivo da agenda.


Fonte: Agência de Noticias da CNM

Walfredo Gurgel adquire nova maca para banho de pacientes vítimas de queimaduras

O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) adquiriu uma nova maca para banho de pacientes internados no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ). O equipamento foi adquirido por meio dos recursos obtidos através da realização da I Corrida Pró-queimados, em 29 de junho passado, organizada pela Associação de Voluntários Pró-Queimados (AVPQ). Para a aquisição, foram investidos RS 4.500,00.

Toda confeccionada em aço inoxidável, de grande durabilidade, a maca possui 2,27m x 0,82m e suporta cerca de 200kg. A médica subcoordenadora do CTQ e presidente da AVPQ, Ana Suzy, diz que “nós já tínhamos duas macas pediátricas muito boas, mas, somente uma de adulto. Agora, com duas de cada, temos um bom suporte as nossas necessidades no Centro”, afirma.

Fonte: SESAP/ASSECOM


Vereadora Albervânia Medeiros (PSD) solicita do Superintendente do (DNIT) recuperação da Ponte Velha e da Pista asfáltica até o Cemitério novo.


A vereadora Albervânia Medeiros (PSD) da cidade de Acari não para de e atras de recursos para sua  Cidade Acari, na manhã desta sexta-feira dia, 13 de dezembro ela esteve com Daniel de Almeida Dantas Superintendente do (DNIT) Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, reivindicando a recuperação da Ponte Velha e da Pista asfáltica até o Cemitério novo.

Termos que unir forças e lutar pela recuperação da Ponte Velha e da Pista asfáltica até o Cemitério novo. Não é promessa é uma luta disse a edil.




[INFORME PUBLICITÁRIO] É hoje Lynnkonl Ranier Voz & Violão no Espetus & Petiscos To na Vila Grill.

Sexta-feira chegou é dia da galera e até o Espetus & Petiscos To na Vila Grill e deliciar os melhores sabores dos espetinhos do Espetus & Petiscos To na Vila Grill, e curtir aquela música ao Vivo com Lynnkonl Ranier Voz & Violão, a partir das 20:00 hs, além dos espetinhos também tem diversos tipos de bebidas e claro um ótimo atendimento.

O Espetus & Petiscos To na Vila Grill localizado em frente ao Cemitério Público da Cidade de Carnaúba dos Dantas/RN. Telefone para contato, é só chamar no WhatsApp pelo o numero (81) 9533-7718.


O empreendimento é do jovem Fabrisson de Medeiros Dantas mais popularmente conhecido por Fabinho filho de Preá e Luciana.

Foram eleitos os Coordenadores Estaduais de Plenária, e em posados os Delegados eleito nas Conferências Regionais.


Foi realizado quarta-feira dia, 11 de dezembro de 2019 na Escola de Governo do Rio Grande do Norte em Natal, a 8ª Plenária Estadual de Conselhos de Saúde. Estiveram presente a senhora presidente do Conselho Estadual de Saúde do RN, Geolípia Jacinto da Silva, Geordeci Menezes de Souza Conselheiro Nacional de Saúde, Valdo Teodoro de Almeida Coordenador Estadual de Plenária, Iara Maria Pinheiro de Albuquerque Promotora de Justiça do RN e Fabiana Maria de Figueiredo representante do Ministério da Saúde, e bastante Conselheiros(a) Municipais de Saúde, Secretários (a) Executivo de Saúde de vários municípios do Estado.

A presidente do Conselho Estadual de Saúde, Geolípia Jacinto, iniciou seu discurso saudando todos os participantes que atenderam o convite feito pelo Conselho Estadual de Saúde, hoje será eleitos os Coordenadores Estaduais de Plenária e empossado os Delegados eleito nas Conferências Regionais. Por fim Geolípia Jacinto enfatizou que o Conselho Estadual estará dando total apoio aos Conselhos Municipais de todas as Regiões do estado disse Geolípia Jacinto.
Menezes de Souza Conselheiro Nacional de Saúde enfatizou o trabalho que o Conselho Estadual de saúde está realizando com os Conselhos municipais, o Conselho Nacional de Saúde continuará dando apoio no que for necessário tanto ao Conselho Estadual como os Conselhos Municipais disse Menezes de Souza.
A promotora de Defesa da Saúde, Iara Maria Pinheiro de Albuquerque, frisou a importância da Plenária com os Conselhos Municipais de Saúde de todo o Estado, ela enfatizou que está acompanhando de perto os trabalhos que o Conselho Estadual de Saúde vem realizando com os Conselhos Municipais de todo o Estado. Todas as resoluções aprovadas pelos Conselhos Municipais devem ser publicadas pelo gestor Municipal, no momento que um cidadã assumi o cargo de conselheiro ele tem que cumpri com suas obrigações perante o colegiado. Por fim, ela enfatizou a participação de cada um no acompanhamento de todas as ações da saúde do seu município, a importância dos conselheiros ler o decreto nº 5.839, de 11 de julho de 2006 e a resolução nº 453, de 10 de maio de 2012 a qual se trata sobre o Conselho Nacional de Saúde, Estadual e Municipal disse Drª Iara.

Já o Coordenador Estadual de Plenária eleito Valdo Teodoro de Almeida agradeceu a todos os companheiros (a) por terem voltado nele para Coordenador Estadual de Plenária, tem certeza que irá procurar fazer o melhor em prol de todos os Conselhos Municipais de todos os municípios do RN finalizou Valdo Teodoro.

 O conselheiro Municipal de Saúde do Município de Carnaúba dos Dantas José Fábio Dantas de Medeiros iniciou sua fala agradecendo a presidente do Conselho Estadual de Saúde Geolípia Jacinto pelo apoio que o Conselho Estadual de Saúde vem dando aos Conselhos Municipais, o conselheiro enfatizou que os gestores municipais sejam os prefeitos (a) e secretários (a) municipais de saúde precisa mais atenção aos conselhos municipais, muitas das vezes o que o conselheiro reivindica em prol da população são engavetados. Parabenizou a senhora Drª Iara promotora de justiça do RN, por sempre está presente nos debates, saírem  hoje daqui com mais um aprendizagem para poder realizar um trabalho com responsabilidade dentro do Conselho Municipal de Saúde de Carnaúba dos Dantas disse José Fábio.

Por fim, Fabiana Maria de Figueiredo representante do Ministério da Saúde, apresentou os instrumentos de Gestão DIGSUS e as responsabilidades dos Conselhos Municipais de Saúde, ela enfatizou a importância de cada Conselheiro Municipal acompanhar passo a passo toda a movimentação financeira dos gastos do Fundo Municipal de Saúde.

Em seguida foram eleitos os Coordenadores Estaduais de Plenária para o triênio 2019/2022.


Valdo Teodosio 56% dos votos – titular;

 José Alcântara 23% dos votos - 1° suplente e;


Telma Lúcia 19% dos votos - 2° suplente.

Ao final foram em posados os Delegados eleito nas Conferências Regionais, confira os nomes e regiões:

I REGIÃ0
João Maria Ferreira Sobrinho - Baia  Formosa
 Alcione de Paiva Soares - Canguaretama
  Mycarla de Matos - Vila Flor

II REGIÃO
Albaniza Bandeira de Albuquerque - Mossoró
 Valdemar Ramos - Mossoró

III REGIÃO
 Ann Margareth Araujo - Guamaré
 João Batista da Silva - Pedro Avelino
 Michelle Bacurau - João Câmara


IV REGIÃO
 Raquel Valentim - Caicó
 Amisterdan Colly - Currais novos
 Maria do Livramento - Currais Novos

V REGIÃO
 Carlos Geison Targino Gomes - Santa Cruz
 Miriam Estevam de Freita - Santa Cruz
 Fagner Fiorelli Pereira da Silva - Jaçanã

VI REGIÃO
 Francisco Gutemberg Damião - Pau dos Ferros
 Gladys Miriam Diógenes Ferreira - Pau dos Ferros
 Antônio Erivaldo - Tabuleiro Grande

VII REGIÃO
 Maria Alice - Macaíba
 Ernandes Cavalcante - São Gonçalo do Amarante
 Severino Ramos - Macaíba

VIII REGIÃOg
 Heberton Rocha dos Santos - Açu
Maria Zélia Novo de Souza - Ipanguaçu
 Magna Célia E. de Souza - Carnaubais.

Do município de Carnaúba dos Dantas participaram o vice-presidente Antoniel Airon Batista Dantas, José Fábio Dantas de Medeiros conselheiro Municipal e a conselheira municipal Dra. Verônica Pires.

Confira as fotos abaixo:












Fotos: Geolípia Jacinto, Airon e texto Fábio Locutor.