quarta-feira, 26 de julho de 2017

CARTEIRA DE HABILITAÇÃO DIGITAL COMEÇA A VALER EM FEVEREIRO DE 2018



O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) aprovou nesta terça-feira (25) a criação da carteira de habilitação digital. Ela terá o mesmo valor jurídico do documento impresso e deverá começar a valer em fevereiro de 2018.



A habilitação impressa continuará a ser emitida, mas os motoristas interessados poderão também apresentar o documento pelo celular, podendo ser comprovado pela assinatura com certificado digital ou pelo QRCode –códigos de barra que podem ser escaneados.



Os agentes de trânsito poderão consultar os dados dos documentos por meio de um aplicativo de celular, que está em fase de testes, que fará a leitura, como já é realizado com a CNH impressa.



Segundo o conselho, quando o serviço estiver em vigor, o motorista interessado deverá fazer um cadastro no portal do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), com o uso de um certificado digital, ou no balcão do Detran (Departamento Estadual de Trânsito). Após o login, o usuário deverá usar uma senha sempre que for visualizar o documento.



Desde maio, as habilitações contam com o QRCode. Na época da implantação, o Denatran afirmou que o código aumentaria a segurança contra fraude. Através da leitura, informações biográficas e foto do documento original dos motoristas armazenadas no banco de dados do departamento podem ser acessadas.


Fonte: Folha de São Paulo

VEJA A DIFERENÇA DA PB-151 PARA A RN-288 QUE LIGA CARNAÚBA DOS DANTAS À PICUÍ

                                                                  PB-151
                                                   RN-288


Há exato um ano, o governador Ricardo Coutinho (PSB) inaugurava o trecho da PB-151 que liga a cidade de Picuí, Seridó paraibano, à cidade de Carnaúba dos Dantas, no Seridó potiguar. A obra, que contou com um investimento superior a R$ 4 milhões, foi realizada por meio do programa Caminhos da Paraíba e atendeu um pleito do deputado estadual Buba Germano (PSB).

Matéria do Politicando-PB
Os motoristas que trafegam pela RN-288 que liga Carnaúba dos Dantas à PB-151, estão aguardando que o D.E.R. faça pelo menos a operação tapa buraco, porque a referida rodovia está bastante esburacada, sujeito acontecer um acidente. Como também esperamos que as autoridades do município carnaubense se manifestem, porque se ficarem de braços cruzados esperando que o governo do estado recupere a RN-288, dificilmente os serviços serão efetuados.

Fonte: Blog do Toscano Neto