sexta-feira, 2 de setembro de 2022

Conveniência Cocolândia em Carnaúba dos Dantas realizará neste final de semana uma mega festa, Thiago Martins e Dj Oksom são ás atrações

A conveniência Cocolândia em Carnaúba dos Dantas/RN estará realizando neste final de semana, portanto amanhã sábado e domingo na Piscina de Didi uma mega festa.

Sábado (03) Thiago Martins, a sonorização será do Paredão Moral

Inicio: ás 22h.

Mulher não pagará e homem R$ 15,00 reais.

Observação: Quem pagar no sábado (03) no domingo (04) não pagará.

Já no domingo (04) animação será de Dj Oksom a sonorização será do Paredão Moral.

Inicio: ás 15h.

Mulher totalmente grátis

Homens compre o sábado e ganhe o domingo.

Realização: Conveniência Cocolândia

Mais informações com Iricelio Guedes através do número: (84) 98747-7856

PUBLICIDADE



Vereador Gilvan Peixe apresentará oficialmente o seu candidato a deputado estadual Ubaldo Fernandes aos seus eleitores e amigos (a) neste domingo (04) na feira livre de Carnaúba dos Dantas

O vereador Gilvan Peixe do (PROS), estará neste domingo (04) caminhando na feira livre de Carnaúba dos Dantas ao lado do seu candidato a deputado estadual Ubaldo Fernandes da Silva do (Partido da Social Democracia Brasileira).

Na oportunidade Gilvan Peixe estará apresentando oficialmente o seu candidato a deputado estadual Ubaldo Fernandes aos seus eleitores e amigos (a).

PUBLICIDADE 



 

Pesquisa da CNM sobre consórcios públicos intermunicipais atualizará Observatório

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) realiza pesquisa junto aos consórcios públicos intermunicipais para atualização do Observatório Municipalista de Consórcios Públicos. Os gestores receberão a pesquisa – que visa coletar informações como nome do consórcio, áreas de atuação e Municípios consorciados – por e-mail.

A coleta é realizada tendo como base o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) do consórcio público, sendo considerados apenas aqueles que estão ativos. Caso seu consórcio não tenha recebido o e-mail com informações para a pesquisa, encaminhe um e-mail para consorcios@cnm.org.br ou ligue para (61) 2101-6008.
Sobre o Observatório
O Observatório Municipalista de Consórcios Públicos da CNM é uma experiência pioneira no Brasil, capaz de reunir as informações sobre os consórcios públicos existentes, o que permite acompanhar o comportamento da constituição e da manutenção dos consórcios, bem como identificar suas áreas de atuação e outras particularidades, o que possibilita melhor planejamento e direcionamento de recursos, programas e políticas públicas estruturadas no âmbito federal e estadual.

PUBLICIDADE 



Clésio Nelson requer construção de banheiros adaptados nas dependências da Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas

O vereador Clésio Nelson Dantas (MDB) requereu através do requerimento nº 062/2022 em Sessão realizada na manhã desta terça-feira (30), ao Srº. Presidente da Casa Legislativa José de Azevedo Dantas, veja a possibilidade de construção de um banheiro com adaptações aos cadeirantes nas dependências da Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas/RN.

O vereador Clésio Nelson explicou que. "As pessoas com deficiência, principalmente cadeirantes necessitam de um meio físico adequado e que garanta segurança e acesso. Nós como cidadãos temos que defender a inclusão social dessas pessoas e para isso devemos agir e contribuir para o bem comum e para a construção de uma sociedade inclusiva", destacou ele.

Confira abaixo requerimento nº 062/2022.

PUBLICIDADE 



 

quinta-feira, 1 de setembro de 2022

Katiane Gelly Dantas Assis de Souza receberá Título de Cidadão Carnaubense pelo vereador José Evangelista

O vereador José Evangelista (MDB), protocolou na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas/RN, realizada nesta terça-feira (30), o Projeto de Decreto Legislativo nº 003/2022, que “Concede Título de Cidadão Carnaubense a senhora Katiane Gelly Dantas Assis de Souza, e dá outras providências”.

Art. 1º. Fica concedido a Senhora Katiane Gelly Dantas Assis de Souza, o “Título de Cidadã Carnaubense”, pelos relevantes serviços prestados ao município de Carnaúba dos Dantas/RN.

O edil José Evangelista enfatizou que a iniciativa em conceder o Titulo de Cidadã Honorário de Carnaúba dos Dantas a Senhora Katiane Gelly Dantas Assis de Souza, vislumbra reconhecer as ações realizadas pela mesma, em prol da nossa Cidade.

Katiane Gelly, é natural da cidade de Parelhas/RN, graduada, mestre e concluinte do doutorado em Turismo pela UFRN, trabalha como instrutora e consultora do SENAC. Atualmente atua exclusivamente no programa DEL Turismo. Passou a infância e adolescência por Carnaúba pelo vínculo que os pais já tinham na cidade. Suas lembranças de infância são na casa de Babá (Maria Eugênia) na pedra de Gambão e as subidas ao Monte do Galo como panos de fundo, além de ter a Rajada como segunda residência.

Motivo que a levou pra Carnaúba foi a segunda residência na Fazenda Rajada; vínculo de meus pais Carlinhos Assis e Dra. Guia com a cidade e com “Babá”; a realização de um trabalho durante a graduação em turismo e o curso de Turismo de Base Comunitária, que a fez sentir parte integrante de vez desta cidade, pois pude contribuir ativamente com meu trabalho para ajudar a comunidade.

Portanto, por suas ações, por sua atenção e relevada importância no cenário carnaubense, consideramos justo e oportuno concedermos o Titulo de Cidadã Honorário a Senhora Katiane Gelly Dantas Assis de Souza, para cujo Projeto solicitamos o apoio dos ilustres pares, concluiu o parlamentar.

Confira abaixo o Projeto de Decreto Legislativo nº 003/2022

PUBLICIDADE 



 

Empresa Inovadora: Prefeitura de Carnaúba dos Dantas é premiada em Prêmio IEL 2022 na valorização de estágios

A cidade de Carnaúba dos Dantas participou da cerimônia de entrega do Prêmio IEL de Estágio 2022 – Etapa Estadual, promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RN). A premiação teve como objetivo reconhecer as melhores práticas de estágio valorizando, além do estagiário, os profissionais supervisores que acompanham esses estudantes dentro das empresas. O prefeito Gilson Dantas, ao lado do vice Luís Eduardo e da secretária de Administração Letícia Freire, prestigiaram a programação.

Na categoria Empresa Inovadora, a Prefeitura Municipal de Carnaúba dos Dantas foi finalista, ficando em terceiro lugar, sucedendo o Senai (segundo) e a Bonor Indústria (primeiro). O Prêmio IEL de estágio é uma iniciativa do Instituto Euvaldo Lodi, realizado anualmente para identificar e divulgar as melhores práticas e programas de estágio desenvolvidos em todo o país. A premiação acontece em duas etapas, regionais e nacional.

“Mais um prêmio que estamos trazendo para nossa Carnaúba dos Dantas, isso nos enche de orgulho e de vontade de seguir fazendo mais e melhor. O reconhecimento do Prêmio IEL tendo a prefeitura como finalista e trazendo o terceiro lugar é gratificante, sendo enxergada pelo Rio Grande do Norte como uma empresa inovadora na valorização de estágios”, contou o prefeito Gilson Dantas.


Fonte: Blog de Ismael Medeiros

PUBLICIDADE



Setembro Amarelo: é hora de estimular a saúde mental!

O Setembro Amarelo é uma campanha idealizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) para conscientizar sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo.

Falar sobre o Setembro Amarelo é, na verdade, abordar uma série de questões. Em especial, com relação à saúde mental, que influencia o comportamento e ações das pessoas, mas ainda é um tabu em alguns cenários.

A campanha visa reverter essa realidade para que os aspectos psicológicos recebam sua devida importância e atenção.

Mas por que falar sobre suicídio e saúde mental? Dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) mostram que, a cada 40 segundos, uma pessoa tira a própria vida, uma pessoa tira a própria vida. Por ano, mais de 1 milhão de suicídios acontecem em todo o planeta. No Brasil, são registrados mais de 12 mil suicídios, e os números só têm aumentado nos últimos anos.

O site https://beecorp.com.br/setembro-amarelo/ preparou este texto para explicar melhor o Setembro Amarelo e como abordá-lo na sua empresa. Continue a leitura e confira!

O que é o Setembro Amarelo?

O dia 10 de setembro foi escolhido em 2003, pela OMS, como uma data para chamar a atenção para a questão do suicídio. A organização observou a necessidade de desenvolver uma estratégia que abordasse o tema sem o tabu envolvido, fomentando a informação e a conscientização.

Em 2014, a ABP, o CFM e o CVV idealizaram o Setembro Amarelo. O objetivo, segundo a organização, é conscientizar sobre o suicídio, abordando as formas de prevenção. Por isso, essa ação está presente em toda a sociedade e o intuito é que, a cada ano, aumente a participação.

Para isso, as organizações disponibilizam materiais de apoio em que é possível compreender melhor a temática e sua relação com a saúde mental. É fundamental que esse tema também seja trabalhado nas empresas, uma vez que a atividade laboral afeta diretamente o estado psicológico dos trabalhadores.

O mês Setembro Amarelo é uma grande ação conjunta de diferentes esferas da sociedade. Ele visa levar conscientização e informação para todas as pessoas, possibilitando prevenir novos casos de suicídio por meio da educação e uma conversa aberta sobre esse tema.

É uma campanha muito significativa porque envolve ações de pessoas, entidades, órgãos de saúde, empresas, entre muitos outros. O foco é o cuidado com a saúde mental de pessoas de todas as classes sociais e faixas etárias.

Consiste em um olhar para a vida, o cuidado com o outro, suas dificuldades, problemas e conflitos que, muitas vezes, precisa lidar sozinho. Assim, aqueles que estão em risco encontram apoio, os demais descobrem como lidar com essa problemática e evitar os fins trágicos que os abalos da saúde mental podem provocar.

Para que serve o Setembro Amarelo?

Como explicamos, o suicídio ainda é um tema cercado por tabus. Para muitos, persiste o pensamento de que uma pessoa que desiste da sua própria vida não tem coragem para viver e prefere desistir a lutar. O Setembro Amarelo vem mostrar que isso não é verdade.

Problemas como estresse, depressão, uso descontrolado de substâncias e até mesmo o assédio em função do bullying, geram grandes abalos para a saúde mental do indivíduo. Quem se suicida não quer desistir de viver, mas se livrar da dor e dos problemas para os quais não encontra uma saída.

A campanha mostra para essas pessoas que elas não estão sozinhas, são compreendidas e podem procurar ajuda, que todos esses problemas têm uma solução quando recebem o apoio de outras pessoas. Além disso, faz o trabalho de conscientização com quem não está passando por essa situação.

Nesse último caso, o Setembro Amarelo contribui para que se consiga identificar os sinais de quem está passando por momentos difíceis, o modo correto de abordar essas situações delicadas e como evitar que uma pessoa chegue a esse estágio de desespero.

Qual é a importância do Setembro Amarelo?

Segundo a OMS, o suicídio é uma das principais causas de mortalidade, segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. Os dados ainda nos mostram que a cada ano cerca de 800 mil pessoas tiram a própria vida e existe um número ainda maior de pessoas que tentam tirar a própria vida e não conseguem.

No Brasil, ocorrem cerca de 32 mortes por dia por suicídio. Trata-se de um grave problema de saúde pública, mas é importante entender que são diversos fatores que podem influenciar um indivíduo a praticar essa ação, como cobrança da sociedade, bullying, medo, insegurança, fracasso, derrotas etc.

No entanto, as principais causas de suicídio estão relacionadas à transtornos psiquiátricos, como a depressão, ansiedade, esquizofrenia e uso de substâncias psicoativas.

Durante muito tempo, o tema suicídio foi tratado como tabu. No entanto, segundo a OMS, 90% dos casos poderiam ser prevenidos pelo simples fato de ter alguém para conversar, alertar e mudar a situação em que a pessoa se encontra. Além disso, é de fundamental importância contar com ajuda de especialistas para enfrentar e superar o momento.

Nesse sentido, a realização do movimento Setembro Amarelo se faz extremamente necessária para que as pessoas entendam a gravidade da situação, conscientizando sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo.

O movimento reforça a importância de debates, diálogos e discussões que abordem o problema, incluindo ainda os pensamentos suicidas, planos e tentativas de morte e transtornos relacionados ao problema.

Por que a cor amarela?

Outras campanhas também acontecem em meses específicos e recebem uma cor para ser trabalhada nas temáticas envolvidas, como Outubro Rosa, Novembro Azul, Janeiro Branco, Abril Verde e outros.

Muitas vezes existe mais de uma campanha em um mesmo mês e as cores acabam se repetindo no ano, afinal, existe também o Maio Amarelo, que debate sobre acidentes de trânsito. Mas por que essa cor foi escolhida para tratar sobre o suicídio no mês de setembro?

A explicação está no fato de que a cor amarela, nesse caso, simboliza a esperança, mas ela foi inicialmente adotada em homenagem Mike Emme. O jovem americano tinha um Mustang amarelo, mas se suicidou com apenas 17 anos de idade. Cartões com fitas amarelas foram entregues no dia do seu funeral com a mensagem “Se você precisar, peça ajuda”.

Como funciona a campanha de Setembro Amarelo?

O Setembro Amarelo não é uma campanha de adesão obrigatória, mas um movimento coletivo para promover a saúde mental e dar suporte para quem precisa de ajuda. É destinado a qualquer pessoa física, empresa ou outra instituição que deseje se juntar à ABP e ao CFM para prevenir novos casos de suicídio.

No site oficial da campanha são disponibilizadas as diretrizes para participar e divulgar o Setembro Amarelo, bem como materiais para trabalhar junto ao público-alvo, no caso das empresas, os seus colaboradores.

O apoiador pode realizar as suas próprias ações com base nas diretrizes previstas para a campanha. Além disso, acontecem eventos organizados pelos parceiros da ABP, sendo que a agenda é divulgada também no site oficial da campanha.

Como identificar alguém que precisa de ajuda?

Falar sobre o assunto é sempre a melhor opção. A maioria das pessoas não costumam compartilhar esse tipo de sentimento, pois ainda enfrentam um grande tabu para lidar com o assunto.

No entanto, existem alguns sinais de alerta que podem salvar a vida de uma pessoa, entre eles podemos destacar:

Quando perceber que uma pessoa não demonstra mais interesse por coisas que gostava anteriormente;

Apresentar comportamento retraído, com dificuldades de se relacionar com amigos e familiares;

Remoer pensamentos de forma obsessiva e sem conseguir parar;

Desesperança, solidão, impotência e falta de significado na vida;

Irritabilidade, pessimismo e apatia;

Alterações extremas de humor, como excesso de raiva, vingança, ansiedade, irritabilidade, pessimismo, apatia e sentimentos intensos de culpa ou vergonha;

ter casos de doenças psiquiátricas como: transtornos mentais, de comportamento, personalidade, de humor etc.;

falar sobre morte ou suicídio, querer concluir afazeres pessoais e profissionais, doar pertences, visitar vários entes queridos de uma só vez, escrever um testamento, escrever cartas de despedida;

entre outros.

Como ajudar uma pessoa sob risco de suicídio?

É importante identificar os sinais e não tratar as lamentações da pessoa como “drama” ou “exageros”. O contato inicial é muito importante, mas deve ser feito de forma adequada, entre as principais ações podemos destacar:

 

falar de forma carinhosa e sem julgamentos, ouvir com atenção e se mostrar interessado com a conversa,

falar sobre o assunto, sem medos e tabus;

ter empatia, paciência e demonstrar preocupação, cuidado e afeto;

Conversar com amigos e familiares da pessoa e se manter ao lado dela para ajuda e apoio;

procurar entender os sentimentos da pessoa sem diminuir a importância deles;

não esperar a pessoa dizer que quer se matar para buscar ajuda. É preciso estar atento aos sinais de alerta e levar a situação a sério;

ligando para o Centro de Valorização da Vida (CVV) por meio do número 188;

Ir atrás das unidades e profissionais da saúde;

Participa de grupos de apoio.

Por que tratar de suicídio é falar de saúde mental?

Um dos dados apresentados pelo Setembro Amarelo mostra que cerca de 96,8% dos casos de suicídio registrados no último ano tinham relação com transtornos mentais. Entre as doenças, a depressão ocupa o primeiro lugar.

Por isso, um dos pontos abordados pela campanha é exatamente a saúde mental. O suicídio é um fenômeno complexo e uma atitude extrema de uma pessoa em sofrimento. É preciso entender essas relações para compreender essa ação.

PUBLICIDADE 



 

Leonardo Toscano Lins de Menezes será homenageado com Título de Cidadão Carnaubense pela vereadora “Marli de Medeirão”

A vereadora Marli de Medeiros Dantas (MDB), conhecido por “Marli de Medeirão”, protocolou na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas/RN, realizada nesta terça-feira (30), o Projeto de Decreto Legislativo nº 004/2022, que “Concede Título de Cidadão Carnaubense ao senhor Leonardo Toscano Lins de Menezes, e dá outras providências”.

Art. 1º. Fica concedido ao Senhor Leonardo Toscano Lins de Menezes, o “Título de Cidadão Carnaubense”, pelos relevantes serviços prestados ao município de Carnaúba dos Dantas/RN.

Na justificativa a edil frisou que a iniciativa em conceder a Comenda “Dom José Adelino Dantas” ao Senhor Leonardo Toscano Lins de Menezes vislumbra reconhecer as ações realizadas pelo mesmo, em prol da nossa Cidade.

“Portanto, por suas ações, consideramos justo e oportuno concedermos a honrosa Comenda “Dom José Adelino Dantas” ao Senhor Leonardo Toscano Lins de Menezes, para cujo Projeto solicitamos o apoio dos ilustres pares”, concluiu ela.

Confira abaixo o Projeto de Decreto Legislativo nº 004/2022

PUBLICIDADE




Prefeitura de Cruzeta convida a comunidade em geral a se fazerem presentes nas comemorações alusivas aos 200 anos de Independência do Brasil e desfiles Cívicos e Culturais realizados pelas escolas Cruzetenses

A Prefeitura Municipal de Cruzeta-RN, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, tem a honra de convidar a  comunidade em geral a se fazerem presentes nas comemorações alusivas aos 200 anos de Independência do Brasil e desfiles Cívicos e Culturais realizados pelas escolas Cruzetenses, Confira as datas e horários:

DIA 01/09-Às 16h30min - (Quinta-feira)

DESFILE CÍVICO COMEMORATIVO AOS 200 ANOS DA

INDEPENDÊNCIA.

(Saída de frente à Secretaria de Educação com concentração em frente ao Centro Administrativo).

DIA 05/09-Às 16h30min - (Segunda-feira)

DESFILE CÍVICO CULTURAL DO CMEI JOAQUIM LOPES PEQUENO

CIRCUITO ESPORTIVO NAS DEMAIS ESCOLAS (durante o dia).

(Saída de frente à Secretaria de Educação com concentração em frente ao Centro Administrativo).

DIA 06/09-Às 16h30min - (Terça-feira)

DESFILE CÍVICO CULTURAL DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO.

(Saída de frente à Secretaria de Educação com concentração na Praça de Eventos Dr. Sílvio Bezerra de Melo).

Fonte: Assessória de comunicação da prefeitura de Cruzeta

PUBLICIDADE 



 

AMSO-TR realiza reunião com prefeitos na cidade de Santa Cruz e oficializa entrada do município na associação

A Associação dos Municípios da Microrregião do Seridó Oriental e Trairi realizou Assembleia Geral Ordinária, nesta quarta-feira (31). A reunião aconteceu na cidade de Santa Cruz, no Santuário de Santa Rita, marcando assim a oficialização do município como novo sócio da AMSO-TR e contou com a presença dos prefeitos associados.

O Prefeito Ivanildo Ferreira, anfitrião do evento, iniciou as falas, saudando e agradecendo a presença de todos. “Para mim, enquanto Gestor, é uma honra fazer parte desta instituição que é pioneira no associativismo municipal no RN. Espero poder contribuir, ao lado dos colegas Prefeitos, para o crescimento e desenvolvimento das nossas regiões”, disse.

O presidente da AMSO-TR, Fernando Bezerra, falou em seguida e desejou boas vindas ao prefeito Ivanildinho e enalteceu a importância do Seridó e Trairi seguirem unidas nas causas municipalistas.

“Uma alegria muito grande, poder contar com a parceria do nosso amigo Ivanildo. Santa Cruz é a terceira cidade do Trairi a integrar a AMSO-TR que, ao lado de Japi e Campo Redondo, vem somar esforços juntamente com os colegas Prefeitos do nosso Seridó Oriental na busca do fortalecimento da nossa capacidade administrativa, compartilhando conhecimentos e experiências exitosas”, frisou o Presidente Fernando.

Outros assuntos de interesse dos municípios associados foram debatidos, como o novo piso salarial da enfermagem; apresentação de cronograma das próximas reuniões e os próximos programas “AMSO-TR na TV”.

O prefeito de Santana do Seridó, que é o Secretário Geral da Confederação Nacional dos Municípios, trouxe informações sobre o encontro do Conselho Político Ampliado da CNM, que acontecerá no próximo dia 13 de setembro, em Brasília.

O prefeito de Carnaúba dos Dantas, Gilson Dantas, que preside o Consórcio Intermunicipal de Saúde, trouxe também algumas comunicações do CIS Seridó. Gilson colocou em votação, junto aos prefeitos, o ingresso dos municípios Timbaúba dos Batistas e Japi no Consórcio Intermunicipal de Saúde, que foi aprovado por todos.

A reunião contou com a presença do prefeito de Acari, que é presidente da AMSO-TR, Fernando Bezerra; dos prefeitos Gilson Dantas, de Carnaúba dos Dantas; Hudson Brito, de Santana do Seridó; Amazan, de Jardim do Seridó; Dr Renan, de Campo Redondo; Joaquim Medeiros, de Cruzeta; do Secretário de Infraestrutura, Elton do Ó, representando o Prefeito de Currais Novos Odon Júnior; Cletson Oliveira, de Equador; Simone Silva, de Japi; Luciano Santos, de Lagoa Nova; Inácio Macêdo, de Tenente Laurentino Cruz; além de vereadores do município de Santa Cruz.





Fonte: Blog de Ismael Medeiros

PUBLICIDADE


 


 

Vereador Clésio Nelson requer troca do Veículo da Câmara Municipal

Foto: Via internet

O vereador Clésio Nelson Dantas (MDB) requereu através do requerimento nº 063/2022 em Sessão realizada na manhã desta terça-feira (30), ao Srº. Presidente da Casa Legislativa José de Azevedo Dantas, a possibilidade de trocar o Veículo da Câmara municipal de Carnaúba dos Dantas/RN, que serve para os vereadores fazerem viagens a serviço da Câmara Municipal, e também em caso de urgência à população Carnaubenses.

Para o edil Clésio Nelson, esta troca se faz necessário, pois o veículo, encontrava-se com alta quilometragem, visto que o mesmo foi adquirido no ano de 2017, devido ao seu estado de conservação, o gasto com sua manutenção tornando inviável, um carro com três anos de uso, em geral órgãos públicos substituem seus veículos em até quatro anos", explicou o edil Clésio Nelson.

Confira abaixo requerimento nº 063/2022.

PUBLICIDADE




quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Vereadora “Marli de Medeirão” requer que seja implementado o Piso Salarial dos Profissionais de Enfermagem, conforme a Lei 14.434, de 04 de agosto de 2022, bem como a Emenda Constitucional nº 124, de 14 de julho de 2022


A vereadora Marli de Medeiros Dantas (MDB), conhecido por “Marli de Medeirão”, solicitou através do requerimento nº. 061/2022 na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas/RN, realizada nesta terça-feira (30), ao prefeito Gilson Dantas de Oliveira que seja implementado o Piso Salarial dos Profissionais de Enfermagem, conforme a Lei 14.434, de 04 de agosto de 2022, bem como a Emenda Constitucional nº 124, de 14 de julho de 2022.

Ao mesmo tempo em que seja observada na Lei Orçamentária Anual (LOA), a possibilidade de inclusão do Piso Salarial.

 Para a vereadora “Marli de Medeirão”, a reivindicação se faz necessária, tendo em vista que a enfermagem atua em todas as fases da vida, até os momentos mais difíceis, o trabalho é bastante intenso e cercado de muitas responsabilidades, frisou a edil.

Confira abaixo requerimento nº 061/2022.

PUBLICIDADE 

Alô vaqueiramas de toda Região Seridó e todo o nosso Nordeste só faltam apenas 10 dias para grande vaquejada no Parque de Vaquejada Ana Francisca Dantas no Povoado Rajada

Alô vaqueiramas de toda Região Seridó e todo o nosso Nordeste só faltam apenas 10 dias para grande vaquejada no Parque de Vaquejada Ana Francisca Dantas localizado no Povoado Rajada entre os municípios de Carnaúba dos Dantas e Acari que acontecerá nos dias 09,10 e 11 de setembro.

No dia, 10 o forró vai até o dia amanhecer na nova Casa Show que será inaugurada, subirão ao palco Edyd Vaqueiro, Lukas Lemos e Nuzio, tocando muito forró para toda vaqueirama.

Informações com Jackson através do número (84) 99808-8581 e a organização do Parque Ana Francisca Dantas através do SITE: jjsecretaria.com ACESSE AQUI

PUBLICIDADE


 

Portaria regulamenta novo cronograma de Regularização Fundiária e Melhoria Habitacional


Publicação no Diário Oficial da União desta terça-feira, 30 de agosto, traz o novo cronograma de Regularização Fundiária e Melhoria Habitacional. Entre as mudanças, a Portaria 2.646/2022 traz que a apresentação de documentos técnicos, institucionais e jurídicos ao Agente Financeiro credenciado tem o prazo limite de 14 de outubro; anteriormente o prazo  era 30 de junho.

Além disso, a análise dos documentos técnicos, institucionais e jurídicos e contratação do financiamento entre Agente Financeiro, Agentes Promotores e famílias atendidas com regularização fundiária foi promulgado para 30 de novembro, anteriormente era 30 de setembro. A medida vale para propostas cadastradas e já aprovadas no programa Regularização Fundiária Urbana e Melhoria Habitacional vinculadas ao Programa Casa Verde e Amarela.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca a importância do Poder Público Municipal, observar o cronograma de seleção e contratação de propostas. Os Municípios que tenham interesse no Programa de Regularização Fundiária e Melhoria Habitacional devem avaliar e proceder a adesão e posteriormente aguardar um próximo chamamento público, sem previsão de abertura.

Saiba mais sobre o Programa.

PUBLICIDADE



Municípios têm até 9 de setembro para solicitar cota dos R$ 2,5 bilhões destinados à gratuidade do transporte para idosos

A regulamentação do aporte de R$ 2,5 bilhões à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios para auxílio ao custeio da gratuidade das pessoas idosas no transporte público coletivo urbano foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, dia 30 de agosto. A Portaria Interministerial do MDR/MMFDH 9/2022 estabelece que os Municípios, os Estados e o Distrito Federal terão até 9 de setembro para solicitar o auxílio emergencial na Plataforma + Brasil.

No site do governo federal, os Entes federativos deverão preencher os campos obrigatórios para cadastramento e incluir a autodeclaração que confirme possuir o serviço regular e em operação do transporte público coletivo.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) avalia que o tempo disponibilizado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) é insuficiente para que todos os Municípios que possuem um sistema de transporte público coletivo façam a adesão. A entidade destaca o risco de muitos, principalmente os menores, perderem o aporte financeiro neste curto prazo. Dessa forma, buscando atuar em favor do municipalismo, a CNM oficializará o MDR pleiteando a dilatação do prazo.

O auxílio financeiro foi aprovado pelo Congresso Nacional – e está na Emenda Constitucional 123/2022 – em razão do estado de emergência decorrente da elevação extraordinária e imprevisível dos preços do petróleo, combustíveis e seus derivados e dos impactos sociais dela decorrentes.

Os valores serão transferidos aos Entes que possuem serviços regulares em operação de transporte público coletivo urbano, semiurbano ou metropolitano, adequado aos usuários, acessível a toda a população mediante pagamento individualizado, com itinerários e preços fixados pelo poder público, prestado de forma direta, indireta ou por gestão associada, na forma estabelecida pela Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/2012).

De acordo com a Portaria, os recursos financeiros deverão ser aplicados exclusivamente para auxiliar no custeio da gratuidade de passagem das pessoas com idade superior a 65 anos. Ela ainda prevê que os recursos financeiros terão função de complementaridade aos subsídios tarifários, subsídios orçamentários e aportes de recursos de todos os gêneros concedidos pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios, bem como às gratuidades e aos demais custeios do sistema de transporte público coletivo suportados por esses Entes.

PUBLICIDADE