terça-feira, 27 de julho de 2021

Mais de 280 mil usuários concorrem aos prêmios em dinheiro da Nota Potiguar

A Nota Potiguar vai divulgar, hoje terça-feira (27), os nomes dos ganhadores dos 45 prêmios em dinheiro oferecidos pela campanha no mês de julho. A divulgação terá transmissão ao vivo, dentro do programa ‘Brasil Urgente’, da Band RN, a partir das 16h, além de transmissão simultânea no canal da Nota Potiguar no Youtube.

Neste mês foram acumulados quase 3,5 milhões de pontos pelos participantes do programa que pediram a inclusão do CPF na nota no momento de compras. A pontuação é convertida em bilhetes para o sorteio, que mensalmente premia 45 usuários e suas instituições filantrópicas favoritas. São 42 prêmios de R$ 1 mil entre as 7 regiões fiscais do estado, com cada uma recebendo seis premiações; além dos prêmios globais de R$ 10 mil, R$ 20 mil e R$ 50 mil. As organizações escolhidas pelos usuários recebem o equivalente à metade do valor atribuído aos participantes, além de participarem de um rateio na ordem de R$ 100 mil.

O coordenador da campanha,  Adriano Almeida, esclarece que o programa na tevê apenas divulga oficialmente o resultado do sorteio, que é feito com base nos números da loteria federal, e não instantaneamente na tevê. "Sempre utilizamos os números do concurso da loteria federal da quarta-feira anterior à divulgação na Band. Inserimos os números na fórmula e chegamos aos ganhadores. Aquele processo de expor a fórmula na televisão é apenas para mostrar de forma transparente aos telespectadores como chegamos aos vencedores. Mas a relação de ganhadores a gente já sabe desde o sorteio da loteria. Esses nomes passam por uma auditoria para verificarmos se não houve irregularidades e só após divulgamos na tevê, redes sociais, site e Diário Oficial. Então, o programa na Band não realiza sorteio, apenas transmissão dos nomes dos sorteados", diz o coordenador sobre a lisura da campanha. Ele destaca ainda que servidores da SET-RN e gestores da administração estadual estão impedidos de concorrerem aos prêmios, dando mais chances para os cidadãos e evitar qualquer privilégio por parte de servidores ligados à campanha.

Para participar dos sorteios mensais basta se cadastrar no aplicativo da Nota Potiguar e acumular pontos colocando o CPF na nota fiscal no momento da compra. Cada R$ 50 reais em compra equivale a um ponto e consequentemente um bilhete no sorteio.

Fonte: ASSECOM-RN

PUBLICIDADE




Publicações instituem Vigilância Epidemiológica Hospitalar e Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar

O Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 26 de julho, divulga duas importantes portarias do Ministério da Saúde (MS) para a gestão municipal. A primeira delas é a Portaria 1.693/2021 que institui a Vigilância Epidemiológica Hospitalar (VEH), que tem como objetivo o fortalecimento e descentralização da Vigilância Epidemiológica no âmbito hospitalar, dando aos gestores elementos de apoio a tomada de decisão frente aos eventos de interesse para a saúde.

A VEH proporciona o conhecimento e a detecção de mudanças nos fatores determinantes e condicionantes da saúde individual e coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças, transmissíveis e não-transmissíveis, e agravos à saúde. Executada em Núcleos Hospitalares de Epidemiologia (NHE), a Vigilância Epidemiológica Hospitalar – unidades intra-hospitalares – fazem a vigilância epidemiológica em saúde e o monitoramento, detecção, notificação e investigação. Também são responsáveis por implementar e monitorar a aplicar os protocolos técnico-operacionais de prevenção e controle das infecções, eventos adversos, doenças e agravos de notificação compulsória.

Já a segunda publicação foi a Portaria 1.694/2021, que institui a Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (Renaveh). Esta permite o conhecimento, a detecção, a preparação e a resposta imediata às emergências em saúde pública que ocorram no âmbito hospitalar. É constituída pelos NHE, instituídos no âmbito dos hospitais estratégicos vinculados ao Ministério da Saúde.

São hospitais estratégicos, definidos de acordo com a importância epidemiológica para a Rede, considerando os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, e deverão operar como unidade de sentinela no território. Os NHE devem ser compostos por profissionais com formação superior ou intermediária (nível técnico) e, preferencialmente, com conhecimentos e experiência em vigilância epidemiológica.

Competências Municipais
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) chama atenção dos gestores municipais sobre as competências locais, especialmente no que trazem os anexos da Portaria 1.694/2021. Dentre eles, está a identificação dos hospitais estratégicos para compor a Rede em seu território, conforme indica o anexo da portaria; o apoio técnico aos hospitais na implantação dos NHE, por meio de orientação técnica e promover a capacitação de recursos humanos; além do apoio à estruturação e a manutenção dos NHE que passarem a integrar a Rede.

Segundo a medida, cabe também à administração local a elaboração de orientações técnicas complementares às orientações do ministério sempre que necessário, em articulação com gestor estadual; a coordenação em seu âmbito de ação, a VEH, articulada com os atores estratégicos da resposta às emergências em saúde pública; a execução das ações desencadeadas conforme as atividades de vigilância epidemiológica realizadas no âmbito hospitalar em seu território; e o monitoramento e avaliação, em seu âmbito de ação, a VEH em articulação com o gestor estadual.

Fonte: Agência CNM de Notícias

PUBLICIDADE




Defensoria Pública do RN abre inscrições da 2ª edição do curso “Defensoras Populares”

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN) irá realizar a 2ª edição do curso “Defensoras Populares” voltado para educação em direitos da população feminina. O curso será realizado em formato virtual, quinzenalmente, aos sábados com aulas das 9h às 11h. As inscrições podem ser feitas virtualmente entre os dias 26 e 30 de julho clicando AQUI

O “Defensoras Populares” é um curso formulado pelo Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica (Nudem) e pelo Núcleo de Educação em Direitos (Nued). O curso irá ofertas no máximo 40 vagas e é destinado para assistentes sociais, psicólogas, membros de associações de bairro/lideranças comunitárias, servidoras do CRAS, CREAS, Conselhos Tutelares, Unidades Básicas de Saúde, Delegacias da Mulher, agentes penitenciárias, Conselhos da Mulher e Secretarias da Mulher que tenham interesse ou atuem na prevenção e/ou combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. 

A 2ª edição do curso terá início no dia 07 de agosto de 2021, data em que é celebrado o aniversário da Lei Maria da Penha, cujo objetivo principal é estipular punição adequada e coibir atos de violência doméstica contra a mulher. A previsão é de que as aulas sejam encerradas em novembro do mesmo ano. 
 
SERVIÇO:


O que: 2ª edição do curso "Defensoras Populares"
Inscrições: 26 a 30 de julho de 2021
Aulas: Agosto a Novembro de 2021
Hora: 9h às 11h
Local: www.defensoria.rn.def.br.

Fonte: Site da Defensoria Pública RN

PUBLICIDADE 





segunda-feira, 26 de julho de 2021

Sua cadeira de balanço está necessitando de reformar e trocar os fios? A pessoa certa é Rosinha de Fernando no Povoado Rajada

A sua cadeira de balanço está necessitando de reformar e trocar os fios? A pessoa certa de você mandar em rolar é Rosa Maria popularmente conhecida no Povoado Rajado e toda Carnaúba dos Dantas por (Rosinha de Fernando).

Trabalho de qualidade e confiança no que faz, é com ela mesma.

Então não peca tempo e ligue logo para fazer seu orçamento, telefone para contato é (84) 98743-9007.

Cadeira  enrolada  
Antes 

PUBLICIDADE




MP Solidário entrega 900 cestas básicas em terceira fase da campanha






A Campanha MP Solidário, que desde março deste ano angaria contribuições para amparar os setores sociais em maior vulnerabilidade durante a pandemia da covid-19, fez esta semana a entrega de 900 cestas básicas a entidades beneficentes de diversos municípios do Rio Grande do Norte. Nesta terceira etapa da campanha, foram arrecadados pouco mais de R$ 44 mil para a compra dos itens, que também foram  doados por fornecedores de cestas básicas.

Foram acolhidos, com as doações arrecadadas, a Central Única das Favelas do Rio Grande do Norte (CUFA/RN), o projeto Elas Podem (Pipa), a Federação das Entidades Comunitárias e Associações Potiguares (Natal), a  Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis da Região do Seridó (Ascamarca), a Congregação Vicentinos (Jardim de Piranhas), o projeto Quem Tem Fome, Tem Pressa (Natal), o Centro Espírita e Assistencial Alvorada Cristã (Natal), a Casa de Apoio à Criança Amigos Para Sempre (São José do Campestre), o projeto Amigos dos Pobres Shallon (Natal), a Associação Macaibense de Acolhimento Institucinal (Macaíba) e a Fundação Oikos, também do município de Macaíba.  

A campanha é uma iniciativa do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MPRN), do Ministério Público Federal no RN (MPF/RN), do Ministério Público do Trabalho no RN (MPT-RN) e conta com o apoio da Associação do Ministério Público do RN (Ampern), do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Rio Grande do Norte (Sindsemp) e da seccional RN do Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério Público da União, Conselho Nacional do Ministério Público e Escola Superior do MPU (SindMPU).

Fonte: Portal de Notícias do MPRN

PUBLICIDADE 





 

Cosern beneficia mais de oito mil famílias potiguares com a substituição gratuita de 39 mil lâmpadas ineficientes por LED

A Cosern realizou a substituição de 39.237 lâmpadas ineficientes por LED de 8.073 famílias potiguares em 59 municípios do Rio Grande do Norte no primeiro semestre de 2021 (confira a lista das cidades abaixo). A ação aconteceu por meio do projeto Energia com Cidadania, que faz parte do Programa de Eficiência Energética da Cosern, regulado pela Aneel.

“Nesse momento de pandemia, o projeto é ainda mais importante por beneficiar os clientes com redução do valor da conta, gerar economia de energia com a troca da lâmpada e fomentar ações de sustentabilidade”, lembra Ana Mascarenhas, Gerente de Eficiência Energética do Grupo Neoenergia.

A partir da próxima segunda-feira (26), o projeto Energia com Cidadania estará em São Tomé, na região do Trairi, para realizar as trocas das lâmpadas (confira critérios abaixo), além de promover a distribuição do Manual de Consumo Consciente de energia elétrica até 7 de agosto.

Foram adotadas medidas rigorosas de prevenção à Covid-19 para esse retorno do projeto numa carreta, em conformidade com o estabelecido pelos órgãos públicos competentes, tanto para colaboradores e prestadores de serviço quanto para os clientes.

Municípios atendidos pelo projeto Energia com Cidadania da Cosern no 1º semestre de 2021:

Várzea, Jundiá, Passagem, Serra de São Bento, Caiçara do Norte, Ipangaçu, Florânia, Carnaúba dos Dantas, Parnamirim, Portalegre, Martins, Baia Formosa, Ares, Vera Cruz, Lagoa Salgada, Senador Georgino Avelino, São José de Mipibu, Itaú, Rodolfo Fernandes, São João do Sabugi, Felipe Guerra, Macau, Guamaré, Umarizal, Goianinha, Monte Alegre, Pau dos Ferros, Jucurutu, Martins, Pedro Velho, São Francisco do Oeste, Lajes, Angicos, Parelhas, Acari, Pendências, Serra Negra do Norte, Antônio Martins, Governador Dix-Sept Rosado, Alexandria, Brejinho, Baraúna, Boa Saúde, Luis Gomes, Canguaretama, Pedro Velho, Upanema, Rafael Fernandes, Serrinha dos Pintos, Touros, Pedro Avelino, Parau, São Miguel, Taipu, Montanhas, Japi, Santana dos Matos e Tenente Ananias.

Critérios para participar:

Ser cliente residencial ou rural-residencial;

Ser morador de comunidade popular ou estar cadastrado na TSEE (Tarifa Social de Energia Elétrica);

Apresentar a conta de energia do mês anterior paga;

Não ter débitos com a Concessionária;

Não ter trocado lâmpadas em projetos da Concessionária nos últimos 6 anos (limite máximo de 8 lâmpadas);

Entregar as lâmpadas incandescentes, fluorescentes ou halógenas usadas (potência igual ou superior a 14W);

Assessoria de Imprensa da Cosern

PUBLICIDADE




domingo, 25 de julho de 2021

AMSO realiza encontro com prefeitos onde debate Projeto Hídrico Seridó e viabilidade de Policlínica Regional

A Associação dos Municípios da Microrregião do Seridó Oriental reuniu, nesta sexta-feira (23), diversos prefeitos na reunião do mês de julho. O encontro aconteceu na sede da instituição em Currais Novos. O presidente da AMSO, Fernando Bezerra, que é prefeito de Acari, abriu a assembleia desejando boas vindas a todos e em seguida apresentou a pauta do encontro.

Na conversa assuntos de interesse da região como a parceria com o Sebrae no Projeto Seridó Econômico, o Consórcio Interfederativo de Saúde, além dos encaminhamentos do Projeto Hídrico do Seridó, com a participação virtual do técnico da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Rodrigo Vieira, que representou o Ministério do Desenvolvimento Regional.

De acordo com Fernando Bezerra, avaliação positiva de todas as abordagens e decisões tratadas no encontro. “Foi uma das nossas melhores reuniões onde contamos com a participação técnica da Codevasf, por vídeo conferência, onde foram expressos todos os pontos do Projeto Seridó de Adutoras, que é revolucionário para a região. Ele nos disse que uma das dificuldades atuais é o processo de licenciamento ambiental. Nós vamos nos somar ao Ministério do Desenvolvimento Regional e ao Governo do Estado para que ocorra esta agilidade. Outro assunto foi o Projeto Seridó de Oportunidades, onde faremos um diagnóstico com o Sebrae, junto aos dezesseis municípios, para divulgarmos melhor nossos roteiros turísticos e outras potencialidades em um ambiente virtual e em outros meios”, contou.

Odon Júnior, prefeito de Currais Novos, falou sobre a recente visita que fez, junto com outros gestores, ao estado do Ceará, para ver de perto o funcionamento do Consórcio Interfederativo de Saúde. Estiveram presentes além de Fernando Bezerra e Odon Júnior, os prefeitos: Hudson Brito de Santana do Seridó, Professor Cletson de Equador, Luciano Santos de Lagoa Nova, Joaquim de Medeirinho de Cruzeta, Inácio Macedo de Tenente Laurentino, Amazan de Jardim do Seridó, Jane Maria de São Vicente, bem como o vice-prefeito de Carnaúba dos Dantas, Luis Eduardo e o prefeito de Jucurutú Iago Queiroz.

Fonte: Blog de Ismael Medeiros

PUBLICIDADE 




Alerta: Walfredo Gurgel continua superlotado e Sesap se reúne com direção da unidade para traçar estratégias

O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, maior serviço hospitalar público do Rio Grande do Norte, tem enfrentado, nas últimas semanas, um cenário de superlotação. Em imagens divulgadas por pacientes e funcionários, é possível ver os corredores lotados e macas improvisadas inclusive na recepção da unidade.

Dados apresentados pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), nesta sexta-feira (23), mostraram que houve um aumento de 24% nas demandas que são atendidas corriqueiramente na unidade. Além disso, segundo a secretaria, cerca de 26,7% dos pacientes que chegam à unidade, chegam sem nenhum atendimento ou avaliação anterior.

Diante dessa realidade, a equipe de gestão da Sesap esteve reunida, nesta sexta-feira, com o corpo diretivo do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel para discutir as ações que serão realizadas a curto e médio prazo, visando qualificar o acesso e ampliar a oferta assistencial da unidade hospitalar.

Nesse sentido, de acordo com a Sesap, serão tomadas as seguintes medidas estratégicas:  ampliação da oferta de vagas no Deóclecio Marques para suprir a demanda vinda do Walfredo; incremento de cirurgias ortopédicas na Rede SUS RN, já partir do mês de agosto, com incremento de   cirurgias ortopédicas  (Walfredo Gurgel e Deoclécio Marques), além dos hospitais de Pau dos Ferros e Assu, este último passará a fazer esse tipo de procedimento; além do retorno de pacientes de baixa complexidade; e a regulação na porta do Walfredo Gurgel.

A regulação da porta do Walfredo classificará os casos que chegam no Hospital Walfredo Gurgel. Os casos recebidos na unidade serão previamente avaliados pelas UPAs, hospitais municipais e regionais. Para isso, a Sesap estará discutindo a regulação da porta com municípios, Ministério Público, Conselho Estadual de Saúde e Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (Cremern).

A secretária-adjunta de saúde do RN, Maura Sobreira, explicou que “a Sesap juntamente com a direção do Hospital tem adotado um conjunto de medidas que impactam a rede e o hospital, para que possamos qualificar o acesso e assistência. A previsão é que possamos dar início a regulação da porta do Walfredo. E, assim, poderemos melhor direcionar o Hospital para atender os casos mais complexos”.

O Walfredo tem o papel de atender os casos mais complexos especialmente vinculados à linha de cuidado de Traumato-Ortopedia, mas também tem atendido outras demandas. “Toda equipe de dirigentes e profissionais tem feito esforço para atender essa demanda que tem chegado à unidade. A partir da regulação da porta, vamos melhor classificar os pacientes que chegam na unidade. Até ser efetivado, estaremos dialogando com os municípios, órgãos de controle externo, num movimento de alinhamento com as unidades que podem receber pacientes que não deveriam ser atendidos no Walfredo, mas que por diversas razões acabam chegar no hospital”, informou a secretária-adjunta de saúde.

A Sesap ainda informou que a empresa responsável pela contratação dos maqueiros já foi paga e os profissionais retornam ainda hoje (23) ao hospital. Ao longo da semana, profissionais terceirizados, como maqueiros e higienistas, entraram em greve por atrasos salariais.

PUBLICIDADE




sábado, 24 de julho de 2021

[INFORME PUBLICITÁRIO] Cirilo do Queijo estará com seus deliciosos queijos neste domingo (25) na feira livre de Carnaúba dos Dantas

O rei do queijo, Cirilo do Queijo comunica a toda sua clientela que neste domingo (25/07) estará cedinho com sua banca na feira livre de Carnaúba dos Dantas, em frente ao Mercado Público, não perca tempo e vá à barraca mais visitada dos feirantes Carnaubense e compre o que estamos anunciando.

Na hora de você tomar aquele cafezinho bem gostosinho lembre-se dos deliciosos queijos de manteiga e colho do Cirilo do Queijo.

Confira os preços:

Queijos de manteiga e colho kg R$ 27,00;

Manteiga da terra grande R$ 11,00;

Manteiga da terra pequena R$ 5,00;

Nata potinho R$ 3,00 e;

Goma kg R$ 4,00.

 Lembramos que esta semana não terá Galinha Caipira.

Org: Cirilo e Mariana.

PUBLICIDADE




CONFIRMADO: Deto Edina no Vila Grill Espetos & Cervejas próximo sábado dia (31) em carnaúba dos Dantas

O Vila Grill Espetos & Cervejas realizará no próximo sábado dia 31 de julho musica ao vivo com Deto Edina, a partir das 20h.

Seguido todos os protocolos, respeitando o distanciamento, uso de máscara e as recomendações.

Mesas limitadas!

Só restam apenas 10, corre logo e reserve a sua, pelo número (84) 98660-8323.

Local: Espaço Vila Grill Espetos & Cervejas em frente ao Cemitério Publico em carnaúba dos Dantas/RN

 Leve sua família e seus amigos e vão degustar os melhores espetos e cervejas da Cidade.

Você é o nosso convidado!

Organização é de Fabinho filho de Preá e Luciana.

PUBLICIDADE 




[INFORME PUBLICITÁRIO] Que ser parceiro do blog do Fábio Locutor? Divulgação de informes publicidades de comércios e políticos.

Agora sim, Anuncie sua empresa, sua loja e sua marca para milhares de pessoas nos quatro cantos da cidade de Carnaúba dos Dantas e de todo o Seridó que gostam das novidades e principalmente quando vem com descontos e promoções com “Blog do Fabio Locutor Publicidade esse é do Povo” na Cidade de Carnaúba dos Dantas /RN.

O blog é um meio de comunicação que divulga noticias locais, estaduais e internacionais, o blog também faz divulgação de informes publicidades de comércios e políticos.

Que ser parceiro do blog do Fábio Locutor é só falar com Fábio Locutor, pelo número (84) 98843-9317, esse número é o mesmo do WhatsApp

Org: Fabio Locutor

PUBLICIDADE




[INFORME PUBLICITÁRIO] Em Carnaúba dos Dantas você encontra carnes de qualidade no Açougue do William

Na busca de variedades em carnes de qualidade? Em Carnaúba dos Dantas, você pode contar com o Açougue do William, lugar que é conhecido na cidade como o melhor atendimento da cidade. Lá você encontrará Carnes bovina e porco, mocotó, rins, coração, cupim, costela, picanha, fraldinha, linguiça de gado e de frango, peito, coxa e sobrecoxa, peito bovino, figado, tripa e panelada de gado e muito mais.

O Açougue do William conta com o melhor atendimento da cidade de Carnaúba dos Dantas. Fica localizado na Rua, Ivamar Roque, nº 180 Bairro são José, vizinho a Quadra de esporte Zé Oi em Carnaúba dos Dantas. Os telefones para contato são: (84) 98821-0704/ 98867-2694.

Lá no Açougue do William você também encontrará aquela cervejinha bem geladinha, aberto todos os dias e aos domingos no Mercado Público na feira livre de Carnaúba dos Dantas.

PUBLICIDADE




[INFORME PUBLICITÁRIO] Seu celular deu problema? Não pecam tempo e vá logo em Jairo celular, assistência técnica em diversas marcas de celulares

Veja AQUI o vídeo do assistência técnica Jairo

A Blit Cell em Carnaúba dos Dantas-RN possui uma ampla variedade de serviços voltados para telefonia celular e com ela solicitar assistência técnica para celulares e das diversas marcas como Motorola Samsung watch enfim entre outras. O conserto do seu celular é feito por um técnico altamente capacitado e que oferece garantia adequada para cada tipo de concertos em aparelhos de celular.

A Blit Cell está localizado na Rua Juvenal Lamartine nº 151 B, vizinho a Dedé Pinta.

Telefone para contato WhatsApp (84) 98719-4447.

Confira alguns produtos abaixo: 

 PUBLICIDADE

“Minha Terra Legal”, lançado hoje, começa com benefício a 3 mil famílias

Em Pau dos Ferros, o Governo do Rio Grande do Norte lançou, nesta sexta-feira (23), o Programa Estadual de Regularização Fundiária Rural – “Minha Terra Legal” e anunciou ampliação do Programa de Microcrédito para a Agricultura Familiar (CredMais).

O “Minha Terra Legal” é uma ação inédita no estado, que realiza a legalização da situação jurídica das propriedades rurais de agricultores e agricultoras familiares que não possuem títulos de terra definitivos.

De acordo com a governadora Fátima Bezerra, o objetivo é oferecer segurança jurídica aos beneficiários, garantindo assim o acesso às demais políticas públicas dos governos federal e estadual.

“Já pensou que beleza é o agricultor ter o seu pedaço de terra escriturado? Isso vai facilitar a vida dele, quando for em busca do crédito, em busca de outras melhorias. E aí o governo chega com a AGN, trabalho extraordinário que vai a quem precisa.”

Governadora Fátima Bezerra

De acordo com o titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), Alexandre Lima, o “Minha Terra Legal” está priorizando o Território do Alto Oeste, envolvendo os municípios que já possuem sua malha fundiária georreferenciada. Essa fase piloto, executada entre 2021 e 2022, será totalmente financiada com recursos próprios do Governo do RN e o investimento é na ordem de R$ 600 mil.

“Com o programa, o governo age e investe forte para que os posseiros — aquelas famílias que não têm a titularidade das suas propriedades rurais —, passem a ter a segurança jurídica. A regularização é fundamental para que milhares de famílias aqui no Alto Oeste possam ter seus títulos de terras. E, de forma inovadora, o governo entrega esse título registrado em cartório”, disse o secretário, ao avaliar que dessa forma, a política pública chega efetivamente aos agricultores e agricultoras.

A meta é identificar, cadastrar, georreferenciar e titular cerca de três mil famílias de agricultores e agricultoras com a entrega de títulos de terra já registrados em cartório dos 17 municípios abrangidos nessa primeira etapa do programa.

Municípios contemplados na fase piloto: Pau dos Ferros, São Miguel, Taboleiro Grande, Severiano Melo, São Francisco do Oeste, Rodolfo Fernandes, Luiz Gomes, Major Sales, Coronel João Pessoa, Doutor Severiano, Encanto, Paraná, Portalegre, Riacho de Santana, Venha Ver, Riacho da Cruz e José da Penha.

“Nós estamos aqui para celebrar parcerias. Tenho dito que tudo o que estiver ao nosso alcance para fazer parcerias com prefeitos e prefeitas, nós vamos fazer. Evidente que temos limitações, dada a situação em que peguei o estado do Rio Grande do Norte — desmontado —, ainda mais enfrentado a pandemia”, reiterou a governadora.

Ampliação do CredMais

Na oportunidade, a governadora Fátima Bezerra anunciou a ampliação do Programa de Microcrédito para a Agricultura Familiar, o CredMais Agricultura Familiar.

O CredMais é uma política pública executada em parceria com a Agência de Fomento do RN (AGN) e tem como objetivo promover o acesso ao crédito rural para apoiar os processos de produção, beneficiamento e comercialização dos agricultores e agricultoras familiares que estão produzindo e comercializando seus produtos através do programa de compras governamentais do RN (Pecafes) e demais programas de compras do estado, bem como nos mercados locais, regionais e feiras.

Até o momento, já foram beneficiadas 288 famílias, em 32 municípios potiguares, totalizando R$ 1.066.188,66 investido desde 2019. Nessa modalidade os limites de financiamento são de três e cinco mil reais.

Com a ampliação do Credmais, as condições do financiamento passam a ser de até dez mil reais para investimento e seis mil reais para custeio. O prazo para pagamento é de 24 meses, com mais quatro meses de carência, e juros zero para pagamento em dia.

“Vai possibilitar a aquisição de equipamentos, de máquinas necessárias para melhorar a produção e a comercialização de produtos da agricultura familiar, inclusive possibilitando a aquisição de motocicletas para esses trabalhadores. Essa é uma demanda da Sedraf, das cooperativas e associações dos próprios agricultores. Nós ouvimos todos esses setores para formular essa linha, que vai ter uma carência de quatro meses e possibilita o pagamento em até 20 vezes”, detalhou a diretora-presidente da AGN, Márcia Maia.

Será realizada uma primeira etapa piloto dessa ampliação do programa, que atenderá 530 famílias em 17 municípios totalizando um investimento previsto em R$ 4.770.000 (quatro milhões setecentos e setenta mil reais) nos próximos 12 meses.

Os municípios contemplados pelo projeto piloto do “Credmais Agricultura Familiar” são: Monte Alegre, Santo Antônio, São Miguel, Pau dos Ferros, São Paulo do Potengi, Touros, João Câmara, Currais Novos, Caicó, Parelhas, Apodi, Upanema, Caraúbas, Assu, Mossoró, Santa Cruz e Lajes.

Mais equipamentos

A  Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RN) também participou da agenda do Alto Oeste com a cessão de um veículo – Fiat Uno Mille - à Prefeitura de Pau dos Ferros, para auxiliar nos serviços voltados ao meio rural, realizados por meio da Secretaria Municipal de Agricultura.

Além disso, a governadora Fátima Bezerra, o secretário da Sedraf, Alexandre Lima, e o diretor-geral da Emater-RN, Cesar Oliveira, assinaram um Termo de Cooperação Técnica com a Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros para a cessão de equipamentos destinados ao abatedouro público.

 O abatedouro tem capacidade para o abate de 30 animais por dia. Os equipamentos, em valores atualizados, somam mais de R$ 500 mil reais. Com o abatedouro devidamente equipado, o processamento das carnes seguirá todos os protocolos sanitários para garantir a segurança alimentar dos consumidores da região.

Presentes na solenidade realizada na escola 4 de Setembro também o senador Jean-Paul Prates, os deputados estaduais Isolda Dantas e Raimundo Fernandes; os secretários Fernando Mineiro (Segri), Jaime Calado (Sedec), Aldemir Freire (Seplan); os secretários-adjuntos Socorro Batista (GAC), Sílvio Torquato (Sedec) e ainda, da Administração estadual, estavam presentes César Oliveira (Emater), Leon Aguiar (Idema), Carlos Augusto (Jucern) e Gilton Sampaio (Fapern), além do presidente da Associação dos Municípios do Oeste Potiguar, Rivelino Câmara (prefeoto de Patu) e os prefeitos, Mariana Almeida prefeita de Pau dos Ferros e o vice Renato Alves, Maria de Fátima (Coronel João Pessoa), Carlos Augusto (Luiz Gomes), Flávio Morais (Rodolfo Fernandes), Raimundo Nonato (José da Penha), Lusimar Porfírio (São Francisco do Oeste), Jacinto Carvalho (Severiano Melo), Célio de Eliseu (São Miguel), José Augusto (Portalegre), Maria Tarcia (Taboleiro Grande), maria Elce (Major Sales) e também os vice-prefeitos Ivonete (Doutor Severiano), Yure Paiva ( Severiano Melo) e Rildo (Luiz Gomes), além de vereadores da região.

Fonte: ASSECOM/RN

PUBLICIDADE 




[INFORME PUBLICITÁRIO] Faltou frutas ou verduras? O lugar certo de você compra é no Super Kilão em Acari

Faltou frutas ou verduras na sua casa? O lugar certo de você compra é no Super Kilão em Acari, lá a clientela vai encontrar as melhores frutas e verduras da Região do Seridó.

Lembramos que chegou frutas e verduras novinha neste final de semana, confira no vídeo, AQUI.

Neste sábado dia, (24/07) a barraca mais preferida dos feirantes Acariense estará logo cedinho na feira livre de Acari.

Lá no Super Kilão vocês também vai encontrar cereais, matérias de higiene, perfumarias e muito mais produtos.

O Super Kilão fica localizado na Rua Major Hortêncio de Brito nº 483 no centro de Acari, hoje aberto ate meio dia.

Telefone para contato; (84)9 9950-3478.

Confira alguns produtos abaixo:













ORG: Mopa Show e Neidinha.

PUBLICIDADE