sexta-feira, 17 de março de 2017

PRESIDENTA DA ASSOCIAÇÃO DA RAJADA PARTICIPA DO IV ENCONTRO ESTADUAL DO PROGRAMA ÁGUA DOCE




A Presidenta da Associação Comunitária da Rajada, Diva de Zé da Olaria, nesse momento, faz pronunciamento no IV Encontro Estadual do Programa Água doce. Ela fala da importância do programa para a comunidade, uma vez que ele beneficia mais de 150 pessoas, sendo famílias de trabalhadores de 6 (seis) Cerâmicas nas imediações da Comunidade Rajada.


Fonte: Blog JCN

HOJE (17) TEM CALCINHA PRETA E RODOLFO LOPES NO PARADISE CLUB, EM CARNAÚBA DOS DANTAS


GOVERNO DO RN DESTINA 9 MILHÕES PARA PEQUENOS AGRICULTORES





O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE), realiza o lançamento do edital de apoio a projetos de Fruticultura Irrigada para a Agricultura Familiar neste sábado (18), às 11h, no auditório do Sebrae, em Mossoró.



O investimento de R$ 9 milhões é do Governo do Estado, por meio do Acordo de Empréstimo com Banco Mundial, através do Projeto RN Sustentável, e abrange prioritariamente os territórios de Açu-Mossoró, Mato Grande, Sertão Central Cabugi Litoral Norte e Sertão do Apodi.

O edital é uma chamada pública para que as organizações de pequenos fruticultores apresentem projetos de apoio à produção, beneficiamento e comercialização, os quais terão apoio técnico e financeiro do programa. Com este edital, o Governo pretende beneficiar diretamente 350 famílias e gerar 3,5 mil empregos diretos.

"A fruticultura é uma das vocações econômicas do estado, que tem grande mercado externo, lidera a nossa pauta de exportações. Em 2016 foram exportadas 303 mil toneladas de frutas tendo o melão como principal produto de comercialização. A estratégia do governador Robinson é gerar emprego e renda nas regiões a partir do fortalecimento e incremento das nossas vocações naturais", afirma Vagner Araújo, secretário de Gestão Projetos e Metas do RN. 

Cada organização produtiva poderá concorrer com projetos de até 450 mil, recursos não reembolsáveis. A chamada pública estará aberta a partir do dia 18 de março.

O Edital contempla obras de construção, ampliação, adequação, reforma e melhoria em imóveis de unidades agroindustriais, aquisição de máquinas, equipamentos e materiais permanentes para beneficiamento, classificação, processamento, armazenamento e transporte de produtos, como também equipamentos e materiais para melhorar sistemas de irrigação ( instalação ou melhoria de equipamentos de irrigação localizada, gotejamento e micro aspersão; sistemas de filtragem; válvulas, acessórios e automação;  melhoria de captações, poços, reservatórios; redes ou sistema de distribuição; entre outros.

Na ocasião serão ainda assinados os contratos com instituições de assistência técnica para acompanhamento da execução dos cinco projetos pilotos de fruticultura irrigada em Mossoró. Também serão entregues os equipamentos de TI dos Conselhos de Desenvolvimento Solidário e Sustentável dos municípios de Mossoró, Baraúnas, Grossos, Serra do Mel e Tibau.


Fonte: Assessoria de Comunicação RN Sustentável