quarta-feira, 15 de novembro de 2017

TÉCNICOS AGRÍCOLAS REALIZAM V ENCONTRO ESTADUAL NO RIO GRANDE DO NORTE







 Os técnicos agrícolas e técnicos industriais nos últimos anos estão empenhados na aprovação pelo Congresso Nacional do Projeto de Lei que cria o Conselho Nacional e os Conselhos Regionais dos Técnicos. E este foi o assunto que guiou os trabalhos do V Encontro Estadual dos Técnicos Agrícolas do Rio Grande do Norte no dia 9 de novembro de 2017 na Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), em Macaíba-RN.

                                                         Palestras

A primeira palestra do evento foi apresentada pelo Dr. Francisco Dutra de Macedo Filho, professor da EAJ com o tema “A função social do técnico agrícola”, enquanto a segunda foi conduzida pelo Sr. Nei Antônio Kukla, presidente da UNITAGRI, tratando do “Perfil profissional do técnico agrícola”.
Encerrando as apresentações um painel intitulado “A importância do Conselho dos Técnicos para a sociedade” teve como expositores Ivanilson Pereira de Araújo, presidente do SINTARN, José Cripriano da Silva Neto, presidente da ATARN, Sr. Manoel Jusselino de Almeida, diretor da FENTEC, tratando da importância desta luta para mais de 600 mil profissionais de nível médio em todo o país.

O Prêmio Técnico Agrícola Potiguar foi oferecido durante o evento ao deputado federal pelo Rio Grande do Sul e técnico agrícola Giovani Cherini que tem atuado à anos pelo criação do Conselho dos Técnicos. Impossibilitado de estar presente no evento o parlamentar gaúcho enviou um vídeo agradecendo a homenagem e dedicando-o a todos que lutam pela conquista do Conselho das duas categorias profissionais.

                                               Representações

O evento contou com uma importante participação de professor, técnico e estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) campus de Apodi-RN, de extensionistas rurais do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (EMATER-RN), e de técnicos agrícolas empreendedores e autônomos.

Estiveram presentes, também, dirigentes das seguintes instituições: Associação dos Servidores da EMATER-RN (ASSEMA), Sindicato dos Trabalhadores na Administração Indireta do RN (SINAI), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-RN) e do mandato do deputado estadual Fernando Mineiro. Ao final da atividade foi realizado uma abaixo assinado destinado aos Senadores do Estado solicitando o apoio a criação do Conselho dos Técnicos Industriais e Agrícolas.

No período da tarde os dirigentes das duas entidades que promoveram o evento realizaram uma plenária para avaliar o encontro e planejar atividades até o final do ano; estiveram presentes cumprimentando as lideranças o engenheiro civil Modesto Ferreira dos Santos Filho, presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RN), que foi importante parceiro do SINTARN durante seu mandato.

O evento foi promovido pelo Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Rio Grande do Norte (SINTARN) e pela Associação dos Técnicos Agrícolas do Rio Grande do Norte (ATARN).

A mesa de abertura já refletia a força das entidades no Estado sendo composta pelo professor João Inácio da Silva Filho, coordenador da EAJ, Sr. Ivanilson Pereira de Araújo, presidente do SINTARN, Sr. José Cripriano da Silva Neto, presidente da ATARN, Sr. Manoel Jusselino de Almeida, diretor da Federação Nacional dos Técnicos Industriais (FENTEC), Sr. Nei Antônio Kukla, presidente da Cooperativa de Trabalho na Prestação de Serviços Agropecuários e Ambientais (UNITAGRI), Sr. Claúdio Gabriel de  Macêdo Junior, representante do Ministério do Trabalho, Sr. Carlos Alexandre Paulino da Silva, representante da Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL), Sr. Rubens Marques Bezerra, representante do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP-RN) e o Sr. Damião Ferreira, presidente da Cooperativa dos Alunos da Escola Agrícola de Jundiaí (COOPEAJ).

Fonte: Assessoria de Comunicação – SINTARN