segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Parelhas-RN que celebra a Festa do Padroeiro São Sebastião, está de luto com a morte do ex-prefeito Arnaud Macedo de Oliveira


Faleceu no final da noite deste domingo (19/01), o ex-prefeito da cidade de Parelhas-RN Dr. Arnaud Macedo de Oliveira o qual tinha 86 anos, e estava acometido de alzheimer e infelizmente foi vítima de um infarto.

O SAMU ainda chegou a ser acionado realizando os procedimentos necessários, mas infelizmente não obteve êxito. Dr. Arnaud Macedo, foi prefeito por três vezes no município de Parelhas e vereador por um mandato.

A população parelhense que celebra a Festa do Glorioso Padroeiro São Sebastião, foi pego de surpresa com a triste notícia do falecimento de um dos melhores prefeitos da história de Parelhas. Familiares estão providenciando o local do velório e o horário do seu sepultamento.

Fonte: Blog de Marcos Silva


Mais 11 lotes de cerveja Backer estão contaminados


Diante do risco iminente à saúde pública, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou desta sexta, 17, a interdição de todas as marcas de cerveja Backer com data de validade igual ou posterior a agosto de 2020.



O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou no início da noite deste sábado, 18, os resultados de análises que detectaram a presença do contaminante dietilenoglicol em mais 11 lotes de cervejas Backer.
Até o momento, dez produtos da Cervejaria Backer testaram positivo para as substâncias tóxicas: Belorizontina, Capixaba, Capitão Senra, Pele Vermelha, Fargo 46, Backer Pilsen, Brown, Backer D2, Corleone e Backer Trigo. Até o momento, as análises realizadas pelos laboratórios federais de Defesa Agropecuária constataram 32 lotes contaminados.
Diante do risco iminente à saúde pública, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou desta sexta, 17, a interdição de todas as marcas de cerveja Backer com data de validade igual ou posterior a agosto de 2020.
O Mapa também definiu, com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, os procedimentos para intimar a empresa a fazer recall dos produtos em que já foi constatada a contaminação, bem como dos produtos que ainda não tiveram a idoneidade e segurança para o consumo comprovadas para o consumidor. A medida é preventiva e vale para todo o Brasil.
Veja os lotes contaminados:
Óbitos
O dietilenoglicol é uma substância tóxica e que não pode entrar em contato com alimentos e bebidas. A presença da substância na cerveja está associada à ocorrência de óbitos e intoxicações em Minas Gerais.
Na quinta-feira, 16, a Secretaria de Saúde de Minas Gerais confirmou, a quarta morte por ingestão de dietilenoglicol. A vítima é uma mulher que morreu no dia 28 de dezembro em Pompéu, interior do estado.
A primeira das quatro mortes por intoxicação já reconhecidas pela Polícia Civil foi registrada na noite de 7 de janeiro, em Juiz de Fora. Exames a que a vítima foi submetida antes de morrer confirmaram a presença do contaminante no sangue. O homem, cujo nome e idade não foram oficialmente confirmados, foi sepultado no município mineiro de Ubá.
Todos os pacientes internados devido à síndrome nefroneural apresentaram insuficiência renal aguda de evolução rápida, ou seja, que levou a pessoa a ser internada em até 72 horas após o surgimento dos primeiros sintomas, e alterações neurológicas centrais e periféricas, que podem ter provocado paralisia facial, embaçamento ou perda da visão, alteração sensório, paralisia, entre outros sintomas.
Investigação
A Polícia Civil não descarta nenhuma hipótese, nem mesmo a suspeita de que um ex-funcionário demitido pela Backer possa ter agido por vingança. “Não posso afirmar se foi uma sabotagem ou um erro. Ainda não é o momento da investigação para isso”, disse o delegado Flávio Grossi. “Hoje, o que afirmamos é que os elementos tóxicos encontrados nas garrafas [de cerveja], no sangue das vítimas e dentro das empresas [provém] de produtos em comum. Crime acreditamos que houve. Por isto instauramos um inquérito policial”, disse o delegado.
Matéria Extraída da Agência Brasil.