domingo, 23 de julho de 2017

GOVERNO DO ESTADO E MMA CAPACITOU GESTORES AMBIENTAIS DE VÁRIOS MUNICÍPIOS DO RN

                             Representantes de mais de 70 prefeituras estão participando do curso.

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), promoveu, nos dias 17 e 18 de Julho, um curso de capacitação a gestores ambientais de diversos municípios do RN.

O principal objetivo do evento é qualificar os municípios para elaboração de projetos e captação de recursos que financiam políticas públicas, nesse âmbito. Esse encontro formativo faz parte do Programa Nacional de Formação e Capacitação de Gestores Ambientais (PNC), do MMA.

Durante participação no curso, o Secretário Ivan Júnior ressaltou a importância do fortalecimento técnico dos municípios para que eles possam captar verbas federais e investirem nessa área. "As dificuldades são enormes e eles precisam estar bem preparados para se enquadrarem nas exigências feitas pelo governo federal" disse.

A técnica da Coordenação de Educação Ambiental do MMA, Taiana Brito, explica que esse encontro tem a intenção de ser um espaço onde as três esferas do poder público possam compartilhar dificuldades e trocar experiências que venham fortalecer a gestão ambiental nas cidades.

Diversos temas estão sendo tratados, entre eles, licenciamento, fiscalização, monitoramento e a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). A Coordenadora de Meio Ambiente e Saneamento da Semarh, Clara Câmara, ressalta a importância de se discutir a A3P com os técnicos das prefeituras. “Essa agenda tem como objetivo estimular a reflexão e a mudança de atitude dos servidores para que estes incorporem critérios de gestão ambiental nas atividades de rotina e passem ter hábitos como economizar papel, água e energia, no ambiente de trabalho” diz ela.

Para o diretor do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema), Rondinelli Oliveira, Esse evento vem de encontro com as ações que já estão sendo trabalhadas pelo Governo, visando o fortalecimento institucional dos órgãos ambientais.

Na tarde de ontem, a Semarh fez uma explanação sobre os desafios do Estado para implementar a Política Nacional de Resíduos Sólidos, nos municípios. Os módulos sobre a elaboração de projetos, capitação de recursos e apresentação das fontes de financiamento estão sendo apresentados hoje, pela equipe de consultores do MMA.

Representantes de mais de 70 prefeituras participaram do curso.

As vagas são destinadas exclusivamente aos representantes do poder público municipal. Segue abaixo a lista das inicrições homologadas.




Fonte: ASCOM/SEMAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário