A Associação Apodiense de Bombeiros Civis e Voluntários – AABCV, realizou na manhã deste domingo, dia 29 de agosto, um treinamento de Combate a Incêndios Florestais e Residenciais, com retirada de vítimas em ambiente interno com baixa visibilidade e simulação de risco iminente.
Os alunos puderam praticar técnicas de prevenção, como fazer “aceiros”, que são escavações rasas para evitar o alastramento o fogo, além de táticas de combate com abafadores e mochilas costais que bombeiam água. Foram utilizados ainda facões, foices, enxadas, pás, gadanhos, e outros materiais de “sapa” para controle e manejo da vegetação preventivamente ou já em estágio de incêndio.
“Este treinamento visa aperfeiçoar o nosso trabalho, uma vez que todo ano temos incêndios florestais, mesmo que de pequena proporção, sendo em sua maioria provocados pela ação humana, o que configura crime ambiental. O período que é compreendido entre a primavera e verão é quando temos um clima mais seco e junto com a escassez de chuvas o solo fica mais propício para este tipo de ocorrência. Com os conhecimentos passados temos a oportunidade de melhorar nossas aptidões, observando o comportamento do fogo, vento, vegetações, e atentando também para o melhor aproveitamento dos equipamentos de proteção individual, hidratação, cuidados com insolação, etc.”, explicou o instrutor Júnior Canela.
As instruções ocorreram na zona rural de Apodi, no sítio
Baixa Fechada II nas imediações de Mariinha de Epitácio.
Fonte: Portal ApoDiario
PUBLICIDADE
Nenhum comentário:
Postar um comentário