quarta-feira, 27 de setembro de 2017

POSTO DE SAÚDE DA RAJADA CONTINUA FECHADO PREJUDICANDO POPULAÇÃO E TRABALHADORES DAS CERÂMICAS




Há exatamente dois anos que o Posto de Saúde do Povoado Rajada foi fechado pela administração passada para realização da sua reforma e ampliação. Desde então, as pessoas precisam se deslocar ao posto de saúde de Carnaúba de Baixo ou da cidade, e até de Acari para serem atendidas.

No início deste ano a reforma foi concluída, mas o posto continuou fechado, prejudicando a população local e os trabalhadores das cerâmicas de Joaquim Azevedo, Zé da Olaria, Mororó, Vanca e Evandro que costumeiramente precisam dos serviços de saúde.

Extraoficialmente diz que falta a COSERN fazer a ligação da energia, isso desde janeiro/2017. Está mais fácil fazer a ligação de dez cerâmicas do que a de um simples posto de saúde.

Esperamos que o prefeito Gilson Dantas dê especial atenção ao problema garantido à volta do atendimento de saúde àquela população e aos trabalhadores das cerâmicas, que a qualquer momento podem precisar de atendimento e que muito contribuíram com sua vitória na última eleição.

Fonte: Blog Carnaúba Notícias

SEMANA DO IDOSO EM CARNAÚBA DOS DANTAS-RN, SERÁ COMEMORADO DE 27 DE SETEMBRO À 01 DE OUTUBRO



Terá início nesta quarta-feira (27/09) a Programação da Semana do Idoso em Carnaúba dos Dantas-RN, com o tema: "Sonhos não Envelhecem, só Amadurecem".
Às 19:00h Abertura: Noite da arte e cultura.

Local: Beco Cultural, localizado na Rua Toinho Lopes, garagem da casa do Sr. Cirilo Carlos.

Quinta-feira (28/09) Às 08:00h Manhã de "Saúde em Foco", em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Local: Horto Florestal.

Sexta-feira (29/09) Às 08:00h Chá da Melhor Idade.

Local: Povoado Ermo.

Sábado (30/09) Às 07:00h Jogos da Maturidade, em parceria com a Secretaria Estadual de Esporte e com os municípios de Parelhas, Equador e Santana do Seridó.

Local; Ginásio de Esportes Ovídio Dantas em Parelhas.

Domingo (01/10) Dia Nacional do Idoso: Caminhada de encerramento das atividades alusivas à Semana do Idoso, que tem como o objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e a necessidade de proteger e cuidar da população idosa.

Em sequência teremos as apresentações Culturais na Casa de Amparo "José Bernardo" (Marimba).

Local da concentração: Praça Caetano Dantas.

Horário: 07:00 horas.

Fonte: Blog do Toscano Neto

PREENCHIMENTO DO CENSO SUAS 2017


O prazo para o preenchimento do Censo Suas pelo os Conselhos Municipais, Estaduais e do Distrito Federal começa no dia 2 de outubro. Realizado anualmente, o levantamento tem o objetivo de monitorar as unidades, atividades, serviços prestados e o perfil dos trabalhadores da assistência social em todo o país.
De acordo com o coordenador-geral da Vigilância Socioassistencial do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Marcos Antunes, o Censo Suas é uma importante ferramenta para coleta de dados e para a eficiência do sistema. “As informações servem para o planejamento de gestão e para tomadas de decisões estratégicas sobre como atendemos os usuários e em quais pontos e unidades será necessário, por exemplo, aplicar mais esforços”, explica.
Neste ano, a novidade é o formulário das Unidades de Acolhimento, responsáveis pelo Família Acolhedora – serviço do governo federal que atende crianças e adolescentes. As famílias interessadas em participar e receber os jovens também precisam ser registradas no Cadastro Nacional do Suas (CadSuas). O objetivo é garantir informações mais fidedignas. Gestores e coordenadores devem ficar atentos, uma vez que o período de envio dos formulários das Unidades de Acolhimento e Acolhimento Familiar é de 9 de outubro a 1º de dezembro.
O prazo final para o preenchimento do Censo Suas 2017 é dia 1º de dezembro. O período de envio é escalonado, de acordo com a unidade de serviço. As primeiras unidades são os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), os Centros de Convivência e os Conselhos Municipais e Estaduais de Assistência Social, de 11 de setembro a 10 de novembro.
PreenchimentoPara preencher o censo, os gestores devem acessar o sistema no endereço: http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/censosuas. Os responsáveis deverão usar o login e a senha de acesso aos sistemas da Rede Suas – os mesmos do CadSuas. Em caso de dúvidas, o responsável pelo preenchimento poderá entrar em contato com o MDS por meio do chat, telefone 0800-707-2003 ou e-mail vigilanciasocial@mds.gov.br 
Fonte: ASCOM/MDS