segunda-feira, 30 de março de 2020

Medicamento produzido no Brasil é utilizado para tratar casos graves e críticos de covid-19

A cloroquina e a hidroxicloroquina são medicamentos produzidos no Brasil e estão sendo utilizados no tratamento de casos graves e críticos do novo coronavírus (Covid-19). O uso da substância foi incluído no protocolo de tratamento medicamentoso dos pacientes hospitalizados com a Covid-19 pela Secretaria de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (SCTIE/MS).

Os medicamentos são indicados para artrite reumatoide e artrite reumatóide juvenil, lupús eritematoso sistêmico e discóide, condições dermatológicas provocadas ou agravadas pela luz solar e malária. No entanto, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca a sugestão - publicada em artigos científicos internacionais - de que as substâncias podem inibir a replicação do novo coronavírus (Sars-COV-2).

A hidroxicloroquina para Sars-COV-2, segundo testes recentes, apresentou resultado positivo em 70% dos pacientes, sem detecção viral, após seis dias de tratamento. Em caráter preliminar, pode sugerir um potencial efeito antiviral no coronavírus humano. Também observou-se que o medicamento contribuiu para a prevenção da disseminação do vírus em culturas celulares, assim, pode interromper a infecção viral.

No entanto, a medida considera a emergência em saúde pública de interesse mundial e o fato de não existir outro tratamento específico eficaz disponível até o momento. Diante disso, a CNM ressalta que o uso da cloroquina/hidroxicloroquina para infecção por Covid-19 pode ser modificada a qualquer momento, a depender de novas evidências científicas. Mas, por hora, o MS programou a primeira distribuição do estoque existente para o dia 27 de março. 
Devido a velocidade de transmissão do coronavírus no Brasil, as Secretarias de Saúde dos Estados e do Distrito Federal devem receber quantitativo calculado com base no número de casos notificados no boletim oficial do ministério do dia 25 de março. A quantidade pode ser suficiente para atender de imediato os pacientes hospitalizados e para o pronto atendimento de novos casos.
NÃO faça automedicação
Um alerta reforçado pela CNM é a restrição do uso desses medicamentos para pacientes com Covid-19 hospitalizados e sob prescrição médica e a contra indicação da automedicação. Vale explicar que foram relatados efeitos adversos, com o uso a longo prazo, como retinopatia e distúrbios cardiovasculares. Considera-se que o uso de cloroquina ou de hidroxicloroquina pode ser seguro, embora, a janela terapêutica - margem entre a dose terapêutica e dose tóxica - seja estreita.

A CNM reconhece todo o esforço da equipe do ministério para conter a transmissão da pandemia no território nacional e essa é uma importante medida para salvar vidas no Brasil e no mundo. Com o tratamento dos pacientes hospitalizados, teremos a possibilidade de prever a liberação de leitos hospitalares para o atendimento de novos casos e possibilita um ganho de tempo para os Entes estruturarem e organizarem a expansão dos leitos hospitalares já existentes. Acesse www.cnm.org.br/coronavirus
Fonte: CNM

UTILIDADE PÚBLICA: Câmara Municipal de Vereadores de Carnaúba dos Dantas-RN, juntos unidos contra o Corona Vírus (Covid-19)


A Câmara Municipal de Vereadores de Carnaúba dos Dantas-RN vem a público informar aos Carnaubense que todos se protejam lavando bem as mãos, usando alco gel e mascara, todos contra  ao Corona Vírus (Covid-19).

Fonte: Assessoria da Câmara Municipal.


Chuva com vento, relâmpagos e trovões foi registrada em Carnaúba dos Dantas-RN


Foto registrada por Gésser Santos na ocasião que a parede caiu.
Na tarde deste domingo (29/03) foi registrada uma chuva com muito vento, relâmpagos e trovões na cidade de Carnaúba dos Dantas-RN, onde o pluviômetro de Deda de Tota Azevedo assinalou 27 milímetros.


O vento chegou a derrubar parte da parede do Estádio Municipal José Henrique Dantas. Os carnaubenses estavam na expectativa de ver o Açude Público Monte Alegre transbordar, mais segundo o nosso amigo João Balança que trabalha próximo ao açude, o mesmo continua na mesma situação ou seja, a água saindo por baixo do sangradouro.

Para o Açude Monte Alegre transbordar, tem que o riacho aumentar o seu volume d'água, porque a pouca água que entra no açude, a mesma sai em baixo do sangradouro, pois se não fosse o vazamento o Açude Público Monte Alegre, há dias que tinha transbordado.

Fonte: Blog do Toscano Neto.



Pluviômetro registra boa chuva na tarde deste domingo (29/03) no Povoado Rajada município de Carnaúba dos Dantas-RN


Na tarde deste domingo dia, 29 de março de 2020 foi registrada uma boa chuva no Povoado Rajada município de Carnaúba dos Dantas-RN onde o pluviômetro de Chico de Amélia registrou 32 milímetros.

De 01 de janeiro até ontem dia, 29 de março de 2020, choveu no Povoado Rajada exatamente 362 milímetros.

 Fonte: Blog do Fábio Locutor.