sábado, 11 de janeiro de 2020

Conselheiros Tutelar de Carnaúba dos Dantas foram empossado nesta sexta-feira (10/01)


Na noite desta sexta-feira, dia 10/01, tomam posse em solenidade realizada no CRAS Maria Lurdes Dantas em Carnaúba dos Dantas-RN, onde recebem o acolhimento fraterno de todos os que fazem a gestão municipal. Estes conselheiros estão empreendendo os primeiros passos na construção de um novo tempo, sendo imprescindível a união de forças para que, a cada dia, sejam promovidas as medidas e mudanças necessárias para a consolidação de um projeto justo, que visa salvaguardar os direitos de crianças e adolescentes do município de Carnaúba dos Dantas-RN, a onde seguiu as determinações da Resolução nº 02/2019 CMDCA a Resolução CONSEC nº 118/2019.

Participaram da posse o prefeito Gilson Dantas de Oliveira, Secretária Municipal de Assistência Social Alcilene Araújo, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA), Sergio Samuel Santos Medeiros, José Fábio Dantas de Medeiros e Rejane Rodrigues dos Santos Azevedo Conselheiros municipais do (CMDCA), Marli de Medeiros presidenta da Câmara Municipal de vereadores e os vereadores Fabiano Pacômio e João Maria, além de Secretários e Coordenadores municipais, e familiares dos Conselheiros empossados.

Ana Raquel de Moura recebendo o diploma do prefeito Gilson Dantas
Celânia Maria de Souza recebendo o diploma do presidente do  (CMDCA), Sergio Samuel.
Elionailza Edviges Fernandes Dantas  recebendo o diploma da secretária de Assisetncia Social Alcilene
 Elisângela Carla Dantas dos Santos recebendo o diploma da presidente Marli
Rejane Maria de Araújo Silva recebendo o diploma do prefeito Gilson Dantas.

Inicialmente a Conselheira Celânia Maria de Souza representando as demais Conselheiras enfatizou alegria de está mais uma vez recebendo o diploma de Conselheira Tutelar para exercer o mandato 2020-2023, por fim a conselheira enfatizou o trabalho que o Conselheiro Tutelar realiza no município, gostaria que as autoridades na pessoa do senhor prefeito e os vereadores olhe mais com atenção para o Conselho Tutelar finalizou Celânia.

Dando prosseguimento o presidente do Conselho Municipal dos direitos da Criança e Adolescente Sergio Samuel Santos Medeiros Serio parabenizou todas as Conselheiras Tutelar empossadas, enfatizou o belíssimo trabalho que a Comissão Eleitoral e Conselho Municipal dos direitos da Criança e Adolescente  realizou na eleição do Conselho Tutelar, finalizou dizendo que o Conselho Municipal dos direitos da Criança e Adolescente estará junto ao Conselho Tutelar para juntos realizar um ótimo trabalho em prol das Crianças e Adolescente do Município Carnaubense.

A Secretária Municipal de Assistência Social Alcilene Araújo enfatizou que está a frente da referida Secretaria para junto com Conselho Tutelar buscar melhorias para as Crianças e Adolescentes do município Carnaubense.

Já o Prefeito Municipal Gilson Dantas de Oliveira, iniciou as palavras parabenizando o belíssimo trabalho que o Conselho Tutelar realiza no Município, o prefeito enfatizou  que o município não recebe recursos financeiros do Governo Federal para costear despesas do Conselho Tutelar, todas as despesas do Conselho tais como;  pagamentos dos Conselheiros, combustível, motorista, água, luz, internet e a infraestrutura  são gastos com recursos próprio do município.

Por fim, o prefeito finalizou enfatizando que o município está numa limitação de receitas a onde as despesas só aumenta, o salario mínimo teve um aumento, já a receita teve uma queda de 14% do FPM, são as despesas aumentando e as receitas caindo, é por isso que o nosso trabalho dificulta de realizar mais em prol da população finalizou o prefeito Gilson Dantas.
 vereador Fabiano Pacômio com as Conselheiras Tutelar
 Fotos: Facebook de Alcilene e texto Fábio Locutor
  





ACARI: Está entre as 10 melhores cidades do RN no RANKING IGM (ÍNDICE de Governança Municipal)


Mais uma vez a cidade mais limpa do Brasil Acari-RN se destaca no estado através do seu modelo de gestão pública, no ranking IGM-CFA, ficando em 8º lugar. Com uma pontuação de 7.44, o município é uma das cidades que tiveram melhor nota no estado do RN.

O Índice CFA de Governança Municipal – IGM-CFA foi lançado em novembro de 2016 pelo Conselho Federal de Administração, que contou com auxílio técnico do Instituto Publix para o Desenvolvimento da Gestão Pública. Em 2017, os dados foram atualizados.

Durante os anos de 2017 e 2018, o CFA promoveu várias apresentações do IGM em todo o país, em audiências públicas, eventos voltados para a gestão pública, e apresentações para segmentos específicos organizados pelos Conselhos Regionais de Administração (CRAs).

Nestes encontros, foram identificadas oportunidades de melhoria do índice e, em 2018, foi construída uma nova metodologia, destacando-se dois pontos principais: a) agrupamento de municípios semelhantes e, b) definição de metas a serem atingidas pelos municípios, aprimorando-se, assim, a metodologia anterior ao permitir uma comparação mais justa e efetiva entre os municípios.

O IGM-CFA consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho.

Foi elaborado a partir de dados secundários, e considera áreas como saúde, educação, gestão fiscal, habitação, recursos humanos, transparência, violência dentre outras.
A partir da construção de extenso banco de dados municipais, que foram extraídos de bases públicas como STN, IBGE, PNUD e DATASUS, realizou-se priorização de indicadores e variáveis e, em seguida, por meio de tratamento estatístico, foi possível gerar um resultado para cada dimensão e para o Índice. Assim como boa parte de suas fontes, o IGM será atualizado anualmente.

Nesse sentido, o Índice CFA de Governança Municipal se destaca e se diferencia de todos os demais índices já utilizados no contexto brasileiro para mensuração da performance municipal uma vez que contempla uma visão mais ampliada sobre as dimensões da governança pública, e em especial, sobre a relação entre a dimensões fiscal, gestão e desempenho, atrelada a um inovador conjunto de metas a serem atingidos pelo município que serão detalhados na metodologia adotada para o cálculo do índice.

O IGM-CFA, está disponível para consulta em dois formatos: consulta via website e baixando uma planilha em formato Excel.

Fonte: Facebook PMA.