sábado, 25 de fevereiro de 2023

Hoje sábado (25)! Tem Francy Lima fazendo a ressaca do Carnaval 2023 nos Quiosques de Castanha, Naire, Cacau e Dedé

Logo mais a noite nos Quiosques de Castanha, Naire, Cacau e Dedé em Carnaúba dos Dantas será realizado muita música ao vivo com a cantora mais top da Paraíba, Francy Lima a Voz Romântica do Forró, vai ser em grande estilo.

Venha curtir a ressaca do Carnaval 2023 com muita alegria, logo mais a noite!

Inicio ás 20:00hs.

Realização:

Quiosques de Castanha, Naire, Cacau e Dedé

O evento conta com apoio do espetinho do Jalmir, Leonardo da batatinha e Edjan Lanches.

Leve sua família e seus amigos e vão curtir essa super mega festa ao vivo nos Quiosques.

PUBLICIDADE



sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

PUBLICIDADE: Final de semana chegou! É hora de delicia os melhores queijos do Cirilo Santos, amanhã sábado feira de Acari e domingo Carnaúba dos Dantas


Neste sábado dia, 25 de fevereiro de 2023 o rei do Cirilo Santos estará vendendo os deliciosos queijos de manteiga, coalho, galinha caipira, manteiga da terra, nata potinho e goma em Acari na feira coberta.

Já domingo (26) será na feira de Carnaúba dos Dantas em frente ao Mercado Público.

Cirilo comunica aos seus clientes na cidade de Cruzeta que por motivos superiores neste sábado (25) não estará com a banca na feira, provavelmente no dia, 04 de março.

PUBLICIDADE



Prefeitura de Cruzeta pagará Piso do Magistério

Na última quinta-feira (9), aconteceu no Gabinete do Prefeito a reunião para tratar, com representantes da categoria, sobre a implantação do Piso dos Professores Municipais

Na ocasião, foram levados em consideração os estudos relativos ao impacto financeiro do reajuste salarial, buscando manter a gestão financeira responsável, eficiente e com equilíbrio dos cofres públicos. A Gestão Municipal apresentou a sua proposta para o pagamento do novo valor do Piso Salarial dos Professores da Rede Municipal de Ensino, o qual gerará aumento de 14,95% com relação ao ano passado.

A proposta inicialmente discutida foi para cumprimento do piso em 3 parcelas, sendo pago retroativo a 01/01/2023 o valor correspondente a 5,79%, em maio, mais um reajuste de 4,58% de modo que em agosto será, com mais um acréscimo de 4,58%, totalizando o Piso.

Cumprindo os 14,95% estabelecidos pela pela Lei do Piso (11.738/2008), que determina reajuste anual em janeiro, equivalente à variação do custo aluno/ano FUNDEB, considerando o pagamento integral dos 33,24% no ano de 2022, compromisso firmado e cumprido com a categoria.

Os servidores aprovaram a proposta que visa os principais instrumentos de valorização dos(as) educadores(as).

O Poder Executivo Municipal reconhece a importância dos professores para o futuro dos estudantes, buscando a valorização dos servidores municipais, além de se adequar aos ditames federais.

Estiveram participando da reunião o Prefeito Municipal, Joaquim de Medeirinho, a Secretária de Finanças e Planejamento Gabriela Góes, o Secretário de Administração Balfran Katsson, juntamente com a Coordenadora de Recursos Humanos, Angelyca Lanynne, e o Procurador do Município, Célio Torquato, bem como os Representantes da Categoria.



Fonte: Assessória de comunicação da prefeitura

PUBLICIDADE 



 

Prepare-se galera é amanhã sábado (25) a curtição da ressaca do Carnaval 2023 na Praça dos Quiosques em Carnaúba dos Dantas com a cantora Francy Lima

Prepare-se galera é amanhã sábado (25) a curtição da ressaca do Carnaval 2023 nos Quiosques de Castanha, Naire, Cacau e Dedé em Carnaúba dos Dantas com a cantora mais top da Paraíba, Francy Lima a Voz Romântica do Forró, vai ser em grande estilo.

Venha curtir a ressaca do Carnaval 2023 com muita alegria, na cidade de Carnaúba dos Dantas!

Inicio ás 20:00hs.

Realização:

Quiosques de Castanha, Naire, Cacau e Dedé

O evento conta com apoio do espetinho do Jalmir, Leonardo da batatinha e Edjan Lanches.

Leve sua família e seus amigos e vão curtir essa super mega festa ao vivo nos Quiosques.

PUBLICIDADE



UTILIDADE PÚBLICA: A direção da Rádio 93 FM vem ao público informar que em virtude de um raio ter atingido a torre de transmissão ontem à emissora está fora do ar!

A direção da Rádio 93 FM de Carnaúba dos Dantas/RN vem ao público informar que em virtude de um raio ter atingido a torre de transmissão na última quinta-feira dia, 23 de fevereiro danificou o transmissor, por esse motivo a emissora está fora do ar!

Portanto a 93 FM informa, tão logo o transmissor seja reparado, voltará com a programação normal, pedimos desculpas e a compreensão dos ouvintes e anunciantes.

Atenciosamente agradece:

Francisco Cirilo dos Santos (Cirilo Santos)

Diretor da Rádio 93 FM

PUBLICIDADE



Veja a beleza do Balneário Recanto da Natureza localizado no Sitio Garrotes em Carnaúba dos Dantas, um local aconchegante para você tomar um delicioso banho de piscina natural

Foto: Facebook de Pedro Justino

Veja a beleza do Balneário Recanto da Natureza localizado no Sitio Garrotes, depois do Povoado Ermo em Carnaúba dos Dantas-RN, um local aconchegante para você tomar um delicioso banho de piscina natural e deliciar os melhores tira gostos, galinha caipira, peixe e outros deliciosos pratos variáveis e não esquecendo que lá tem todos tipos de bebidas, é só se deslocar ao Balneário Recanto da Natureza e ver o que estamos anunciando.

Leve sua família e passe um domingo diferente num ambiente aconchegante natureza pura. E deguste a comida e os melhores tira gostos do Balneário Recanto da Natureza.

Organização: Jailson e Pedrinho

PUBLICIDADE



Presidente Marli de Medeirão recebeu visita do analista técnico de finanças e tributação da Confederação Nacional de Municípios (CNM)

A Presidente Marli de Medeirão recebeu a visita na manhã desta quinta-feira (23) do analista técnico de finanças e tributação da Confederação Nacional de Municípios (CNM) Samid Mota.

Na oportunidade debateram sobre a XXIV Marcha em defesa dos Municípios em Brasília que acontecerá do dia 27 à 30 de abril de 2023.

PUBLICIDADE



 

Conselho Municipal de Política e Cultura de Carnaúba dos Dantas realizará hoje Assembleia Geral Extraordinária para escolha de novos membros

Será realizado nesta sexta-feira (24), às 19:00hs na Câmara Municipal de Vereadores uma Assembleia Geral Extraordinária do Conselho Municipal de Política e Cultura de Carnaúba dos Dantas com os artistas, empreendedores, entidade e comunidade em geral, para escolha de representantes da sociedade civil com assento no citado Conselho

Confira na integra o edital nº 001/2023 publicado no Diário Oficial dos Municípios (FEMURN) na última segunda-feira (20).


GABINETE DO PREFEITO
EDITAL Nº 001/2023


EDITAL Nº 001/2023

Convocação para Assembleia Geral Extraordinária.

 

Pelo presente Edital, ficam convocados artistas, empreendedores, entidade e comunidade em geral, para a Assembleia Geral Extraordinária, realizada a cada biênio, para escolha de representantes da sociedade civil com assento no Conselho Municipal de Política e Cultura, Lei nº 735/2011, na Câmara Municipal de Vereadores, localizada na Rua Juvenal Lamartine 200 A, Centro, carnaúba dos Dantas/RN. A Assembleia será realizada dia 24 de fevereiro de 2023 (sexta-feira), às 19h, com qualquer número de representantes.

 

Constam da ordem do dia:

1 - Apresentação da Lei do CMPC;

2- Candidaturas às vagas em aberto;

3 - Eleições dos Membros do Conselho Municipal de Cultura;

4- Escolhas do (a) Presidente e Secretário (a) –Geral e seus respectivos suplentes;

4- Outros assuntos de interesse geral.

 

Carnaúba dos Dantas-RN, 17 de fevereiro de 2023.

 

MARFRAN DE MEDEIROS SANTOS

Secretário de Cultura


Publicado por:
Letícia Freire de França
Código Identificador:322DB664


Matéria publicada no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte no dia 20/02/2023. Edição 2975
A verificação de autenticidade da matéria pode ser feita informando o código identificador no site:
https://www.diariomunicipal.com.br/femurn/

 Atenciosamente agradece o Secretário de Cultura Marfran de Medeiros Santos.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

Voltou a chover na tarde desta quinta-feira (23) no Povoado Rajada, foi registrado 15 milímetros

Voltou a chover na tarde desta quinta-feira (23) no Povoado Rajada em Carnaúba dos Dantas/RN, o pluviômetro de Chico de Amélia registrou 15 milímetros.

Fonte: Blog do Fábio Locutor

PUBLICIDADE



quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

CNM orienta sobre a transposição e transferência dos saldos nas contas da saúde


A Confederação Nacional de Municípios (CNM) orienta os gestores municipais sobre os procedimentos de transferência e transposição dos saldos existentes nas contas dos fundos municipais de saúde, à luz da Lei Complementar 197/2022 e da Lei Complementar (LC) 172/2020. Com a publicação da LC 197/2022, o prazo para utilização dos saldos existentes nas contas de saúde por meio dos procedimentos de transposição, transferência e reprogramação foram prorrogados até 31 de dezembro de 2023.

Para a aplicação dos procedimentos, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) lembra que os Municípios precisaram identificar os saldos existentes nas contas da saúde até o final do exercício de 2022. É importante ressaltar que a LC 197/2022 estabeleceu critérios diferenciados para a utilização dos saldos existentes nas contas bancárias abertas antes de 1º de janeiro de 2018 (contas antigas) e abertas após essa data, as quais são atualmente identificadas como CUSTEIOSUS (recursos de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde) e INVESTSUS (recursos de Estruturação da Rede de Serviços Públicos de Saúde).

Para utilização dos saldos existentes nas contas antigas, os Municípios deverão observar os parâmetros estabelecidos na Portaria GM/MS 96/2023, a respeito do auxílio financeiro destinado aos estabelecimentos prestadores de serviços sem fins lucrativos, no montante de R$ 2 bilhões, que, em síntese:

- publica a listagem de Municípios que possuem estabelecimento sem fins lucrativos e prestador de serviço de saúde a receber o auxílio financeiro de que trata a LC 197/2022;
- identifica os estabelecimentos sem fins lucrativos beneficiados pelo auxílio financeiro;
- estabelece os valores máximos a serem repassados para cada estabelecimento prestador de serviços;
- identifica qual a esfera de gestão do SUS – Municipal ou Estadual – é responsável pela transferência do auxílio financeiro ao estabelecimento prestador de serviços.

Por fim, a CNM destaca que, após o repasse do valor do auxílio financeiro aos estabelecimentos beneficiados, havendo saldo nas contas antigas, o Município poderá aplicar os procedimentos de transposição, transferência e reprogramação dos saldos existentes para utilização dos recursos conforme as necessidades em saúde locais.

Os Municípios que não constam da listagem publicada no anexo da Portaria GM/MS 96/2023, podem de imediato aplicar os procedimentos e reprogramar os recursos de acordo com as necessidades de saúde locais. De acordo com a lei, esses recursos estão desvinculados da obrigatoriedade do cumprimento do objeto inicialmente pactuado e que foi o responsável pela origem da transferência dos recursos.

Caso ainda existam saldos remanescentes das contas antigas, em 31 de dezembro de 2023, esses recursos deverão ser devolvidos para a União.

Em relação às novas contas – CUSTEIOSUS e INVESTSUS – os saldos existentes em 31 de dezembro de 2022, podem ser utilizados por meio dos procedimentos de transposição e transferência, observados os requisitos estabelecidos no art. 2º da LC 172/2020, a seguir transcritos:
- cumprimento dos objetos e dos compromissos previamente estabelecidos em atos normativos específicos expedidos pela direção do Sistema Único de Saúde;
- inclusão dos recursos financeiros transpostos e transferidos na Programação Anual de Saúde e na respectiva lei orçamentária anual, com indicação da nova categoria econômica a ser vinculada;
- Ciência ao respectivo Conselho de Saúde.

Para melhor orientar os gestores sobre o uso dos saldos nas contas da saúde, a CNM atualizou a Nota Técnica 001/2023, disponível aqui.

Acesse a legislação correlata aqui:
Lei Complementar 172/2020
Lei Complementar 197/2022 
Portaria GM/MS 96/2023 

Para mais informações, o gestor pode entrar em contato com a Área Técnica da Saúde da CNM pelo telefone (61) 2101-6000, ou ainda, no endereço eletrônico saude@cnm.org.br.

PUBLICIDADE 



Produtos do agronegócio respondem por 34,5% das exportações do RN em 2022

Capitaneadas por melões, melancias e pescados, as exportações oriundas do agronegócio potiguar representaram mais de um terço do total exportado pelo Rio Grande do Norte em 2022. Dos US$ 736,8 milhões enviados ao exterior no ano passado pelo estado, nada menos US$ 254,1 milhões (34,5%) foram oriundos do campo, em mais uma prova inequívoca da importância deste setor para a economia norte-rio-grandense.

Se excetuarmos o petróleo bruto (líder absoluto da pauta, com mais de US$ 330 milhões exportados em 2022, equivalentes a 44,7% da pauta total), a relevância do setor agropecuário dispara e o setor passa a representar 62,5% das exportações do RN.

Entre os itens que mais se destacam na chamada “Pauta de Exportações do Agronegócio”, temos o melão, com US$ 97,6 milhões exportados (13,2% do total); a melancia, com cerca de US$ 44 milhões (5,97%); e os peixes em geral, com US$ 26,2 milhões (3,56%).

A pauta do agronegócio do Rio Grande do Norte também se destaca no cenário nordestino. Quando tomamos apenas as exportações de frutas e pescados, o estado ocupa o segundo lugar da região em exportações efetivadas no ano passado, com US$ 177,3 milhões atrás apenas do Ceará (que emplacou US$ 181,3 milhões) e à frente de estados como Bahia e Pernambuco.

Vale, ainda, destacar que os principais produtos do agronegócio potiguar vêm crescendo seus volumes exportados ao longo dos anos. A melancia, por exemplo, cresceu em 4 anos 193%, é o caso também dos peixes, que tiveram um incremento de 116,5%. Mas o maior aumento individual se deu na lagosta, item do qual o RN teve um crescimento de incríveis 948%.

“Os números ratificam a percepção que sempre tivemos da assertividade do investimento realizado pelo Governo da Profª Fátima no apoio ao agronegócio potiguar. O peso destes itens em nossa pauta dá uma dimensão exata do potencial de geração de ocupação e renda que a atividade tem no nosso estado, além de injetar mais de R$ 1 bilhão na economia do Estado”, afirma o titular da Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape RN), Guilherme Saldanha.

PUBLICIDADE 



Povoado Rajada foi banhando com boa chuva na tarde e noite desta quarta-feira (22)

Na tarde e noite desta quarta-feira (22) o Povoado Rajada no município de Carnaúba dos Dantas/RN, foi banhando com uma boa chuva, o pluviômetro de Chico de Amélia registrou 25 milímetros.

Fonte: Blog do Fábio Locutor

PUBLICIDADE



quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

Quem ganha até R$ 2.640 será isento do imposto de renda já este ano

Empregados, autônomos, aposentados, pensionistas e outras pessoas físicas que recebam até dois salários mínimos (R$ 2.640) não serão tributados pelo Imposto de Renda já a partir deste ano.

O governo federal anunciou que o salário mínimo vai passar de R$ 1.302 para R$ 1.320 a partir de 1º de maio. Além disso, também havia anunciado a isenção até dois pisos.

Para isso, a Receita Federal explica que a faixa de isenção o IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física) será ampliada para R$ 2.112,00, sendo permitida dedução simplificada mensal de R$ 528,00.

“Apesar de toda a restrição orçamentária e do esforço de recuperação das contas públicas, o governo vai atender a população que ganha até dois salários mínimos, já no novo valor anunciado pelo presidente, ou seja, para quem ganha até R$ 2.640,00”, informou em nota a Receita Federal.

A última atualização da tabela do Imposto de Renda foi em 2015, há 8 anos, quando se fixou a faixa de isenção em R$ 1.903,98. De lá pra cá, a inflação foi de aproximadamente 50%.

“Essa operacionalização serve para que as brasileiras e os brasileiros sintam o benefício imediatamente no bolso. Não haverá qualquer retenção na fonte para essa faixa de renda. Ou seja, não terão que esperar a declaração no ano seguinte para pedir a restituição do que foi retido”, explica a Receita.

Isso significa que a pessoa que ganha até R$ 2.640,00 não pagará nada de Imposto de Renda – nem na fonte, nem na declaração de ajuste anual – e quem ganhar acima disso pagará sobre o valor excedente.

Fonte: R7

PUBLICIDADE



Cantor o Klenivaldo e Banda encerra Carnaval de Jardim do Seridó com sucesso e animação

Foliões encerraram o Carnaval de Jardim do Seridó na noite desta terça-feira (21) com o cantor mais estourado do piseiro Seridoense “Klenivaldo & Banda”, como atração principal. A última noite de festa uma grande multidão se fez presente ao evento.

O cantor Klenivaldo, nas suas redes sociais agradeceu primeiramente a Deus, as prefeituras de Jardim do Seridó, Ouro Branco, Cruzeta, São José do Seridó e ao Balneário Portal do Rio no Povoado Ermo em Carnaúba dos Dantas por terem contratados para os eventos e especial aos foliões e as pessoas que compareceram aos eventos.

Obrigado todos os Foliões que se fizeram presentes no último dia de Carnaval, fechamos com chave de Ouro, Klenivaldo e Banda agradecem a todos vocês, escreveu Klenivaldo.










Assista ao vídeo abaixo.


PUBLICIDADE 



Prepare-se para curtir a ressaca do Carnaval 2023 neste sábado (25) na Praça dos Quiosques em Carnaúba dos Dantas com a cantora Francy Lima

Prepare-se para curtir a ressaca do Carnaval 2023 neste sábado (25) nos Quiosques de Castanha, Naire, Cacau e Dedé em Carnaúba dos Dantas com a cantora mais top da Paraíba, Francy Lima a Voz Romântica do Forró, vai ser em grande estilo.

Venha curtir a ressaca do Carnaval 2023 com muita alegria, na cidade de Carnaúba dos Dantas!

Inicio ás 20:00hs.

Realização:

Quiosques de Castanha, Naire, Cacau e Dedé

O evento conta com apoio do espetinho do Jalmir, Leonardo da batatinha e Edjan Lanches.

Leve sua família e seus amigos e vão curtir essa super mega festa ao vivo nos Quiosques.

PUBLICIDADE